Como cultivar hosta a partir de sementes?

Contente
  1. Coleta e preparação de material de plantio
  2. Semeadura correta
  3. Mudas em crescimento
  4. Transplante para abrir terreno
  5. Mais cuidados

Embora a hosta não seja popular, esta planta tem seus fãs. Além da bela e exuberante vegetação, o anfitrião também é atraente com outras características. É literalmente indispensável para decorar um jardim ou terreno adjacente, uma vez que se sente bem mesmo em zonas sombreadas. Além da propagação por folhas e estacas, o hosta também pode ser obtido a partir de sementes. Este método não é suficientemente difundido e requer consideração detalhada.

Coleta e preparação de material de plantio

Deve-se notar imediatamente que a propagação de hospedeiros com sementes não é fácil. Você precisa estar pronto para trabalhar em diferentes estágios - desde o cultivo de mudas em casa até o transplante para um terreno aberto. E esse processo é bastante longo.

Para ver uma planta em plena floração, é preciso ter paciência e esperar cerca de quatro anos. E isso pode ser considerado a principal desvantagem.

No entanto, também existem vantagens aqui.

  • As sementes são fáceis de coletar por conta própria, se já houver essas plantas no local. Nesse caso, você pode estar totalmente confiante em sua qualidade. Além disso, só quando vir uma planta adulta à sua frente, você poderá imaginar o que crescerá com as sementes coletadas.
  • As sementes compradas são baratas. O material de plantio obtido por divisão, ou mudas já cultivadas, custará muito mais caro.
  • Cultivando plantas a partir de sementes, você pode prepará-las bem para o transplante, endurecê-las, cuidar para que não adoeçam. O resultado são plantas saudáveis ​​e fortes com excelente aparência.
  • Essa forma de criação não é apenas uma oportunidade de ganhar experiência. Os hospedeiros cultivados com sementes podem ser uma fonte de orgulho.

Coletar e preparar sementes com as próprias mãos é bastante simples.

  • Em termos de tempo, a coleta começa em agosto-setembro, mas é preciso focar na própria planta. É preciso esperar que as sementes amadureçam. A melhor diretriz para isso é a cor da caixa triangular. Se estiver marrom, seco o suficiente ou se algum já tiver começado a abrir, você pode começar a coletar.
  • As sementes devem ser oblongas, marrom-escuras. Eles são bem limpos de detritos estranhos, uniformemente distribuídos em uma superfície plana e bem secos.
  • Armazene as sementes em sacos de papel ou tecido em local fresco e seco. É melhor dividir todo o material coletado em várias partes, pois se armazenado de forma incorreta, alguns podem se deteriorar, mas os restantes serão preservados. A vida útil das sementes coletadas não é superior a dois anos.
  • Antes do plantio, as sementes são embebidas em uma solução que estimula o crescimento. Mas é bom saber que mesmo nessas condições, uma pequena porcentagem da massa total não brotará.

Semeadura correta

Antes de começar a semear em casa, você precisa preparar ferramentas, recipientes e solo. Recipientes especiais, caixas, potes largos são adequados como recipientes. O principal requisito para eles é a presença de furos na parte inferior. São necessários para drenar o excesso de água, pois sua estagnação pode prejudicar as mudas. Você mesmo pode fazer os buracos que faltam. Se o recipiente já foi usado para o cultivo de mudas, deve ser bem lavado e desinfetado. Para hospedeiros pequenos, uma profundidade de 10 cm é suficiente (muito profundo pode ter um efeito negativo).

Outra condição para o cultivo bem-sucedido de hospedeiros a partir de sementes é a seleção do solo. Para mudas, você pode comprar uma mistura pronta ou fazer você mesmo.

Neste caso, você precisa pegar uma parte do solo nutriente e metade da quantidade de turfa e areia. Todos os componentes devem ser inflamados no forno ou, em casos extremos, mergulhados em água fervente. Este procedimento ajudará a se livrar de microorganismos prejudiciais.

A semeadura é a seguinte.

  • Primeiro você precisa encher o recipiente corretamente. A camada inferior será a drenagem, para isso são necessárias pequenas pedras. A seguir a mistura é despejada, uma pequena parte dela deve ser deixada para completar o trabalho.
  • O solo precisa ser ligeiramente umedecido e as sementes espalhadas sobre ele. Eles podem ser semeados com bastante frequência, uma vez que as plantas serão posteriormente plantadas.
  • As sementes decompostas são ligeiramente polvilhadas com o solo remanescente (com uma camada não superior a 1 cm). Se a camada superior for muito grossa, as mudas terão que esperar mais ou não ficarão.

    De cima, o recipiente é coberto com vidro, filme transparente ou um saco. Isso é necessário para proteger as mudas, manter a temperatura e reter a umidade. Todo o filme pode ser removido após as primeiras filmagens.

    Mudas em crescimento

    Como todas as obras começam em abril, deve-se monitorar a temperatura da sala onde estão as mudas. Para um bom desenvolvimento e brotos rápidos, deve ser ligeiramente mais alto que a temperatura ambiente. Pelo mesmo motivo, não é desejável colocar recipientes nos peitoris das janelas - pode estar muito frio lá, e muita luz solar não é necessária no início. O superaquecimento dos dispositivos de aquecimento também pode afetar negativamente as mudas. Mudas delicadas devem ser necessariamente protegidas do sol escaldante do meio-dia.

    A rega na primeira semana deve ser abandonada. Posteriormente, deve ser realizado com o máximo de cuidado possível e à medida que a terra vai secando. Para avaliar a umidade do solo, você pode usar varas ou usar recipientes com paredes transparentes. Outro método que não danifica as mudas jovens é a rega pelo fundo. Neste caso, a água entra pelos orifícios de drenagem.

    E para isso basta colocar o recipiente em uma cuba ou bacia com água morna e esperar até que o solo esteja suficientemente umedecido.

    O hospedeiro cresce muito lentamente. As mudas podem ser esperadas após uma média de duas semanas. Assim que aparecerem as primeiras folhas, as plantas devem ser preparadas para a colheita. Ao sentar, vale a pena pegar recipientes que tornem o transplante subsequente para o solo o mais fácil possível. Cada planta é cuidadosamente removida junto com um torrão de terra e colocada em um vaso preparado. Você pode adicionar solo de cima e pressioná-lo levemente. Se as mudas forem raras o suficiente, você deve deixá-las como estão. Para tornar os hosts mais resilientes, o endurecimento pode começar. Se o ar externo aqueceu o suficiente, as mudas são levadas para a rua ou varanda por um breve período. O principal é que não existem correntes de ar fortes.

    Transplante para abrir terreno

    Perto de julho, você pode começar a preparar um site permanente. Até mesmo uma sombra é adequada para o hospedeiro - esta é sua vantagem. Acredita-se que as condições de detenção dependem da variedade, pois quanto mais brilhantes as folhas, mais luz a planta precisará. Embora mesmo neste caso, algumas horas ao sol sejam suficientes (de preferência de manhã). No local escolhido, é necessário retirar todos os entulhos e cavar bem o solo, selecionando cuidadosamente as raízes das ervas daninhas e quebrando grandes torrões. Para que, ao regar, a água não flua para um lado, o futuro canteiro de flores deve ser uniforme.

    Na mesma fase, você pode corrigir o estado do solo com a ajuda de vários aditivos. Para deixar o solo mais solto e quebradiço, geralmente adiciona-se areia. Isso não só evitará a retenção de umidade, mas também garantirá uma boa troca de ar no solo. Outro indicador importante é a acidez. Para tornar o solo neutro, você pode usar cal apagada, farinha de dolomita ou cinza diluída em água.

    Todos os aditivos devem ser distribuídos uniformemente e escavados a uma profundidade de pelo menos 15 cm.

    Então você pode seguir as instruções:

    • faça um buraco, coloque um pouco de areia no fundo e - terra;
    • remova cuidadosamente as mudas do recipiente;
    • sem limpar do solo, coloque em uma depressão, polvilhe por cima e aperte levemente.

      A distância entre as covas depende do esplendor e do tamanho do hospedeiro na idade adulta. Para os médios, 50 cm é suficiente, para os mais exuberantes e altos essa distância deve ser aumentada para um metro. Todos os pousos devem corresponder ao design do local escolhido. Um pouso solo é possível, mas eles ficam melhor em grupo. Eles podem ser plantados como um canteiro de flores independente, combinado com algumas flores e arbustos.

      Mais cuidados

      Uma atenção especial deve ser dada ao enfeite superior. Para fertilizar bem o solo, o húmus pode ser usado na fase de cultivo do local. Normalmente, essa medida é suficiente para fornecer à planta tudo o que precisa no primeiro ano ou mesmo nos dois. O mesmo método pode ser usado todos os anos no final do verão ou início do outono, para que as mudas tenham tempo de se preparar bem para o inverno.

      Durante a primavera e o verão, o anfitrião precisa de regas frequentes. Isso geralmente é feito de manhã e à noite. Para os jovens anfitriões, é desejável que a água esteja quente.

      O jato é direcionado sob as folhas por meio de um separador. É melhor se a rega for frequente e moderada do que rara e abundante, porque as raízes podem sofrer de humidade excessiva. Além de regar, o solo deve ser regularmente solto e livre de ervas daninhas. Porém, se os hospedeiros ainda forem muito pequenos, as ervas daninhas próximas às raízes não são arrancadas completamente, para não danificar as raízes dos jovens.

      O formato do arbusto merece atenção especial. Para que não fique muito esparramado e raro, é aconselhável retirar os primeiros pedúnculos. Para o mesmo propósito, os hospedeiros devem ser transplantados regularmente (a cada cinco anos). Além de ajustar a aparência, o transplante fornece material para propagação, permite descarregar os canteiros e avaliar o estado da parte radicular. Quaisquer alterações na forma de manchas nas folhas ou ressecamento requerem ação. Embora sejam considerados hospedeiros resistentes, às vezes sofrem de infecções e pragas. No início, pode-se usar fungicidas, mas se a doença se desenvolver, a planta terá que ser retirada.

      Existem dois pontos de vista sobre a circuncisão no inverno. Alguns jardineiros são aconselhados a remover todas as verduras, outros - apenas folhas danificadas ou secas. Mas, em qualquer caso, é melhor isolar o canteiro de flores, especialmente em regiões com clima adverso. Para fazer isso, você pode usar qualquer material disponível - palha, ramos de abeto, estopa ou papelão. A camada protetora é removida na primavera, quando a probabilidade de geada diminui.

      Como cultivar hosta a partir de sementes, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário