Crisântemos de flores grandes: variedades, dicas para cultivo e reprodução
O crisântemo de flores grandes é muito popular entre jardineiros amadores e experientes. A planta tem um aspecto espectacular e pode decorar qualquer canteiro de flores. Nosso material de hoje será dedicado a este maravilhoso representante da flora.
História
"Crisântemo" é traduzido do grego como "flor do sol". Este nome foi dado aos crisântemos pelas pétalas com tonalidade dourada, característica da maioria das variedades. Crisântemos de flores grandes são plantas perenes da família Asteraceae.
A China é considerada o berço desta planta. Foi criado por um criador chinês há 2 mil e quinhentos anos e chamado Chu Hua, que se traduz como "montado". No momento, existem 29 variedades de crisântemos de flores grandes. Eles são encontrados em todas as regiões das latitudes norte e temperadas.
Na maioria das vezes, esta planta é encontrada no Japão, onde foi trazida por monges budistas no século 4. É considerado um símbolo do Japão e está representado no selo do imperador. Isso se deve ao fato de que, nos tempos antigos, pessoas extremamente influentes e ricas podiam se agradar com essas flores.
Mas na Europa, essas flores apareceram apenas no século 18, depois do qual se espalharam.
Peculiaridades
É um arbusto de jardim perene com um forte sistema radicular ramificado. O crisântemo de flores grandes pode atingir 1 metro de altura. Os rebentos podem ser caídos ou nus, ramificam-se fortemente e crescem compridos. As folhas são caracterizadas por uma cor verde claro ou verde escuro e um arranjo alternativo. Eles podem variar em forma e tamanho de cultivar para cultivar.
As flores de crisântemo formam uma cesta que pode ter até 20 cm de diâmetro. Dependendo da variedade, os botões podem variar. Eles são simples ou terry. As variedades mais populares e comuns são os crisântemos indianos, japoneses e chineses. Eles têm cabeças grandes e podem crescer em qualquer solo.
Variedades
Os criadores desenvolveram muitas variedades de crisântemos de flores grandes. Vamos considerar os tipos mais populares.
"Gazela"
As cabeças das plantas podem ter até 14 cm de diâmetro. A planta tem botões duplos brancos que florescem em agosto e decoram o canteiro até o primeiro frio. Essas plantas devem ser amarradas e presas ao suporte.
"Valentina Tereshkova"
Esta variedade foi cultivada no território da Crimeia. Distingue-se pela sua despretensão e uma exuberante tampa de inflorescências com um diâmetro de 13-14 cm. A planta tem uma cor incomum: as pétalas superiores são vermelho-carmesim e as inferiores são rosa claro. O arbusto atinge 60–70 cm de altura e começa a florescer em setembro.
Alec Bedser
Em altura, a planta é capaz de "crescer" até 70 cm. As inflorescências em forma de hemisférios amarelos têm um diâmetro de cerca de 14 cm. Eles parecem volumosos porque as pétalas internas são mais escuras e mais saturadas.
"Diplomata"
É uma cultivar inglesa com botões planos e duplos, cada um com 15 cm de circunferência. As pétalas podem ser roxas ou cor de vinho. O arbusto cresce até 1 metro, por isso precisa de suporte e cinta-liga. Em média, 3-4 botões crescem em 1 arbusto.
"Dança redonda"
Uma planta perene de até 60 cm de altura, gosta de ficar ao sol ou na sombra parcial. Floresce de junho a agosto. Esta variedade é constituída por flores exuberantes de diferentes tons, nomeadamente amarelo, branco, bordeaux e rosa. Os botões podem ser duplos ou semi-duplos e deliciam os jardineiros com um longo período de floração.
"Mistura de cores"
É um crisântemo de flores grandes que combina vários tipos de botões da mesma variedade, mas com inflorescências diferentes. A mistura inclui flores vermelhas, brancas, amarelas, rosa, laranja, que também diferem no grau de duplicidade. O arbusto cresce até 50-60 cm de altura. Em sua forma, as inflorescências também podem variar: ser pomposas ou planas. Esta variedade é resistente à geada e à seca.
Qualquer variedade de crisântemo com flores grandes será um ótimo complemento para o seu enredo. E para criar um canteiro de flores espetacular, você pode plantar vários arbustos com botões de cores e períodos de floração diferentes. Para isso, estão disponíveis no mercado kits especiais de sementes mistas. Esta solução criará um jogo original de cores.
Como crescer?
Crisântemos de flores grandes podem ser comprados na loja. Isso simplificará muito o processo de cultivo da planta, já que você só precisa plantá-la ao ar livre no final da primavera. No entanto, são bastante difíceis de encontrar na loja, mas as sementes são vendidas em quase todo o lado. É por isso que nós consideraremos separadamente o processo de cultivo de crisântemos a partir de sementes.
Aterrissagem
Em meados de janeiro, você precisará de uma cartilha. Você pode comprá-lo em uma loja ou fazer você mesmo com terra, húmus e turfa. Antes do plantio das sementes, deve-se desinfetar, o que pode ser feito no forno ou a vapor.
Os recipientes são ideais para o plantio de sementes. A semeadura ocorre da seguinte forma.
- Tijolo quebrado ou argila expandida é colocado no fundo. O solo é derramado. As sementes são colocadas em cima do solo e levemente pressionadas contra ele. Usando um borrifador, o recipiente é borrifado com água morna e coberto com vidro ou papel alumínio.
- Além disso, o recipiente é colocado em uma estufa, cuja temperatura deve ser de 23-25 graus Celsius. O recipiente deve ser constantemente ventilado e regado.
- Os primeiros brotos devem aparecer em 14 dias. Em seguida, o recipiente é transferido para uma sala com boa iluminação e as futuras mudas são endurecidas removendo o vidro ou filme por uma hora primeiro e aumentando constantemente esse período de tempo.
- Depois que 3-4 folhas crescerem nas mudas, elas devem ser plantadas em copos, sem danificar o sistema radicular. Os rebentos mergulhados são mantidos a uma temperatura de 16-18 graus. Eles precisam ser regados e alimentados. Se houver pouca iluminação na sala, será necessário instalar lâmpadas fotográficas.
Transplante para o solo
A planta é transplantada para campo aberto quando o risco de geadas noturnas desaparece completamente. Eles são melhor plantados em uma área bem iluminada e alta que deve ser protegida do vento. O solo deve ser neutro ou ligeiramente ácido. Se você decidir plantar um crisântemo em solo argiloso ou arenoso, primeiro será necessário adicionar húmus ou húmus a ele.
O crisântemo adora ser transplantado em um dia nublado ou chuvoso. Se o tempo estiver ensolarado, é melhor fazê-lo de manhã cedo. As flores são transplantadas da seguinte forma.
É necessário cavar um buraco de 45 por 50 cm, onde as mudas são colocadas, mantendo uma distância. O espaço entre as plantas é coberto com solo. A camada superior é compactada e regada. Os especialistas aconselham o uso da solução Kornevin para irrigação. Após o plantio em terreno aberto, as mudas devem ser pinçadas. Além disso, eles são cobertos com lutrasil e são removidos apenas quando o crescimento jovem cria raízes e cresce.
Dicas de cuidados
No caso dos crisântemos, o cuidado adequado é importante, pois sem ele as plantas murcham e murcham. Considere os pontos-chave dos procedimentos de cuidado.
Rega
A variedade de crisântemo de flores grandes é muito hidratante. Eles precisam ser regados com freqüência e em abundância. Com a falta de umidade, muitas variedades murcham rapidamente e perdem sua atratividade.Portanto, jardineiros experientes aconselham regar a planta 2 a 3 vezes por semana, dependendo da taxa de secagem do solo. É melhor usar água da chuva ou água decantada. Os crisântemos devem ser regados pela raiz, sem afetar a folhagem.
Depois que a água é absorvida, é necessário soltar o solo. Caso contrário, o solo ficará muito denso e será difícil para o ar entrar no sistema radicular. Além disso, durante o afrouxamento, as ervas daninhas precisarão ser removidas.
Top curativo
Os crisântemos precisam de fertilização regular. A cobertura deve ser realizada pelo menos 3 vezes por temporada. É melhor adicionar nitrogênio de amônia pela primeira vez. Isso deve ser feito no início da fase de crescimento ativo, por volta de 6-8 semanas. Esta fertilização ajudará a planta a crescer folhagem mais rápido.
Depois disso, você precisará repetir o processo em 2 a 3 semanas. É uma boa ideia aplicar giberelina (para acelerar a floração) ou fertilizante orgânico. Porém, com o segundo tipo, é preciso ter cuidado para não exagerar, pois a matéria orgânica concentrada pode queimar o sistema radicular.
A última alimentação é realizada durante a floração. Uma composição de potássio-fósforo é ideal para isso. Também estimula a floração.
Todos os curativos devem ser líquidos e colocados sob as raízes.
Wintering
Os crisântemos de flores grandes adoram o calor, por isso não podem sobreviver ao inverno ao ar livre. Eles devem ser transplantados para caixas ou vasos para o inverno e transferidos para uma adega ou galpão. A temperatura de inverno é de 0–4 graus.
As plantas devem ser regadas periodicamente e inspecionadas quanto a mofo. Se notar folhas infectadas, é necessário removê-las imediatamente para evitar o desenvolvimento da doença.
No final de fevereiro ou início de março, os crisântemos precisarão ser transferidos para uma sala mais quente. Depois que as flores se afastam do inverno e começam a crescer, elas precisam ser estacas.
Depois que o clima quente estiver estabelecido, eles podem ser plantados em terreno aberto.
Veja a decapagem de crisântemo de flor grande no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.