Crisântemos perenes: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Escolha por região
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Preparando-se para o inverno
  7. Reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Uso em paisagismo

O crisântemo é uma flor cuja beleza é difícil de descrever em palavras. A planta é linda, brilhante e atrai muita atenção. Lindos crisântemos perenes podem se tornar uma verdadeira decoração de paisagismo ou design de interiores se cultivados em um belo vaso. No entanto, a beleza e saúde desta maravilhosa flor depende do cuidado adequado de uma pessoa. No artigo de hoje, analisaremos como plantar crisântemos corretamente e como cuidar deles no futuro.

Peculiaridades

Crisântemo recebeu seu nome interessante e memorável por causa de sua semelhança com o sol. Traduzido do grego, é assim que soa - "flor-sol". Esta beleza exuberante foi trazida do Extremo Oriente para a Europa, onde as pessoas a tratavam com especial apreensão. No Novo e no Velho Mundo, o crisântemo era reconhecido como uma adição bem-vinda e cara aos jardins de outono.

O crisântemo é uma planta herbácea ornamental, cuja altura pode chegar a 1,5 m. (variedade de outono de tamanho médio). Esta planta de aparência espetacular pode crescer sem problemas tanto ao ar livre quanto em casa, vivendo em um vaso aconchegante. As inflorescências desta flor são cestos grandes ou em miniatura de vários tons. As plantas podem ser propagadas por sementes ou estacas.

As inflorescências dos crisântemos perenes nem sempre são pequenas. Existem espécimes com flores médias e com flores grandes. Essas plantas podem ser cultivadas não apenas para decorar propriedades do jardim, mas também para o corte subsequente. Muitas vezes são decorados com varandas, terraços e galerias. Os arbustos ornamentais de flor média podem crescer em altura de 30 a 70 cm. O diâmetro normal das flores é de 10 a 18 cm.

Os crisântemos de flores grandes são as rainhas das flores. São plantas muito vistosas e altas, com flores grandes (diâmetro de 10 a 25 cm). Mas deve-se ter em mente que os espécimes com flores grandes não são muito resistentes à geada e as temperaturas de congelamento podem afetá-los gravemente. Apenas algumas variedades são resistentes ao inverno e podem passar o inverno sem problemas em condições de terreno aberto. Na maioria dos casos, essas flores são cultivadas para serem cortadas em buquês chiques e exuberantes.

A cor dos botões dos crisântemos perenes é variada. Eles podem ser brancos, amarelos, laranja, vermelhos, lilases, verdes limão - há muitas opções.

É improvável que essa variedade de cores seja encontrada em outras culturas hortícolas.

Tipos e variedades

Os crisântemos são classificados em muitos tipos e variedades. Cada um deles tem suas próprias características distintas e externas. Todos os tipos de crisântemos são unidos por sua beleza e cores luxuosas.

Vamos dar uma olhada nas espécies e variedades mais populares desta bela planta.

Flor grande

Esses tipos de crisântemos são os mais espetaculares, grandes e atraentes. Como mencionado acima, eles não toleram bem baixas temperaturas. Apenas algumas variedades podem ser uma exceção.

Os tipos de crisântemos com flores grandes incluem as seguintes variedades populares.

  • Zembla. Beleza de Terry. Pode ser uma decoração elegante para canteiros de flores, canteiros de flores ou slides de jardim alpino. Em terreno aberto, ela cresce até 90 cm, e em uma panela doméstica - apenas até 30. Os botões de zembla exalam um delicado aroma de mel.A planta se distingue por grandes pétalas em forma de junco. Um ramo pode crescer de 1 a 3 botões.
  • Tom Pierce. As pétalas deste crisântemo se distinguem por sua cor vermelho-amarelada original, o que atrai muita atenção. Buquês muito bonitos e ricos são obtidos dessas flores. A variedade é muito exuberante, adora áreas ensolaradas, cresce até 40-60 cm.
  • "Shamrock". Crisântemo esférico de jardim. Uma planta arbustiva de cor verde. O tamanho médio do caule é de 70-80 cm Muito perfumado, de bela variedade. Adequado para corte. Em um vaso, um crisântemo tão espetacular pode durar até 20 dias.

Meio florido

Este tipo de crisântemo inclui um grande número de variedades interessantes. Aqui estão os mais populares e mais encontrados.

  • "O Velocino de Ouro". Flores espetaculares com uma rica cor amarelo-laranja, que deram origem ao nome.
  • "Salpicos de champanhe". Plantas arbustivas, cuja altura pode chegar a 90 cm, as flores têm uma estrutura em forma de agulha, uma delicada cor rosa claro com uma leve mancha amarela no meio. Tamanho - de 8 a 10 cm.
  • Lindas flores da variedade também são freqüentemente encontradas. "Camomila rosa".

Esses tipos de plantas podem ser cultivados no jardim e na varanda.

coreano

Os crisântemos coreanos são de cor pequena, bordados, de tamanho médio e altos. São lindas flores que vêm em muitas variedades diferentes. Vamos considerar os exemplos mais populares.

  • "Alyonushka". Planta arbustiva, cuja altura pode chegar a 50 cm, as inflorescências não são duplas, são camomilas e se distinguem por uma cor rosa intenso. O crisântemo floresce em setembro.
  • "Pérola". Arbustos retos, atingem a altura de 50 cm, inflorescências brancas, semi-duplas. A floração cai em julho.
  • "Âmbar". Variedade de tamanho médio. É um arbusto denso. As inflorescências de Terry têm uma cor amarela brilhante. O tamanho das flores é de cerca de 7 cm.
  • "Luzes da noite". Planta encantadora, chega a atingir 35 cm de altura, arbusto com inflorescências escarlates que não são turcas.
  • "Malchish-Kibalchish". O meio-fio chega a atingir 28 cm de altura e floresce abundantemente em inflorescências do tipo camomila. A planta é caracterizada por uma delicada cor lilás-rosa.

As variedades coreanas são freqüentemente cultivadas em áreas onde as temperaturas são baixas no inverno. Esta planta prospera na Sibéria, embora sua terra natal sejam os países orientais.

Subdimensionado

As espécies de crisântemos de baixo crescimento têm muitas variedades diferentes. Vamos nos familiarizar com os espécimes mais interessantes e comuns.

  • Crisântemo alpino. Planta perene, cuja altura raramente ultrapassa os 15 cm, a folhagem cresce desde as raízes, os caules são direitos, não se ramificam. A planta floresce no verão. A variedade alpina não tem medo do frio.
  • Variedades indianas. Essas variedades de plantas, como a chinesa, a coreana, pertencem a uma espécie atrofiada. Os crisântemos indianos crescem na forma de pequenos arbustos com flores claras. Essas variedades anãs crescem melhor apenas em vasos caseiros - não são adequadas para uso ao ar livre.
  • Crisântemo "donzela". Planta compacta, cuja altura raramente ultrapassa os 80 cm, tem caule fortemente ramificado, decorado com um grande número de pequenas inflorescências. A folhagem tem bordas arredondadas.

A planta é despretensiosa.

Existem muito mais espécies e variedades da cultura em questão. As flores também são subdivididas nas seguintes variedades:

  • simples: esses tipos incluem as variedades "Amazonka", "Andre Rose", "Baltika";
  • Terry: inclui as variedades "Zlata Praga", "Gazella", "Trezor".

As plantas perenes também são divididas de acordo com o nível de resistência à geada:

  • resistente ao frio: inclui variedades coreanas e a variedade Susan;
  • para condições climáticas amenas - "Fantasia".

Na época de floração, essas plantas são divididas nos seguintes tipos:

  • precoce: inclui as variedades "Mãos", "Deliana" (flores de setembro);
  • médio: variedades "Froggy", "Orange" (florescem em outubro);
  • tardia: estes tipos incluem as variedades "Rivardi", "Larisa" (flores de novembro).

Escolha por região

Você deve escolher certas variedades de crisântemos, levando em consideração as condições climáticas da região onde vai plantá-los. Portanto, se houver o desejo de cultivar tal safra sem problemas, mesmo nas condições adversas do Extremo Norte, então é melhor escolher uma variedade coreana para o plantio. É permitido plantar nos Urais, como a variedade Velvet Autumn. Se estamos falando de territórios com um clima mais ameno e não agressivo, então aqui você pode cultivar grau "fantasia".

A resistência máxima ao frio é caracterizada por Variedade de Susan's Bonnet... Pode ser cultivada mesmo em regiões com invernos muito frios.

Os crisântemos criam raízes bem na região de Moscou. Aqui, eles são cultivados a partir de sementes e estacas. Alguns jardineiros recorrem ao método de dividir o arbusto. As plantas se dão bem nas condições climáticas locais.

Se você deseja cultivar apenas variedades de flores grandes desta linda planta, deve-se ter em mente que elas se enraízam bem nas regiões do sul. Para todos os outros territórios, é aconselhável selecionar espécimes mais resistentes ao frio. Escolher uma variedade específica para cultivo em sua região, é melhor consultar floristas experientes ou entrar em contato com os consultores de vendas da loja de jardinagem.

Pessoas experientes irão lhe dizer quais variedades de flores devem ser compradas e quais não crescerão em sua residência.

Como plantar?

É importante plantar o crisântemo perene corretamente, seguindo todas as regras, levando em consideração todas as nuances do processo. Somente se esses requisitos forem atendidos, posteriormente será possível desfrutar da beleza da planta.

Antes de plantar crisântemos, você precisa encontrar um local adequado para eles. O local deve ser suficientemente iluminado. Os crisântemos florescem fracamente à sombra: nessas condições, as flores serão muito pequenas e os caules muito compridos, pois se arrastarão em busca da luz que falta. O local deve estar bem protegido de ventos e correntes de ar.

Escolhendo o melhor local para o plantio de crisântemos, você deve levar em consideração as seguintes nuances:

  • o solo deve ser bom para umidade e ar;
  • o solo deve estar solto;
  • você pode usar solo de quase qualquer tipo e composição, a exceção será argila pesada;
  • é desejável que as plantas sejam plantadas em solo fértil, caso contrário a floração não será exuberante;
  • é melhor escolher solo ligeiramente ácido.

    Crisântemos devem ser plantados corretamente de acordo com este plano.

    1. Primeiro você precisa preparar os orifícios. Sua profundidade deve ser de aproximadamente 40 cm. Deve-se deixar um espaço de 40 cm entre as ranhuras e 50 entre as fileiras.
    2. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo de cada um dos poços, por exemplo, de areia ou pedras.
    3. Você precisará colocar um punhado de húmus em cada buraco, e então regar bem o solo.
    4. Outros crisântemos são plantados desta formapara que não sejam muito profundos.
    5. Pegs estáveis ​​devem ser instalados nas proximidades. Posteriormente, eles se tornarão um bom suporte para os arbustos.

    Como cuidar bem dele?

    Não importa que tipo de crisântemo cresça no local - pompom, esférico, felpudo ou qualquer outro - todos os tipos requerem cuidados competentes. Sem ela, nenhuma variedade florescerá e encantará as pessoas com sua beleza.

    Cuidar de crisântemos perenes geralmente não causa dificuldades para os jardineiros.

    Mesmo um jardineiro novato que não tenha cuidado anteriormente com essas plantas pode lidar facilmente com esses procedimentos. É muito importante regar a flor de forma regular e correta. Os crisântemos são muito sensíveis à falta de umidade. Se você regar esta planta um pouco, suas flores serão muito pequenas e raras e, em alguns casos, os caules podem ficar rígidos.O excesso de água também deve ser evitado, pois isso inevitavelmente causa o apodrecimento das raízes do crisântemo.

    É importante seguir o meio dourado - o solo sob o arbusto deve estar sempre ligeiramente úmido. É imperativo monitorar as condições meteorológicas. No calor, regue a flor com mais frequência, e no frio - com menos frequência.

    Os crisântemos não podem ser deixados sem fertilizantes minerais e orgânicos. Recomenda-se a aplicação de curativos minerais a cada 2-3 semanas. Durante a estação de cultivo, deve haver mais nitrogênio nos fertilizantes e, no futuro, a ênfase deverá ser colocada no potássio e no fósforo.

    Três vezes por temporada é necessário alimentar o crisântemo com tintura de verbasco. Deve ser diluído 1:10 com água. Cerca de 1 litro da solução preparada é derramado sob cada arbusto. Na manhã do dia seguinte, o solo deve ser afrouxado.

    Preparando-se para o inverno

    Se você está cultivando crisântemos em seu local, precisa prepará-los adequadamente para o inverno. Todos os procedimentos preparatórios dependem da resistência ao frio da variedade selecionada, bem como das características da região onde as flores se encontrarão no inverno.

    Se os invernos em sua região são muito rigorosos e você decide manter uma planta perene em casa, então você precisa prepará-la para geadas como esta:

    1. após a chegada da primeira geada, deve-se cavar um arbusto com uma massa de terra;
    2. plante o crisântemo em um vaso adequado;
    3. polvilhe em solo úmido;
    4. colocar a planta em um porão ou adega, onde será fresco, mas a temperatura não ficará abaixo de zero;
    5. será necessário regar a flor pelo menos 2 vezes por mês.

    Em campo aberto, os crisântemos resistentes à geada devem ser preparados de forma diferente:

    1. montes de plantas para que não haja depressões ao redor;
    2. nas laterais das flores, coloque as placas sobre as quais o material de cobertura ficará por cima;
    3. com o início da primeira geada, preencha as plantas no topo com folhagem, ramos de abeto, ramos.

      Onde quer que a planta passe o inverno, é necessário monitorar constantemente o seu estado. É importante perceber com o tempo qualquer doença, caso contrário a flor não sobreviverá ao inverno. No início de setembro, você precisa alimentar o crisântemo com fertilizantes com fósforo e potássio. O nitrogênio não deve ser adicionado.

      Na primeira quinzena de novembro, antes das geadas, será necessário cortar os caules, deixando cerca de 10 cm do sistema radicular.

      Reprodução

      A propagação do crisântemo ocorre de maneiras diferentes. Vamos conhecê-los.

      Dividindo o arbusto

      Este método de reprodução se parece com este:

      • primeiro um arbusto é desenterrado, o excesso de terra é sacudido;
      • velhos caules lenhosos são removidos;
      • os rebentos jovens são separados;
      • eles são cortados se forem muito longos;
      • em seguida, são plantados em buracos diferentes, fazendo reentrâncias de 25 cm entre eles.

      Estacas de enraizamento

      A propagação do crisântemo também pode ocorrer por estacas. Assim, muitos jardineiros se comprometem a cultivar esta flor a partir de um buquê rico e exuberante. Isso é feito assim:

      • você tem que esperar a planta florescer;
      • além disso, o caule deve ser limpo de inflorescências e folhagens;
      • corte o topo;
      • coloque na água;
      • quando aparecerem as primeiras raízes, as estacas deverão ser movidas para solo neutro ou levemente ácido (a profundidade não deve ultrapassar 5 cm);
      • seguido pelos cuidados habituais.

        Recomenda-se cortar o material para enxertia na primavera. As plantas devem ser bem examinadas - devem ser absolutamente saudáveis.

        Método de semente

        Na maioria das vezes, as sementes são escolhidas para o cultivo de crisântemos. Nesse caso, o jardineiro precisará fazer o seguinte:

        • é necessário preparar recipientes com drenagem e solo fértil solto;
        • é aconselhável semear no início da primavera (idealmente, deve ser no início de março);
        • é necessário colocar cuidadosamente as sementes da planta na superfície, umedecer o solo com um borrifador;
        • polvilhe as sementes com uma fina camada de terra de 3-4 mm;
        • os primeiros brotos aparecerão em 7 a 10 dias;
        • após o aparecimento das primeiras 2-3 folhas, procede-se à colheita.

        Doenças e pragas

        Crisântemos, como quaisquer outras plantas de jardim, são suscetíveis a várias doenças e ataques de pragas. Na maioria das vezes, essas flores sofrem das seguintes doenças.

        • Ponto do anel. Com esta doença, aparecem manchas amareladas, as folhas murcham.
        • Nanismo. Com esta doença, o crescimento pára, as flores permanecem muito pequenas.
        • Seedlessness. Ocorre a deformação das inflorescências, elas perdem a cor.
        • Mosaico. Com esta doença, manchas características do tipo mosaico aparecem na folhagem.
        • Oídio. Se ocorrer uma doença tão grave, o crisântemo fica quase completamente coberto por uma flor esbranquiçada.
        • Ferrugem. Essa doença se manifesta pela formação de manchas vermelhas e amarelecimento da folhagem.
        • Podridão cinzenta. Com esta enfermidade, a flor fica coberta por uma flor acinzentada e seu apodrecimento começa.
        • Septoria. Manchas amarelas aparecem na planta.

        Para o tratamento dessas doenças, geralmente são utilizados medicamentos especiais, por exemplo, enxofre coloidal, oxicloreto de cobre ou líquido bordalês.

        Além disso, as pragas também podem atacar os crisântemos.

        • Pulgões e ácaros-aranha. Eles se alimentam de sucos de plantas, levando à descoloração e murchamento. As pragas podem ser removidas com um forte jato de água ou usando inseticidas e uma solução de sabão de cobre.
        • Nemátodo da folha. Essas são lombrigas, que infectam os crisântemos, após os quais manchas amarelo-acastanhadas aparecem neles. Com o tempo, eles se fundem, a planta seca. Esse parasita é removido junto com a reposição do solo. Na primavera, sua propagação impedirá a cobertura morta. Uma forma eficaz de lidar com os nematóides é um spray contendo sabonete inseticida.

        Uso em paisagismo

        Os crisântemos podem se tornar uma linda decoração da paisagem se forem plantados em belos canteiros de flores redondos emoldurados com pedras naturais claras.

        Os crisântemos esféricos são capazes de reviver o design de um local se forem plantados sob uma cerca em todo o seu comprimento. É aconselhável plantar espécimes multicoloridos para que a imagem fique mais brilhante e colorida.

              Crisântemos, plantados em lindos vasos, podem ser colocados ao longo dos caminhos e caminhos do local. É permitido plantar flores monocromáticas e multicoloridas. Graças a esse enquadramento, os caminhos ficarão mais coloridos.

              Para mais informações sobre crisântemos, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário