Moedores Bosch: recursos, características e modelos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Modelos e suas características
  4. Dicas de Seleção
  5. Operação e manutenção

Na linha de ferramentas de construção exigidas, uma posição separada é ocupada pelas rebarbadoras, que são utilizadas no dia a dia e na esfera profissional. Entre os fabricantes populares que se dedicam à produção desses aparelhos, destaca-se a marca Bosch, que comercializa minimaquinas e aparelhos multifuncionais profissionais.

Peculiaridades

Hoje, uma gama bastante ampla de tarefas de reparo e construção é executada por uma trituradora. Isso se deve à funcionalidade, desempenho e simplicidade da máquina, razão pela qual esta ferramenta está presente no arsenal dos artesãos e construtores profissionais. As esmerilhadeiras da Bosch se estabeleceram no mercado como uma ferramenta confiável e de alta qualidade, já que o fabricante regularmente moderniza a linha de produtos e também produz rebarbadoras melhoradas. Os principais critérios para a qualidade da ferramenta desta empresa são a ergonomia da carroceria, potência e conforto na operação, conforme atestam as inúmeras análises dos proprietários de retificadoras.

A série mais exigida de retificadoras Bosch é a linha GWS., no entanto, a gama de dispositivos também contém outras modificações das unidades. A marca comercial oferece ao consumidor retificadoras elétricas, de bateria e pneumáticas. Hoje, os aparelhos movidos a bateria são especialmente populares, que se destacam pela mobilidade, pelo que ganharam fama como ferramenta para pequenos trabalhos profissionais e domésticos.

A esmerilhadeira angular Bosch opera de acordo com um princípio bastante simples, baseado no trabalho de um motor interno, que transmite força para a parte principal do mecanismo - o rebolo. Os artesãos trabalham com moedores Bosch com telhas, concreto e tijolos, bem como com ligas metálicas de várias espessuras. O dispositivo realiza o processamento das juntas das peças após a soldagem, com o auxílio do UMSh, é realizada a retificação de tintas e vernizes e a remoção da ferrugem.

As características distintivas da ferramenta em questão são consideradas as funcionalidades adicionais que o fabricante dotou seus dispositivos. Dentre essa lista, vale destacar:

  • equilibrar o dispositivo e protegê-lo de vibrações durante a operação, especialmente para modelos potentes de alto desempenho;
  • a presença de um suporte de manopla rotativa;
  • um invólucro para um aspirador de pó;
  • o design das máquinas, assumindo a presença da porca de bloqueio rápido SDS, graças à qual é possível substituir o disco de trabalho de forma rápida e sem ferramentas adicionais.

Hoje, a marca Bosch oferece aos clientes dois tipos de rebarbadoras:

  • com uma mão - projetado para operação com uma mão;
  • com as duas mãos - para usá-los, você precisará trabalhar com as duas mãos.

Vantagens e desvantagens

A ferramenta da marca Bosch destaca-se pelas suas características individuais, entre as quais se destacam qualidades positivas e negativas. As vantagens das rebarbadoras incluem os seguintes recursos.

  • Dentre as ferramentas semelhantes apresentadas por fabricantes nacionais e estrangeiros, os dispositivos alemães em operação destacam-se por seu alto nível de confiabilidade e versatilidade.
  • Você pode distinguir o esmeril original da Bosch de um falso pelas matérias-primas usadas para montar a caixa. Além disso, motores de alto desempenho e duráveis ​​em dispositivos merecem atenção especial.
  • Os LBM se distinguem pela facilidade de uso devido aos desenvolvimentos inovadores relacionados ao dispositivo do corpo da máquina. Além disso, a maioria dos modelos apresentados são leves, o que tem um efeito positivo na duração do moedor, mesmo com uma mão.
  • A linha de retificadoras elétricas destaca-se pelo custo acessível em comparação com máquinas semelhantes que são produzidas por fabricantes de equipamentos elétricos de construção.
  • Moedores raramente falham, mesmo com uso prolongado. Essa dinâmica positiva se deve à presença da carcaça da caixa de engrenagens e dos rolamentos de esferas, que são feitos de materiais com maior resistência. Além disso, as unidades possuem um nível de vedação duplo, o que reduz o risco de desgaste prematuro das peças.

No entanto, as rebarbadoras angulares apresentam alguns inconvenientes. Em primeiro lugar, isso se aplica a:

  • o alto custo dos dispositivos profissionais;
  • superaquecimento de unidades domésticas durante operação de longo prazo sem interrupções;
  • alguns modelos não possuem sistema de ajuste da velocidade de rotação do disco.

Modelos e suas características

A linha de moedores alemães inclui um grande número de ferramentas diferentes, por isso vale a pena focar nos moinhos mais populares para uso doméstico e profissional.

PWS 700-115

Recomendado para trabalhos de médio porte, ideal para uso doméstico. O corpo se destaca pela resistência, a retificadora é projetada para lixar e limpar superfícies metálicas, além de processar outros tipos de matérias-primas. Para trabalhar com madeira, você precisará substituir o bico. A unidade distingue-se pela presença de um sistema de proteção contra poeira embutido, também entre as características marcantes desta modificação, vale destacar a presença de uma caixa de proteção com codificação. A potência do motor é 700 W, a velocidade de rotação é 11000 rpm. O peso da trituradora não ultrapassa 2 quilos, as alças para operação podem ser instaladas em qualquer um dos lados.

GWS 12-125 CIE

Moedor com bom desempenho e sistema de controle de velocidade. A potência do motor é de 12000 W, graças à qual o dispositivo pode ser operado para trabalhos com pedra, ladrilhos e metal. A máquina possui sistema de soft start, é equipada com velocidade de rotação do disco ajustável, para que a ferramenta possa trabalhar em seis posições diferentes. O desempenho do modelo é de 11500 rpm. A massa do UMSh é de 2,5 quilos, o aparelho é compatível com discos de madeira e metal com diâmetro de 125 mm. Dentre as características marcantes, vale destacar a presença de um sistema embutido na retificadora que evita o travamento do motor durante o funcionamento.

GWS 15-150 CIH

Essa máquina não foi projetada para lixar superfícies de metal, mas faz um excelente trabalho em cortes profundos. De acordo com análises, o moedor é notável por seu desempenho bastante grande. Além disso, a ferramenta se destaca pelo diferencial de operação, que diz respeito à disponibilidade de um acessório adicional em forma de cabo, o que reduz significativamente o nível de vibração durante o trabalho com a máquina. A rebarbadora potente é de 1500 W, compatível com discos de 150 mm de diâmetro. A velocidade de rotação é de 9300 rpm, a massa do moedor é de 2,5 quilogramas.

GWS 26-230 LVI

Este modelo pertence à classe de equipamentos de alto desempenho e pesados, pois se posiciona como uma ferramenta multifuncional para trabalhos nos setores industrial e de construção.Dentre as características de tal máquina, deve-se destacar a presença de um manípulo giratório e de um manípulo antivibratório. A potência do motor está dentro de 2600 W a uma velocidade de rotação do disco de 6500 rpm. O moedor é compatível com círculos de 230 mm de diâmetro. O botão liga / desliga do dispositivo tem um início suave, há um sistema de proteção de obstrução de disco.

Dicas de Seleção

A ferramenta da marca Bosch tem se mostrado positiva, mas ao escolher o modelo de aparelho certo para o trabalho, você deve levar em consideração várias nuances que irão facilitar e agilizar o processo de compra.

  • A tarefa principal é determinar a faixa de operação, incluindo a designação da direção do equipamento. Esse ponto é importante porque as ferramentas profissionais e domésticas diferem em custo, peso e outros critérios importantes. O poderoso equipamento é projetado para muitas horas de uso diário. Quanto aos modelos domésticos, eles precisarão de pausas no processo de trabalho.
  • O próximo critério para selecionar uma rebarbadora adequada é o diâmetro do disco de trabalho. Hoje, a linha da marca alemã inclui aparelhos desenvolvidos para trabalhar com discos de 115 mm, 125 mm, 150 mm, 180 mm, 230 mm de diâmetro. Os consumíveis menores são recomendados para uso doméstico para lixar produtos, remover tintas e vernizes e ferrugem. Moedores mais produtivos funcionarão com discos maiores. Esses elementos podem cortar metal, concreto, pedra, azulejos, etc.

Com qual elemento de corte de trabalho a máquina é compatível, seu desempenho e a velocidade de rotação da peça de corte no dispositivo irão depender.

Operação e manutenção

A ferramenta de corte multifuncional é muito procurada no decorrer da execução de várias tarefas de construção e reparo, mas também é bastante perigosa. É por isso que a operação de rebarbadoras exige o cumprimento das precauções de segurança.

    O operador deve maximizar a concentração ao trabalhar com a ferramenta, especialmente para retificadoras pesadas e produtivas do tipo profissional.

    Quaisquer tarefas com o moedor só devem ser realizadas com óculos e uma capa protetora. Além disso, é necessário levar em consideração as regras básicas para o funcionamento da ferramenta:

    • é proibido tocar nos discos imediatamente após o uso, pois durante a rotação eles ficam muito quentes e podem provocar queimaduras;
    • o dispositivo deve ser segurado com a maior firmeza possível nas mãos, de preferência com os dois membros;
    • a posição do corpo do operador no chão deve ser estável, portanto, se você sentir indisposição ou cansaço, deve recusar-se a trabalhar com a ferramenta de corte;
    • ao utilizar aparelhos elétricos, fixe o cabo de forma que não interfira durante o manuseio, além disso, é melhor fixá-lo longe do disco;
    • durante o corte, a máquina deve ser posicionada de forma que a linha de corte passe pelo mestre, o que reduzirá o risco de lesões caso a lâmina fique emperrada;
    • você não pode fazer muito esforço e colocar pressão no moedor durante o trabalho;
    • é importante garantir que o corte seja executado suavemente à medida que a trituradora se move.

    A manutenção mesmo de uma rebarbadora pequena envolve a inspeção regular das rodas de corte quanto a defeitos ou opacidade. Em caso de dano ou deformação, o consumível deve ser substituído, é proibido o uso da ferramenta com o disco danificado.

    Além disso, o cabo de alimentação e o plugue merecem atenção especial. Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de que não existem vincos e outros danos que possam provocar um curto-circuito. Em modelos de bateria, é necessário monitorar a integridade da fonte de alimentação. Além disso, durante a manutenção da ferramenta, você precisa monitorar a condição das escovas de carvão e da armadura e lubrificar a caixa de engrenagens.

    Para uma visão geral do triturador Bosch GWS 13-125 CIE, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário