Crisântemo "Antonov": descrição e recomendações para cultivo
Com o tempo, os crisântemos não perdem sua popularidade entre os jardineiros e floristas. Nós amamos especialmente a variedade Antonov. Ela foi criada no século 19, quando essas flores estavam no auge de sua popularidade. Floristas modernos e paisagistas amam Antonov por sua floração abundante e longa, belas flores exuberantes de diferentes tons e por seu aroma sutil e inebriante.
Esses crisântemos são usados tanto em mono buquês quanto na composição de composições com outras flores.
Descrição e características da variedade
Os crisântemos pertencem à família Astrov e representam um caule espesso que termina em uma única flor. É uma cultura perene que tolera bem as baixas temperaturas. Cresce bem em quase todas as regiões. O aster de uma cabeça "Antonov" pode crescer até 150 cm. O botão exuberante pode atingir 15 cm de diâmetro e a cor das pétalas é predominantemente branca e creme. Mas os floristas oferecem uma gama mais ampla de flores, devido à coloração das pétalas com composições especiais com pigmentos.
Regras de crescimento
Os agrônomos recomendam a compra de mudas de crisântemo em viveiros especializados para o cultivo em seus próprios jardins e terrenos. Isso o salvará de alterar a variedade.
Antes de comprar, inspecione cuidadosamente as plantas - preste atenção no estado das folhas e na presença de pragas. Além disso, os agrônomos não aconselham a compra de arbustos já floridos, pois eles podem não sobreviver ao transplante.
Os caules das plantas devem ser verdes com rebentos jovens.
Requisitos do site
Crisântemos são plantas que gostam de luz, então escolha áreas abertas e bem iluminadas ou locais com pouca sombra para um jardim de flores. Evite plantar em áreas baixas, pois toda a água escoará e ficará estagnada, levando ao apodrecimento das raízes e à morte da planta. Melhor pegar áreas mais planas e altas.
Requisitos de solo.
Plante crisântemos em áreas com solo leve e solto. Barras leves também são adequadas, o pH do solo deve ser neutro. Se o solo não estiver solto o suficiente e mal drenado, pode-se adicionar argila expandida ou vermiculita.
Plantar mudas
O plantio começa na primavera ou no outono. Anteriormente, composto ou húmus é adicionado ao canteiro de flores. Também é bom adicionar fertilizante fosfatado. Ranhuras são cortadas ou furos são cavados no local. As plantas são enterradas no solo por 20-25 cm, a distância entre elas deve ser de pelo menos 30-40 cm Cada arbusto é aspergido com terra e regado em círculo com água morna.
Ao plantar no outono, os pedúnculos são removidos primeiro, pois eles interferem no enraizamento e atraem nutrientes para si. A data ideal de desembarque é o início de setembro. Então as plantas terão tempo para criar raízes e se adaptar às novas condições.
Modo de rega
Após o plantio, o canteiro de flores é regado 2 a 3 vezes por semana. Se o verão for chuvoso, a rega é reduzida. Após cada irrigação, é necessário afrouxar o solo para que fique saturado de oxigênio e a umidade não estagnar. Os canteiros devem ser limpos regularmente de ervas daninhas, uma vez que estas não só prejudicam a aparência, mas também contribuem para a estagnação da umidade e apodrecimento das raízes.
Top curativo
No início da estação de crescimento, é bom alimentar as plantas com nitrogênio. As flores produzirão então uma folhagem exuberante e desenvolverão um poderoso sistema de raízes. No início da fase de brotamento, a alimentação de fósforo é necessária, o que ajudará a formar grandes botões.
E na fase de floração, eles são alimentados com fertilizantes de potássio para que os botões fiquem exuberantes e grandes.
Cuidado de inverno
Após o final do período de floração, os caules dos crisântemos são cortados, deixando de 5 a 7 cm. Uma pilha de terra ou estrume apodrecido é formada no canteiro de flores. Em seguida, é coberto com ramos de abeto ou serragem. Quando neva, um pequeno monte pode ser colocado no canteiro de flores. Nesse abrigo, as flores hibernam até a primavera.
Doenças de crisântemo
O principal motivo do aparecimento de doenças nos arbustos é o espessamento das plantações, a presença de ervas daninhas e o encharcamento do solo. Verões chuvosos e frios também aumentam o risco de doenças nos arbustos.
As doenças mais comuns são as seguintes.
- Oídio. Trata-se de uma doença fúngica, cujas características são uma camada branca nas folhas e caules, com seu posterior escurecimento. As áreas escurecidas apodrecem e secam. Se você notar a doença em um estágio inicial, remova todas as folhas e brotos afetados da planta. Em seguida, trate o canteiro de flores com a mistura de bordeaux. Você pode comprar preparações fungicidas na loja.
- Podridão cinzenta. A doença é provocada por alta umidade e clima chuvoso. No início, as folhas ficam cobertas de manchas escuras, depois começam a apodrecer. O mesmo acontece com as pétalas. Aos primeiros sintomas, é necessário tratar com um fungicida, por exemplo, "Fundazol".
- Murcha vertical. Esta é uma doença viral, que se caracteriza pelo amarelecimento das folhas inferiores. O vírus se desenvolve nas raízes da planta e, em seguida, viaja ao longo do caule. Para combatê-lo, são utilizados produtos biológicos.
Pragas e métodos para lidar com eles
O ácaro-aranha é a praga mais perigosa não só dos crisântemos, mas também de muitas plantas. É impossível detectar um inseto a olho nu, é muito pequeno. Você só pode notar que as plantas são habitadas por um carrapato pela presença de uma fina teia de aranha no verso da folha. Os insetos se alimentam da seiva das folhas das plantas.
Primeiro, aparecem pequenas manchas secas nas folhas, depois aumentam. Gradualmente, a planta começa a murchar, depois a secar e, eventualmente, morre se não se livrar do carrapato. Para o processamento, são utilizadas preparações inseticidas. Um dos mais conhecidos e disponíveis é o Aktara. É necessário realizar 2 tratamentos com um intervalo de 2 semanas. E para que a praga não se espalhe pelos clubes vizinhos, elas também precisam ser processadas.
Além do ácaro-aranha, o crisântemo pode ser afetado por cochonilhas e tripes. O tratamento com "Aktara" também é adequado contra eles.
Medidas para prevenir o aparecimento de doenças e pragas
Reduzir e até eliminar o aparecimento de doenças e pragas em canteiros de flores a tecnologia e os cuidados agrícolas corretos ajudarão.
- A seleção correta do local para o plantio. Ao escolher solos com boa drenagem, você pode minimizar o risco de apodrecimento das flores.
- Remoção oportuna de ervas daninhas. Para evitar que ervas daninhas cresçam no canteiro de flores, você pode cobrir a área com húmus. Mas não use serragem para isso, pois aumenta a acidez do solo.
- Rega correta. É necessário excluir a entrada de umidade nas folhas e pétalas e regar as plantas na raiz.
- Em verões chuvosos e frios, faça tratamentos preventivos com fungicidas e inseticidas, pois nessas condições o risco de doenças e pragas aumenta muitas vezes.
Para informações sobre como plantar um crisântemo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.