Crisântemos amarelos: descrição de variedades e tecnologia agrícola

Contente
  1. Variedades populares
  2. Regras gerais para cultivo
  3. Doenças e pragas
  4. Como lutar?
  5. Exemplos em paisagismo

O visitante sul enraizou-se muito bem nas nossas condições climáticas. Floresce abundantemente de meados do verão a meados do outono, é muito despretensiosa e perdoa os erros dos jardineiros novatos. Em sua decoração e popularidade, os crisântemos amarelos competem com muitas outras flores de jardim.

Variedades populares

Positivo, dando um clima ensolarado e caloroso, ele vai decorar seu local com manchas de arco-íris e combinar perfeitamente com uma variedade de plantas com flores e folhas decorativas, coníferas, árvores frutíferas e até vegetais.

O crisântemo amarelo tem um número incrível de variedades. No entanto, eles não diferem realmente um do outro. As principais diferenças decorativas externas são o tamanho das inflorescências, a forma das folhas e os vários graus de saturação de cor.

"Magnum amarelo"

O nome da flor vem do latim magnus, que significa "grande", "grande". O nome corresponde à realidade. A flor é muito grande e alta. Os caules podem atingir um metro de comprimento, e o tamanho da inflorescência é de pelo menos 20 cm.Este é um representante muito brilhante de crisântemos amarelos. Suas pétalas são densamente plantadas e têm a forma de um hemisfério.

"Pompon"

A variedade criada artificialmente inclui várias subespécies, que diferem em tamanho, períodos de floração, formato das inflorescências e cor das pétalas. Planta despretensiosa, tolera o inverno sem abrigo.

Dependendo da variedade, a flor cresce de 30 cm a 100 cm. As inflorescências têm a forma de cestos, são ambas plantadas individualmente e recolhidas num ramo esparso. A época de floração começa em julho e vai até setembro.

Recomenda-se transplantar a planta uma vez a cada 2-3 anos.

"Alegria"

A variedade coreana de crisântemo, tem a forma de um arbusto com flores de cor creme, pertence a variedades perenes semi-duplas, de flor média. A forma da flor do crisântemo "Joy" lembra externamente uma camomila: um núcleo amarelo ou verde e pétalas amarelas idênticas localizadas ao seu redor. Mais de 10 inflorescências densamente plantadas se reúnem em um caule. O tamanho de cada flor chega a 8 cm.

A parte verde da planta tem uma cor rica e profunda com um tom esmeralda. "Joy" é uma variedade híbrida, criada para decoração de interiores, decoração de eventos festivos e formação de buquês. Pode ser usado tanto em composição com outras cores, como de forma independente. Quando cortada, a flor pode ficar em um vaso por até 2 semanas.

"Pinacolada Elo"

Essa variedade foi trazida da Holanda. A planta é forte, densamente coberta por folhagem, tem caules elásticos e uniformes. Suas folhas são dissecadas com precisão, coloridas de verde esmeralda.

As inflorescências da "PinaColada" têm a forma de um cesto com miolo verde-amarelado. Delicadas pétalas amarelas, de formato regular em forma de colher, enquadram o miolo em três fileiras.

Comemoro

Uma variante da seleção holandesa, que surgiu em nosso país recentemente. São plantas altas e vigorosas, atingindo 60–80 cm de altura, com caules carnudos e folhas de cor escura. As flores são amarelas brilhantes, reunidas em pequenas inflorescências, grandes, que lembram camomila turca. Eles diferem de suas contrapartes na profundidade e brilho da sombra.

Reagan

Dona de flores grandes, de até 7 cm de diâmetro, de cor amarelo claro e pálido com miolo verde-amarelado. É uma planta coreana que tem o formato de um arbusto curto.

O período de floração vai de agosto a setembro.

"Mel selvagem"

Refere-se a variedades de crisântemo de tamanho médio. Como a maioria das espécies desta planta, "Wild Honey" é importado da Coréia. Flores em forma de agulha, atingindo 7 cm de diâmetro, estão dispostas em várias fileiras ao redor de um núcleo semi-duplo fofo laranja. A época de floração vai de agosto a setembro.

"Peônia amarela"

Crisântemo de flores grandes com flores amarelo claro. A altura do arbusto chega a 70 cm, um dos mais tradicionais e despretensiosos tipos de jardineiros.

"Mishal"

Arbusto globular com flores brilhantes de limão não mais do que 5 cm de diâmetro. As inflorescências têm a forma de um exuberante pompom turco. O arbusto atinge uma altura de 40 cm.

O crisântemo Mishal floresce em agosto e setembro.

"Duna"

Pequena variedade de crisântemo, que atinge 0,5 m de altura e apresenta formato de arbusto em forma de bola. Refere-se a variedades de floração precoce. A variedade de flores pequenas tem qualidades decorativas atraentes.

As flores tendem a mudar de cor durante a época de floração: no início apresentam uma coloração amarelo puro, no final adquirem uma tonalidade bronzeada escura. As inflorescências consistem em um grande número de pequenas flores.

"Altyn Ai"

Uma variedade coreana com caules fortes e folhagem verde escura e lisa. Um arbusto denso em altura não excede 60 cm, e em diâmetro - 50 cm. A planta floresce com flores amarelas duplas de 8 cm de tamanho. A floração dura 2 meses e começa na segunda quinzena de agosto.

"Coroado"

Pequeno, representativo anual dos crisântemos, mal chega aos 40 cm e possui pétalas amarelo-claras, que adquirem uma cor mais viva próximo ao meio. Os arbustos de cor verde escuro são cravejados com inflorescências duplas ou semiduas. Cada filial coleta de 2 a 8 cestas individuais. Os caules da planta são suculentos, carnudos e ramificados. Floresce de meados do verão ao final de setembro.

Regras gerais para cultivo

O crisântemo amarelo é uma flor exigente, então você pode cuidar dele de uma maneira geral. Crescer não causará dificuldades e problemas. A única desvantagem é que a planta não gosta de frio extremo. Portanto, você precisa cuidar do local de pouso com antecedência. A localização da flor deve proporcionar condições de vida favoráveis.

Para que o crisântemo agrade com uma floração linda a cada ano, é importante observar uma série de condições.

É importante estudar as propriedades do solo antes do plantio. Deve ser rico em nutrientes, respirável e drenável para remover naturalmente o excesso de umidade.

O crisântemo é uma planta que adora luz, mas a luz solar direta na estação quente pode queimar pétalas delicadas. Portanto, na hora de escolher o local de pouso, esse fato deve ser levado em consideração. Uma área com iluminação difusa é ótima. Também no verão, quando a umidade do ar está abaixo de 50%, a planta deve ser abundantemente pulverizada com água.

As mudas de crisântemo são plantadas em uma vala pré-preparada a uma distância não superior a 50 cm uma da outra. Mas também é impossível colocá-lo próximo - 30 cm de indentação é o suficiente.

Para o desenvolvimento do sistema radicular e o fortalecimento da planta, uma droga bioestimulante (como "Kornevin") é usada. A solução é diluída na proporção: 1 g do agente por 1 litro de água - e o solo é regado abundantemente com ele. A colheita subsequente da planta aumentará o efeito de Kornevin. Para proteger uma planta jovem das intempéries, é recomendado cobri-la com lutrasil (um material de cobertura especial).

Apesar de sua resistência à seca, o crisântemo precisa ser regado periodicamente. Umedecer o solo é feito regularmente, mas em pouco tempo. Se você exagerar, a podridão pode se formar nas raízes.

Conforme a necessidade, a flor é fertilizada, consistindo de turfa, húmus e composto. E imediatamente após o plantio, o solo é fertilizado com superfosfato.Aproximadamente 2 semanas depois, quando a planta revive e fica mais forte, a próxima etapa de alimentação da planta é realizada. Para isso, utiliza-se uma mistura de potássio e fósforo na proporção de 45 gramas a 25 gramas.

Às vezes é necessário transplantar uma planta, mas isso deve ser feito uma vez a cada 3 anos. Nesse caso, a cada vez é necessário ter mais cuidado no manuseio das raízes para não feri-las acidentalmente.

A cada primavera, é necessário podar a parte superior dos brotos. Se o crisântemo amarelo tiver flores pequenas, em vez de podar, use uma pitada. Este procedimento é feito para criar um arbusto exuberante. Retire todos os botões, exceto os principais, corte os brotos laterais.

Doenças e pragas

Na maioria das vezes, a planta sofre de podridão cinzenta, ferrugem e oídio.

Podridão cinzenta - um tipo de fungo que infecta folhas e caules com manchas marrom-escuras e, em seguida, manchas acinzentadas. Isso leva à morte da planta. A causa da doença é a alta umidade.

Oídio - se parece com gotículas de flores branco-acinzentadas nas folhas do crisântemo, o que interfere na floração completa da planta. Aparece por duas razões: um aumento no conteúdo de nitrogênio na terra ou uma falta de potássio.

Ferrugem nas folhas - Este também é um cogumelo que cobre as folhas com pequenas manchas amarelas. Em seguida, a área de distribuição aumenta e as manchas amarelas ficam pretas. As folhas destruídas caem e a planta morre.

De todos os tipos de pragas, os pulgões, os ácaros e os nematóides do crisântemo são os que mais ameaçam a flor.

Pulgão afeta a planta antes mesmo de florescer. A praga infecta os botões da planta, o topo dos brotos e as folhas jovens, ou seja, as partes mais "saborosas" e suculentas da planta.

Ácaro-aranha Não é um inseto, mas um animal aracnídeo. Ele suga todos os nutrientes da planta junto com a seiva. Não é fácil de encontrar devido ao seu pequeno tamanho. Mas a praga deixa um rastro na forma de uma fina teia de aranha que envolve a planta, o que faz com que as folhas mudem de cor e pareçam sem vida.

Nematóide São vermes pequenos e muito finos que se alimentam de suco de crisântemo. Eles penetram nos caules, folhas e aí se desenvolvem. Os primeiros sinais de uma praga são manchas escuras e de formato irregular nas folhas da planta.

Como lutar?

O tratamento de crisântemos amarelos é um processo simples, especialmente se você notar um fungo ou praga nos estágios iniciais da infecção. Diferentes métodos são usados ​​dependendo da causa da doença.

A podridão cinzenta pode ser eliminada com medicamentos antifúngicos: Fundazol 0,1%, Rovral 0,15%, Ronilan 0,15% e Sumileks 0,1%.

O oídio pode ser eliminado sem o uso de pesticidas. É possível curar a planta se ela for regada sistematicamente, proporcionar acesso à luz solar e boa troca de ar no solo.

A ferrugem não vai incomodar mais se você fertilizar o solo com fósforo e potássio. As partes da planta danificadas pela doença são removidas e queimadas, e a própria planta é tratada em abundância com enxofre coloidal.

A luz ultravioleta é prejudicial aos ácaros. Basta irradiar o arbusto por 3 minutos todos os dias durante uma semana, e o carrapato vai desaparecer.

Para prevenir a reinfecção, uma vez por semana, cada folha de flor é tratada com álcool 96%.

O tratamento térmico ajudará na luta contra o nematóide. As folhas pré-doentes são removidas e destruídas. A temperatura da água deve ser de aproximadamente + 45 ° C. Em alguns casos, não é possível eliminar a praga. Nesse caso, é recomendável destruir toda a planta e o solo ao seu redor, caso contrário, as plantas vizinhas podem se infectar.

Além dos métodos descritos de combate aos parasitas, opções alternativas de tratamento são utilizadas. Por exemplo, regar a planta com uma decocção de cascas de cebola pode eliminar os pulgões.

Exemplos em paisagismo

O crisântemo amarelo tem uma ampla paleta de cores: do amarelo claro ao dourado com uma tonalidade avermelhada.Os paisagistas costumam usar esse representante da planta para decorar gramados, bancos de corpos d'água e paredes de tijolos. É uma decoração maravilhosa para chalés de verão, canteiros de flores em frente a edifícios e canteiros de flores em parques da cidade.

A variedade de variedades permite que você crie composições incríveis e únicas. A flor está em perfeita harmonia com a hera, urze, astilba, áster, capim-limão, dálias e cereais. Ao mesmo tempo, um jardim de flores composto exclusivamente de variedades de crisântemo terá uma aparência colorida e original. Tal local, devido ao período de floração diferente, terá uma aparência elegante do meio do verão ao final do outono.

Freqüentemente, os jardineiros combinam a rainha do outono com árvores frutíferas e arbustos. Macieira, groselha, framboesa, espinheiro-mar, bérberis coexistem harmoniosamente com ela.

Essa composição de vários níveis saturada de cores dará ao site uma imagem espetacular:

  • arbustos pequenos são bons na forma de um arranjo de vasos;
  • crisântemos dourados combinam bem com quaisquer folhas decorativas;
  • é possível projetar com variedades de baixo crescimento de caminhos e outros elementos decorativos e áreas do local;
  • os arbustos esféricos são um elemento decorativo autossuficiente;
  • placers de crisântemos dourados combinam perfeitamente com variedades de outras cores.

O segredo do cultivo de crisântemos no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário