Hosta Siebold: características, variedades, tecnologia agrícola
Hosta é uma planta inusitada que enfatiza e combina diferentes tipos de flores, completando a composição. Ao mesmo tempo, não é um fundo desbotado, porque ele próprio tem propriedades decorativas bastante elevadas. Hosta sieboldiana fica linda a qualquer hora, por isso é a preferida de muitos paisagistas.
Descrição e características
A planta pertence a plantas perenes e pertence para a família dos espargos... Em condições naturais, pode ser encontrado no Japão (Ilha de Honshu). O arbusto recebeu esse nome em homenagem ao famoso botânico Philip Siebold. O arbusto apresenta placas foliares largas de estrutura bastante densa, com cerca de 30 cm de comprimento e 25 cm de largura, as folhas são revestidas por uma floração ligeiramente azulada, a forma é em forma de coração com nervuras bem pronunciadas.
A cor tem uma tonalidade cinza-azulada, razão pela qual a planta é chamada de hospedeiros azuis. O arbusto produz pedúnculos baixos (cerca de 40 cm), nos quais se formam flores lilases claras em forma de funil, com comprimento de 5 a 6 cm. Hosta Siebold floresce em julho, as inflorescências estão quase enterradas em folhas verdes.
No final da floração, amadurecem pequenos frutos triangulares com sementes pretas. O sistema radicular da planta é pouco ramificado e de tamanho compacto.
Variedades
Os representantes mais populares e bonitos dos anfitriões Siebold são:
- Elegância - uma planta muito bonita, com folhas azul-acinzentadas e inflorescências roxas claras, o arbusto atinge 65-70 cm de altura e até 90 cm de largura;
- Francis Williams também tem um tamanho bastante grande, as folhas são de cor irregular - as bordas são orladas com uma faixa amarelo-creme, e a cor principal é azul-acinzentada;
- idílico - a variedade que foi criada a partir da hibridização de Hosta sieboldiana e Hosta tardiflora, pertence a culturas baixas, as placas das folhas são distinguidas por uma bela tonalidade azulada;
- Hércules - um arbusto alto com grandes folhas verde-azuladas e inflorescências brancas que florescem em junho;
- Semperaurea pertence a variedades bastante grandes, as folhas largas são pintadas em tons de verde-amarelo.
Aterrissagem
A estação de crescimento da hosta começa um pouco mais tarde do que outras safras, portanto, pode ser facilmente plantada no final da primavera ou início do outono. A planta adora sombra, o que deve ser considerado na escolha do local. Khosta Siebold prefere solo leve e fértil com boa umidade. Solo argiloso e arenoso não é adequado para o cultivo de hostas. A altura ideal para o plantio é à noite, de preferência depois das 18h00, altura em que o calor diminui e a temperatura desce ligeiramente.
O pouso é realizado da seguinte forma:
- covas de plantio são largas e profundas o suficiente;
- um pouco de húmus é derramado no fundo;
- para aumentar a permeabilidade ao ar do solo, você também pode adicionar uma pequena quantidade de turfa;
- perlite deve ser usado como drenagem;
- um pouco de água é despejada nas reentrâncias e uma muda é colocada, mas ela deve ser posicionada de forma que todos os botões fiquem acima do solo;
- a planta é regada e coberta com solo;
- uma camada de cobertura morta (serragem, casca ou turfa) é aplicada por cima.
A distância entre as covas é feita com base nos parâmetros de uma planta adulta, 30-80 cm. No plantio no outono, principalmente se o inverno for frio, as mudas devem ser cobertas com agrofibra para o inverno.Khosta é uma cultura resistente à geada e as plantas adultas são bem capazes de hibernar sem abrigo, mas os arbustos jovens podem congelar ligeiramente.
Como cuidar?
Cuidar da planta não é difícil e, além disso, não leva muito tempo.
- Vale a pena regar o arbusto de manhã ou de tarde, mas para que as folhas de baixo tenham tempo de secar à noite. Placas de folhas molhadas atraem lesmas, que danificam a planta. Além disso, não é necessário regar as folhas, pois estão cobertas por uma película especial que pode ser removida com a lavagem. Ao mesmo tempo, as placas perdem sua proteção e atratividade - o azul da tampa.
- Basta alimentar a flor 2 a 4 vezes por temporada. A última vez que a planta é fertilizada em agosto. A alimentação complexa é adequada para os hospedeiros de Siebold, devendo ser aplicada após a planta estar bem hidratada e de preferência antes das 11 horas. No início da primavera, a fertilização complexa com microelementos é aplicada, durante a floração - fertilizantes com potássio e fósforo, e no outono - sulfato de potássio.
- No final da floração, vale cortar as flechas que não enfeitam a planta. Além disso, a planta gasta energia para amadurecer as sementes.
- Para o inverno, o mato é cortado, não é preciso cobri-lo, pois a espécie é resistente à geada. Basta colocar uma camada de folhagem seca sobre ela.
A fertilização orgânica (não fresca) pode ser aplicada sob o mato durante toda a temporada. No verão, também é necessário afrouxar regularmente o solo, remover ervas daninhas e caules de flores murchas.
Métodos de reprodução
Você pode desenvolver um host Siebold:
- estacas;
- pelo método da semente;
- divisão.
Como estacas, pegue pequenos rebentos jovens ou rosetas com folhas pequenas, de raiz e de fácil separação. Nesse caso, o arbusto não é desenterrado. As mudas são plantadas diretamente no solo e sombreadas, até que estejam enraizadas normalmente, devem ser umedecidas todos os dias. Se os brotos parecerem letárgicos e sem vida, não se preocupe, eles brotarão em alguns dias. A propagação de sementes é bastante trabalhosa e é usada principalmente por criadores para desenvolver novas variedades, além disso, as sementes de hosta germinam muito mal.
Mas quem quiser tentar pode fazer assim:
- as sementes são mantidas em uma solução estimulante;
- o solo é compactado em um recipiente e as sementes são plantadas a uma profundidade de 6-7 mm;
- uma pequena camada de perlita é derramada por cima e o solo é novamente calcado;
- manter o recipiente a + 20 ° С;
- depois de algumas semanas aparecem os brotos, quando se forma a primeira folha, eles mergulham (o solo deve ser nutritivo);
- um pouco de areia é despejado no solo em cima;
- você precisa regar regularmente, mas através de um palete;
- para se preparar para o plantio em solo aberto, os brotos precisam ser levados para a rua periodicamente.
As mudas podem ser enviadas para o local quando ficarem mais fortes e com 3 a 4 botões.
Dividir o arbusto é o método de criação mais comum para os hospedeiros Siebold. A planta é capaz de se dividir aos 4-5 anos de idade. O procedimento é realizado na primavera ou no início do outono. O arbusto é bem regado, desenterrado e dividido em várias partes com uma faca afiada, e cada uma deve ter pelo menos duas saídas.
Vale a pena plantar arbustos na mesma profundidade em que a planta-mãe cresceu. Vale a pena hidratar bem e regularmente as plantas jovens até que estejam completamente enraizadas.
Doenças e pragas
O hospedeiro pode ser afetado pelo vírus HVX, doença que atinge apenas esse tipo de planta. Como resultado, as placas das folhas ficam manchadas e murcham. A infecção com o vírus ocorre através do suco, portanto, todos os instrumentos devem ser desinfetados durante a poda. Infelizmente, a doença não tem cura, os arbustos infectados são queimados. Além disso, devido a condições ou cuidados inadequados, a planta pode sofrer de apodrecimento do colo da raiz, a doença é expressa pelo amarelecimento e folhagem solta.
O tratamento consiste em cavar o arbusto, retirar partes doentes e tratá-lo com fungicidas. Além disso, a planta é transplantada para outro local (se o solo for argiloso, adicione areia ou turfa), colocando-se dois comprimidos de glioxidina no poço durante o transplante. Entre as pragas, o hospedeiro é mais frequentemente afetado por lagartas e lesmas.
Para evitar que comam folhas, vale a pena colocar uma camada de palha de serragem e cinzas em volta da planta e, se houver muitos insetos, usam-se inseticidas.
Hosta Siebold serve como uma verdadeira decoração do local, o seu uso é adequado em qualquer lugar: ao longo de caminhos, em canteiros de flores, perto de árvores ou cercas. Ao cultivar esta cultura, você pode ter certeza que adicionará um charme único à aparência do jardim.
Para obter informações sobre como compartilhar e transplantar um hospedeiro no outono, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.