Como são feitas as mudas de crisântemo?

Contente
  1. Características de reprodução
  2. Termos de estacas
  3. Qual deve ser o corte?
  4. As condições necessárias
  5. Preparação
  6. Instruções passo a passo
  7. Cuidado e conselhos sobre o cultivo

Os jardineiros amam os crisântemos porque sua floração continua quando o resto da flora já está dormente. Esta planta pode ser facilmente propagada através de vários métodos: semente, divisão do arbusto e estacas. Nosso material de hoje será dedicado ao último método mencionado.

Características de reprodução

Então, o que é atraente em cortar crisântemos de jardim? A vantagem dessa opção de melhoramento é obter uma muda mesmo de um raro buquê esférico. Ao contrário da semeadura, a cultura será capaz de preservar absolutamente todas as características varietais.

Características do enraizamento de estacas de crisântemo de jardim:

  • o enraizamento de um representante de flor pequena é mais rápido do que de um representante de flor grande;
  • o enraizamento é muito pior nos crisântemos, que têm um caule espesso e carnudo;
  • o período de corte tem efeito direto no tamanho da safra, portanto, o material de plantio previamente plantado é garantia de um crisântemo alto.

Termos de estacas

O crisântemo pode ser cortado em diferentes épocas do ano. O termo depende diretamente do tipo de planta, portanto, na hora da enxertia, vale a pena considerar se esta planta é monocaule, multicama, flor pequena ou flor grande.

Este método de melhoramento possui 2 formas de implementação.

  • Colheita no outono do arbusto uterino, do qual você pode obter brotos na primavera. Freqüentemente, a variedade de flores grandes é capaz de produzir de 8 a 16 mudas, e a variedade de flores pequenas - de 20 a 30. Para preparar uma cultura-mãe, é necessário cortar a parte aérea da planta antes da geada se estabelece. O corte deve estar a uma altura de 5 centímetros do solo. O crisântemo é desenterrado e colocado em um recipiente apropriado. O sistema radicular deve ser coberto com substrato ou areia e enviado para um local fresco, por exemplo, uma adega.
  • Poda repetida dos caules no verão.

As estacas de primavera são realizadas de acordo com o amadurecimento das flores, nomeadamente de março a maio. As primeiras variedades devem ser plantadas o mais cedo possível. As estacas são separadas da cultura de criação e colocadas no solo durante todo o verão. No outono, o arbusto é desenterrado antes do início da geada.

Para fazer estacas de primavera, vale a pena escolher um rebento forte e libertar a sua metade inferior da folhagem. As folhas restantes devem ser reduzidas em um terço, evitando que a planta apodreça. Para que o crisântemo se delicie com a beleza e a floração abundante, vale a pena escolher uma planta com sistema radicular saudável. Um arbusto que foi desenterrado no outono deve ser preparado para o inverno e armazenado a uma temperatura não superior a 4 graus Celsius, caso contrário, aparecerão brotos indesejados.

A duração do enraizamento em uma cultura é a seguinte:

  • desembarque janeiro-março - de 20 a 25 dias;
  • desembarque abril-maio ​​- de 16 a 17 dias.

Qual deve ser o corte?

Para o procedimento de reprodução, é necessário partir 4 pedaços de estacas do tamanho desejado com folhas desenvolvidas. Não pegue um galho fraco e lignificado com entrenós próximos. É melhor escolher uma haste que não tenha uma base dura ou excessivamente macia.

O tamanho da estaca é diretamente influenciado pelo estado do crisântemo:

  • nos estágios iniciais de reprodução, um caule macio e não lignificado deve ter 7 centímetros de comprimento; se você considerar o processo mais curto, então o desenvolvimento de processos de decomposição é possível;
  • em um período reprodutivo tardio, são escolhidas estacas de 5 centímetros.

As condições necessárias

Para que o enraizamento das mudas de crisântemo em casa seja bem-sucedido, é necessário escolher um recipiente adequado. Nesse caso, vale a pena dar preferência a potes rasos e largos. Essa capacidade contribui para o desenvolvimento normal do sistema radicular e também evita sua deterioração. Depois de transplantar uma flor para um grande vaso, você pode observar seu crescimento ativo.

Ao plantar mudas de crisântemo, não use solo de jardim ou horta, pois pode conter larvas de parasitas ou bactérias. Esta cultura gosta de solo solto e nutritivo; você não deve levar solo pobre, denso e pesado para o cultivo. É melhor comprar o substrato na loja, mas se não for possível, você mesmo pode cozinhá-lo. Para este propósito, os seguintes componentes são misturados:

  • solo universal para vegetação interna com perlita;
  • areia;
  • fibra de coco.

Uma caixa com plantações deve ser armazenada a uma temperatura de 15 a 18 graus Celsius. A sala deve ter boa iluminação, pois a falta de luz pode levar à morte do material de plantio. Fontes de luz artificial podem ser usadas se necessário.

Para que as flores futuras criem raízes bem, elas precisam de alta umidade. Para aumentá-lo, a caixa com os cortes deve ser coberta com um filme. O revestimento é removido após o aparecimento de raízes jovens na cultura.

Preparação

Caso seja necessário cortar a brotação quebrada, recomenda-se desinfetar o equipamento antes do plantio. Tal evento impede a propagação de infecções. Se a época de reprodução for precoce, o corte deve ser polvilhado com talco, que é misturado com estimulantes de crescimento. Nesse caso, 1 g de talco cai sobre 3-6 mg da substância. Para o plantio tardio, os procedimentos acima não são necessários.

Para o plantio de uma estaca, vale a pena preparar um solo com boa permeabilidade ao ar e à água. A melhor opção é a utilização de turfa misturada com areia, perlita, vermiculita com areia, bem como as seguintes misturas:

  • em partes iguais de terreno gramado, areia, turfa;
  • grama, solo folhoso, areia na proporção de 2: 1: 1;
  • uma mistura de solo de composto arenoso totalmente podre e turfa, mantendo uma proporção de 1: 3.

Para a propagação por estaca e plantio, o jardineiro deve nivelar a camada de 10 centímetros do substrato, compactá-la e cobri-la com 2 centímetros de areia lavada. Antes e depois do plantio, o solo é bem umedecido.

Instruções passo a passo

Para enraizar as mudas de crisântemo, elas devem ser plantadas em uma profundidade de no máximo 15 milímetros. Assim, o sistema radicular resultante estará na camada alimentada. Durante o plantio, você precisa usar uma estaca, graças à qual a base não vai se machucar. Não se esqueça de manter a distância entre os cortes:

  • pouso de janeiro a março - 5 por 5 centímetros;
  • pousando de abril a maio - 4 por 4 centímetros.

Para que o material de plantio enraíze-se bem, é necessário manter um microclima ótimo e constante na sala com uma temperatura de 18 a 20 graus Celsius. É melhor construir uma cúpula de plástico sobre o patamar. Essa estufa será capaz de fornecer às plantas a umidade necessária.

Cuidado e conselhos sobre o cultivo

        Enquanto mantêm os crisântemos jovens sob um abrigo de filme, eles não precisam de irrigação abundante. Os jardineiros que decidem cultivar uma flor devem observar que o solo está úmido, mas não molhado. O alagamento pode causar o desenvolvimento de uma doença fúngica. Após o enraizamento das estacas, observa-se seu intenso crescimento, para que as plantas não interfiram umas nas outras, são mergulhadas.Nesse caso, a distância entre os crisântemos deve ser de pelo menos 8 centímetros. O excesso de vegetação deve ser plantado separadamente.

        Além disso, os crisântemos jovens precisam de água e fertilização a cada 7 dias. Não se esqueça que após o enraizamento, é necessário retirar o filme. Vale a pena abrigar a cultura à noite e no calor excessivo. Um mês após o plantio, as flores podem ser alimentadas com fertilizantes à base de nitrogênio na quantidade de 1 colher de sopa. eu. por 10 litros de água.

        De acordo com as avaliações dos jardineiros, não é difícil cultivar um crisântemo e propagá-lo por meio de estacas. Nesse caso, o uso de estimulantes de crescimento não é necessário, uma vez que o sistema radicular da planta é capaz de crescer por conta própria. Com a organização adequada de uma variedade de camas de crisântemo, você pode se tornar o proprietário de uma ilha linda e luminosa. A reprodução desta flor usando estacas não é um processo difícil, todos podem lidar com esta tarefa. E plantar crisântemos com diferentes períodos de floração é uma oportunidade para criar um canteiro florido, que vai deliciar-se com a sua originalidade antes do início das geadas.

        Para informações sobre como fazer os recortes, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário