Arbusto de crisântemo: tipos, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades e variedades
  3. Combinação com outras cores
  4. Reprodução
  5. Aterrissagem
  6. Como cuidar bem dele?
  7. Pragas e doenças
  8. Exemplos em paisagismo

O crisântemo arbustivo deve ser incluído no grupo das mais belas flores de jardim, principalmente porque desabrocha no outono, quando a maioria dos competidores já se prepara para o inverno. Se você adora plantar canteiros, esta flor deve estar presente em sua coleção. Nem todo mundo sabe como cuidar dele adequadamente, mas vamos tentar nos aprofundar nos detalhes de como cuidar de um crisântemo.

Peculiaridades

O crisântemo arbustivo é considerado um dos tipos de flores mais preferidos dos criadores - hoje existem cerca de 10.000 variedades dessa planta, o que significa que você precisa ser um especialista de classe mundial para navegar nessa riqueza, pelo menos aproximadamente! Naturalmente, com tamanha variedade, o jardineiro tem uma excelente oportunidade de escolher uma flor ao seu gosto com o conjunto mais preciso de características necessárias: pode-se escolher tanto a época de floração como a sua duração, sem falar do tamanho do arbusto ou do cor das pétalas. Devido à abundância de opções disponíveis, esta cultura é adequada para qualquer canteiro de flores e, o mais importante, ela há muito passou de uma cultura puramente outonal para uma de verão. Muitos crisântemos continuam a florescer mesmo após a primeira geada, sujeitos a aquecimento adicional.

Ao escolher variedades para a casa, você precisa seguir apenas uma regra geral: geralmente os jardineiros não combinam variedades altas e baixas entre si.

Um crisântemo arbusto típico, com raras exceções, pertence a plantas perenes. Plantada em campo aberto, muitas vezes consegue deliciar os proprietários com uma floração luxuriante durante uns bons dois meses - por isso a planta conquistou tanto o amor dos criadores, que a tornaram uma das plantas ornamentais mais importantes da atualidade. A floração intensa de crisântemos de arbusto pode trazer um destaque brilhante ao esquema de cores do canteiro de flores, dividir o prado em fragmentos ou, inversamente, combinar partes díspares em uma composição coerente.

A variedade de variedades permite que você alcance um efeito estético fundamentalmente diferente, dependendo dos desejos do jardineiro - pode ser um jardim de flores solene que cria a impressão de um feriado ou uma imitação habilidosa de um arbusto de flor natural.

Separadamente, deve-se observar as chamadas variedades de recipientes de crisântemos do mato - são criados especificamente para o cultivo em vaso, de modo que podem ser plantados no jardim na estação quente, mas antes do início do inverno vale a pena desenterrá-los e ir para um ambiente mais favorável. A diferença fundamental na aparência é que tal arbusto cresce ligeiramente para os lados - parece se esforçar para cima, juntando ramos em uma densa coluna vertical, com a qual os cultivadores brincam, formando assim a "coroa" do arbusto.

Qualquer que seja a opção de crisântemo arbustivo que você escolher, pode-se esperar que ele enraíze-se perfeitamente não só no jardim, mas também em quaisquer outras áreas abertas, seja um terraço, varanda ou loggia. Ao plantar um jardim de flores em um espaço relativamente apertado, preste atenção às variedades que se encaixam em seu formato de coroa - os crisântemos são padrão (a forma mais comum, considerada o padrão), esféricos, espalhados ou agachados.O local de crescimento, via de regra, não afeta o período de floração de forma alguma - pode-se esperar aproximadamente do final do verão ao início do inverno, embora um tempo mais preciso dependa das condições climáticas de sua região.

A variedade de variedades de crisântemo decorativo de arbusto é tão grande que pode ser difícil compreendê-la, portanto, há uma divisão não oficial em "escolas nacionais" de criação desta flor - percebe-se que criadores de certos países colocam ênfase significativa no alcance de certos indicadores específicos... Por exemplo, uma parte significativa da riqueza varietal é composta por variedades de origem indiana, mas é fácil adivinhar que os especialistas locais se concentraram em clima agradável durante todo o ano e, portanto, seus descendentes em nossas condições relativamente difíceis criam raízes bem apenas em recipientes e dentro de casa.

Os criadores da Holanda e do Japão foram guiados aproximadamente pela mesma lógica - é claro que não faz tanto calor lá e, no entanto, os crisântemos do mato dos especialistas desses países exigem certas condições para cuidar deles e nem sempre podem ser cultivados por Um iniciante.

Mas os criadores coreanos escolheram um caminho completamente diferente, cujas criações são aprimoradas em condições completamente opostas, que são surpreendentemente semelhantes às nossas. A maioria dos crisântemos coreanos é projetada para condições adversas - eles criam raízes mesmo onde é realmente impossível desenvolver a produção agrícola. Verões curtos e invernos longos e frios não são um problema para esses arbustos, portanto, na maior parte do nosso país, são as variedades coreanas de crisântemos que estão em demanda máxima. No entanto, se o seu jardim está localizado em uma das regiões mais ao sul da Rússia, você pode experimentar livremente mais variedades termofílicas.

Variedades e variedades

Os crisântemos arbustivos, como mencionado acima, possuem uma grande variedade varietal, mas é claro que a maioria das variedades são mais experimentais, profissionais ou simplesmente inadequadas para o cultivo em nosso país. Para um jardineiro russo médio, e até mesmo um amador, a gama de opções disponíveis é limitada a algumas dezenas de nomes, mas você deve admitir que isso também não é ruim e, o mais importante, eles podem ser operados de forma produtiva.

    Para agilizar os pensamentos de uma pessoa que está planejando começar a criar crisântemos, examinaremos brevemente algumas das variedades mais famosas.

    • Comemoro. Tipo de arbusto ajardinado com altura aproximada de 70 a 90 cm, variedade que floresce com flores simples e pequenas, mas de um amarelo vivo, cujo diâmetro geralmente não ultrapassa os 40 mm. A floração deve ocorrer nos primeiros dias de setembro até meados do outono.
    • "Otimista". Esta variedade é justamente considerada uma das mais reconhecidas em nosso país - suas grandes flores de cor branca ou lilás com um tom rosa são amplamente populares há várias décadas. Este é um representante brilhante dos crisântemos anêmona, cuja altura atinge 60-80 cm.
    • "Pina colada". Um bom exemplo de como até uma simples flor branca pode parecer solene e bela. Criado na Europa, este arbusto cresce até 70 cm.
    • Bontemi. Uma das variedades mais luxuosas de crisântemo do mato, que raramente é cultivado em canteiros de flores, mas é usado ativamente na floricultura para criar buquês exclusivos.

    A variedade distingue-se por uma tonalidade vinho acentuada das flores, mas o arbusto de 70 centímetros é exigente para cuidar.

    • Chick. Tal crisântemo, talvez, agradará os amantes ávidos de margaridas - a semelhança entre as duas flores é significativa, mas o crisântemo tem um núcleo não tanto amarelo quanto verde. Este é um produto de criadores espanhóis, crescendo até 65-70 cm.
    • "Memphis". Outra variedade de planta florística extremamente popular, caracterizada por pétalas ricas em lilases ou púrpuras escuras com um núcleo amarelo contrastante.Como a maioria das outras variedades europeias, Memphis cresce em média até 70 cm.
    • "Estresse". Uma decoração popular para buquês requintados que não são uma variedade em particular, sugerindo variações de cores. Reconhecível deve ser considerada uma variedade que possui pétalas brancas com uma tonalidade lilás com um rico núcleo lilás. Tal arbusto é mais baixo do que todos os parentes descritos acima, atingindo apenas 50-60 cm.
    • Serenidade. Outra variedade que é apreciada pelos floristas - esta flor parece especialmente delicada devido às suas pétalas brancas lilases características em uma faixa quase imperceptível, enquanto o núcleo é amarelo com um tom esverdeado. Apesar da relativa facilidade de cultivo, de muitas maneiras essa variedade de anêmona é encontrada apenas em lojas de flores.
    • "Haydar". Esta variedade indiana e holandesa ao mesmo tempo, nas nossas condições muitas vezes alteradas como "Gaidar", devido à sua termofilicidade, é cultivada principalmente em interiores e é utilizada para a criação de buquês. É fácil identificá-lo - grandes cestos de flores (até 7 cm) semelhantes à camomila repousam sobre um arbusto vertical de até 80 cm de altura. O núcleo, como esperado, é amarelo (pode ser esverdeado), mas as pétalas são bicolores - vinho, lilás ou roxo com uma borda externa contrastante de branco ou amarelo.
    • Kennedy. Uma variedade holandesa que leva o nome não em homenagem ao presidente americano, mas em homenagem a sua esposa. Pertence à categoria de camomila e se parece com camomila, mas o miolo aqui é exatamente verde, sem a pretensão de ser amarelado. As flores são grandes (até 10 cm) e sedosas, o crescimento do arbusto é de 80 cm. A variedade surgiu apenas em 2017 e continua a ser considerada uma novidade.
    • "Veronica". Em termos de cor, é um crisântemo típico de camomila com centro amarelo e bordas brancas, mas a forma desta dupla flor é completamente diferente. O arbusto compacto é adequado para o cultivo no jardim e no interior.
    • Stellini. O coração verde-amarelo da flor é emoldurado por pétalas longas e alongadas, que são roxas brilhantes no meio e brancas ao longo de todo o contorno.
    • Talita. Crisântemo de camomila com pétalas de cor bordô acentuada, fica bem em um buquê, sem precisar nem de adições em forma de outras flores, próprias para qualquer festa.
    • "Grand Salmon". O nome incomum da variedade ("salmão grande" na tradução) deve-se à aparência especial do crisântemo de camomila - com um núcleo verde-amarelo padrão, suas pétalas têm uma cor que realmente se parece com carne de salmão. Em um canteiro de flores, o comprimento das hastes atinge 65-70 cm.
    • "Alegria". Toda uma família de crisântemos simples de camomila, de tamanho relativamente pequeno, que diferem uns dos outros apenas na cor das pétalas - as brancas são especialmente procuradas, mas há também as amarelas e as roxas.
    • "Coco". Uma variedade relativamente original, "copiando" a camomila apenas na cor, mas não no formato das pétalas. Estes últimos são empilhados em uma ordem tão incomum que do lado de fora realmente se assemelham a flocos de coco, de onde vem o nome da variedade.
    • "Romance". Uma das variedades mais conhecidas e difundidas, parece a mesma camomila com pétalas que variam do rosa claro ao lilás. O núcleo amarelo é relativamente pequeno, mas as pétalas são viçosas e crescem abundantemente.
    • "Vip". Uma variedade de bouquet popular, cujo núcleo não é visível devido às pétalas em crescimento abundante. Este último, mais próximo do centro da flor, tem uma tonalidade lilás, e ao longo das bordas - branco com uma flor lilás quase imperceptível, a transição das bordas para o centro não é abrupta, mas gradual.

    Combinação com outras cores

    Um canteiro de crisântemos é uma ótima ideia para o paisagismo, mas um jardim não pode consistir apenas deles. Se você decidir plantar um canteiro de flores de outono apenas com crisântemos, pense no fundo certo - os especialistas afirmam que as árvores frutíferas são perfeitas como tal. O substrato de crisântemo no pomar confere brilho e atratividade ao plantio.

    Contudo, a exigência da essência frutífera das árvores não é tão obrigatória - como pano de fundo, você também pode usar árvores selvagens com arbustos, incluindo espinheiro, freixo da montanha e sabugueiro. No contexto de colheitas baixas de crescimento selvagem, arbustos de crisântemo anão parecem especialmente interessantes.

    Freqüentemente, crisântemos de variedades médias e altas são combinados com outros arbustos baixos, típico para o jardim - em primeiro lugar, vale a pena notar a bérberis, a framboesa e o espinheiro-mar. A folhagem destes arbustos é bastante pitoresca e os frutos brilhantes podem adicionalmente decorar o canteiro de flores e dar-lhe um encanto especial e único, fazendo com que o seu jardim se destaque de todos os concorrentes.

    Muitos jardineiros também preferem o cultivo de crisântemos junto com plantas ornamentais de folhagem, que também são plantadas para decoração, mas que mostram a beleza não tanto das flores quanto das folhas. Estas plantas de jardim incluem videira de magnólia chinesa, hera e hortênsia.

    Finalmente, o crisântemo em flor pode ser parte de um jardim de flores mais complexo, coletado de vários tipos de flores atraentes... Na maioria das vezes, dálias, ásteres e até aspargos a acompanham, que juntos criam boas composições. Nos buquês, você pode ver uma combinação um tanto incomum de crisântemo e rosa.

    Claro, todo jardineiro é simplesmente obrigado a experimentar um canteiro de flores no qual vários tipos de crisântemos cresceriam ao mesmo tempo - isso criará um jardim frontal que parecerá holístico e diversificado ao mesmo tempo.

    Reprodução

    Existem 3 formas principais de propagação de crisântemos de arbusto - por sementes, estacas ou dividindo um arbusto. Consideraremos cada um dos métodos com mais detalhes separadamente, mas primeiro você deve se lembrar que o solo deve ser solto, bem permeável à água e ao ar, e também deve conter uma grande quantidade de nutrientes e minerais. Se o seu canteiro de flores está localizado em argila, você pode cultivar crisântemos com sucesso graças à fertilização intensiva. - crescerá sem isso, mas com um alto grau de probabilidade não suportará o inverno.

    O cultivo de sementes para a maioria das flores é considerado um método relativamente difícil, e na maioria das vezes esse método é utilizado em uma situação em que é necessário criar uma espécie de reprodução. Se você decidir ir pelo caminho mais difícil, comece despejando as sementes em um vaso com solo em janeiro - não enterre, mas despeje-as na superfície. Tome cuidado com a almofada de drenagem - deve haver uma camada de argila expandida ou cascalho no fundo da panela. A uma temperatura ideal de + 17 ... 18 graus, você pode esperar que os brotos apareçam em 15 dias - quando ficarem mais fortes, mergulhe-os em vasos individuais. Certifique-se de que o solo nos recipientes nunca seca, regularmente restaure o equilíbrio da umidade com um borrifador.

    Em campo aberto, o crescimento jovem será capaz de criar raízes aproximadamente em maio-junho, mas não se surpreenda se as flores forem ligeiramente semelhantes às das plantas-mãe - este é o ponto do trabalho de seleção.

    A propagação por estacas acaba sendo uma tarefa muito mais simples, é exatamente o que a maioria dos jardineiros amadores usa. Para estacas de corte, você deve escolher uma planta com crescimento radicular impecável com pelo menos 2-3 entrenós. As estacas precisam de um meio nutriente, que é formado por areia da fração do meio, húmus e terra preta na proporção de 1: 2: 4. Nesta massa é afundada cerca de 3 cm e mantida a uma temperatura de + 18. 20 graus, para que se enraíze. É aconselhável cobrir a "cama" com uma cúpula de polietileno, que ajuda a manter a temperatura e a umidade necessárias. Depois de algumas semanas, os crisântemos que se tornam independentes precisam ser alimentados com algo como "Arco-íris" ou "Ideal". A estaca costuma demorar cerca de um mês na formação de um sistema radicular totalmente desenvolvido, e após esse período pode ser plantada em campo aberto.

    As plantas anuais podem ser plantadas apenas em maio-junho, mas as variedades perenes de crisântemos do mato não são tão exigentes em termos de tempo - o plantio é permitido na primavera e próximo ao outono.

    Dividir o mato é uma das poucas formas de propagação do crisântemo que impede a degeneração do plantio. Uma vez a cada 3 anos, é necessário desenterrar completamente o arbusto e dividi-lo em partes equivalentes (cada uma deve ter seu próprio sistema radicular), que são plantadas a uma distância considerável umas das outras. Ao cavar, é importante não danificar as raízes, embora raízes muito longas e simplesmente velhas possam e devam ser cortadas. Tal como acontece com as mudas, existem duas boas estações para isso - final da primavera e final do verão. Se você ignorar esse requisito, se tornará o culpado por desbastar arbustos e cortar flores.

    Aterrissagem

    Independentemente de se você comprou uma muda em um saco com terra, dividiu a mata-mãe, germinou mudas, plantou mudas a partir de sementes, a planta deve ser plantada em campo aberto.

    Para fazer isso, é melhor escolher um dia nublado, de manhã cedo ou tarde da noite.

    • Prepare uma cova de plantio com 30-40 cm de profundidade.
    • Despeje um pouco de areia no fundo do buraco como drenagem. Nesta fase, a fertilização é possível.
    • Coloque o arbusto, endireite as raízes.
    • Cubra com terra, compacte bem as raízes.
    • Corte o arbusto em 1/3. O principal é que as raízes criem raízes.
    • Água bem, cobertura morta com húmus ou turfa.

    Como cuidar bem dele?

    O crisântemo é injustamente classificado como uma planta exigente e, no entanto, como qualquer outra cultura doméstica, requer alguns cuidados para obter o máximo resultado. Para a maioria das variedades perenes, afiadas pelo nosso país com seu clima severo, todos os cuidados consistem em regar, alimentar e podar de forma regular e oportuna.

    O crisântemo, por um lado, adora a luz do sol, por outro, prefere um horário curto de luz do dia. A iluminação direcional é mais um obstáculo para flores exuberantes, por isso é importante difundi-la no outono. Ao cultivar uma planta dentro de casa, concentre-se nos peitoris das janelas leste e oeste. Recomenda-se manter a umidade do ar no nível de 40-50%.

    O crisântemo é considerado uma planta resistente a climas áridos, mas não podemos esquecer que também é higrófila. No calor, é aconselhável pulverizar regularmente o tronco e os galhos da planta. A rega é realizada à medida que o solo seca - na verdade, a camada superficial do solo nunca deve secar completamente. A água para irrigação deve primeiro ser defendida para assentar várias impurezas, antes de usá-la deve ser aquecida ao sol.

    Se você plantou crisântemo originalmente em solo fertilizado com húmus e minerais, isso já é uma garantia de um florescimento exuberante da planta, mas ainda não será supérfluo usar fertilizantes adicionais. Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez já na época do plantio em campo aberto - a opção de maior sucesso será uma combinação de fertilizantes orgânicos com uma mistura de superfosfato, graças ao qual a planta se estabelecerá rapidamente em um novo lugar e desenvolverá o sistema radicular. Após 2 semanas, o procedimento pode ser repetido. O crisântemo é alimentado pela terceira vez já na fase de formação do botão, e agora é aconselhável adicionar potássio e fósforo na proporção de 2: 1.

    O pinçamento e a poda são benéficos para as características ornamentais da planta e seu desenvolvimento geral. - estes procedimentos promovem o crescimento dos ramos da parte aérea e do sistema radicular subterrâneo. Se sua planta pertence a variedades de flores pequenas, os especialistas aconselham beliscá-la sobre a quinta folha, o que ajudará a formar uma copa densa.Se o jardineiro se propõe a cultivar flores grandes e brilhantes, é aconselhável retirar todos os brotos laterais, direcionando todas as forças e sucos da planta para o desenvolvimento dos botões.

    Além disso, ao cultivar crisântemos para buquês, os jardineiros costumam remover até mesmo botões "extras", deixando apenas um, que, na ausência de competição, se tornará uma verdadeira obra-prima.

    Apesar de sua resistência à geada, o crisântemo ainda precisa de alguma preparação para a estação fria, e os procedimentos apropriados devem ser iniciados na maior parte da Rússia a partir do final de agosto. A tarefa do jardineiro é fornecer ao animal de estimação um suprimento decente de nutrientes para o inverno, que o crisântemo pode obter com curativos de fósforo e potássio. Além disso, depois que a floração está completa, é importante cortar a planta a uma altura de apenas 10-15 cm e estocar o restante do caule cobrindo o solo acima do sistema radicular com palha, folhagem ou ramos densos de abeto.

    Infelizmente, nem todas as variedades de crisântemos são resistentes à geada e, para resistir ao nosso inverno, os híbridos de origem europeia e a maioria das belas variedades de flores grandes devem ser transportados para dentro de casa durante o inverno. Para isso, antes das primeiras geadas, são cuidadosamente desenterrados e, juntamente com o torrão de terra aderente, são enviados para caixas de madeira. É curioso que tais arbustos hibernem mesmo assim em baixas temperaturas - apenas 2 a 6 graus acima de zero, mas eles precisam de muita luz e umedecimento regular das raízes. Se você tiver uma adega ou porão, então, na presença de iluminação normal, é ele quem se tornará o lugar ideal para o inverno de crisântemos.

    Até sua flor está originalmente dentro de casa e não cresce em campo aberto na estação quente, você ainda precisa prepará-la para o inverno... O procedimento é semelhante ao de outras situações - botões secos e galhos velhos com folhas são cortados, a planta é bastante reduzida e o vaso com ela é movido para um ambiente mais fresco do que antes. O principal é proteger o crisântemo de inverno das correntes de ar e da umidade excessiva, bem como proporcioná-lo com uma temperatura de cerca de 5 graus acima de zero, ao passo que não precisa de fertilizantes durante a "hibernação" e precisa ser muito menos regado. muitas vezes.

    Na primavera, é aconselhável transplantar a planta para uma cuba um pouco maior e com solo novo, alimentando o arbusto com fertilizante à base de nitrogênio, e na época da floração é melhor mudar para a fertilização com nitrato.

    Pragas e doenças

    Os crisântemos são famosos não apenas por sua resistência à geada, mas também por sua alta imunidade contra o pano de fundo de sua capacidade inata de resistir com eficácia a doenças e pragas. No entanto, ele não é um jardineiro que depende apenas dos mecanismos naturais de defesa de seus pupilos. Um ataque pode aparecer inesperadamente - e você precisa saber como é e o que fazer. Consideraremos apenas as opções mais comuns de problemas e soluções para eles.

    • Ferrugem branca. Nas folhas, aparecem manchas arredondadas características de cor amarela, com tendência a uma transição gradual para tons de marrom. Os órgãos afetados do arbusto não podem ser restaurados - eles só podem ser removidos, mas tudo o que resta deve ser tratado com antifúngicos.
    • Podridão cinzenta. As pétalas são as primeiras a cair - aparecem nelas manchas aquosas acastanhadas incompreensíveis que, no futuro, podem espalhar-se por toda a parte visível da planta. O principal método de luta é semelhante ao descrito acima, mas muitas vezes os especialistas aconselham também a verificar se você escolheu o local certo para plantar o crisântemo.
    • Oídio. Esta ferida tem um nome revelador - as folhas e flores são cobertas por uma flor branca característica. Este fenômeno é especialmente observado em temperaturas elevadas, em uma situação em que você já se arrependeu dos fertilizantes de cálcio e nitrato.Todas as partes da planta são passíveis de remoção, sobre a qual recai pelo menos uma sombra de suspeita de infecção, tudo o que resta é generosamente borrifado com água com sabão e carbonato de sódio.
    • Pulgão - estufa ou crisântemo marrom. Os métodos de luta em ambos os casos são idênticos, embora os sinais de infecção sejam diferentes, portanto, combinaremos os dois inimigos em um ponto. O principal sinal é o dano à folhagem, sua deformação e o aparecimento de buracos. A consequência pode ser botões que não se abrem, e a confirmação final é a identificação de minúsculos insetos mastigando crisântemo. O problema é resolvido tratando a planta com inseticidas.
    • Ácaros da aranha. Este inimigo não está particularmente escondido - pode ser facilmente e rapidamente identificado graças à abundância de teias de aranha que cobrem as folhas do arbusto. Sob a influência de um hóspede indesejado, a folhagem gradualmente fica amarela e seca, depois cai, e como resultado a planta pode morrer. Para combater o carrapato, são produzidos produtos especiais para pulverização de crisântemos.
    • Insetos do prado. Outro inimigo, por causa do qual as folhas perdem a forma e começam a inchar de forma bizarra, o crisântemo não floresce. O método de luta ainda é o mesmo - com a ajuda de meios comprados em lojas contra pragas - inseticidas.

    Exemplos em paisagismo

    Graças a um plantio competente, um simples canteiro de flores se transforma em uma verdadeira obra de arte. Um excelente exemplo dessa abordagem é uma foto onde o jardineiro imitou a água derramada de um balde e, em vez de umidade, foram usados ​​crisântemos de diferentes variedades. Como você pode ver, eles não precisam de flores adicionais - eles próprios são bastante diversos e não precisam de adições de terceiros.

    A expressividade dos crisântemos permite que sejam usados ​​como um destaque brilhante contra o fundo de qualquer outra cor - aqui eles destacaram claramente o contorno do caminho no gramado verde em amarelo. Graças a esses exemplos, as pessoas entendem que o outono não é o fim de uma profusão de cores e que esta época não é menos bonita que o verão.

    O terceiro exemplo é bastante curioso por imitar plantações naturais - uma espécie de urze, que são muitas na Inglaterra. Os crisântemos aqui são combinados em tons semelhantes, e apenas plantas decíduas decorativas acrescentam variedade, mas, surpreendentemente, é essa solução "desordenada" que acaba sendo vencedora. A área de lazer resultante é perfeita para mergulhar em seus próprios pensamentos e se abstrair da agitação da cidade.

    Características, cuidado e reprodução dos crisântemos no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário