O que você pode fazer com um moedor com suas próprias mãos?

Contente
  1. Ferramentas e materiais básicos
  2. Como fazer um moedor a partir de um moedor?
  3. Serra de esquadria caseira
  4. O que mais você pode fazer?
  5. Engenharia segura

A rebarbadora - retificadora - funciona às custas de um motor elétrico coletor que transmite a força mecânica rotacional ao eixo de trabalho por meio de um redutor. O objetivo principal desta ferramenta elétrica é cortar e retificar vários materiais. Ao mesmo tempo, pode ser usado para outros fins, alterando e melhorando as características do projeto. Assim, a funcionalidade do moinho é ampliada, tornando possível a execução de trabalhos antes inacessíveis.

Ferramentas e materiais básicos

A modificação das rebarbadoras não implica em mudanças no design da própria esmerilhadeira. Na maioria dos casos, a alteração é a montagem da moldura articulada, que é instalada na retificadora. O conjunto de ferramentas e materiais usados ​​para montar essa estrutura é determinado por sua finalidade e pelo grau de complexidade do processo de projeto. As partes principais do acessório do moedor são uma variedade de parafusos, porcas, grampos e outros elementos de fixação. A base é uma estrutura de suporte feita de metal durável - um tubo quadrado de ferro, cantos, hastes e outros elementos.

Ferramentas adicionais são usadas para converter rebarbadoras em um dispositivo para outros fins. Entre eles estão:

  • furadeira elétrica ou chave de fenda;
  • máquina de solda;
  • chaves inglesas;
  • outro moedor;
  • vice.

Como fazer um moedor a partir de um moedor?

A Grinder é uma lixadeira de cinta. Esta ferramenta é produzida pelos fabricantes em uma auto-modificação. A alteração do moinho ajudará a obter acesso às funções do moedor sem comprar uma ferramenta adicional. Existem muitas modificações no moedor caseiro. A principal diferença entre eles é o grau de complexidade da montagem. Abaixo está uma descrição de como converter um moedor em moedor de uma das maneiras mais fáceis.

Você precisará dos seguintes materiais para a montagem:

  • 70 cm de fita metálica 20x3 mm;
  • três pernos com uma rosca correspondente à rosca dos orifícios de fixação da caixa de engrenagens da retificadora;
  • várias arruelas e porcas do mesmo tamanho;
  • três rolamentos;
  • uma pequena polia com um orifício de diâmetro igual ao diâmetro do eixo de trabalho da rebarbadora.

Montagem da estrutura do quadro. A moldura principal do amolador tem a modificação mais simples: é constituída por uma parte horizontal feita de uma tira metálica preparada e uma parte de fixação fixada a ela, que tem a forma da letra "C". A parte de fixação é projetada para prender toda a estrutura da retificadora à caixa de engrenagens da retificadora. Para fazer isso, são feitos furos nele, que devem coincidir com os furos na caixa de engrenagens. Eles são projetados para aparafusar o cabo do moedor. A forma oval dos orifícios facilitará a fixação da moldura na rebarbadora.

A parte horizontal da retificadora é soldada ao fixador de modo que o rebordo da primeira fique a meio desta. Ao cozinhar, deve-se observar a posição correta da borda do elemento horizontal. Deve ter a melhor resistência às cargas laterais que ocorrem durante o funcionamento da retificadora. Instalação de uma transmissão por correia. A polidora funciona segundo o princípio de uma transmissão por correia de força rotacional. Uma fita de esmeril atua como um cinto.Para efetuar a transferência, é necessário fixar a polia ao eixo da retificadora com uma porca de tamanho adequado.

Na extremidade da estrutura da retificadora, que fica oposta ao eixo da retificadora angular, é feito um orifício com um diâmetro de 6 a 10 mm. Um parafuso é instalado nele. Sua direção deve coincidir com a direção do eixo da engrenagem. Vários rolamentos com um diâmetro de furo interno excedendo o diâmetro da seção do parafuso em no máximo 1 mm são colocados no parafuso - isso dará aos rolamentos a oportunidade de se encaixar firmemente e não gerar vibração durante a operação da futura lixadeira de cinta. Os rolamentos são fixados ao parafuso com uma arruela e porca.

A etapa final da montagem da esmerilhadeira manual é a preparação da lixa. Uma correia abrasiva comum usada em esmerilhadeiras de fábrica é cortada longitudinalmente. A largura do corte deve corresponder à largura da polia e dos rolamentos no lado oposto da estrutura do moedor. Informações adicionais. Ao montar este modelo de retificadora, vale a pena considerar a correspondência do comprimento de sua moldura com o comprimento da cinta de esmeril. O acessório do moedor pode ser de um tamanho fixo para uma correia de uma determinada marca ou com a capacidade de ajustar a tensão.

Para introduzir as propriedades de ajuste no design do produto, é necessário furar os orifícios existentes na estrutura. São os orifícios utilizados para a fixação da estrutura à caixa de engrenagens, bem como aquele utilizado para a fixação dos mancais. No processo de ranhura, os furos devem adquirir uma forma oval - isso permitirá que a moldura seja deslocada para o lado, ajustando assim a tensão do acionamento por correia. Para melhorar as propriedades de fixação da tensão e evitar que ela se solte durante o funcionamento da ferramenta, é necessário colocar arruelas de perfil estriado sob todas as porcas.

Uma variação acabada do design de um moedor caseiro é mostrada na foto a seguir.

Serra de esquadria caseira

LBM de qualquer modelo e tamanho pode ser modificado em uma serra de esquadria. Uma serra circular de esquadria (pêndulo) é uma ferramenta elétrica (raramente bateria), usada apenas em uma forma estacionária para cortar peças de vários materiais em um ângulo agudo e reto. A diferença entre essa serra e as outras está na alta precisão de corte em um determinado ângulo e na manutenção da integridade da aresta de corte.

Com suas próprias mãos, você pode fazer uma estrutura instalável que permitirá que você use a retificadora como uma serra de esquadria. Para montar a modificação mais simples, você precisará preparar:

  • blanks de madeira - uma folha de fibra, correspondente ao tamanho da futura superfície de trabalho, várias barras (é possível a partir da mesma placa de fibra);
  • Parafusos de madeira;
  • parafusos e porcas;
  • uma dobradiça de porta convencional do tipo piano.

Ferramenta necessária para fazer uma serra de esquadria:

  • serra de vaivém ou serra para arco;
  • broca ou chave de fenda;
  • duas brocas - 3 mm e 6-8 mm;
  • braçadeira de aperto de plástico.

Processo de construção. A futura estrutura do pêndulo da serra de esquadria deve ser posicionada em uma superfície firme, nivelada e não oscilante. Uma mesa de trabalho ou uma estrutura montada separadamente pode ser usada. A altura do plano em que o produto ficará deve ser suficiente para um trabalho confortável. A lâmina da serra de esquadria está sempre posicionada na borda da mesa ou bancada. Este fato é levado em consideração na montagem de uma serra de esquadria artesanal.

O tamanho do plano de trabalho da máquina é determinado pelo tamanho, peso da trituradora e a finalidade de seu uso. Para a rebarbadora menor, uma folha de fibra de 50x50 cm é adequada. Ela deve ser fixada na bancada de modo que uma de suas bordas se projete 15 cm acima do chão. Um recorte retangular é feito no meio da parte saliente, projetado para abaixar o elemento de corte do moedor nele. A largura do recorte varia de 10 a 12 cm, o comprimento é de 15 cm.

De um lado estará um operador de máquina, do outro - é fixada uma peça de uma alça de piano de 5 a 6 cm de largura, a capota, como todas as outras peças de madeira, é fixada com parafusos auto-roscantes. Para isso, é feito um furo de 3 mm na peça de trabalho - isso é necessário para que o parafuso autorroscante não destrua o material de madeira. Outro orifício é feito no mesmo orifício - 6 mm de diâmetro e 2-3 mm de profundidade - um suor para a cabeça do parafuso auto-roscante, que não deve se projetar acima do plano de trabalho.

Uma barra ou um pedaço retangular de papelão é aparafusado à parte móvel do laço. Outra peça bruta de perfil semelhante é fixada a ela em um ângulo de 90 graus - a parte na qual a retificadora será fixada. Nesse caso, você pode usar um ângulo de montagem reforçado - isso reduzirá a folga da estrutura e eliminará a ocorrência de erros durante o corte.

A rebarbadora é fixada na última barra pela parte inferior. Para isso, é feito um furo com diâmetro igual ao diâmetro do furo roscado da retificadora. Um parafuso de diâmetro e comprimento apropriados é rosqueado nele. Quaisquer discrepâncias nas dimensões da estrutura e da retificadora são compensadas por arruelas, rebarbas e juntas adicionais. Sua caixa de engrenagens deve ser regulada de forma que a direção do movimento do disco de corte seja direcionada para o operador da máquina.

A parte traseira da retificadora é atraída para a barra de suporte com uma braçadeira de plástico. O botão de partida deve permanecer acessível para desligamento de emergência da ferramenta elétrica. Uma barra de madeira de 5x5 cm é aparafusada ao plano da área de trabalho, destinada a ser usada como batente no corte de uma peça de madeira ou metal. Sua presença garantirá um corte suave e sem batimento do material. O desenho em questão de cabeça para baixo e com retificadora fixa pode ser utilizado como serraria artesanal. Dependendo da finalidade pretendida, é possível fabricar uma moldura de portal para uma retificadora.

O modelo descrito acima de uma serra de esquadria baseada em um amolador é mostrado na foto a seguir.

Existem também modificações mais complexas do amolador para a serra de esquadria. Variações de fábrica também estão disponíveis.

O que mais você pode fazer?

O design do moedor permite que você mesmo o modifique em muitas outras ferramentas.

Triturador de grãos

O triturador de grãos é feito de um tambor redondo (de um triturador quebrado ou velho) com um fundo removível perfurado, um respiradouro de plástico (de um recipiente normal com um fundo cortado) e um moedor - o elemento estrutural principal. O eixo da rebarbadora é colocado no tambor através do orifício no centro de sua parte superior. Nesta posição, seu corpo é preso ao tambor (o método de fixação é individual). Uma faca em forma de parafuso é fixada ao eixo da caixa de engrenagens por dentro do tambor. Pode ser feito a partir de uma roda de corte de serra circular para madeira. A faca é fixada com uma porca de fixação.

Um funil de grãos de plástico também é instalado na parte superior do corpo do tambor. Através dele, o grão é alimentado, caindo em uma faca giratória. Este último é triturado e derramado pela perfuração inferior. O tamanho da fração de moagem depende do tamanho dos orifícios no fundo. A foto abaixo mostra a maquete de uma britadeira artesanal e desenhos para sua fabricação.

Triturador de madeira

O triturador de galhos e grama é um dispositivo de jardim que permite transformar pequenos galhos e ervas daninhas de caule grosso em uma forma de granulação fina, usada para vários fins agrícolas. Ao fazer essa ferramenta, vale a pena usar apenas uma grande retificadora operando em altas velocidades. Para evitar sobrecargas e quebra das rebarbadoras, um sistema de engrenagem adicional é usado, o que aumenta muito o efeito de esmerilhamento. O dispositivo é montado em uma estrutura de metal resistente que pode suportar altas cargas de vibração e deslocamento. Tal dispositivo é mostrado na foto abaixo.

Serra elétrica

Uma serra elétrica de uma retificadora é feita usando um pneu de uma motosserra de tamanho apropriado. Uma vez que não é possível usar um mecanismo de parada de rotação automática em um design feito pelo próprio, atenção especial é dada ao design de uma caixa de proteção. De acordo com um princípio semelhante, uma serra alternativa baseada em uma retificadora pode ser projetada com suas próprias mãos. A motosserra é mostrada na foto abaixo.

Torno

Um torno para madeira de um moedor é uma das formas mais difíceis de modificar este último. Para a sua fabricação, utiliza-se uma grande quantidade de materiais e diversos componentes. Um exemplo de design é mostrado na foto abaixo.

Lopper

Esta é uma ferramenta projetada usando um aparador de benjoim, ou melhor, um cardan. O princípio de funcionamento é preservado - apenas a unidade de acionamento e a própria parte de corte mudam.

Em vez de uma linha para cortar grama, uma montagem de barra de serra de corrente é instalada.

Engenharia segura

Ao modernizar as rebarbadoras com suas próprias mãos, é muito importante observar as precauções de segurança. Quaisquer alterações feitas no design do dispositivo são uma violação dos padrões técnicos aprovados. Diante desse fato, vale a pena se proteger das consequências negativas do uso de uma ferramenta convertida. Para isso, são utilizados equipamentos de proteção individual - fones de ouvido, máscara-escudo, óculos, luvas. As regras básicas de operação desta ou daquela ferramenta elétrica são observadas. A preservação da vida e da saúde no trabalho é um fator prioritário.

Para obter informações sobre como fazer uma moldura de um moedor, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário