Crisântemo anual: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças

O crisântemo anual é considerado uma das mais belas plantas de jardim, também muitas vezes chamada de "flor dourada", porque nos meses de outono abre a cabeça como o sol e enche a área do jardim com um aroma agradável. Segundo lendas antigas, acreditava-se que quem cultiva essas flores vive feliz para sempre. Para cultivar uma bela planta sozinho em um terreno de jardim, você precisa conhecer suas condições de plantio e cuidados.

Descrição

Os crisântemos pertencem ao gênero de plantas herbáceas da família Astrov (Compositae), são perenes e anuais. A principal característica de uma flor anual é que seu amadurecimento, floração e murchamento são observados durante uma estação de crescimento. As primeiras descrições da planta apareceram na década de 90 do primeiro século d.C. e., quando os aborígines que habitavam as terras do Mediterrâneo começaram a usá-lo para alimentação e como anti-séptico. Hoje, essas flores são plantadas como uma cultura de jardim para o corte em buquês.

Este anual é subdividido em 4 grupos:

  • multi-caules;
  • semeadura;
  • coroado;
  • quilhada.

O crisântemo de jardim tem suas próprias características varietais. A folhagem carnuda, de cor verde claro, se localiza alternadamente no caule; durante o amadurecimento, formam-se na planta frutos em forma de aquênios com mosca. As inflorescências são recolhidas num luxuoso cesto de flores de tamanho médio, cujo diâmetro não ultrapassa 4 cm. Os crisântemos geralmente florescem do final de junho ao início de novembro. Externamente, a planta é uma flor ereta e ramificada, atingindo 70 cm de altura.

Este crisântemo apresenta-se em várias cores, entre as quais predominam o castanho-avermelhado, o rosa pálido, o amarelo e o branco.

Variedades populares

Os crisântemos são considerados uma decoração original para um jardim, por isso são frequentemente escolhidos na decoração de projetos paisagísticos. Este anual é apresentado em várias variedades. Os seguintes tipos são diferenciados pelo período de floração.

  • Cedo (florescer em setembro). As variedades mais comuns de plantio incluem Deliana e Hands.
  • Médio (período de floração - outubro). Estes são Orange, Froggy, Anastasia Lil.
  • Tarde (delicie-se com as cores exuberantes em novembro). Essas variedades incluem "Larisa" e "Rivardi".

    Além disso, os crisântemos anuais, dependendo do nível de resistência ao frio, são divididos em resistentes ao frio ("Susan", crisântemo coreano) e destinados ao plantio em áreas de clima ameno ("Fantasia"). Ao cultivar esta cultura, também é importante levar em consideração o fato de que existem plantas com flores grandes com um diâmetro de inflorescência de 20-25 cm ("Tom Pierce", "Zembla Lilak", Anastasia Green) e com flor média, cujo diâmetro das inflorescências não exceda 8-10 cm ("Camomila Rosa", "Salpicos de Champanhe", "Velocino de Ouro"). As últimas variedades são geralmente cultivadas em varandas. Para jardineiros iniciantes, variedades pouco exigentes de crisântemos, cujos nomes são apresentados a seguir, são ideais para o cultivo.

    • "Mascarada". Difere em flores duplas ou simples nas cores vermelha, amarela, rosa e branca.
    • Dunetti. Esta variedade é caracterizada por pétalas de junco de cor carmim, branco como a neve, de cor rosa. Dentro dos botões, existem núcleos vermelhos ou marrons.
    • "Cockade". Uma planta muito delicada que não deixará ninguém indiferente com a sua beleza.Os cestos de crisântemo são brancos como a neve e são visíveis nas inflorescências anéis simples, castanhos ou vermelhos com um diâmetro de 6 cm.
    • "Nordstern". É representado por inflorescências simples com núcleo escuro. Adequado para varandas e chalés de verão.
    • "Estrela do Leste". Esta planta tem flores branco-amareladas com um centro castanho.
    • "Atrococênio". Vai bem no projeto paisagístico do local com outras plantações, pois é interessante complementá-las com seu vermelho escuro, de cor contrastante.
    • Arco-íris. Um crisântemo incomum, no qual as inflorescências podem ser pintadas simultaneamente em vários tons.
    • "Arco-íris". Externamente, o crisântemo tem uma semelhança com guarda-chuvas coloridos, dentro dos quais há anéis rosa claro, branco como a neve, amarelos ou vermelhos.
    • "Tricolor". É um crisântemo tricolor semelhante a uma margarida.

    Todas as flores acima têm características próprias de crescimento, portanto, antes de dar preferência a uma ou outra variedade, isso deve ser levado em consideração.

    Aterrissagem

    Os crisântemos anuais ganharam imensa popularidade entre os jardineiros devido à sua alta decoratividade, variedade de cores e floração, que perduram até o final do outono. A principal vantagem das plantas é que são fáceis de cultivar. Você pode plantar plantas anuais de jardim de duas maneiras.

    • Diretamente para o canteiro de flores. Para fazer isso, é melhor escolher variedades em que o período de floração comece em meados de agosto. A época de plantio deve ser em meados de maio. O processo de semeadura é simples: primeiro é necessário cavar pequenos buracos, mantendo uma distância de 35 cm entre eles, e lançar 2 sementes neles, depois polvilhar tudo com terra e cobrir com papel alumínio. Assim que aparecem os brotos, esse abrigo é removido e, após uma semana, os fertilizantes podem ser aplicados. Após as plantas atingirem uma altura de 7-12 cm, deve-se fazer o desbaste.
    • Usando mudas. Um período favorável para o plantio é considerado final de fevereiro ou início de março. O primeiro passo é preparar caixas profundas nas quais a drenagem e uma mistura de solo composta de turfa e húmus são despejadas. O solo fica levemente umedecido, nele as sementes devem ser distribuídas uniformemente, as quais são borrifadas em cima com uma pequena camada de solo (até 1 cm). As caixas de pouso são cobertas com papel alumínio ou vidro, colocadas em um local com temperatura constante de +24 C. Após 2 semanas, o abrigo pode ser retirado e as caixas colocadas em um local iluminado. Após o aparecimento de 4-6 folhas nas plantas, procede-se ao desbaste e plantio num canteiro de flores.

    Cuidado

    Apesar de os crisântemos anuais serem flores despretensiosas para crescer, eles ainda precisam de cuidados adequados. Ao cultivar essas plantas pela primeira vez, é necessário levar em consideração suas características.

    • Os crisântemos são fotófilos, não podem ser plantados em áreas sombreadas, mas vale lembrar que os raios solares diretos também prejudicam as culturas ornamentais. O local de pouso ideal é considerado o lado leste ou oeste da casa de verão (varanda). Além disso, as flores adoram ar fresco, se forem cultivadas em uma varanda fechada, deve ser ventilado periodicamente.
    • Estas são plantas que gostam de umidade. Ao cuidar dessas flores, é importante não regá-las em excesso, embora elas prefiram crescer em solo úmido. Regra geral, é suficiente regar as plantas anuais depois de a camada superficial do solo estar completamente seca, uma vez a cada 4 dias. É melhor fazer isso à noite. Além disso, as plantas devem ser regularmente pulverizadas com um borrifador usando água decantada.

    Ao cultivar crisântemos de jardim, deve-se prestar atenção especial ao regime de temperatura. Jardineiros experientes acreditam que a temperatura ideal no outono é de +15 a +18 C, no inverno - de 0 a +7 C, na primavera - até +17 C e no verão - não superior a +23 C.

    Para cultivar uma planta luxuosa com uma cor exuberante, ela também deve ser alimentada na hora certa.

    Ao aplicar fertilizantes, é importante considerar os seguintes pontos.

    • Em primeiro lugar, a planta é fertilizada com aditivos especiais contendo nitrogênio. Eles contribuem para o crescimento da massa verde. Devido à falta de nitrogênio, a flor pode perder folhas e seu caule enfraquece rapidamente.
    • Após a formação de um arbusto adulto, fertilizantes contendo fósforo e potássio precisam ser aplicados para o estabelecimento dos botões com sucesso. A dosagem pode variar dependendo das características varietais da planta.

    A preparação de crisântemos para o inverno, que geralmente é realizada no outono, também desempenha um papel importante no cuidado. Por esta com o início da primeira geada, o arbusto é cuidadosamente cavado junto com um pedaço de solo e colocado em um recipiente espaçoso ou um saco denso, que é borrifado com solo úmido e colocado em um porão ou porão... Variedades resistentes à geada, você pode simplesmente bater e instalar tábuas nas laterais dos arbustos, que são cobertos com material denso na parte superior (a única coisa é que precisam ser cortados a uma altura de 10 cm).

    Com o início da primeira geada, o abrigo é adicionalmente polvilhado com ramos de abeto, ramos ou folhagem seca.

    Reprodução

    Um buquê de crisântemos é considerado o presente mais bonito, por isso é difícil separá-lo depois que as flores murcham. Muitos jardineiros não têm pressa em jogar esses buquês no lixo, eles conseguem cultivar novas plantas com eles. Este procedimento é fácil de seguir.

    • Após o desbotamento da flor, é necessário limpar bem o caule das inflorescências e das folhas. A parte superior também é cortada.
    • O material de plantio resultante é colocado em água doce e, assim que aparecem as primeiras raízes, as mudas são imediatamente plantadas em um vaso de jardim previamente preparado ou em terreno aberto. A profundidade de plantio não deve ultrapassar 5 cm.

    Além disso, os crisântemos anuais podem ser propagados pelo método de divisão do arbusto. Isso permite não só cultivar novas plantas, mas também melhorar as qualidades decorativas dos arbustos-mãe. A divisão do arbusto é realizada da seguinte forma:

    • desenterre a planta e sacuda-a com cuidado do excesso de solo;
    • remova as hastes lenhosas e velhas;
    • os rebentos jovens são separados e cortados em comprimento médio;
    • faça um pouso no buraco, observando uma distância de 25 cm.

    Doenças

    O crisântemo anual, como qualquer outra planta ornamental, pode estar sujeito a certas doenças. Na maioria das vezes, a flor é afetada pelas seguintes infecções virais: nanismo e manchas anulares e mosaico (manchas são vistas na folhagem na forma de um padrão de mosaico). Devido ao aumento da umidade do solo, o oídio, a ferrugem, os septórios e a podridão cinzenta aparecem no crisântemo.

    Como plantar um crisântemo anual para mudas, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário