Crisântemos rosa: características, significado e variedades
As flores são usadas para decorar jardins, canteiros de flores. Os crisântemos são bastante populares entre os jardineiros porque são fáceis de cultivar e as propriedades decorativas são bem expressas. A espécie tem cerca de 150 variedades, mas as rosas são especialmente distintas. A dispersão de pequenas pétalas de tonalidades diferentes é fascinante.
Descrição
Crisântemos são plantas herbáceas ou semi-artesanais anuais e perenes da família Astrov. A vista do jardim é muito popular; a China é considerada sua pátria. Os arbustos com altura de 45 cm a 2 m costumam ser plantados em jardins, as folhas podem ser diferentes, tudo depende da variedade específica. As características dos crisântemos são as seguintes.
- Um grande número de tons de pétalas. Esta flor mostra toda a paleta possível de rosa.
- As inflorescências podem ser diferentes - tanto semi-duplas quanto com pétalas de formatos diferentes.
- O diâmetro da flor em si é bastante grande. O esplendor torna a planta muito decorativa.
Os rebentos podem ser púberes ou nus. As folhas são dispostas sucessivamente e podem ser simples, serrilhadas, dissecadas, inteiras ou dentadas. O tamanho e a forma dependem da variedade e a tonalidade é predominantemente verde claro. As flores pequenas são coletadas em cestos de vários tamanhos.
Normalmente no interior são tubulares amarelos, e o exterior é decorado com várias cores, localizadas em uma fileira.
Tipos e variedades
Os crisântemos são tão diversos que às vezes você pode confundi-los com outras flores. Os cultivares são freqüentemente diferentes, mas são agrupados por espécies. Inicialmente, as variedades precoces, intermediárias e tardias são divididas dependendo da floração em setembro, outubro e novembro, respectivamente. Os crisântemos também se distinguem pelo tamanho das flores e pela altura do arbusto. Os profissionais preferem usar combinações de diferentes tipos para um jardim de flores. Existem tantos crisântemos de jardim rosa que é impossível listar todos eles. Aqui estão algumas variedades de plantas populares.
- Monalisa. A cor fria combina rosa acinzentado e matiz lilás delicado. As inflorescências são semi-duplas, com 6 a 7 cm de diâmetro. O meio é verde-amarelo. Os arbustos são fortes e crescem até 70 cm, as folhas são pinadas e separadas, de cor verde escuro. Floresce no outono até outubro.
- "Flamingo rosa". A cor é delicada e leve. O círculo médio de pétalas da flor é levantado e esconde o meio. O arbusto tem poucas folhas e cresce até 65-70 cm. As folhas são externamente semelhantes às do carvalho. A variedade da Coréia não tem medo de secas e geadas leves. A floração começa em setembro.
- "Grand Pink". As pétalas são rosa brilhante. A variedade surgiu há relativamente pouco tempo, em 2000, e é uma combinação de crisântemo e camomila. O meio da flor é verde. O crisântemo arbustivo cresce bastante, até 80 cm.
- Rosa Memphis. As flores de um tom carmesim brilhante têm um núcleo verde. A variedade é jovem e bastante resistente ao gelo. Mesmo em solo fraco, a planta floresce magnificamente.
- Rosa de férias. As flores são lilases rosa. Os arbustos chegam a 70 cm, a variedade tolera bem as geadas, porém é melhor cobri-la para o inverno. Vale ressaltar que o crisântemo de uma só cabeça produz um pequeno número de brotos.
- Spider Pink. A tonalidade das pétalas é rosa, com brilho nas pontas. O arbusto atinge 45-60 cm de altura. As inflorescências são grandes e aracnídeos. O rosa aranha começa a florescer 10 dias após o dia ter sido encurtado.As pétalas longas e finas em forma de agulha do crisântemo podem formar ganchos.
- Mariella Pink. As pétalas são rosa claro, densamente arranjadas, então a flor é muito exuberante. O crisântemo de jardim cresce até 70 cm. A floração começa no final do verão ou início do outono.
- "Som rosa". As pétalas são rosa-brancas, com brilho próximo às bordas. A planta chega a 30 cm e floresce de agosto até a primeira geada.
- Haydar Pink. As pétalas são rosa escuro com uma borda branca. Existem outros tons, mas as flores sempre combinam 2 tons contrastantes. O meio é verde-amarelo. A variedade de tamanho médio atinge 80 cm de altura.
- "Ksenia". As pétalas são rosadas e largas. O crisântemo monocabeça cresce até 70 cm, vale ressaltar que os representantes da variedade possuem uma parte caducifólia densa.
- Dustina Pink. Pétalas delicadas são dispostas em uma flor como um pompom. A planta de baixo crescimento atinge 40 cm. O centro amarelo do crisântemo duplo é circundado por pétalas mais escuras. A floração começa em meados de agosto e vai até o final de setembro.
- "Pomom rosa". O crisântemo coreano pode ser de qualquer tom de rosa. Cresce até 70 cm de altura. Fica bem em canteiros de flores e em buquês. A forma da flor lembra um pequeno pompom, com 4-5 cm de diâmetro.
- Gompi rosa. As pétalas são rosa pálido e estão dispostas de forma bastante interessante. As linhas internas cobrem o núcleo, enquanto as externas crescem para os lados. A planta é pequena, com cerca de 60 cm, a floração começa no final do verão.
- Elda Pink. A cor é tão delicada que é o mais próximo possível do branco. No centro, uma fileira cresce e fica com uma tonalidade mais escura, enquanto o resto das pétalas são direcionadas para os lados. O arbusto subdimensionado atinge 40 cm, a floração começa em setembro.
- "Molfetta rosa". As pétalas no centro são mais ricas em cores, enquanto as fileiras externas são rosa pálido. As flores em si são exuberantes e duplas. O crisântemo é subdimensionado e atinge 40 cm, a floração começa em agosto.
Outras variedades também são usadas na horticultura. Por exemplo, Stylist Pink, cujas pétalas são adornadas com pinceladas de rosa e carmesim. O Artista Rosa parece bastante interessante, embora se assemelhe a uma camomila. As pétalas são quase brancas, decoradas com pinceladas rosa escuro. Ao escolher, você deve se concentrar apenas no efeito que deseja obter no jardim.
Regras gerais para cultivo
Os crisântemos precisam de solo regular com húmus e areia adicionados para um crescimento adequado. A fertilização no solo proporcionará flores exuberantes e duradouras. Antes de plantar, costumam usar um par de copos de cinzas, 2 colheres de nitrofosfato e cerca de 5 kg de húmus para cada m2 de terreno. Portanto, o crisântemo ficará alto e forte. O local deve ser escolhido de forma que a água não fique estagnada ali. Os crisântemos se sentem bem ao sol, ligeiramente em uma colina. A planta deve ser protegida do vento. Se os raios do sol não forem suficientes, a floração virá muito mais tarde do que deveria.
No outono, você precisa começar a fertilizar o solo. A flor em si é plantada em campo aberto no final da primavera ou início do verão. Primeiro você precisa fazer valas de tamanho adequado e regá-las com água purificada. Entre os arbustos, cerca de 30 cm de espaço livre deve ser deixado para o crescimento total. As regras de saída serão as seguintes.
- Escolha locais de pouso ensolarados e calmos.
- Solo fraco deve ser fertilizado.
- Providencie uma boa rega antes que os primeiros botões apareçam. Durante o período de floração, a quantidade de água deve ser reduzida.
- Os fertilizantes minerais e orgânicos devem ser usados a cada 2 semanas.
- Folhas murchas e botões devem ser removidos imediatamente.
- A planta não tolera o frio, por isso precisa ser coberta para o inverno.
A rega dos crisântemos é realizada na raiz. Folhas e flores não devem ser umedecidas. O afrouxamento da terra é fundamental para manter a umidade. Após a floração, na formação de novos brotos, recomenda-se regar com bastante água a cada 7 dias.A cada temporada, uma solução com fertilizantes de raiz deve ser injetada 2 vezes. A formação da bucha se deve ao corte. Os rebentos laterais são removidos na primavera, o arbusto torna-se esférico.
Para que as flores superiores sejam grandes, pode-se fazer pinças, nas quais os botões laterais são desbastados.
Uso em paisagismo
Os crisântemos de jardim são altamente decorativos e fáceis de cuidar. Seu cultivo é fácil, mesmo para iniciantes neste negócio. As variedades de rosa são variadas e têm muitos tons. Aqui estão alguns belos exemplos de canteiros de flores.
- Crisântemos rosa ficam bem na companhia de flores da mesma variedade, mas em uma cor diferente. É fácil criar tais canteiros de flores.
- Você pode usar outra técnica - uma combinação de plantas altas e baixas. Este último pousa na frente. Além disso, são utilizadas plantas que se espalham pelo solo.
- Ao plantar crisântemos rosa, você pode se limitar a uma variedade. Eles são bem decorativos para isso.
- Um canteiro de flores pode ser feito de crisântemos multicoloridos. A combinação de tons pode ser escolhida arbitrariamente, o principal é que a saturação seja a mesma.
- Flores deste tipo permitem criar uma decoração bastante interessante. Este projeto é adequado para qualquer jardim.
Para conhecer as características do cuidado e reprodução dos crisântemos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.