Como é feito o transplante de crisântemo?

Contente
  1. Quando você pode transplantar
  2. Preparação
  3. Procedimento de transplante
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Dicas úteis

O crisântemo é uma planta herbácea da família Asteraceae, que se divide em variedades anuais e perenes com flores de diferentes tamanhos e cores. Comparada a ela, nenhuma outra cultura pode se orgulhar de tamanha variedade de paletas de cores. As diferentes épocas de floração de cada variedade permitem criar um jardim de flores que pode ser admirado desde meados do verão até ao final do outono. Todos os tipos de crisântemos têm um certo tipo de transplante, realizado em diferentes épocas do ano.

Quando você pode transplantar

Muitos jardineiros acreditam que é melhor replantar os crisântemos no início da primavera, pois nessa época há uma quantidade suficiente de umidade no solo, o que contribui para o rápido enraizamento da planta em um novo local. O cultivo de uma planta envolve os seguintes tipos de transplantes:

  • plantio de mudas em campo aberto;
  • transplantar uma planta de um vaso para um terreno aberto;
  • transplantar crisântemos resistentes ao inverno de um lugar para outro;
  • transplante de crisântemo não resistente à geada.

    O crisântemo tolera bem o transplante, portanto, em alguns casos, você pode fazer isso no verão.

    A maneira mais fácil de reproduzir os crisântemos é por sementes, eles são semeados no final de fevereiro em caixas com solo, que inclui turfa, turfa e areia na proporção de 1: 2: 1. As caixas são retiradas em local semiescuro antes do surgimento dos brotos, a umidade do solo é controlada. Após os brotos formarem 2 folhas verdadeiras, eles são mergulhados, os copos com mudas são colocados em um local onde o sol não passa de 5 horas por dia. As mudas são plantadas em campo aberto no final de maio, quando já passou a ameaça das geadas noturnas.

    O tempo para plantar em campo aberto material de plantio comprado em uma loja em um vaso depende de quando ele foi comprado. Se um crisântemo foi comprado no outono, depois de 15 de setembro, é provável que ele não tenha tempo de criar raízes antes da geada e simplesmente morra. Nesse caso, os caules da planta são cortados, deixando no máximo 10 centímetros de altura, e armazenados até a primavera no porão ou garagem aquecida.

    O crisântemo perene resistente ao inverno (o crisântemo coreano de pequena flor é considerado o mais popular) pode ser deixado para crescer em um lugar por 3-4 anos. Como o crisântemo cresce rapidamente, seu sistema radicular em um curto período de tempo forma muitos pequenos brotos, forçados a se alimentar da raiz principal, o que leva a um rápido esgotamento do solo no local do arbusto.

    O enfraquecimento de uma planta por falta de nutrientes pode ser determinado pelas flores: elas começam a encolher e a perder a forma. Isso significa que o crisântemo precisa ser transplantado para outro local com uma composição de solo mais fértil. É melhor replantar as plantas perenes no outono, 20 dias antes do início das geadas permanentes, para que os caules tenham tempo de criar raízes. Um crisântemo transplantado no outono florescerá no início do próximo ano do que o transplantado na primavera.

    É melhor replantar uma planta perene não resistente à geada na primavera, isso ajudará a preservar um tipo raro de flor. Comparado com o transplante de outono, o transplante de primavera atrasa o início da floração da planta, mas essa deficiência é facilmente compensada por anuais de floração precoce.

    Você pode transplantar crisântemos em casa para um vaso maior em qualquer época do ano.

    Sujeito a certas regras, você pode transplantar uma planta com flor.

    Preparação

    Preparação de crisântemo para transplante assume as seguintes ações:

    • escolha do local;
    • preparação do material de plantio.

    Para o transplante de crisântemos, escolha uma área protegida do vento (por exemplo, perto da parede de uma casa) e iluminada pelo sol por até 5 horas por dia. Solo solto e fértil com acidez neutra é ideal para a planta. O solo pesado é fertilizado com húmus e desenterrado, com a passagem das águas subterrâneas altas, a areia é despejada em cada buraco. O transplante é realizado em tempo nublado e frio. O crisântemo é uma planta que ama a umidade, mas não tolera áreas baixas com água estagnada.

    As plantas compradas no verão na loja em vaso devem ser transplantadas o mais rápido possível após a compra, pois são vendidas em solo temporário com curta duração. A muda é cuidadosamente removida do vaso, as raízes são lavadas e são examinadas quanto a mofo e podridão. Para prevenir doenças fúngicas, as raízes são mantidas em solução fungicida por 30 minutos.

    As mudas caseiras em copos uma semana antes do transplante, começam a endurecer, levando-as para a varanda ou canteiro para passar o dia, e à noite são transferidas de volta para o quarto. 3 dias antes do dia previsto para o plantio, as mudas são deixadas no local durante a noite. O solo nas xícaras é mantido úmido.

    Para o transplante de um crisântemo perene para outro local, é selecionado um local ensolarado, localizado em uma elevação e protegido do vento.

    Antes da escavação, a planta é regada em abundância, para que ao ser retirada do solo, machuque menos as raízes, e deixe para o dia seguinte para amolecer melhor o solo.

    Procedimento de transplante

    Considere como exatamente transplantar crisântemos em diferentes épocas do ano.

    Verão

    O crisântemo da floricultura adquirido no verão deve ser transplantado para um vaso de 2 a 3 tamanhos maior. Isso deve ser feito o mais rápido possível, já que para a venda as plantas são colocadas em pequenos recipientes com solo provisório. As raízes das plantas compradas são libertadas do coma de terra, lavadas e desinfetadas.

    Outras ações são executadas em etapas.

    1. A drenagem é colocada no fundo da panela preparada (em casa, você pode usar pedaços de espuma), preencha com terra fértil e solta, que pode ser retirada do local.
    2. O pote é preenchido com terra, uma planta é colocada nele, a terra é levemente socada e bem regada.
    3. Guardada à sombra até o enraizamento, depois exposta no parapeito da janela.

    Ao contrário de uma cópia de loja, o crisântemo caseiro é transplantado sem perturbar o coma de terra, pelo método de transbordo.

      Para isso, a planta é regada, retirada com um pedaço de terra e colocada em outro vaso. Os vazios da panela são preenchidos com terra, regados novamente e removidos por 10 dias em um local semi-escuro.

      Na primavera

      O transplante de mudas para campo aberto na primavera é feito no final de maio, quando já passou a ameaça de geadas noturnas. As mudas são plantadas na seguinte seqüência.

      1. A planta é derramada em um copo com água, para não perturbar o caroço de terra durante o processo de extração.
      2. Despeje a água em orifícios preparados (15-20 centímetros de profundidade), espere que seja absorvida. As mudas, junto com um torrão de terra, são plantadas em covas a uma distância de 30 centímetros umas das outras, crisântemos de grandes variedades - a uma distância de 50 centímetros.
      3. Aplique palha no solo sob as mudas para reter a umidade, mantenha o solo solto e úmido até que as plantas estejam completamente enraizadas.

        Crisântemos em vasos após o inverno são plantados na mesma sequência que as mudas.

        No outono

        Um transplante de outono de um crisântemo resistente ao inverno envolve a mudança da planta de um lugar para outro. O arbusto retirado do solo é dividido em hastes, que são plantadas novamente em terreno aberto. Um evento bem conduzido é a chave para o sucesso. O transplante deve ser realizado antes de meados de setembro, para que os brotos divididos tenham tempo de criar raízes antes do início das geadas permanentes.

        Outras ações passo a passo são as seguintes.

        1. Regue a planta abundantemente para amolecer o solo. Isso ajudará a reduzir o trauma das raízes ao remover o crisântemo do solo.
        2. Cave em um arbusto com uma pá afiada (2 baionetas de profundidade) em um círculo, a uma distância de 30 centímetros do tronco principal.
        3. Após a retirada do crisântemo do solo, os caules são divididos, selecionando-se os mais fortes, com raízes desenvolvidas.
        4. As hastes são plantadas em terreno aberto em covas preparadas e derramadas, cobertas com terra, levemente socadas. Durante 2 semanas, o solo nos locais de plantio das mudas é mantido úmido e solto. A alimentação das plantas de outono não é necessária.

        Cuidados de acompanhamento

        Em casa, cuidando de um crisântemo crescendo em um vaso, não levará muito tempo e esforço, mas apenas se certas regras forem seguidas.

        • A planta é colocada na parte oeste ou leste da sala para limitar o tempo que passa ao sol.
        • A flor é regada 1 a 2 vezes por semana, evitando o ressecamento e o excesso de umidade.
        • Quando aparecem os primeiros sinais de uma doença fúngica da planta (amarelecimento das folhas), é utilizado o tratamento com fungicida. "Glyocladin" é um fungicida em comprimidos que pode ser colocado em um vaso de flores para desinfetar o solo, aprofundando-o em 2-3 centímetros.
        • Para o controle de pragas, são utilizados inseticidas, seguindo as instruções.

        Se falarmos de plantas em campo aberto, as regras serão as seguintes.

        • As plantas são regadas regularmente para evitar que o solo seque.
        • Na primavera, eles são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio para formar uma massa verde. No meio do verão - fósforo-potássio, o que ajudará os crisântemos a se preparar para o frio e o inverno com segurança.
        • A cobertura é realizada na raiz da planta para evitar a queima das folhas.
        • Após o término da floração, a planta é cortada, deixando o cânhamo de não mais de 10 centímetros de altura, e enviada para armazenamento de inverno em uma sala com temperatura não superior a 5 graus.

              As plantas perenes resistentes ao frio não precisam de abrigo para o inverno, mas os crisântemos perenes não resistentes à geada isolam, usando métodos comuns:

              • montando um arbusto;
              • abrigo com materiais improvisados: ramos de abeto, terra folhosa, serradura.

              Para evitar que o abrigo seja varrido pelo vento, deve-se pressioná-lo por cima com tábuas. No inverno, a cobertura de neve é ​​usada como um abrigo adicional.

              Dicas úteis

              Considere algumas recomendações, que são fornecidos por jardineiros experientes.

              • Para prevenir a introdução de uma infecção fúngica, as plantas compradas, junto com as raízes, devem ser tratadas com desinfetantes e transplantadas para outro vaso.
              • Para evitar a estagnação da água nos buracos após o transplante de outono, as plantas do jardim devem ser amontoadas para o inverno.
              • Recomenda-se que os crisântemos perenes não resistentes à geada de espécies raras sejam replantados todos os anos para eliminar o risco de perder a variedade valiosa.
              • Recomenda-se o replantio da planta em dias de pequenas chuvas prolongadas.
              • O transplante de crisântemos com flores no verão será bem-sucedido, sujeito ao regime de iluminação ideal e rega oportuna para o período de enraizamento da planta.

              Como transplantar crisântemos, veja o vídeo.

              R
              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário