Crescendo crisântemos em uma panela em casa
Os crisântemos domésticos são plantas graciosas, encantadoras à primeira vista por sua diminutividade e beleza. A época de sua floração geralmente cai no final do outono, quando a natureza fora da janela não agrada mais com cores brilhantes. Nesta estação monótona, os crisântemos internos são cobertos por exuberantes gorros de flores perfumadas. O que são essas plantas incríveis? Que nuances um produtor deve levar em consideração ao planejar o cultivo e procriação?
Descrição da flor interna
Crisântemos em vasos são plantas herbáceas perenes ou arbustivas baixas decorativas, nativas dos países do Leste Asiático. Floristas incluem despretensão, resistência, aparência atraente, floração longa e espetacular às vantagens indiscutíveis dessas plantas de interior. Dependendo da variedade, a altura das plantas adultas varia de 15 a 65 centímetros ou mais. Os caules e as folhas podem ter uma superfície lisa ou pubescente.
O tamanho e a forma das folhas dos crisântemos em vasos dependem das características varietais da planta. As variedades mais comuns são aquelas com folhas simples, dissecadas e serrilhadas. A cor das folhas pode ser esmeralda pálida ou verde acinzentada. A maioria das variedades floresce no final de agosto e dura até dezembro. Nesse período, as plantas ficam cobertas de flores pequenas, mas muito bonitas. O formato das flores pode ser simples, anêmona, turco, semi-duplo ou pompom.
A cor e o tamanho das flores dependem da variedade da planta. As mais populares entre os floristas são as variedades de crisântemo com flores grandes e pequenas de cor branca leitosa, creme, rosa-avermelhado, amarelo dourado, framboesa, laranja-marrom e lilás pálido. O sistema radicular das plantas é superficial, ramificado. À medida que o crisântemo cresce, suas raízes se desenvolvem paralelamente à superfície da terra.
Os crisântemos domésticos, que têm uma forma arbustiva e ampelosa, são muito populares entre os floristas. A formação da parte aérea das plantas é geralmente realizada cortando ou beliscando os caules.
Tipos e variedades
Os mais populares no cultivo de plantas de interior são Crisântemos indianos e chineses... Estas espécies ainda são utilizadas pelos criadores para a obtenção de novas variedades originais com diferentes características típicas. Assim, ambas as espécies foram usadas por cientistas ao criar crisântemos coreanos - um grupo separado de variedades de flores pequenas que são resistentes a fatores ambientais desfavoráveis.
Existem várias diferenças significativas entre os crisântemos indianos, chineses e coreanos. Eles consistem tanto nas características externas das plantas quanto em seus requisitos para as condições de cultivo. Abaixo estão as descrições dos crisântemos das variedades indicadas, bem como as características das variedades mais interessantes.
Crisântemos de interior indianos - uma espécie de crisântemos de flores grandes, destinados ao cultivo exclusivamente em casa. A altura média das plantas adultas varia de 20 a 70 centímetros. O diâmetro da parte aérea é geralmente cerca de 15-17 centímetros.Os crisântemos dessa espécie são caracterizados por demandas crescentes nas condições de detenção. Eles toleram dolorosamente temperaturas extremas, ondas de frio, correntes de ar, falta de umidade e luz solar.
Crisântemos chineses ou de jardim - uma variedade de crisântemos muito atraentes e altamente decorativos, destinados ao cultivo tanto em casa como no campo aberto. Para o cultivo doméstico, os floricultores usam variedades de tamanho baixo e médio, cuja altura varia de 20 a 50 centímetros. As características dos crisântemos desta espécie são a despretensão de cuidar, a floração longa e colorida.
Crisântemos coreanos - um grupo de variedades perenes de pequenas flores adequadas para o cultivo em casa e no campo aberto. Na floricultura, essas plantas são muito difundidas devido à sua despretensão, resistência, resistência à seca e temperaturas extremas. Até o momento, os criadores conseguiram desenvolver variedades de crisântemos coreanos com flores médias e grandes.
"Anastasia" - uma das variedades mais populares de crisântemos de interior indianos, recomendado para cultivo interior. A altura média dos arbustos de plantas adultas pode ser de 60 a 80 centímetros. As folhas são dissecadas com precisão, de tom esmeralda escuro. As flores são grandes e viçosas, consistindo em muitas pétalas radiais longas, unidas em cestos densos. A cor das flores pode ser diferente - branco leitoso, amarelo limão, bronze cremoso, lilás rosado.
"Cristal" - uma variedade muito atraente de crisântemos, destinados ao cultivo doméstico. O crisântemo em vaso dessa variedade é um arbusto baixo e compacto com hastes retas e finas voltadas para cima. As folhas são verdes, densas, dissecadas com precisão. As flores são grandes, exuberantes, semi-duplas ou anêmonas. A cor das flores é branco leitoso, com um núcleo amarelo pálido ou verde-amarelo.
Zembla Mix - uma variedade original de crisântemos indianos com flores grandes (6-12 centímetros de diâmetro). A altura da planta pode variar de 30 a 70 centímetros ou mais. A floração começa no final do verão ou início do outono. As flores são grandes, volumosas, muitas vezes com pompom ou forma dupla. A cor pode ser branco deslumbrante, rosa pálido, verde pistache, vermelho púrpura.
Baltika - um grupo de variedades de crisântemos arbustos muito espetaculares de seleção estrangeira. Quando cultivadas em casa, as plantas formam arbustos compactos com cerca de 30-40 centímetros de altura. Quando cultivadas ao ar livre, as plantas podem ter até 60-70 centímetros de altura. A floração ocorre em setembro-outubro. O tamanho das flores duplas exuberantes geralmente não excede 12-13 centímetros. A cor das flores pode ser branca brilhante (Baltika White), amarelo limão (Baltika Yellow), laranja coral (Baltika Salmon), rosa claro (Baltika Pink).
"Alexandrite" É uma variedade espetacular de crisântemos coreanos de floração precoce que podem ser cultivados tanto em casa quanto ao ar livre. As plantas adultas são baixas (até 40 centímetros de altura), arbustos com vários caules com graciosas folhas pinadas dissecadas. O início da floração é na segunda quinzena ou no final de agosto. As flores são duplas ou semi-duplas, atingindo 5 centímetros de diâmetro. A cor das pétalas é lilás-rosa na periferia e amarelo-limão no centro.
"Luzes da noite" - uma variedade não dupla e subdimensionada, adequada para cultivo em ambientes internos e externos. A altura média das plantas é de cerca de 30 centímetros. Os arbustos são compactos, hemisféricos. As plantas entram na fase de floração na segunda quinzena de agosto. As flores são simples, em forma de camomila, atingindo cerca de 5 centímetros de diâmetro. Coloração - vermelho-carmesim, com núcleo amarelo-dourado.
"Knopa" É uma variedade muito atraente e com uma floração rica.A altura das plantas varia de 30 a 35 centímetros. As plantas formam arbustos compactos com vários caules. A floração começa em meados do outono e continua até a geada. Durante este período, os crisântemos desta variedade formam numerosas pequenas flores de uma rica cor amarela.
Condições de detenção
Os crisântemos domésticos são considerados plantas despretensiosas que não impõem requisitos específicos às condições de sua manutenção. Para que esses representantes da flora ornamental se desenvolvam plenamente, floresçam por muito tempo e em abundância, eles precisam garantir condições ideais de luz, umidade e temperatura. Além do mais, um papel significativo é desempenhado pelo tamanho do pote (recipiente) e a composição da mistura de solo usada.
Seleção de potes
O sistema radicular dessas plantas é raso, raso no solo. Por este motivo, na escolha de um pote, deve-se dar preferência a recipientes largos e não muito fundos. As observações mostram que em vasos altos e estreitos, a estagnação da água ocorre com mais frequência, levando à decomposição das raízes. Além disso, nesses recipientes, as raízes dos crisântemos não podem receber a quantidade necessária de umidade.
Iluminação
Para um desenvolvimento normal, floração oportuna e longa, os crisântemos caseiros precisam de iluminação total. Essas plantas preferem luz solar moderadamente brilhante e difusa. A luz solar direta é prejudicial para esses representantes da flora ornamental. Os cultivadores de flores experientes afirmam que o período de floração dos crisântemos internos depende muito da duração do dia. Foi notado que muitas variedades dessas plantas são capazes de florescer continuamente por 3-6 meses se receberem luz suficiente durante o dia (pelo menos 12 horas por dia). As curtas horas de luz do dia afetam negativamente a duração e a qualidade da floração.
Temperatura e umidade
Ao cultivar crisântemos em casa, é recomendável manter uma temperatura interna estável de + 18 ... + 22 °. Quando a temperatura sobe para + 25 ° (e mais), essas plantas param de florescer, o desenvolvimento dos botões pára, murcha e seca das folhas começa. Em climas muito quentes, os produtores de flores recomendam sombrear os crisântemos e borrifá-los periodicamente com água de um borrifador. É importante notar que as plantas na fase de floração e brotação não podem ser pulverizadas com água.
O nível de umidade na sala deve ser de 50-70%. O ar seco é igualmente prejudicial às folhas e caules dos crisântemos, bem como às suas flores e botões.
Priming
A mistura do solo é considerada ideal para o cultivo de crisântemos em vasos, consistindo nos seguintes componentes:
- terra fértil de jardim (3 partes);
- solo de turfa (1 parte);
- húmus de folha (parte 1);
- areia limpa de grão médio (1 parte).
Adequado para o cultivo dessas plantas e misturas de solo de armazenamento prontas destinadas a culturas ornamentais. O nível de acidez do solo deve estar em torno de 6-6,5. A própria mistura de solo deve ser solta e permeável à umidade e ao ar.
Transferir para outro recipiente
Não é recomendado replantar plantas imediatamente após a compra. O novo animal de estimação verde deve ter algum tempo para se adaptar a condições desconhecidas. Se a planta estiver em flor ou com botões, deve-se esperar até o final da floração. O fato de o crisântemo ter se adaptado com sucesso a um ambiente desconhecido será evidenciado pelo crescimento de seu antigo e o desenvolvimento de novos brotos. Nesse estágio, a planta deve ser transplantada para um recipiente amplo e espaçoso. O transplante é feito com cuidado, retirando-se a flor do vaso antigo junto com o caroço de barro. O tamanho do novo pote deve ser cerca de 1-1,5 vezes o diâmetro da raiz.
Antes do transplante, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do vaso. Na sua capacidade, você pode usar seixos de rio, pequenos pedaços de espuma, cascalho.Os crisântemos comprados no inverno podem ser plantados com a chegada da primavera. Um transplante realizado no inverno pode afetar negativamente o estágio dormente em que a planta reside.
Recomenda-se o replantio de crisântemos jovens em vasos todos os anos até que as plantas tenham 3-4 anos de idade. O tamanho dos novos potes deve ser ligeiramente maior do que o tamanho dos recipientes antigos. Durante o transplante, a velha mistura de solo é substituída. Fragmentos danificados, deformados ou secos de raízes e brotos são removidos durante o procedimento com uma tesoura afiada ou tesoura de poda. Após o transplante, as plantas são colocadas em área sombreada, protegida de correntes de ar.
Cuidado correto
Para que os crisântemos que crescem em casa se sintam confortáveis e floresçam regularmente, eles precisam de cuidados competentes. Agricultores experientes dizem que cuidar dessas plantas não é nada difícil.
Rega
Crisântemos em vasos precisam de rega frequente, mas abundante. É importante não permitir que a superfície do solo no vaso seque muito. No entanto, essas plantas também não devem ser regadas em excesso. Com a umidade estagnada no solo, animais de estimação verdes podem sofrer com o desenvolvimento de doenças fúngicas. A rega é desejável à noite ou pela manhã. A frequência recomendada de rega é de 2-3 procedimentos por semana. Em tempo nublado e frio, a frequência de rega é reduzida.
Top curativo
Durante toda a estação de crescimento, recomenda-se que os crisântemos de interior sejam alimentados uma vez a cada 7 a 10 dias. A maioria dos produtores de flores usa fertilizantes complexos comprados em lojas (Fertika Lux, Bona-Forte) como cobertura. Alguns produtores alimentam as plantas de acordo com o seguinte cronograma:
- na primavera (na fase de desenvolvimento ativo de crisântemos) - fertilizantes contendo nitrogênio;
- durante o período de formação de botões e floração - fertilizantes de potássio e fósforo.
É permitido alimentar as plantas 10-12 horas após a rega. Os fertilizantes que contêm nitrogênio são aplicados apenas na primavera para evitar o crescimento intensivo de massa verde. A fertilização com potássio e fósforo deixa de ser aplicada após o término da floração.
Poda e pinça
A poda e a pinça periódica dos brotos permitem que você forme arbustos limpos e compactos. Além disso, esses procedimentos ajudam a preservar a força das plantas, necessária para formar os ovários das flores. Beliscar envolve remover os topos dos brotos em crescimento. Este procedimento ativa o crescimento das hastes laterais, ajuda a despertar os botões laterais "dormentes". Variedades de flores pequenas são pinçadas cerca de 2 vezes por temporada, variedades de flores grandes - cerca de 3 vezes por temporada. As plantas devem ser pinçadas antes da floração. É aconselhável cortar todos os brotos desnecessários, extensos, excessivamente longos que violem a simetria e as proporções do arbusto. A poda é realizada na primavera, quando as plantas entram na fase de desenvolvimento ativo.
Certifique-se de realizar o procedimento de poda de plantas antes do inverno. Nesse caso, os arbustos são encurtados com tesouras ou podadores afiados quase até o solo, deixando apenas pequenos tocos acima de sua superfície.
Período dormente
Depois que o crisântemo em vaso murcha, ele precisa descansar. Este período é muito importante para a recomposição dos recursos despendidos pela planta na brotação, floração e formação dos rebentos. Preparar os crisântemos para o período de dormência consiste em podar os arbustos a uma altura de 10 centímetros da superfície da terra. Em seguida, o vaso com a planta deve ser colocado em um local bem fresco, mas bem iluminado. Neste caso, a temperatura do ar na sala não deve exceder + 5 ... + 8 °. Esta faixa de temperatura é considerada a mais adequada para plantas de inverno. Durante todo o período de dormência, os crisântemos devem ser regados no máximo 1 vez por mês.
Por que não floresce e o que fazer a respeito?
A maioria dos crisântemos varietais entra na fase de floração no outono.Se isso não acontecer, você pode tentar fazer a planta florescer usando vários métodos. A razão mais comum para a não floração é a deficiência de nutrientes no solo. Para para eliminar o problema, é necessário alimentar as plantas com fertilizantes à base de fósforo e potássio.
Outra razão pode estar na falta de iluminação. Nesse caso, para que o crisântemo floresça, ele precisa fornecer iluminação adequada ao longo do dia. A falta de luz natural pode ser compensada com a ajuda de fontes de luz artificiais - fito-lâmpadas ou lâmpadas fluorescentes.
Pouso em terreno aberto
Muitas variedades de crisântemos internos desenvolvem-se bem e florescem ao ar livre. Os mais adaptados ao ambiente externo são os crisântemos coreanos, que são resistentes a fatores adversos - temperaturas extremas, resfriamento, correntes de ar, seca. Os arbustos de crisântemo jovens e maduros de variedades resistentes ao frio podem ser plantados ao ar livre (em terreno aberto) somente depois que o solo aquece e a ameaça de geadas noturnas desaparece. O horário recomendado para o desembarque é final de maio ou início de junho.
Os arbustos devem ser plantados em áreas bem iluminadas do jardim com uma pequena sombra esparsa. O solo no local de pouso deve ser solto, fértil e moderadamente úmido. Não é permitido plantar crisântemos domésticos em locais com alto nível de água subterrânea. Antes do plantio, são preparadas covas com cerca de 30 centímetros de profundidade. O tamanho dos furos é calculado com base no tamanho da raiz das mudas. A distância entre os poços deve ser de cerca de 50 centímetros.
Uma mistura de areia e cascalho é colocada no fundo dos poços, sobre os quais é derramada uma camada de solo de jardim. Em seguida, a muda é colocada verticalmente em um buraco junto com um pedaço de terra nas raízes. As raízes torcidas e arrancadas são cuidadosamente endireitadas e o buraco é preenchido com solo nutritivo. No final do trabalho, a terra no círculo próximo ao tronco é levemente compactada, o arbusto é regado e temporariamente protegido do sol.
Métodos de reprodução
Crisântemos domésticos geralmente são propagados por cortes ou divisão do arbusto-mãe. Os floristas raramente recorrem à propagação de sementes. As mudas são colhidas na primavera, quando a planta está completamente fora da fase de dormência. Quando os brotos do arbusto atingem uma altura de 13-15 centímetros, eles começam a colher o material de plantio. Para isso, os brotos da mata-mãe são cortados em estacas de 10-12 centímetros de comprimento, que são imediatamente colocadas em recipientes com mistura de solo solto e úmido, aprofundando a parte inferior em 1-1,5 centímetros. Em seguida, o recipiente com os cortes é coberto com vidro ou papel alumínio. Durante o enraizamento das estacas dentro do recipiente, a alta umidade é mantida por pulverização. As estacas criam raízes em poucas semanas.
A separação dos arbustos-mãe é realizada no início da primavera. Os arbustos são separados manualmente ou com tesoura. Como regra, um arbusto de crisântemo adulto é suficiente para obter 2 a 3 divisões completas. São plantadas em vasilhames e encaminhadas para uma sala arejada, onde é mantida alta umidade até que as plantas estejam totalmente adaptadas. Para cultivar crisântemos internos a partir de sementes, você precisa preparar material de plantio de alta qualidade, recipientes com uma camada de drenagem e um substrato nutritivo solto. A época de semeadura recomendada é final de fevereiro ou início de março.
As sementes são semeadas em fileiras em recipientes com substrato. Sementes de variedades anuais são polvilhadas no topo com uma fina camada de areia. Sementes de variedades perenes são levemente pressionadas no substrato com a ponta dos dedos. Após a semeadura, o solo é bem borrifado com borrifador e o recipiente é coberto com vidro. Os primeiros brotos aparecem em cerca de 3-4 semanas. Quando pelo menos 4 folhas verdadeiras são formadas nas mudas, as plantas jovens podem ser plantadas uma de cada vez em copos separados.
Doenças e pragas
Os crisântemos internos costumam sofrer invasões de ácaros-aranha e pulgões que se alimentam de sucos celulares. Uma planta afetada por essas pragas murcha, seca e perde folhagem. Você pode se livrar dos parasitas com a ajuda de inseticidas (Fitoverm, Aktellik). Se as regras de cuidado são violadas, os crisântemos domésticos costumam ser afetados por vários tipos de podridão. O desenvolvimento dessas doenças é geralmente indicado por manchas marrom-acinzentadas, pardas e marrom-pretas nas folhas e inflorescências. O tratamento é realizado com preparações fungicidas e contendo cobre.
Se os crisântemos primeiro ficarem amarelos, depois ficarem pretos e perderem as folhas, isso pode indicar o desenvolvimento de septórios. O tratamento envolve o uso de medicamentos como Fundazol, Hom, Bordeaux líquido.
Adendo
Para que o crisântemo de interior se delicie com uma floração exuberante por muito tempo, você deve seguir recomendações simples. Portanto, criadores de plantas experientes recomendam a remoção oportuna de inflorescências e folhas velhas e secas dos arbustos. Outro segredo da floração longa é a remoção oportuna do excesso de botões e inflorescências. As observações mostram que a quantidade excessiva afeta negativamente a qualidade e a duração da floração do crisântemo.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de um crisântemo em uma panela, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.