Discos de diamante para o moedor: finalidade, modelos, regras de uso
As lâminas de diamante para o moedor são altamente eficientes, fortes e duráveis. À venda você pode encontrar várias modificações que são usadas para resolver várias tarefas domésticas e profissionais.
Características e propósito
Um disco de diamante é um círculo feito de uma liga de metal, em cujo desenho são instaladas placas de diamante na borda. O seguinte bico é usado para o trabalho:
- para metal;
- por telha;
- em grés porcelânico;
- para concreto;
- pedra;
- na madeira;
- para telhas de metal;
- para cortar vidro.
O escopo de aplicação de tais acessórios é muito grande, daí a demanda por produtos que são fabricados de acordo com a tarefa em questão. Ao mesmo tempo, eles têm as marcações apropriadas, pelas quais é possível entender para que exatamente o círculo se destina. Existem até modelos à venda que podem cortar vidro. Os discos de corte de vidro geralmente não possuem um grande diâmetro e abrasivo grosso na superfície, o que permite aumentar a precisão e precisão do corte do material.
Todos os discos de diamante são feitos de diamantes industriais, que são pressionados na liga durante o processo de produção.
A placa é fixada usando solda a laser ou solda. O último método envolve o uso de prata ou um pó especial. Depois disso, o disco é afiado e colocado à venda, pronto para uso.
Os discos podem ser diferentes em:
- tipo de borda;
- a composição do aglutinante;
- a quantidade de abrasivo por centímetro quadrado;
- indicadores que os diamantes têm.
Todos os discos de diamante que estão no mercado moderno para acessórios de moagem podem ser divididos em dois grandes grupos:
- para cortar material;
- para lixar várias superfícies.
Os discos de corte também diferem uns dos outros principalmente no tipo de material com o qual podem ser usados. O fator determinante na escolha de acessórios para rebarbadoras é seu desempenho e vida útil. Por exemplo, as lâminas devem cortar o material facilmente, proporcionando alta eficiência com mínimo esforço do operador.
Para cortar ou lixar metal, os discos são geralmente feitos de material abrasivo reforçado.
A maioria dos modelos modernos de processamento de pedra natural são projetados de acordo com as mais recentes exigências do consumidor e com o uso de tecnologias avançadas. Para corte de pedra, um disco de corte de diamante é usado. Esta ferramenta bastante cara supera os discos abrasivos convencionais - o corte é muito mais limpo e rápido, e os discos duram muito mais do que os discos abrasivos. Em última análise, o disco de corte de diamante é a melhor escolha para trabalhar com pedra. O disco de corte de diamante não deve ser usado para cortar metal, pois será rapidamente destruído.
Os discos estão disponíveis nos seguintes tamanhos:
- 4 ½ "- 115 mm;
- 5 polegadas - 125 mm;
- 6 polegadas - 150 mm;
- 7 polegadas - 180 mm;
- 9 polegadas - 230 mm.
Discos pequenos podem ser usados em velocidades mais altas, discos grandes apenas em rpm mínimas, embora haja uma relação entre o diâmetro e o número de rotações por minuto. Quanto maior o disco, menor o número de revoluções que ele deve funcionar.Por exemplo, um acessório de 115 mm pode ser encaixado em uma ferramenta que pode girar até 11.000 rotações, enquanto um acessório de 230 mm se encaixa apenas em 6.000 rotações.
Os discos de corte também podem ser classificados como:
- segmento;
- todo;
- para concreto armado;
- segmento turbo.
Os primeiros da lista são adequados para corte a seco de concreto. Sua peculiaridade é que a borda do diamante é definida de forma segmentada. Como esse bico aquece mais rápido e com mais força durante a operação, as ranhuras permitem que o disco esfrie mais rápido.
Os resíduos são removidos através das ranhuras que aparecem.
Em contraste, os discos sólidos não têm lacunas, mas os orifícios são fornecidos no projeto para reduzir a tensão. O refrigerante é fornecido durante a operação.
O desenho segmentado está presente nos discos de concreto armado, porém, mais diamantes são aplicados nos dentes, pois é necessária mais resistência. Esses bicos têm uma espessura maior, no entanto, não funcionará para cortar material com uma espessura de mais de 100 mm de uma vez.
Os turbo-segmentados possuem uma superfície ondulada, devido à qual ocorre um rápido resfriamento. São muito mais caros, mas o preço é compensado por grandes oportunidades.
A espessura de tal bico é claramente explicada em GOST 10110-87, onde é indicado que a espessura da camada de diamante pode ser de 5 a 10 mm. A altura do corpo do bico é de 0,15 a 2,4 mm. O tamanho do diâmetro do patamar pode variar de 12 a 76 mm. O diâmetro externo deve ter um indicador de 5 a 50 cm.
Dependendo da dureza do material de ligação usado, este tipo de disco pode ser macio ou duro. Os primeiros são utilizados para o beneficiamento do concreto, pois, apesar do pequeno recurso, cortam o material com muito mais rapidez. Sólido pode ser usado ao cortar em asfalto, mármore, clínquer.
Modelos de retificação são usados para processar superfícies de concreto. Em seu design, o pó de diamante é fixado à superfície por meio de um ligante especial, que pode ser:
- orgânico;
- metal;
- cerâmica.
A substância descrita é responsável por manter o revestimento de diamante, que assume a força centrífuga no momento da rotação. A sinterização difusa é usada para unir o corpo e a camada de diamante.
Vantagens e desvantagens
As lâminas de diamante para um moedor têm suas vantagens:
- eles podem ser usados com quase qualquer material;
- qualquer tarefa é executada mais rápido, melhor, sem esforços adicionais do operador;
- se comparadas às rodas abrasivas, as rodas diamantadas são mais seguras, pois não surgem faíscas no momento da operação;
- ao trabalhar com tal bico, o nível de ruído é muito mais baixo;
- a precisão é uma das principais vantagens dos discos de diamante, resultando em um corte de alta qualidade.
Apesar de tantas vantagens, os acessórios têm suas desvantagens. Eles não podem ser usados para processamento de metal, independentemente da liga, no entanto, assim como madeira.
Ao trabalhar em concreto, pode ser gerada uma grande quantidade de poeira, portanto, roupas especiais, bem como proteção ocular e respiratória, serão necessárias.
Modelos e suas características
Os recipientes de moagem de diamante podem ter 125 mm ou 230 mm de diâmetro. No meio profissional, também são chamadas de "tartarugas". Tal disco para processamento de concreto é fornecido à venda com um revestimento especial, todos os modelos diferem na forma e são projetados para funcionar em condições especiais.
- Segmentos em uma linha. Esse disco é leve, mas demonstra ótimo desempenho. Das deficiências, nota-se a complexidade do trabalho, já que para segurar tal bico vai custar muito esforço do usuário.
- Segmentos dispostos em duas linhas. Destina-se ao desbaste, pois elimina de forma rápida e eficaz eventuais irregularidades não só da superfície de concreto, mas também de pedra.Com ele, você também precisará usar um bico de acabamento fino.
- Produto do tipo "Quadrado". Necessário para o tratamento de superfícies rugosas, pode-se observar o efeito de lascamento, graças ao qual o resultado desejado pode ser alcançado rapidamente. Esse bico se desgasta por um longo tempo, após o qual se observa rugosidade na superfície.
- Modelo de tufão. Essencial para remover material superdenso. É caracterizado por alta resistência e longa vida útil. A forma foi especialmente pensada para que as partículas gastas sejam rapidamente removidas para o lado e não interfiram.
- Turbo segmentado. Possui uma superfície sólida de diamante, graças à qual a retificação é realizada com precisão. Esse disco é usado quando um cuidado especial é necessário. Na maioria das vezes, eles são usados para criar monumentos de mármore e granito, uma vez que você pode processar facilmente os cantos e criar linhas suaves.
- Bocal Boomerang. Produto de acabamento fino com inclusões de diamante fino. Trata a superfície com delicadeza e é altamente resistente durante o trabalho.
Dicas de Seleção
Quando um usuário precisa comprar uma lâmina de diamante universal, há muitos fatores a serem considerados.
- Material de fabricação. O disco de segmento é usado para processar concreto seco, que se torna a causa do rápido desgaste da gaxeta. Por isso, os especialistas aconselham a compra de bicos com espessura máxima se for de concreto novo e de espessura moderada se for antigo.
Acontece também que a areia está presente na mistura do material, então é imprescindível que haja uma solda de prata na superfície da roda de corte, e é desejável que o próprio círculo seja macio.
- Foco especial na tecnologia de cortepara ser usado ao trabalhar em concreto. Os discos sólidos requerem um suprimento de refrigerante, portanto, a unidade usada deve ter essa função. Apenas o produto segmentado é usado para corte a seco.
- A maioria dos usuários está tentando economizar dinheiromas nem sempre vale a pena. Se pretende resolver os problemas do quotidiano com o auxílio da ferramenta, então o disco também pode ser adquirido a preço reduzido, mas com a qualidade adequada, uma vez que não será necessário para resolver problemas de complexidade acrescida. O principal é não utilizá-lo sem parar e evitar o sobrecarregamento, pois assim o produto pode cortar concreto ou concreto armado com um grau médio de armadura. Os círculos profissionais são uma categoria completamente diferente que não pode ser ignorada. Seu custo inflacionado é devido à sua confiabilidade e durabilidade.
- A última coisa que o usuário precisa considerar é a profundidade do corte., pois quanto maior for, maior deve ser o diâmetro do bico. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas esquece as capacidades da ferramenta utilizada, uma vez que não deve fazer um grande número de revoluções, levando ao desgaste prematuro do bico. Pelo contrário, se você colocar um disco de diâmetro pequeno em uma trituradora com um número mínimo de rotações, ele irá aquecer rapidamente.
Como usar?
Existem alguns pontos-chave a se ter em mente ao usar rebarbadoras, especialmente se uma ponta de diamante for usada.
- Antes de instalar o disco de corte, é necessário inspecioná-lo quanto à integridade, pois é proibido o uso de círculos com defeito. Isso também se aplica à data de validade, que poucos amadores conhecem.
- A afiação da ferramenta deve ser realizada exclusivamente com um bico especialmente desenhado e nenhum outro disco, uma vez que sua borda não é projetada para tal carga e simplesmente se separará durante a operação.
- É impossível colocar na ferramenta um disco de corte ou desbaste de diâmetro incorreto, bem como utilizá-los para outros fins ou no processamento de materiais inadequados. A instalação de um bico de diâmetro maior exigirá a remoção da tampa protetora, o que é estritamente proibido por razões de segurança.
Como escolher uma lâmina de diamante para um amolador, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.