Crisântemos azuis: características e recomendações para o cultivo
O crisântemo é uma flor estrangeira que é cultivada com sucesso em nossas regiões. Seu nome deve-se à sua semelhança com o sol. Na tradução do grego, soa como "flor-sol". O Japão e a China Antiga são considerados sua pátria. Nos tempos antigos, o crisântemo estava disponível apenas para os ricos e nobres. Significava riqueza, nobreza e poder. Na China antiga, durante vários séculos, a imagem desta flor foi o brasão e o selo do estado do país. O crisântemo possui uma variedade de cores naturais: branco, roxo, amarelo, marrom. Mas vamos falar sobre o crisântemo azul.
Descrição
Na verdade, na natureza não existe esse tom de flor. Até hoje, os jardineiros não conseguiram obter crisântemos da cor azul natural. Mas esta cor original incomum ainda pode ser produzida com corantes alimentares. Isto exige:
- escolha variedades leves de uma flor;
- corte o número necessário de hastes com um corte oblíquo;
- diluir o corante azul para alimentos em um recipiente;
- coloque as flores cortadas ali por 8–20 horas e deixe em um local quente e leve com umidade mínima.
Seguindo essas regras, você obterá uma bela e rica cor de crisântemo. Um lindo buquê azul está pronto para um presente ou decoração da sua casa.
Também existe um método de tingir uma flor da raiz com azul, mas é mais caro e demorado, por isso é usado com menos frequência.
Cada cor do crisântemo tem seu próprio significado. COMum novo bouquet significa uma originalidade especial da pessoa a quem é apresentado, enfatiza a importância e a posição na vida do doador.
Em geral, o crisântemo é uma linda flor de outono. Já está congelando na rua, mas ainda floresce e nos agrada com sua beleza. Pertence à família Asteraceae. Cresce em pequenos arbustos de até 150 cm de altura, que retêm suas ricas inflorescências por mais de um mês. Mesmo uma flor cortada pode ficar em um vaso por muito tempo. A todas as suas vantagens, pode-se acrescentar o fato de também possuir propriedades purificadoras do ar.
Reprodução
Esta flor é cultivada de forma bastante simples. Existem três métodos de criação.
O corte é melhor feito em fevereiro. Para fazer isso, você precisa plantar flores em uma estufa para o inverno e regá-las regularmente. Quando aparecerem rebentos jovens, escolha os mais fortes (não mais do que 10 cm de comprimento). Eles devem ser cortados e plantados em solo composto de areia, terra e húmus. Cubra tudo isso com papel alumínio ou vidro. Em cerca de um mês, eles terão um sistema raiz. No final de abril, quando não houver mais geadas, elas podem ser transplantadas como planta independente em solo aberto.
Divisão de rizoma produzido na primavera, quando a planta ainda não floresceu suas folhas. A raiz deve ser desenterrada e dividida nas partes apropriadas. As raízes prontas podem ser plantadas como uma planta acabada, a uma distância de meio metro uma da outra.
Dividindo o mato pode ser realizada no outono, um mês antes do início do frio. Para fazer isso, você precisa cavar um arbusto, dividi-lo em certas partes. Plante essas partes no solo e regue abundantemente para que o sistema radicular seja fortalecido antes do início do tempo frio.
Área de pouso
Apesar de o crisântemo do arbusto ser uma planta despretensiosa, ela prefere crescer em local aberto e elevado, mas sem luz solar direta. Com a falta de luz, seus brotos chegarão a ele, tornar-se-ão finos e imperceptíveis, e as flores serão pequenas e fracas. Com excesso de sol, a cor da flor fica opaca, sem tonalidade rica.
Requisitos de solo
Para crisântemos, solo comum com uma mistura de areia e húmus é adequado. Para uma melhor floração, o solo deve ser fertilizado já antes do plantio do arbusto. Para fazer isso, você pode adicionar algumas colheres de sopa de nitrofosfato, 2-3 copos de cinzas e meio balde de húmus por metro quadrado. metro de terra.
Graças a esses aditivos, o arbusto ficará forte e o buquê cortado durará muito mais.
Cuidado
Para floração abundante e prevenção de doenças medidas oportunas devem ser tomadas.
- Afrouxe constantemente o solo na raiz da planta. Isso fornecerá acesso ao ar e eliminará pequenas ervas daninhas.
- A alimentação periódica da planta com fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo contribui para o desenvolvimento normal do arbusto. Pequenas porções de remédios têm melhor efeito na planta, porque se você for longe demais com a solução, pode queimar o crisântemo.
- A rega deve ser regular e moderada. Durante o crescimento vigoroso, a planta precisa de umidade frequente. Na seca severa, a frequência de rega não é reduzida. Isso também servirá como uma prevenção adicional de pragas. Durante o período de floração, a quantidade de líquido pode ser ligeiramente reduzida. A água da chuva ou decantada é mais adequada para irrigação. Será suficiente 1,5-2 litros por arbusto.
- Para prevenção, a pulverização contra pragas deve ser realizada na primavera e no outono, para tratamento - até que os sintomas da doença parem.
- Botões desbotados e secos devem ser removidos em tempo hábil para formar novos.
- A preparação para o período de inverno desempenha um grande papel na formação do mato na primavera. Para isso, no outono, depois da primeira geada, é necessário cortar os arbustos em 10 cm. Não vai doer aquecer o sistema radicular ao frio: fazer um monte de terra ou folhas.
Crisântemo dentro de casa
O cultivo de crisântemos dentro de casa é bastante simples, se você aderir a algumas regras:
- pegar em vaso ou vaso com bom sistema de drenagem, instalar em peitoril de janela leve (sem raios diretos);
- os crisântemos adoram ar fresco, por isso muitas vezes ventilar o ambiente ou levar a planta para a varanda durante a estação quente;
- não deixe que a terra no vaso seque, regue enquanto a camada de cima seca;
- se a sala não estiver úmida o suficiente, borrife o mais rápido possível;
- alimentar com fertilizantes contendo fósforo, uma solução de esterco de aves é adequada para isso;
- remova folhas secas e botões desbotados em tempo hábil;
- transplante a flor uma vez por ano no início da primavera, quando começa a estação de crescimento;
- observar o regime de temperatura correto para cada estação: na primavera - 10-16 C, no verão - não mais que 23 C, no outono - 15-18 C, no inverno - 0-7 C.
Doenças e pragas
Com o cuidado adequado e oportuno, a planta não fica exposta a doenças e pragas.
Mas se faltar umidade ou micronutrientes, uma infecção fúngica pode atacá-lo. Oídio se manifesta como uma flor branca nas folhas, ferrugem - amarelecimento dos pratos, podridão cinzenta - flor cinza, que leva à morte da planta, local do anel - secagem e amarelecimento das folhas. Quando aparecem os primeiros sinais da doença, as partes infectadas são removidas. O arbusto e sua parte aérea são borrifados com fungicidas, oxicloreto de cobre ou mistura de Bordeaux em um raio de 50 cm. Se você tiver um arbusto inteiro afetado, não pode mais ser salvo - é melhor descartá-lo para que a infecção não se espalha. Para a prevenção da podridão radicular, o medicamento "Fitosporina" é adicionado à água para irrigação de acordo com as instruções.
O pulgão causa danos consideráveis à planta. Ele se espalha para a parte inferior do botão e sob as folhas. As larvas e o próprio inseto sugam todo o líquido da planta. Isso leva ao murchamento, retardo do crescimento e floração. Para o processamento, faça uma solução de "Aktellik" ou "Aktara" e adicione sabão em pó.
Se você descobrir que os botões não se abrem no arbusto de crisântemo, e as folhas ficam manchadas e morrem, esses são sinais do aparecimento de um inseto do prado. Ele e suas larvas se alimentam da seiva da planta. Para fazer isso, você pode tratar o arbusto com uma solução de xampu para bebês. Para fins preventivos, você pode aplicar "Fosfamida".
Lesmas e caracóis também são pragas arbustivas. Eles comem folhas e brotos. É necessário lidar com eles com cuidado, sem perturbar o ecossistema do local. Para fazer isso, você pode coletar as pragas manualmente ou preencher o espaço sob o arbusto com cascas de ovo quebradas.
Em casos raros, um arbusto de crisântemo pode ser infectado com uma infecção viral, que, infelizmente, não pode ser tratada:
- pontos de mosaico apareceram na superfície das folhas - são sinais de um mosaico;
- a folhagem fica salpicada e as flores deformadas - são sintomas de aspermia;
- se a planta estiver infectada com o vírus anão, a floração precoce começa e o crescimento diminui.
Caso apareça algum desses sinais, é necessário retirar o arbusto do local e queimá-lo.
Para fins de prevenção, olhe para as folhas com mais frequência, desbaste-as, evite o aparecimento de pragas, use uma ferramenta esterilizada para cortar.
A prevenção e os bons cuidados são a chave para um arbusto bonito e saudável.
Para as características do crescimento de crisântemos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.