Crisântemo "Anastasia": recomendações para o plantio e cuidados
Muitos jardineiros e residentes de verão plantam crisântemos na expectativa de que seu terreno tenha uma aparência elegante e brilhante no outono. Na verdade, os crisântemos começam a florescer quando o clima fica mais frio e as horas do dia são curtas. Há um grande número de diferentes tipos e variedades delas, mas especialmente a variedade híbrida Anastasia recém-criada, que rapidamente se tornou popular entre os amantes dessas flores, pode ser distinguida.
Peculiaridades
A variedade híbrida "Anastasia" foi desenvolvida há relativamente pouco tempo, no início dos anos 2000. Este crisântemo de uma só cabeça conquistou os cultivadores de flores com uma grande e bela flor em um poderoso caule com lindas folhas encaracoladas, por sua relativa despretensão e pela variedade de cores. Existem cerca de oito subespécies desta variedade. Uma grande inflorescência de uma forma muito bonita com pétalas em forma de flecha, uma haste forte que cresce até 1 metro de altura, bem como folhas lisas brilhantes de penas brilhantes de corte encaracolado de cor verde brilhante - tudo isso parece muito bom em geral ambos no canteiro e no corte. Um buquê pode ficar em um vaso por muito tempo com trocas regulares de água. E no jardim de flores, esses crisântemos não murcham por muito tempo, apesar do mau tempo do outono.
Os crisântemos, plantados em terreno aberto, florescem uma vez em setembro-outubro, mas os caules das flores duram muito tempo, quase até a geada. Como esta planta é bastante termofílica e não será capaz de hibernar sem abrigo na Rússia central, os crisântemos plantados dessa forma são cortados e cobertos para o inverno ou transplantados para vasos e levados para o quarto.
Os floristas que cultivam flores em estufas e estufas amam esta variedade por sua floração repetida ao longo do ano, bem como pelo fato de que os buquês dela ficam lindos tanto em uma única versão quanto em composições com outras flores e plantas decorativas.
Visualizações
Uma vantagem significativa é que o crisântemo de uma só cabeça "Anastasia" tem muitas subespécies que diferem na cor. Essas plantas podem ser usadas em canteiros de flores, canteiros de flores, ao longo de caminhos de jardim ou ao lado de lagos decorativos. Para poder colher buquês ou organizar um jardim de flores, é necessário considerar várias opções para os crisântemos de Anastasia.
- Crisântemo branco clássico Branco. Delicadas pétalas brancas pontiagudas têm um tom rosado quase imperceptível, o núcleo da inflorescência é ligeiramente amarelado. Curiosamente, a cor do crisântemo branco pode ser alterada adicionando um pouco de corante alimentar à água.
- Outro crisântemo branco é o branco inicial. Esta versão de "Anastasia" tem pétalas brancas como a neve com um tom ligeiramente esverdeado.
- Crisântemos amarelos Amarelo e sol com forma de aranha pronunciada (traduzido como "aranha" - é o nome do principal grupo de crisântemos, ao qual pertence a variedade "Anastasia"). Nas bordas da inflorescência, as pétalas são longas, finas, lembrando as pernas de uma aranha, e no centro - curtas, grossas, fecham o núcleo.
- Crisântemos rosa rosa têm pétalas felpudas mais exuberantes. Os tons variam do rosa profundo ao rosa muito claro.
- Outro tipo de crisântemo rosa - Lilás, rico em rosa brilhante ou lilás, com inflorescências duplas exuberantes, atrai atenção especial.
- Talvez a subespécie mais incomum de "Anastasia" seja Verde, flores de cor verde pálido, com pétalas torcidas para dentro, também se distinguem por sua resistência à geada.
- O creme é outra tonalidade de Anastasia. O próprio nome fala da cor desse crisântemo. Tanto na cor como na forma, é uma flor muito delicada e requintada.
- Bronze Crisântemo também tem pétalas duplas, como rosa, mas tons de bronze fazem uma transição suave de um tom mais claro nas bordas para um tom mais escuro no centro.
Plantar e sair
Os crisântemos são plantas bastante despretensiosas. Se você plantá-la corretamente e seguir as regras simples de cuidado, esta flor perene irá decorar um jardim ou uma casa de verão por muito tempo.
O crisântemo pode ser cultivado a partir de sementes ou estacas, ou dividindo-se o arbusto. A maneira mais fácil é dividir o mato. No outono, após o término da floração, é necessário retirar a raiz, dividi-la cuidadosamente em partes com uma pá afiada e plantá-la em covas pré-preparadas. Ao contrário, as estacas são preparadas na primavera, antes do crescimento ativo dos rebentos. Para isso, corte um pedacinho do caule com botões, cerca de 7 cm, jogue no solo úmido, cubra até que apareçam as raízes, depois plante em local permanente. As sementes podem ser plantadas diretamente no solo quando aquece, mas então é possível que no primeiro ano não haja floração. Para evitar que isso aconteça, é melhor semear as sementes cedo, em algum lugar de fevereiro, e plantar mudas, que são transplantadas para o solo do jardim em maio.
Na hora de escolher o local para o crisântemo, deve-se ter em mente que esta planta não tolera tanto o alagamento quanto a seca, bem como a luz intensa do sol, mas também não floresce abundantemente à sombra. Como o rebento de uma planta adulta atinge quase um metro de altura, é aconselhável fazer algum tipo de suporte para a flor e protegê-la do vento e das correntes de ar.
O plantio é feito em covas pré-preparadas, onde é aconselhável colocar primeiro seixos grandes ou argila expandida para a drenagem para que a água não estagnar. Como os crisântemos preferem solo ligeiramente ácido, o solo do jardim pode ser ligeiramente enriquecido com turfa, húmus e areia para tornar o solo solto e respirável.
É aconselhável regar nos dias quentes todos os dias, mas não em abundância, pois neste caso vale a pena seguir a regra "é melhor encher de menos do que deitar". Mas essas plantas também não toleram bem a seca, sem molhar o crisântemo, ou não florescem, ou as inflorescências são pequenas e inexpressivas. A rega pode ser parcialmente substituída por afrouxamento frequente do solo e o uso de cobertura morta.
O arbusto de crisântemo é fertilizado três vezes por estação: fertilizantes de nitrogênio são aplicados na primavera, fertilizantes de fósforo-potássio no verão antes da floração e no outono, antes de preparar a planta para o inverno, matéria orgânica, húmus, composto ou estrume de galinha podre pode ser adicionado, mas com cuidado, uma vez que grandes quantidades de fezes podem causar queimaduras nas raízes.
O tratamento de pragas e doenças também é melhor feito como uma profilaxia com antecedência. No início da primavera, pode-se borrifar com o líquido bordalês, uma mistura de soluções de sulfato de cobre e cal apagada, e no verão, de vez em quando, tratá-lo com inseticidas contra insetos-praga.
Durante o período em que a planta está ganhando massa verde, para a formação de uma grande inflorescência, é necessário formar um arbusto corretamente, retirar quase todos os brotos laterais, deixando vários fortes, ou deixar um botão no caule principal. No final do outono, antes das geadas, o arbusto é cortado, deixando caules com cerca de 10 cm de comprimento, e coberto primeiro com terra, depois com algum material de cobertura. Em climas mais quentes, os crisântemos não precisam ser cobertos para o inverno. Existe outra opção para os crisântemos de inverno - quando as plantas transplantadas para um vaso são trazidas para a sala, mas depois de murcharem. A planta precisa de descanso, e os crisântemos em vasos devem ser colocados em local onde haja temperatura constante não superior a 15 graus, além de ar relativamente úmido.
A seguir, assista a um vídeo com dicas para cuidar de crisântemos de flores grandes ao ar livre.
O comentário foi enviado com sucesso.