Como cobrir um crisântemo para o inverno?
O crisântemo costuma ser chamado de rainha do outono. Isso é verdade, porque ela floresce naquela época do ano em que as folhas já estão caindo e toda a natureza “adormece”. O crisântemo não tem medo do frio de novembro, e algumas variedades são capazes de suportar até invernos rigorosos. No entanto, para que os arbustos de crisântemo não danifiquem a geada ou as mudanças repentinas de temperatura, é melhor cobrir a maioria das variedades com bastante antecedência.
Como aumentar a camada de cobertura morta?
Não será difícil preservar os crisântemos de inverno em campo aberto. O primeiro passo é prepará-los. Inicialmente, você precisa cortar os arbustos e afrouxar cuidadosamente o solo ao redor dos arbustos. Isso deve ser feito com cuidado para que, como resultado, não se formem covas ao seu redor, pois isso pode levar ao acúmulo de água neles. Então você pode iniciar o processo de abrigo. Em áreas onde os invernos são moderados e com neve, uma espessa camada de cobertura morta deve ser usada como cobertura.
Na preparação para o processo de cobertura morta, os caules dos crisântemos são cortados de forma que apenas 10 centímetros do arbusto permaneçam acima do solo. Não há necessidade de sentir pena da planta, pois na primavera ela se recuperará rapidamente.
Então você pode começar a cobertura morta. Coloque a camada de cobertura morta de modo que cubra completamente a planta. Isso será o bastante para um inverno confortável do crisântemo. No entanto, se os proprietários estão muito preocupados com sua segurança, você pode cobrir o arbusto por cima com uma fina camada de ramos de abeto ou serragem.
Recursos de armazenamento sob o solo
Uma das maneiras mais fáceis e interessantes de fazer um abrigo para crisântemos durante o inverno é criar um local de inverno bem sob a terra. No entanto, esta opção é aceitável apenas nas regiões onde a cobertura de neve é muito grande. O lote de terreno selecionado também não deve ser inundado.
Para começar, é necessário cavar uma vala com antecedência, cuja profundidade estará entre 50–90 centímetros. Assim que começam as primeiras geadas, os arbustos de crisântemo precisam ser desenterrados, cortados e só então colocados em uma trincheira preparada. Todo o espaço da vala deve ser preenchido com folhas pré-caídas colhidas e secas ou serragem seca. A camada deve atingir o nível do solo.
Além disso, tudo isso deve ser fechado com papelão grosso, ou ardósia, ou com tábuas secas comuns. De cima, tudo precisa ser coberto com filme plástico. É importante notar que é muito importante aqui garantir que não haja umidade na vala, caso contrário as flores simplesmente morrerão na primavera. Assim que a neve derreter na primavera, o fosso deve ser aberto imediatamente. Não precisa se apressar muito, tudo deve ser feito aos poucos, retirando as folhas camada por camada.
Em seguida, os arbustos devem ser colocados em um local aquecido. Com o início do clima quente, eles podem ser replantados no solo. Na verdade, esse método é uma alternativa para o inverno em um porão ou adega. As flores assim cobertas mantêm-se muito bem, porque o método é testado ao longo do tempo.
Invernando sob a "cúpula"
Este tipo de abrigo é considerado mais eficaz, pois pode proteger as flores mesmo de geadas severas. No entanto, o arranjo de tal "alojamento" de inverno depende inteiramente do esquema de plantio de crisântemos.
Para arbustos plantados separadamente, é necessário fazer estruturas individuais. Os caules das flores não precisam ser cortados muito baixos. Eles devem ser puxados para uma espécie de "casulo" e, em seguida, pressionados suavemente contra o solo. A bucha fixada nesta forma deve ser coberta com qualquer material que possa reter calor.Em seguida, o arbusto pode ser coberto com tijolos e uma folha de madeira compensada ou ardósia pode ser colocada em cima.
Assim que a neve cair, ela deve ser jogada sobre o abrigo acabado para criar isolamento térmico adicional.
Para flores plantadas em fileira, pode-se fazer uma estrutura em túnel, que servirá de abrigo para elas. Isso exigirá arcos fixados sobre os arbustos na mesma distância. Você precisa amarrar as ripas a eles. A moldura acabada é coberta com qualquer material, de preferência elástico.
Recomendações
Apesar de esta flor ser adaptada ao frio, nem todos os tipos de crisântemos sobrevivem ao inverno ao ar livre. Apenas variedades coreanas de crisântemos ou variedades híbridas russas são adequadas para isso. Entre eles, os seguintes são especialmente populares:
- borda crisântemos "Slavyanochka" com a cor rosa;
- flores da variedade "Multiflora", de forma esférica;
- crisântemos lilases claros "Etna" com pétalas em forma de agulha;
- grandes flores de tom laranja-avermelhado "Tom Pierce";
- crisântemos laranja claro "Golden Fleece";
- flores altas de Verde Anastasia, com uma cor verde claro;
- planta perene "camomila rosa";
- crisântemo tardio com pétalas em forma de agulha "Spray de champanhe".
Se você não quer perder tempo escondendo crisântemos, é melhor escolher essas flores para o seu jardim.
Porém, independente da variedade escolhida, todos os crisântemos ainda precisam ser preparados para o inverno. Aqui está uma pequena lista de obras às quais devemos prestar atenção no outono.
- Em primeiro lugar, as plantas devem ser verificadas quanto à presença de infecções fúngicas ou pragas. Se forem, então você definitivamente precisa processá-los com cuidado, porque arbustos saudáveis serão capazes de suportar o inverno muito melhor. Isso é verdade para todas as variedades, sem exceção.
- Depois disso, os crisântemos precisam ser "regados" com curativos de potássio e fósforo. É melhor usar o conhecido fertilizante "Monofosfato de Potássio", que irá fortalecer o sistema radicular, bem como aumentar a resistência às geadas das plantas.
- Assim que chegar o primeiro tempo frio, você pode começar a aparar os arbustos de crisântemo. Sua altura dependerá da opção de abrigo escolhida.
- Como não há um horário ideal definido para o abrigo, vale a pena focar apenas nas condições climáticas. Não cubra os crisântemos muito rapidamente. Precisamos deixá-los temperar um pouco. Assim, as plantas serão capazes de invernar bem, independentemente do método de abrigo escolhido.
- Não use vários detritos de jardim para proteger as flores do frio.como ervas daninhas, galhos secos ou palha, conforme recomendado por alguns jardineiros inexperientes. Tudo isso deve ser queimado, porque é nessa cama que se instalam várias pragas.
- Para crisântemos, a estabilidade do microclima é muito importante. No caso de mudanças repentinas de temperatura, eles simplesmente podem não sobreviver até a primavera. Portanto, você precisa cuidar para que o abrigo seja protegido de forma confiável contra mudanças de temperatura e umidade.
Resumindo, podemos dizer que cuidar dos crisântemos no outono não é um processo tão difícil, mesmo se um iniciante assumir. O principal é seguir as regras e escolher bons materiais para cobrir os arbustos. E se o jardineiro não tiver tempo para isso, é melhor desenterrar os crisântemos e colocá-los no porão ou no porão. Lá eles definitivamente viverão até a próxima temporada.
O vídeo abaixo contém informações detalhadas sobre como você pode abrigar crisântemos para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.