Crisântemos de camomila: variedades e dicas para o cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Diferenças das margaridas
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Conselhos sobre cuidados
  6. Preparando-se para o inverno
  7. Reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Aplicação em paisagismo

O despretensioso crisântemo de camomila para cuidar será uma excelente decoração para um jardim ou aposentos.

Peculiaridades

Crisântemo é o nome comum das flores da família Astrov, das quais existem cerca de 150 espécies. O favorito de muitos jardineiros é o crisântemo de camomila - um tipo de arbusto perene.

Belas inflorescências têm a forma de guarda-chuva, até 20 delas podem se formar em uma haste. Os botões geralmente florescem em agosto-setembro, e algumas variedades iniciais podem florescer já em meados de julho. As flores se deliciam com sua floração longa e abundante e externamente se assemelham muito à camomila (por sua semelhança, a espécie é chamada assim).

Um crisântemo que cresce em um jardim de campo aberto floresce por cerca de 9 a 10 semanas após o aparecimento das primeiras flores. Em casa, o período de floração aumenta e, com cuidado e cuidado com o uso da luz de fundo de uma lâmpada ultravioleta, pode ser o ano todo.

Os caules do crisântemo da camomila são grossos, eretos, com abundância de folhas serrilhadas, cujo tamanho, dependendo da variedade, varia de 4 a 12 cm de comprimento e 3-6 cm de largura. A planta pode atingir uma altura de 1,5 m.

Um buquê de crisântemos será um excelente presente e uma manifestação de sinal de atenção. Por muito tempo após o corte, as flores não perdem o encanto, toleram com calma as baixas temperaturas, por isso convém dá-las também na estação fria.

Diferenças das margaridas

Crisântemos e margaridas são muito semelhantes, pois pertencem à mesma família Astrov, mas não podem ser confundidos. A semelhança principal se manifesta apenas na estrutura das inflorescências, embora nas margaridas as pétalas extremas tenham uma fileira, e nos crisântemos várias delas.

As margaridas do campo são apenas brancas com um centro amarelo. Os espécimes de jardim também costumam ter pétalas brancas, mas também há variedades de tons de amarelo, rosa e lilás claro. As inflorescências de crisântemo se distinguem por uma grande variedade de flores e são maiores em tamanho.

Existem diferenças perceptíveis na forma e no tamanho das folhas. A folhagem dos crisântemos é grande o suficiente com entalhes característicos, em uma camomila de jardim parece mais e mais lisa, e em uma camomila de campo parece agulhas macias.

As plantas também têm uma diferença no período de floração. A camomila floresce durante todo o período de verão - de junho a setembro. Com o início do frio constante, as flores não se formam mais. O crisântemo, ao contrário, floresce perto de setembro, não tem medo do frio e em campo aberto pode florescer ainda em novembro.

Tipos e variedades

Uma grande variedade de espécies e variedades de crisântemos foram criados e, graças aos esforços dos criadores, seu número está aumentando constantemente. No entanto, ainda não existem critérios rígidos e uniformes para a classificação do tipo de crisântemos.

Os tipos de crisântemos de camomila são diferenciados por características baseadas em vários indicadores.

  • O tamanho das inflorescências umbeladas. Eles podem ser grandes, médios ou pequenos. O diâmetro das variedades de flores pequenas é de 3-8 cm. Até 20 flores podem se formar em uma haste. As espécies de flores médias têm 8-12 cm de diâmetro, seu número em um galho não excede 15. Flores grandes podem atingir até 25 cm de diâmetro. Não mais do que 8 flores estão localizadas em um ramo, e às vezes há botões únicos .
  • A forma das inflorescências. Nos crisântemos de camomila, eles são de dois tipos: simples (não duplos) e semi-duplos.
  • Período de floração. A coloração das variedades precoces começa na segunda quinzena de julho a setembro, as do meio - do final de setembro a novembro. Não há crisântemos de floração tardia entre os representantes da camomila que crescem no jardim. Em casa, o período de floração pode ser estendido se condições especiais forem atendidas.

Variedades populares de crisântemos de camomila.

  • "Ariel". Refere-se a uma espécie de floração precoce. Pode atingir os 80 cm, os primeiros botões florescem em julho e a floração termina no final de setembro. As inflorescências são semi-duplas, grandes, brancas com um centro amarelo-laranja, cerca de 12-15 cm de circunferência, localizadas individualmente no caule. A folhagem é de um verde profundo e profundo, proporcionando um excelente contraste com as pétalas brancas.
  • "Bacardi". Variedade de arbustos altos. Os caules são muito fortes e flexíveis, não sujeitos à fragilidade. As folhas são verdes escuras. As flores não são duplas, têm 6 a 7 cm de diâmetro e o centro é verde ou amarelado. As pétalas podem ser brancas, amarelas, creme, rosa e bordô. 5-8 flores são formadas em um ramo. As flores de corte mantêm sua beleza por 2 a 3 semanas.
  • "Luzes da noite". Esta variedade pertence à espécie subdimensionada. A altura dos caules varia entre 30-40 cm, difere na floração abundante durante o mês. As inflorescências são vermelhas brilhantes com um centro amarelo de 5-6 cm de tamanho. O crescimento da raiz está praticamente ausente.
  • "Hebe". Arbusto de floração tardia de tamanho médio. Altura dentro de 50 cm. Floresce em outubro e floresce até meados de novembro. As pétalas estão dispostas em uma fileira e têm uma tonalidade carmesim brilhante. O tamanho das flores em círculo é de 5 a 7 cm, é resistente ao frio e pode passar o inverno ao ar livre.
  • Isabelle. O arbusto da flor cresce até 70 cm, os caules são retos, mas com floração abundante inclinam-se ao solo, por isso deve ser atada a um suporte sem falta. As inflorescências semi-duplas rosa, com diâmetro de 5 a 6 cm, florescem na segunda quinzena de agosto e florescem até o final de outubro.
    • "Menino Kibalchish". Variedade precoce de baixo crescimento, a altura do arbusto é cerca de 25-35 cm. Floresce de julho a outubro. As inflorescências são simples, de 6 a 7 cm de circunferência, de coloração vermelha ou rosa intenso, localizadas principalmente em um caule.

    Aterrissagem

    Para que os crisântemos de camomila se deliciem com sua floração abundante, As condições de pouso devem ser observadas:

    • a época ideal para o plantio de crisântemos na primavera é maio, para o plantio no outono - outubro;
    • para o plantio, deve-se escolher um local ensolarado e ligeiramente elevado para evitar a estagnação da umidade;
    • plantar a planta é preferível em um dia nublado.

      Estágios de plantio.

      • Bem preparada. Ao plantar vários espécimes, é recomendado cavar buracos de 35-45 cm de profundidade a uma distância de 20-30 cm para variedades pequenas e 40-59 cm para variedades grandes.
      • Aterrissagem. Coloque uma pequena camada de areia no fundo de cada buraco como drenagem, em seguida, despeje um punhado de solo fértil em cima e misture com uma pequena quantidade de vermicomposto. Água em abundância. Coloque com cuidado um arbusto no buraco, sem aprofundar muito as raízes, e cubra-o com terra. Para arbustos altos, é melhor colocar imediatamente apoios ao lado deles.
      • Fertilização. Para um melhor enraizamento e a formação de raízes fortes, é aconselhável adicionar um bioestimulador para as plantas "Kornevin" debaixo do mato no dia do plantio.
      • Beliscando. Para a subsequente floração abundante, pode-se realizar imediatamente a primeira pinçada. Para fazer isso, é necessário remover com muito cuidado o ponto de crescimento dos brotos sem danificar o caule.

      Conselhos sobre cuidados

      No plantio no outono, a flor é regada apenas quando o tempo está seco e não chove. Na primavera e no verão, é importante garantir que o solo do canteiro não fique excessivamente úmido. Crisântemos não gostam de umidade excessiva.

      Nos primeiros dias, é melhor sombrear a planta para que fique protegida da luz solar intensa.

      A nova pinça pode ser feita 2 a 3 semanas após o plantio. Para fazer isso, remova a parte superior do broto com os 2-3 nódulos formados.

      No clima quente de junho a julho, o crisântemo é regado 3 vezes por semana, direcionando um jato de água estritamente para a raiz. Durante este período, após a rega principal, é aconselhável aplicar fertilizantes potássio-fósforo para formar botões mais fortes. É melhor regar abundantemente a planta de manhã cedo para que o solo seque ao longo do dia. Ao regar à noite, o volume de água deve ser ligeiramente menor.

      Durante o período de floração, a rega não deve ser abundante, 1-2 vezes por semana é suficiente.

      Preparando-se para o inverno

      No meio ou no final do outono (dependendo da variedade), as folhas dos crisântemos começam a murchar e as pétalas caem. Esses sinais indicam que a estação de crescimento acabou e as plantas precisam ser preparadas para o inverno.

      Variedades com flores pequenas e médias toleram bem o inverno em campo aberto. Em outubro-novembro, é necessário aparar cuidadosamente a parte superior dos arbustos, deixando pequenos brotos de 10-12 cm de altura.Nas regiões do sul, este procedimento é suficiente. Na faixa do meio e nas regiões do norte, é necessário um abrigo adicional com ramos de abeto ou uma camada de serragem para proteger as plantas da geada.

      As variedades de flores grandes não devem ser deixadas ao ar livre durante o inverno. Eles precisam ser desenterrados, transplantados para um vaso e trazidos para dentro de casa até a primavera.

      Reprodução

      Os crisântemos da camomila são propagados por sementes, estacas e divisão no arbusto.

      Sementes

      Você pode começar a plantar sementes para mudas em fevereiro-março. As sementes são semeadas em um recipiente e cobertas com filme plástico. A rega deve ser feita com muito cuidado, usando um borrifador. As mudas aparecem em 2 semanas. Na formação de duas folhas, os brotos devem ser mergulhados (transplantados para um recipiente individual). Para para facilitar o enraizamento dos rebentos, pode pulverizá-los com uma solução de "Zircão".

      As mudas crescem lentamente. É aconselhável mantê-los no parapeito da janela, fazendo regas moderadas, e alimentá-los com fertilizante complexo a cada 2 semanas. Em caso de iluminação insuficiente, você pode complementá-los com uma lâmpada UV. Após 1,5-2 meses, quando o crescimento chega a 20 cm, a planta pode ser transplantada para campo aberto.

      Nas regiões do sul, a semeadura direta em campo aberto pode ser realizada em maio.

      Por estacas

      É mais conveniente realizar estacas durante o período de poda de outono. Neste caso, os rebentos com 5 a 7 cm de comprimento são separados e colocados num copo com água. Quando as raízes aparecem, devem ser assentadas em recipientes separados e colocadas em local fresco (não superior a + 7ºC). Na primavera, as mudas são transplantadas para um local permanente.

      Ao dividir o arbusto

      Após 2,5-3 anos, as raízes do crisântemo crescem abundantemente, tirando todo o suprimento de nutrientes do solo, o que, por sua vez, leva à diminuição do tamanho e do número de flores. Nesse caso, a planta deve ser dividida. Por esta você precisa cavar os arbustos e dividi-los em várias partes com as mãos ou com uma pá... O delenki resultante pode ser plantado imediatamente em buracos separados, criando uma sombra para eles a partir de um material de cobertura não tecido.

      Doenças e pragas

      Uma atitude atenta e cuidadosa para com a flor contribuirá para a sua exuberante floração e protegerá contra possíveis doenças. Os crisântemos de camomila são suscetíveis a várias doenças.

      • Ferrugem branca. Manchas claras e levemente convexas aparecem na superfície superior das folhas, que depois de um tempo tornam-se marrons. Para destruir a doença, é necessário remover as folhas infectadas e borrifar os arbustos com antifúngicos (cloreto de cobre, agente "Abiga-Peak").
      • Oídio. Uma flor branca se forma no arbusto doente. Para prevenção, você deve alimentar regularmente as plantas com fertilizantes de fósforo e potássio e remover periodicamente as folhas inferiores. Quando surgem os primeiros sinais de doença, é necessário efectuar o tratamento com "Fitosporina-M" o mais cedo possível. Se a lesão for forte, é melhor tratar a cultura com "Flores puras" ou "Topázio".
      • Podridão do caule. A parte inferior dos caules começa a escurecer, adquire uma tonalidade castanha, depois as manchas passam para as folhas e o arbusto desbota. Só existe um método de luta - queimar um arbusto infectado. Se uma pequena área de podridão foi encontrada no início da doença, você pode tentar reanimar a planta tratando-a com "Baktofit" ou "Fongilan". Você também terá que processar todos os arbustos vizinhos com esta composição. Para evitar a formação de apodrecimento, é necessário garantir a drenagem necessária do solo durante o plantio e não abusar das regas frequentes.

        Os insetos podem representar uma ameaça para os crisântemos.

        • Nematóides. As pragas afetam as folhas e os botões. Primeiro aparecem manchas marrons claras e, um pouco depois, secam. É necessário desinfetar o solo com carbotiona ou formalina, e desenterrar os arbustos afetados e colocá-los com raízes por 3-5 minutos em um recipiente com água aquecida a 60 ° C. Em seguida, é necessário transplantar o arbusto tratado para outro área.
        • Ácaro-aranha. Essas pragas, aderindo à parte inferior das folhas, sugam a seiva das plantas, por isso ficam amarelas e ressecam. Para destruir as pragas, é recomendável pulverizar os arbustos com uma solução de sabão neutro. Se for encontrado um grande número de insetos, é necessário tratá-los com os preparados "Vertimek" ou "Lightning".
        • Aphid. Pode afetar qualquer parte da planta, o que levará à sua deformação e falta de flores. Para combater pulgões, os meios "Akarin", "Decis", "Zubr", "Iskra" ajudarão.

        Aplicação em paisagismo

        Os crisântemos de camomila ficam lindos em plantações em grupo e individuais. Um único arbusto pode muito bem decorar um gramado de jardim.

        Os arbustos de crescimento baixo ficam bonitos em composições ao redor das árvores, ao enquadrar caminhos e bordas. Perenes harmonizam-se bem com malmequeres, zínia, coleus e bálsamo. Crisântemos multicoloridos plantados no mesmo canteiro, por exemplo, vermelho e branco, certamente atrairão olhos entusiasmados. Plantar crisântemos em mixborders também parece vantajoso.

        Se houver árvores coníferas no local, os arbustos se destacarão perfeitamente contra o fundo.

              Os crisântemos da margarida, sem dúvida, se tornarão uma decoração maravilhosa do jardim.

              Como tirar 10 de um arbusto de crisântemo, você pode ver no vídeo abaixo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário