Crisântemo multiflora: características, variedades e cultivo
Há muito que Chrysanthemum multiflora recebeu o nome não oficial de "Rainha do Outono". Muitos especialistas usam esta planta para criar várias composições em jardins, canteiros de flores e até mesmo em terraços.
Descrição
Chrysanthemum multiflora é uma planta esférica com um grande número de flores pequenas e coloridas. Pode ser cultivada não só em campo aberto, mas também em canteiros, estufas e até em varandas. Muitas pessoas também gostam porque a bola desabrocha "até o fim", ou seja, até a primeira geada. Em alguns casos, a floração continua mesmo no inverno. Mas, para isso, deve ser transplantado para um vaso de flores ou estufa.
A gama de cores do crisântemo esférico é muito diversa. Você pode encontrar tons de branco, amarelo, vermelho e até lilás.
Essas flores foram mencionadas pela primeira vez por Confúcio. Muitos comiam crisântemos naquela época. Além disso, também eram usados na medicina e na perfumaria. Só depois de algum tempo, os crisântemos começaram a ser plantados em suas áreas. Na natureza, os crisântemos de jardim são muito comuns; existem mais de 30 variedades desta planta. No entanto, os cientistas ainda tentaram trazer ainda mais subespécies novas, de modo que a escolha dos jardineiros fosse ainda mais ampla.
Vale destacar mais uma característica dessa planta: o arbusto não necessita de formação ou corte de folhas. Por natureza, é bonito e saudável.
Variedades
Todas as variedades desse belo crisântemo têm suas próprias características distintivas.
- Brunsound Dark Orange. Esta beleza amarela pode crescer até 40 centímetros de altura. O arbusto é densamente coberto por pequenas flores, cujo diâmetro é de 5 centímetros. Este crisântemo floresce bem cedo, em meados de agosto. Ela floresce por um mês e meio a dois meses.
- Brancrown. Outro crisântemo com flores amarelas. A floração começa no final de agosto e dura quase até o início da primeira geada. A altura da mata é média, até 50 centímetros. Você precisa plantar em um local bem iluminado.
- "Bola de neve" - Esta é uma variedade de crisântemo resistente ao frio. Sua altura não excede 25 centímetros. O arbusto é densamente pontilhado de flores, cuja sombra é tão clara quanto a pele da menina branca. O crisântemo dessa variedade começa a florescer em julho e dura até o final de setembro. Na maioria das vezes, é cultivado para ser usado na criação de buquês.
- Branbeach. Este é um grupo bastante grande de flores que diferem umas das outras na época de floração, no tamanho das inflorescências e, claro, na sombra. Vale a pena considerar as variedades mais comuns dessa variedade. Em primeiro lugar, aqui é Branbeach Leelak. A altura do arbusto chega a meio metro, e o diâmetro da "bola" chega a 40 centímetros. Outra variação desta variedade é "Branbeach White". A altura do arbusto não ultrapassa 35 centímetros e a largura é de 40 centímetros. A cor é branca como a neve. A variedade é considerada resistente ao inverno. A variedade de Coral Branbeach também é popular - uma planta bonita e delicada com ricas flores de coral. O florescimento desses crisântemos começa no final de agosto.
- "Branroyal White" refere-se a plantas subdimensionadas. A altura do arbusto não ultrapassa 30 centímetros. A "bola" em si é bastante densa, com muitas flores pequenas. A floração começa no final de setembro ou início de outubro.
- Ameixa bransky É um crisântemo alto que chega a atingir 70 centímetros de altura. O arbusto é denso e decorado com flores vermelhas.
Como plantar?
Plantar crisântemos multiflora é o primeiro ponto importante que qualquer jardineiro deve enfrentar. Primeiro você precisa escolher um local de pouso. Se o arbusto for plantado no solo, o local deve ser aberto e ensolarado. Também é necessário plantar crisântemos em um vaso de flores com sabedoria. Portanto, ambas as opções devem ser consideradas mais de perto.
Em campo aberto
Em primeiro lugar, você deve entender que a área selecionada deve ser bem iluminada. A planta precisa de luz solar mesmo à noite. Em seguida, você precisa voltar sua atenção para o solo. Vale a pena escolher um que passe bem a umidade. Afinal, o crisântemo precisa de uma hidratação de alta qualidade. Além disso, o solo não deve ser apenas leve, mas também nutritivo. Terra misturada em quantidades iguais com areia e turfa é a mais adequada. Com essa mistura é necessário preencher o buraco em que o arbusto está plantado.
Os crisântemos são plantados melhor na primavera. O tempo de pouso depende inteiramente da região. Portanto, na faixa do meio, é melhor pousar no início de maio. Mas nas regiões sul pode ser feito um pouco mais cedo, por exemplo, no início de abril. No norte, os crisântemos não devem ser plantados antes de meados de maio. No entanto, os jardineiros também devem saber que se você plantar um pouco mais cedo, o formato do arbusto ficará mais bonito e exuberante.
O solo deve ser desenterrado com antecedência, de preferência 2 vezes. Uma vez no outono e a segunda pouco antes do plantio. Os crisântemos devem ser plantados a uma distância de pelo menos 45 centímetros um do outro. Isso é necessário para que os arbustos possam se desenvolver bem sem interferir uns nos outros. O desembarque deve ser feito de manhã cedo ou ao entardecer, quando não há sol.
A profundidade do poço deve ser de pelo menos 45 centímetros. No máximo o fundo deve ser coberto com uma camada de drenagem de cascalho fino ou areia grossa... Alguns jardineiros colocam cascas de ovo no buraco, que desempenha o papel não apenas de drenagem, mas também de alimentação. Depois disso, você precisa preencher o substrato preparado e, em seguida, regá-lo. Quando a água é absorvida, o crisântemo pode ser plantado.
Como suporte, você pode enfiar uma haste no buraco, cuja altura será igual a 1 metro. Além disso, você precisa fazer uma sombra artificial para a planta. Neste caso, é importante que a copa não entre em contato com o crisântemo, por isso deve ser elevada.
Em uma panela
Muitos jardineiros que não conseguem plantar um crisântemo em um canteiro de flores usam vasos de flores comuns para isso. Neste caso, você pode colocar sua planta favorita em qualquer lugar que desejar; pode ser uma varanda, um terraço ou mesmo uma varanda. O principal é que o local é bem iluminado pelo sol de todos os lados.
O plantio pode ser feito por meio de estacas ou mudas. Certifique-se de fazer alguns furos no fundo da panela. Depois disso, você também precisa preencher a drenagem e, em seguida, o substrato. Ao plantar, o broto não precisa ser muito enterrado.
Como cuidar?
Parece que os crisântemos não são plantas muito exigentes. mas cultivá-los em casa requer muito tempo e esforço... Em primeiro lugar, é necessário cuidar bem da planta.
Para cultivar uma planta bela e exuberante, é necessário começar a modelar sua copa desde cedo. Será o suficiente para beliscar o crisântemo duas vezes. Isso deve ser feito na primavera.
Não se esqueça de plantar plantas adultas. Isso deve ser feito uma vez a cada 2 anos. O transplante para um novo local rejuvenesce o mato.
Atenção especial deve ser dada à rega de crisântemos. É melhor regá-los com chuva ou água derretida. Na maioria das vezes, as plantas são regadas no verão, quando está muito calor lá fora. A rega deve ser moderada. Afinal, o excesso de umidade pode levar à deterioração do sistema radicular. Mas, caso não haja água suficiente para o crisântemo, a planta pode endurecer ou até morrer.
É melhor regar essas plantas à noite ou de manhã cedo. Isso evitará queimaduras solares. Após a rega, o solo ao redor do arbusto deve ser sempre afrouxado. Este procedimento enriquece o sistema radicular da planta com oxigênio, permitindo que respirem. Alguns jardineiros que não têm tempo suficiente para remover ervas daninhas usam cobertura morta. Ajuda a reter a umidade, impede o crescimento de ervas daninhas e também serve como fonte de alimentação adicional.
A fertilização também é muito importante para os crisântemos. Porém, no momento do plantio, vale a pena abandonar os curativos minerais para que o sistema radicular possa enraizar bem. Na primeira vez, você só pode alimentar a planta 14 dias após o plantio. Você pode usar uma mistura de fósforo, nitrogênio e potássio. Nesse caso, o nitrogênio ajudará os caules a se desenvolverem bem e rapidamente antes que as primeiras flores apareçam.
É necessário fertilizar o arbusto uma segunda vez pouco antes da floração. O magnésio deve ser adicionado à mistura que foi usada pela primeira vez, e o nitrogênio, ao contrário, deve ser excluído. Além do mais, se você borrifar o arbusto com humato de potássio, a sombra das flores ficará mais saturada... Em vez disso, você pode usar um fertilizante com casca de banana. Deve ser seco e depois transformado em pó. Depois disso, você pode adormecer bem embaixo do arbusto e regar bem o solo ao lado da planta.
A terceira alimentação é realizada no início de outubro. Permite que o crisântemo sobreviva sem problemas ao inverno.
Como qualquer outra planta, o crisântemo pode sofrer ataques de pragas ou algum tipo de doença. A doença mais popular é o oídio. Um sinal de seu aparecimento - as folhas da planta começam a escurecer e desmoronar. Para salvar a flor, é necessário borrifar com água e sabão ou sulfato de cobre.
Outra doença fúngica é a ferrugem.que aparece na planta na forma de manchas de queimadura. Com o tempo, seu volume aumenta significativamente e as folhas morrem completamente. Neste caso, você pode pulverizar com a mistura de bordeaux.
Em caso de danos aos crisântemos com doenças como o mosaicismo ou aspermia, o arbusto só precisa ser desenterrado e queimado, pois são totalmente resistentes ao tratamento.
Entre os insetos-praga, vale destacar o ácaro-aranha, que emaranha as folhas dos crisântemos com suas teias de aranha. Com o tempo, eles morrem e se desintegram. Outra praga igualmente perigosa é a lesma. Alimenta-se de folhagem, o que é muito prejudicial para a planta. Além disso, os besouros ou tripes causam muitos danos aos arbustos. Para evitar o aparecimento desses insetos, é necessário levar a cabo medidas preventivas abrangentes com antecedência.
Em primeiro lugar, é escavar a terra, bem como remover todas as larvas descobertas. Além disso, o nitrogênio deve ser usado como fertilizante. A sacha deve ser realizada regularmente, bem como para reduzir a acidez do solo. E você também pode processar o local de plantio com remédios populares, como pimenta moída ou pó de tabaco.
Wintering
Crisântemos multiflora são plantas que crescem naturalmente no sul. Eles sobrevivem bem ao inverno nessas regiões, mesmo sem cavar. Bastará cobri-los um pouco com ramos secos. Para começar, é preciso cortar os arbustos no final de outubro, deixando apenas 12-15 centímetros. Além disso, todo o espaço sob os arbustos deve ser preenchido com uma camada de cobertura morta de pelo menos 10 centímetros. Você pode usar serragem, turfa ou húmus de jardim.
Antes do início do tempo frio, a planta deve ser coberta com ramos de abeto ou cortados de ramos de crisântemo. No entanto, você não deve se apressar muito com o abrigo, pois isso pode levar ao amortecimento do sistema radicular. Com o início da primavera, quando acabam as geadas, é necessário retirar completamente todo o material de cobertura.
Mas, na Sibéria, será muito difícil preservar os crisântemos em campo aberto no inverno. Portanto, com o início do tempo frio, eles precisam ser desenterrados e transplantados para vasos de flores previamente preparados.Depois disso, eles devem ser colocados no porão, ou na adega, ou em uma varanda aquecida. Não devemos esquecer de regar o arbusto todos os meses.
Reprodução
Existem várias maneiras de criar crisântemos.
Ao dividir o arbusto
Esta opção é considerada uma das mais fáceis. É realizado na maioria das vezes na primavera. A primeira coisa a fazer é desenterrar uma planta adulta e cortá-la com uma faca afiada e higienizada. Nesse caso, é necessário garantir que cada divisão esteja com raízes, e também tenha pelo menos um broto. Depois disso, eles precisam ser plantados em covas preparadas e, em seguida, regados bem. Nos primeiros dias, a planta precisará de sombreamento. No primeiro ano, o arbusto não terá a forma esférica, mas com o tempo tudo será corrigido, e a planta ficará igual à da foto.
Sementes
Semear as sementes é melhor no final de fevereiro ou final de março. Primeiro você precisa preparar um contêiner. Então você pode começar a preparar o substrato. Deve incluir 5 partes de terreno gramado, 2 partes de areia fina e 3 partes de húmus decíduo. Antes de despejar o substrato no recipiente, ele deve ser congelado ou calcinado. Em seguida, o substrato deve ser bem umedecido e, em seguida, espalhar as sementes em sua superfície. Como resultado, tudo deve ser polvilhado com uma fina camada de terra e coberto com vidro ou filme.
Em seguida, o recipiente deve ser transferido para um local aquecido, onde a temperatura estará entre + 22 ... 24 graus Celsius. Todos os dias o copo deve ser aberto para regar e arejar as mudas. Após o aparecimento dos primeiros brotos, o recipiente deve ser transferido para um local bem iluminado. Quando 2 folhas aparecem nas mudas, elas podem ser mergulhadas. Na época do plantio em terreno aberto, as mudas devem ter no mínimo 20 centímetros de altura. Além disso, o sistema radicular deve ser bem desenvolvido.
Estacas
Em primeiro lugar, você precisa começar a preparar o contêiner. Bem no fundo, é necessário colocar uma camada de areia e, em seguida, uma camada de substrato de pelo menos 13 centímetros. Deve incluir 2 partes de terreno ajardinado, 2 partes de areia fina e uma parte de turfa.
Depois disso, você precisa preparar as mudas. Esse procedimento é feito no início de março. Os brotos devem ter pelo menos 9 a 10 centímetros de comprimento. Em seguida, todas as folhas inferiores devem ser removidas e os brotos devem ser colocados na solução de Kornevin por um dia. Em seguida, as estacas devem ser colocadas no solo. A distância entre eles deve ser de pelo menos 9 centímetros. O recipiente deve ser coberto com filme plástico e, em seguida, transferido para um local aquecido. As raízes devem aparecer em algumas semanas. Depois disso, eles podem ser transplantados para recipientes separados. Isso conclui o processo de enxerto.
Aplicação em paisagismo
Muitas vezes, os crisântemos multiflora são usados para decorar gramados, canteiros de flores ou rabatki. Além do mais, ficam muito bem em varandas ou terraços, plantados em vasos de flores ou recipientes especiais.
No entanto, quem quiser planejar o plantio de forma independente deve levar em consideração não só a altura do arbusto, mas também sua largura. Se você plantar crisântemos muito densamente, eles crescerão mal e interferirão uns com os outros. E se for muito raro, você terá que pensar em como preencher o espaço livre entre os arbustos.
É melhor plantar crisântemos da seguinte maneira: variedades de crescimento baixo com variedades de crescimento baixo e variedades altas com variedades altas. No entanto, muitos também usam essas composições onde grandes variedades de crisântemos são colocadas na parte de trás e as baixas na frente.
Ao longo dos trilhos
Crisântemos servirão como maravilhosas bordas vivas plantadas ao longo dos caminhos do jardim. Em um determinado local, você pode colocar um banco para sentar e relaxar à noite, apreciando a beleza criada por suas próprias mãos.
No terraço
Muitos paisagistas aconselham plantar crisântemos em vasos de flores e colocá-los em um terraço ou varanda. Eles podem ser colocados no chão ou suspensos no alto. A segunda opção é boa porque economiza espaço.Essa decoração viva fica bem em qualquer ambiente.
No jardim de flores
Crisântemos em forma de bola em canteiros de flores ficarão muito bonitos, especialmente se estiverem localizados perto da casa. Você pode combinar uma variedade de cores, por exemplo, amarelo, vermelho, roxo. Crisântemos comuns podem ser plantados nas proximidades. É melhor colocá-los no centro da composição.
Resumindo, podemos dizer que O crisântemo multiflora é uma planta muito bonita que é igualmente adequada para decoração e áreas de jardim, e terraços ou varandas... Até mesmo um jardineiro novato pode cultivá-los. O principal é conhecer as regras básicas de cuidado com as plantas e adorar mexer em flores.
Mais informações sobre o crisântemo multiflora podem ser encontradas no vídeo.
A estufa precisa ser aquecida?
O comentário foi enviado com sucesso.