Crisântemo: descrição e variedades, plantio e cuidados
O crisântemo é uma planta muito bonita e vistosa que pode decorar com sucesso qualquer jardim. É impossível passar por esta flor sem prestar atenção a ela. Muitas pessoas escolhem crisântemos para decorar seus quintais ou apartamentos na cidade. Embora a cultura seja considerada despretensiosa, isso não significa que não necessite de cuidados adequados. Neste artigo, descobriremos em quais variedades o crisântemo é dividido e como cuidar dele adequadamente.
Peculiaridades
O crisântemo é uma planta linda que chama muita atenção. Ela ganhou esse nome devido às muitas semelhanças com o sol quente. Traduzido do grego, crisântemo significa "flor-sol". Este lindo animal de estimação verde foi trazido do Extremo Oriente para a Europa, onde era especialmente amado e reverenciado. Lá, o crisântemo era considerado a flor dos imperadores.
O crisântemo é uma erva que se sente bem tanto no local quanto em um vaso conveniente colocado em uma casa ou apartamento perto da janela. Pode ser de vários tamanhos. As inflorescências são em miniatura e grandes. A altura das hastes também varia. Para o conteúdo doméstico, geralmente são escolhidos espécimes mais modestos, que não crescem mais do que 70 cm.
Para a manutenção do jardim, você pode selecionar com segurança mais variedades sólidas, cuja altura pode chegar a 1,5 m.
O lindo crisântemo parece muito impressionante. São suas qualidades externas que atraem a maioria dos floricultores que desejam decorar suas casas ou terrenos adjacentes. As flores em questão lidam com tais tarefas de maneira divertida. Os crisântemos são famosos por suas cores ricas e "vivas", o que os torna uma das plantas mais brilhantes e atraentes. As flores podem ser brancas, rosa, vermelhas, lilás, bordô e outras. As plantas podem ser da mesma espécie, mas ao mesmo tempo ter cores diferentes. Na descrição desses animais de estimação verdes, não será possível encontrar apenas pretos.
O crisântemo é famoso por um grande número de variedades e variedades. Graças aos esforços dos criadores, os jardineiros têm a oportunidade de cultivar flores de vários tons, tanto em seus lotes pessoais quanto em casa. A maioria das variedades de crisântemos é projetada para sobreviver em climas mais amenos e quentes. Esses exemplares são preparados com antecedência para o inverno, ou são totalmente desenterrados com o início do frio para serem colocados em um local seguro, por exemplo, no porão. Existem também algumas variedades que, com os devidos cuidados, sobrevivem aos invernos sem problemas, sem perder a beleza nem a saúde.
Os rebentos podem ser nus ou púberes. As lâminas das folhas dessas plantas são caracterizadas por um arranjo alternado. Eles são comuns, sólidos, serrilhados, dissecados. A folhagem do crisântemo pode variar em forma e tamanho. Na maioria dos casos, as flores desta planta não são muito grandes e são recolhidas numa espécie de cestos.
Crisântemos também são bons porque podem ser cultivados sem problemas em casa. Eles se dão bem em tanques de tamanho adequado. O principal é cuidar bem da planta, encontrar o lugar ideal na casa e regar e alimentar regularmente. Na maioria dos casos, para a manutenção de interiores, os floricultores escolhem flores pequenas e baixas, que não atingem mais de 70-80 cm de altura.No jardim, você também pode plantar espécimes mais altos, com altura superior a 120 cm.
O crisântemo de cobertura do solo é uma aposta segura para o paisagismo.
Com essa adição, o site fica mais animado e vibrante. Belas inflorescências desta famosa planta transformam a atmosfera, adicionando cores espetaculares a ela. Caminhos, áreas de entrada, gazebos e outros elementos semelhantes são decorados com essas flores. Uma vantagem significativa dessas cores reside não apenas em sua beleza e brilho, mas também em sua relativa simplicidade. Qualquer florista poderá cultivar crisântemo em casa ou em seu próprio terreno, mesmo que não tenha cultivado anteriormente uma planta semelhante. O crisântemo não precisa de cuidados caros e demorados, portanto, o jardineiro não precisa ter conhecimentos e habilidades especiais.
Tipos e variedades
Como mencionado acima, o crisântemo é subdividido em um grande número de subespécies e variedades. Cada cópia tem suas próprias características e signos externos. Há flores suficientes para a escolha dos floristas, que serão capazes de decorar com sucesso tanto a área local quanto o interior da casa. Os crisântemos são subdivididos em diferentes tipos, com base em um número suficiente de parâmetros básicos. Todos os crisântemos são classificados em diferentes variedades de acordo com seus ciclos de vida. Existem dois tipos dessas plantas ornamentais.
- Anuais. Plantas com boa imunidade. Eles são resistentes. Eles podem ser semeados corajosamente em solo preparado. Crisântemos anuais são considerados despretensiosos, portanto podem ser plantados para jardineiros novatos. Elas florescem por muito tempo - até a geada. Este tipo inclui variedades como "Mishung", "Kokard" e outras. O crisântemo coroado (também chamado de vegetal) também é uma espécie anual.
- Perene. Plantas populares conhecidas por sua rica floração. Espécimes despretensiosos que não precisam de cuidados complexos. As condições desfavoráveis das plantas perenes geralmente não são assustadoras. Esta subespécie inclui variedades de estufa e coreanas (meio-fio, por exemplo, "Goldball", "Flórida").
As criaturas em questão também diferem no período de tempo em que ocorre sua floração. As seguintes subespécies e variedades são distinguidas:
- cedo - florescer em setembro, por exemplo, "Mãos";
- médio - a floração desses representantes da espécie cai em outubro; variedades "Froggy", "Orange";
- plantas no final de novembro; variedades "Rivardi", "Larisa".
Ao escolher uma determinada variedade que deseja cultivar ao ar livre, deve-se levar em consideração o nível de sua robustez ao frio.
Os arbustos são divididos de acordo com esta qualidade.
- Resistente ao frio. Plantas que não têm medo das primeiras nevadas. Estes incluem representantes de variedades como "Susan", variedades coreanas.
- Para climas amenos. Por exemplo, a variedade "Fantasia". As flores pertencentes a esta variedade podem não cumprir o tempo e não florescer até a chegada da primeira geada. Normalmente eles se reproduzem nas latitudes do sul. Deve-se notar que as subespécies não duplas baixas são resistentes ao ar frio. Quanto maior for o "animal de estimação verde", menos resistente à geada ele será no final.
As dimensões das inflorescências também são um critério pelo qual as diferentes variedades são divididas.
- Flor grande. Este tipo inclui variedades bem conhecidas, por exemplo, "Zembla Lilak", "Tom Pierce". O diâmetro da "tampa" destas variedades atinge os 20-25 cm e a sua forma é quase hemisférica. Os caules são geralmente de altura suficiente.Essas flores são cultivadas com mais freqüência para o corte subsequente. Os crisântemos de flores grandes geralmente não resistem às condições de inverno do lado de fora.
- Flor intermediária. Estes incluem as variedades "Golden Fleece", "Spray of Champagne". As inflorescências dessas plantas raramente excedem 8-10 cm. Essas subespécies são mantidas principalmente em jardins ou áreas de varanda.
As flores descritas também podem diferir na estrutura das inflorescências em duas variedades.
- Simples. Destas espécies vêm as variedades "Andre Rose", "Amazonka", "Baltika". O meio da inflorescência é aberto, emoldurado por uma ou duas fileiras de pétalas. Externamente, essas variedades são muito semelhantes a uma grande e bela camomila.
- Terry. Esta subespécie inclui as variedades "Zlata Praga", "Gazella", "Trezor". Crisântemos com inflorescências duplas possuem ricas fileiras de pétalas. Eles cobrem todo o centro da flor.
Todos os crisântemos são subdivididos nos tipos listados abaixo.
- Ampelnye. Caso contrário, é chamado de crisântemo em cascata. Ela foi criada no Japão. Suas flores são muito semelhantes às de uma margarida. Seu diâmetro raramente ultrapassa 2–4 cm. A planta é caracterizada por um crescimento impressionante e longos brotos com um grande número de flores coloridas.
- Eriçado. Esses crisântemos atraem imediatamente muita atenção porque têm pétalas finas e ligeiramente enroladas. Externamente, eles se assemelham a pincéis elegantes.
Essas variedades são lindas e impressionantes, por isso são escolhidas por muitos produtores.
- Pompom. Os crisântemos dessas variedades apresentam uma forma esférica chique. Eles se distinguem por sua duplicidade aumentada, tons ricos e suculentos, floração longa em quase todas as condições de crescimento. Variedades "redondas" são incrivelmente populares porque são lindas e não precisam de cuidados complicados.
- Semi-duplo. Estes crisântemos apresentam um grande número de diferentes formas, estruturas e cores. O representante mais marcante e memorável desta categoria é uma planta de jardim com inflorescências ligeiramente murchas. Seu meio praticamente não é coberto, e nas bordas existem pétalas de diferentes escalas e formas. Os espécimes semidobrados parecem coloridos e originais.
- Simples. Variedades comuns aparecem como inflorescências elegantes, mas discretas. Em termos de suas características externas, diferem pouco das margaridas simples.
- Semelhante a uma anêmona. Esses crisântemos podem ser facilmente reconhecidos por sua forma comum e centro ligeiramente proeminente da inflorescência. Ele sobe ligeiramente com pétalas, precipitando-se em direção ao sol. Estes são alguns dos representantes mais delicados dos crisântemos de jardim. Eles exalam um perfume muito agradável e discreto que muitas pessoas gostam.
- Em forma de colher. Essas variedades de crisântemos são consideradas raras. Eles têm um nome autoexplicativo - suas pétalas são muito semelhantes em forma de colheres pequenas e organizadas.
- Uma cabeça (solitária). As inflorescências de tais representantes podem ser duplas ou semi-duplas. Seu diâmetro normal é de 12 a 25 cm. A planta tem um caule forte e resiliente. O botão de um único crisântemo também é chamado de chapéu.
Cuidados domiciliares
Para a manutenção doméstica, geralmente são escolhidas variedades anãs de crisântemos, que são pequenas em tamanho e modestas em altura. É fácil cuidar dessas plantas. O principal é saber exatamente quais as condições obrigatórias para as flores de interior. Para que a beleza em questão em casa seja saudável e encante as famílias com uma floração rica, ela precisa estar cercada por uma temperatura segura. Um modo de + 20– + 23 graus é adequado. Na primavera e no outono, na sala onde o vaso de flores está localizado, a temperatura do ar deve ser de + 15– + 18 graus.
No inverno, é permitido manter o crisântemo em local fresco, onde a temperatura seja de pelo menos +3 graus.
A iluminação é importante e correta. Para colocar um vaso de flores, é recomendável escolher uma janela na direção oeste ou leste.Os crisântemos precisam apenas de luz difusa em quantidades suficientes. Essas safras não podem ser colocadas no lado sul. No peitoril da janela ao norte, as flores de crisântemo serão surpreendentemente escassas, já que haverá falta de luz solar. Os crisântemos podem crescer em uma área de varanda, loggia ou varanda. Essas áreas devem ser bem iluminadas, pois as flores precisam de luz solar suficiente. Com o advento das estações quentes, é recomendável deslocar a planta para o jardim.
O crisântemo deve ser regado corretamente e em tempo hábil. Este procedimento não pode ser negligenciado, caso contrário o animal ficará doente e poderá morrer. A flor em questão está relacionada a variedades que gostam de umidade, portanto, o substrato no qual ela está localizada deve ser relativamente úmido. Durante toda a estação de cultivo, o arbusto deve ser regado pelo menos 2 vezes a cada 7 dias. Secar demais um pedaço de terra no inverno é proibido. É necessário garantir que nenhum líquido fique estagnado na mistura do solo e na panela, o que leva ao apodrecimento do sistema radicular da flor. As flores novas cultivadas em casa devem ser replantadas uma vez por ano. Para fazer isso, você precisa pegar um novo pote, que é maior do que o antigo. Os arbustos adultos podem ser transplantados com menos frequência - uma vez a cada 2-3 anos.
Uma flor caseira precisa de alimentação regular. Os cultivadores de flores experientes recomendam o uso de fertilizantes minerais complexos, que contêm componentes necessários como fósforo e potássio, que estimulam o florescimento dos crisântemos. Para que o arbusto floresça antes da data prevista, é necessário acelerar o seu florescimento. Para tanto, pode-se adicionar uma solução especial de monofosfato de potássio 1 a 10 ao solo, ou usar outro fertilizante complexo com fósforo, nitrogênio e potássio.
As flores adultas devem ser fertilizadas uma vez a cada 1,5 semanas. A cada 4 dias, a mistura de solo em que o crisântemo cresce é complementada com verbasco (solução preparada com 1 balde de água e 1 parte do próprio fertilizante). Quando a formação dos botões começa, toda a fertilização da flor é interrompida. A partir do momento em que termina o florescimento do crisântemo doméstico, ele deve ser deixado em um estado de calma. Terá de cortar cuidadosamente todos os talos do arbusto e retirar o vaso com a planta da adega, onde viverá até ao início da primavera.
Quando os primeiros brotos novos aparecerem, o animal precisará ser transplantado para um vaso novo e espaçoso e devolvido ao seu antigo lugar na casa.
Levamos em consideração o clima e escolhemos um local no local
Muitos jardineiros preferem cultivar crisântemos não em um vaso, mas ao ar livre, no jardim ou no quintal. Para estes propósitos é importante escolher corretamente o local mais adequado onde a planta se sinta confortável.
Escolha de um local de pouso
Um lugar onde todos ganham, onde o crisântemo crescerá bonito e saudável, é uma área iluminada e ensolarada. Durante o dia, esta linda planta precisa de pelo menos 3 horas de luz solar. Claro, ninguém proíbe o plantio de crisântemos em um local sombreado no local, mas nessas condições a planta florescerá esparsamente... As flores não crescerão e o caule pode crescer muito alto, como se se esticasse para cima em busca da luz do sol que falta. Idealmente, para o plantio de crisântemos, deve-se selecionar não só um local bem iluminado, mas também protegido do vento, onde haja solo adequado em sua composição e estado.
Requisitos de solo
Apesar de o crisântemo ser uma planta relativamente despretensiosa, é muito importante cultivá-lo em um local com solo adequado. O solo deve ser fértil, bem fertilizado, saturado de umidade em quantidade suficiente. Mas também não deve ser muito úmido e molhado - nessas condições, as raízes do crisântemo podem começar a apodrecer, o que acarretará muitos problemas sérios, da polpa até a morte da flor.Os crisântemos não gostam de tipos de solo arenoso ou turfoso. Terras que não podem se orgulhar de uma composição rica em minerais, retendo umidade mal, acabarão sendo completamente inadequadas para esses brotos de rua.
Importante! As melhores condições para o plantio de crisântemos são solos franco-arenosos leves. É desejável que sejam bem aromatizados com húmus e componentes orgânicos. Recomenda-se garantir que o solo seja drenado.
Regime de temperatura
Antes de prosseguir com o plantio de mudas de crisântemo em terreno aberto, você precisa descobrir quais condições climáticas para a variedade selecionada serão seguras. Por exemplo, em condições mais severas (por exemplo, no extremo norte), as variedades coreanas criarão raízes facilmente. Esses espécimes podem ser plantados com segurança nos Urais. A maioria das variedades de crisântemos é projetada para um clima ameno.
Portanto, uma das variedades mais comuns é a "Fantasia".
Os cultivadores experientes recomendam o plantio de flores em áreas relativamente frescas, onde as temperaturas excessivamente altas não persistem. Em dias de sol muito agressivo, é aconselhável sombrear as plantas, caso contrário podem ocorrer queimaduras graves. Ao escolher flores de uma certa variedade, certifique-se de considerar se elas são adequadas para as condições climáticas em que você vive. Também é necessário levar em consideração os parâmetros de temperatura ideais para cada estação, a saber:
- temperatura ótima de outono - + 15– + 18 graus;
- temperatura no inverno - 0– + 7 graus;
- na primavera, os crisântemos são confortáveis em temperaturas de +11 a +17 graus;
- a temperatura ideal no verão é de até 23 graus.
Como plantar?
Não há nada difícil em plantar crisântemos em campo aberto em uma casa de campo ou casa de campo. Para isso, você pode adquirir mudas, comprar mudas prontas ou escolher um galho de flores doadas anteriormente. Muitos produtores decidem enraizar esta bela planta retirando-a de um buquê. Os especialistas recomendam o plantio de um crisântemo de um buquê no início da temporada de outono. É aconselhável iniciar esses procedimentos antes de 15 de setembro ou próximo ao final da primavera. O período ideal para o plantio de uma planta é de manhã cedo ou à noite, quando não há calor abafado do lado de fora. Essas plantas florescem em agosto e são capazes de suportar com calma os pequenos resfriados de outono. Estas flores crescem bem em áreas calmas, claras e abertas.
Antes de começar a plantar o futuro arbusto, você precisa preparar o solo adequadamente. Primeiro, você precisa afrouxá-lo completamente, remover todas as ervas daninhas. O fertilizante terá de ser aplicado no solo: excrementos de galinha ou estrume. As estacas no solo devem ser colocadas de forma a ficar entre elas uma distância de 30-60 cm. Após o plantio, é necessário preparar uma solução fraca de permanganato de potássio e tratar a superfície do solo com ele. Para que os caules cortados criem raízes em um novo lugar, todas as folhas velhas, assim como os botões desbotados, devem ser removidos deles. É aconselhável atualizar a fatia do ramo.
Para que o excesso de líquido escorra, convém preparar poços compactos. Para que as flores do buquê criem raízes mais rapidamente, é aconselhável cobri-las com um filme especial ou frasco de vidro por algumas semanas. É necessário garantir que os abrigos colhidos não entrem em contato com as lâminas de crisântemo plantadas. Se você estiver usando um jarro, certifique-se de arejar periodicamente os cortes selecionados.
Para proteger as flores do bouquet das rajadas de vento, pode fazer uma pequena vedação à volta delas, que também será um excelente suporte para caules fracos.
Como cuidar bem dele?
Se você deseja cultivar uma planta realmente bonita e saudável em seu local, ela precisa de cuidados competentes.
Rega
É muito importante regar esta planta de acordo com todas as regras. Como mencionado acima, os crisântemos são plantas que gostam de umidade. O substrato em que crescem deve estar sempre ligeiramente úmido. Quando o tempo está muito quente no quintal, você pode passar a borrifar a flor com um borrifador. É aconselhável recorrer à tarde e de manhã. Você pode dispensar a hidratação adicional do crisântemo no calor, mas ele vai secar e não ficará mais bonito.
As flores plantadas em terreno aberto devem ser regadas da seguinte forma:
- nos primeiros estágios de crescimento, as flores precisam ser regadas pelo menos 1 vez por semana;
- é necessário embeber bem as camadas superiores do solo sem atingir as folhas da flor;
- no verão, quando a temperatura do ar sobe, a rega pode ser feita com mais frequência;
- na fase de floração de setembro, recomenda-se regar o crisântemo pelo menos 3 vezes por semana.
Top curativo
Os crisântemos precisam de fertilizantes de alta qualidade e uma ampla gama de nutrientes, a saber, componentes como:
- azoto;
- potássio;
- fósforo;
- enxofre;
- cálcio;
- magnésio;
- manganês;
- ferro.
Os especialistas recomendam fortemente a escolha de fertilizantes complexos de alta qualidade para a alimentação de plantas, que contêm todos os componentes necessários. Se as flores foram plantadas durante a primavera atual, alguns curativos serão suficientes para a estação. Se você plantou flores há 1 ou 2 anos, terá que fornecer cobertura para todo o verão. No outono, você precisará fertilizar o crisântemo uma vez por mês.
Poda
Para que um crisântemo plantado seja um arbusto bonito e exuberante, é importante podá-lo regularmente. É imprescindível beliscar a flor plantada corretamente. Esses procedimentos são necessários não apenas para animais de estimação no jardim, mas também para animais de estimação verdes em vasos. Nesses casos, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- é necessário beliscar os crisântemos pela primeira vez quando o pedúnculo central atinge pelo menos 10 cm de altura;
- a segunda pinçada é permitida no momento em que os rebentos laterais crescem até 10 cm;
- todas as pinças posteriores devem ser realizadas, levando em consideração os traços distintivos e características da espécie, estrutura da flor;
- a pinça final será útil 2–2,5 meses antes do estágio de floração;
é sempre necessário podar os enteados em tempo hábil para que, antes do início da floração, não haja mais do que 5-6 talos na saída.
Os procedimentos a seguir podem ser úteis para garantir que a planta tenha uma floração rica e sólida:
- para obter flores grandes de crisântemo, é necessário remover os botões nas laterais quando "eclodem";
- em representantes de variedades de flores pequenas, para estimular a floração dos brotos laterais, é necessário retirar o botão no centro;
- remover regularmente todos os botões que murcharam, este método poderá não só formar uma bela planta, mas também prolongar a floração em geral.
Período dormente
No final da fase de floração, o crisântemo entra em estado de dormência. Nesse momento, o inverno está se aproximando e você precisa encontrar um lugar seguro para o animal de estimação verde esperar nesta temporada. Quando uma flor pára em um estado de calma, não pode ser regada de forma alguma. Recomenda-se implementar este procedimento pelo menos uma vez por mês. Assim, a vitalidade da flor será mantida com sucesso.
Transferir
Os crisântemos precisam de transplantes periódicos. As plantas jovens devem ser transplantadas uma vez por ano, e os adultos - uma vez a cada dois anos. Isso deve ser feito no início da primavera, no momento em que começa a estação de crescimento. Considere todas as sutilezas do transplante de primavera desta planta.
- O arbusto deve ser escavado o mais cuidadosa e cuidadosamente possível de seu local original. A terra precisará ser sacudida. O arbusto-mãe pode ser dividido em partes diferentes usando um podador.
- É necessário atribuir um novo local para a flor. Deve estar bem iluminado, longe de lençóis freáticos.
- O arbusto escavado ou suas partes individuais precisarão ser transplantados para orifícios pré-preparados. Após o transplante, as flores precisarão ser bem regadas.No início, a rega pode ser mais frequente para que a flor possa criar raízes com mais facilidade e rapidez.
- A primeira alimentação será necessária algum tempo após o transplante. É aconselhável aplicar um fertilizante complexo líquido para flores.
Como conservar flores no inverno?
Muitos jardineiros estão interessados em como preservar os crisântemos no inverno. Existem maneiras de armazenar esta planta no inverno, tais como:
- partindo no chão;
- mover plantas escavadas para a casa (porão ou outro local adequado);
- colheita de crisântemos em trincheiras pré-preparadas.
As variedades das flores em questão resistentes à geada podem ser deixadas em campo aberto durante o inverno.
Mas, para isso, a flor precisará ser cortada corretamente, deixando cerca de 15 cm da camada de terra. o arbusto precisa ser coberto com agulhas ou palha, o amontoamento de húmus é necessário... Assim que a temperatura cair para +5 graus, a planta precisa ser coberta com ramos de carvalho ou abeto. Para se abrigar, em nenhum caso você deve usar folhas caídas. Quando as geadas passarem, o abrigo deve ser removido a tempo. Se houver geadas noturnas, você pode recorrer à colocação de uma película espessa.
Freqüentemente, os crisântemos desenterrados são removidos para o porão durante o inverno. Esta é uma das soluções mais populares. Mais perto da geada, os rizomas das flores são cuidadosamente desenterrados e, juntamente com uma massa de barro, são enviados para a adega. A planta é colocada diretamente no solo. A temperatura ambiente deve estar entre 0 e +5 graus. Com esse regime de temperatura, os crisântemos ficarão em uma espécie de estado de "sono" (repouso). Os rebentos jovens não se alongam neste momento. Com o método proposto, será possível manter as plantas sob controle e iniciar a germinação a qualquer momento.
Para o inverno, você pode colocar crisântemos em trincheiras, cuja formação deve ser feita com antecedência. Os arbustos de flores escavados com cuidado devem ser cuidadosos, mas bem dispostos em trincheiras, cuja profundidade não seja superior a 60 cm. Quando as geadas vierem, a trincheira precisará ser coberta com tábuas de madeira ou uma folha de ardósia. Por cima terá de colocar uma película e polvilhar a videira (pode-se usar folhas). Este método é popular, mas não permite que o cultivador controle o armazenamento da flor.
As sutilezas de cultivar uma casa em um vaso
Crescendo crisântemo em uma panela em casa, não se deve apenas fornecer-lhe um cuidado competente, mas também levar em consideração as seguintes sutilezas do conteúdo:
- para cultivar um crisântemo em um vaso, você precisa escolher o substrato certo para isso; solo neutro solto, leve e rico em nutrientes é recomendado;
- a mistura de solo pode ser feita de forma independente, ou você pode comprar imediatamente uma composição pronta na loja;
- a porcentagem de nutrientes na mistura do solo aumentará se for adicionado esterco de galinha;
- depois de regar o crisântemo em vaso, todo o excesso de umidade deve ser removido imediatamente; antes da adição subsequente de água, a superfície da terra deve secar um pouco;
- crisântemos em vasos podem ser alimentados não apenas com misturas especializadas, mas também com misturas universais simples; durante o período de floração, a planta necessita principalmente de fósforo e potássio, e durante a formação do arbusto - em nitrogênio;
- conforme a folhagem e as flores murcham, elas devem ser cuidadosamente aparadas;
- antes do inverno, recomenda-se cortar ao máximo o vaso de plantas, deixando apenas um pequeno "cânhamo" do sistema radicular;
crescendo crisântemo em uma panela em casa, é necessário colocá-lo o mais longe possível da bateria e outros dispositivos de aquecimento.
Métodos de reprodução
Existem apenas alguns métodos básicos de como criar crisântemos. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Ao dividir o arbusto
A reprodução de crisântemos dessa maneira é um dos métodos mais populares. Recomenda-se replantar o arbusto após a conclusão do processo de floração. É nessa época que novos brotos nascem, uma nova raiz começa a crescer. É necessário desenterrar o arbusto com cuidado, sacudi-lo e enxaguar as raízes. Tendo separado um rebento jovem, terá de ser imediatamente plantado em solo pré-preparado. Se o caule for muito alto, corte a quarta folha e cubra a planta para que as raízes possam criar raízes com facilidade.
Sementes
Esta opção de criação também é muito popular. As sementes podem ser semeadas no solo em maio. É melhor plantar 4–5 sementes por cova. Se você quiser que as flores se abram mais cedo, primeiro você pode plantá-las em casa em março, e depois mergulhar em vasos e movê-las para fora nos últimos dias de maio.
Por estacas
Este método de reprodução de crisântemos deve começar com a seleção de plantas saudáveis - plantas-mãe. No final do período de floração, arbustos verdes devem ser selecionados e transplantados para uma caixa separada. As mães devem ser mantidas em uma sala onde a temperatura seja de 2 a 5 graus (não inferior a 0). Eles precisam ser regados o suficiente para que os brotos das raízes germinem produtivamente. Para estacas, são adequados brotos que se ramifiquem a partir da própria raiz. Essas mudas devem ser plantadas em vasos com solo pré-preparado.
Areia e húmus devem ser adicionados à mistura do solo. Os fertilizantes minerais não serão supérfluos (você pode diluir uma solução de 20 g para cada 10 litros de água). A planta cria raízes e cria raízes em cerca de um mês. Depois disso, você pode começar a transplantar para o jardim, se as condições climáticas permitirem.
Por que eles não estão florescendo e o que fazer a respeito?
Crisântemos coloridos e brilhantes são geralmente cultivados para decorar um terreno ou casa / apartamento. É uma pena que a floração ainda não chegue ou seja muito "tardia". Vamos considerar quais razões podem levar a tais problemas e como eles podem ser evitados.
- Pequena luz. Os crisântemos só podem florescer bem se crescerem em áreas bem iluminadas pelo sol.
- Após o inverno, o arbusto foi removido para germinação. Esse procedimento deve ser realizado no início de março.
- A planta-mãe não tem capacidade de rejuvenescer na hora certa. Antes de plantar uma planta no solo, ela deve ser desbastada sem falhas.
- Curativo de cobertura aplicado irregularmente. É necessário lembrar sobre a fertilização oportuna durante o crescimento especialmente ativo da massa verde, quando as plantas produzem folhagem, os botões são colocados.
- Secagem excessiva do solo. O solo ao redor da flor deve estar sempre ligeiramente úmido para fazer a planta florescer.
- Variedades tardiascujo período de floração ocorre em novembro ou dezembro.
Acontece que a flor não tem tempo para florescer antes do início de fortes geadas e temperaturas abaixo de zero.
Doenças e pragas
Crisântemos, como qualquer outra planta, são suscetíveis a certas doenças. Freqüentemente, são alvos de uma série de pragas perigosas. Os crisântemos costumam sofrer de doenças como:
- mancha anelar - quando uma planta sofre de tal doença, manchas amarelas características aparecem nela, e as folhas murcham;
- nanismo - com esta doença, o crescimento da flor diminui significativamente, as flores são minúsculas;
- sem sementes - com tal doença, as inflorescências ficam deformadas e descoloridas;
- mosaico - leva ao aparecimento de manchas na folhagem do crisântemo, semelhantes a um mosaico;
- O oídio é uma doença muito séria que afeta flores e flores silvestres de jardim e de interior; crisântemos que sofrem de oídio são cobertos com uma flor esbranquiçada claramente visível;
- ferrugem - tem como principal sintoma o aparecimento de manchas vermelhas na planta, amarelecimento das placas foliares;
- podridão cinzenta - manifesta-se na formação de uma flor cinzenta na flor, com isso a planta quase sempre começa a apodrecer;
- septoria - com ela, aparecem manchas amareladas perceptíveis na flor.
Importante! Para ajudar esse animal herbáceo, medicamentos especializados devem ser usados.Enxofre coloidal, líquido bordalês serve.
Na maioria das vezes, os crisântemos sofrem ataques das pragas descritas a seguir.
- Ácaros da aranha e pulgões. Essas pragas tiram todo o suco da planta, o que logo leva à perda da cor do crisântemo e seu inevitável murchamento. Você pode se livrar das pragas com um poderoso jato de água ou tratamento com inseticidas, solução de sabão de cobre.
- Nemátodo da folha. Parasita grave que afeta chineses, coreanos, holandeses e qualquer outra espécie de crisântemos. Os nematóides parecem vermes. Seu aparecimento é acompanhado pela formação de manchas amarelo-acastanhadas nas folhas da planta. Então eles começam a se fundir, a flor seca.
É necessário remover esta praga junto com o solo circundante.
Possíveis problemas
Crescendo crisântemo em casa ou no local, Uma florista pode enfrentar vários problemas comuns.
- As plantas em vasos murcham. Isso pode ser devido à temperatura do ar inadequada, excesso de rega, pragas e doenças. É preciso dotar a flor de todas as condições necessárias para o crescimento, monitorar seu estado para perceber a tempo que ela está doente.
- Os botões estão caindo. Os botões de crisântemo caem e secam com mais frequência devido ao fato de estarem em condições de temperatura do ar excessivamente alta.
- Crescimento lento, flores minúsculas. Esse problema indicará que a flor não tem luz solar suficiente. Caules muito alongados e desproporcionais indicam o mesmo.
- Secagem da flor. Se você não remover a folhagem seca durante a floração, o crisântemo pode secar. Não negligencie a rega adequada. A flor adora água, mas não seu excesso.
- Apodrecendo. Pode começar pelas raízes. Um problema comum se a planta fica muito úmida ou está no solo errado.
Se você fornecer à flor considerada os cuidados e condições de crescimento necessários, não haverá problemas com ela. O crisântemo é uma criatura despretensiosa, por isso não será difícil evitar problemas desnecessários.
Uso em paisagismo
Crisântemos brilhantes e atraentes podem ser uma decoração chique para qualquer local ou jardim. Estando em um lindo canteiro de flores ou apenas em campo aberto contra o fundo de um gramado bem aparado, sempre chamam a atenção, tornando o ambiente mais animado e elegante. As plantas em questão parecem incríveis em uma única composição com outras belas flores. Em um site, será interessante combinar crisântemos com rosas. Como "vizinhos", você pode plantar zínias, peônias, ásteres. A bela alstroemeria também é adequada. Crisântemos, plantados em um canteiro de flores de várias camadas com outras culturas ricas e variadas, por exemplo, com delfínio, dálias, margaridas e manadras, parecem lindos.
Para todas as complexidades do crescimento de crisântemos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.