Espécies e variedades Hosta
Hoje, os jardineiros e floristas cultivam um grande número de culturas hortícolas perenes. Dentre as variedades disponíveis, vale destacar o hospedeiro, representado por diversas espécies e variedades que apresentam alto valor decorativo na decoração de jardins privados e no paisagismo de paisagens urbanas.
Descrição dos hosts
A pátria desta cultura é considerada as regiões asiáticas - Japão, Coreia e China. Em seu ambiente natural, as espécies hospedeiras escolhem áreas para si mesmas nas encostas das montanhas. Na cultura oriental, esta planta tem uma conta especial, pois é plantada ao longo de edifícios significativos. Anteriormente, o hostu estava enraizado ao longo da costa e pagodes. Diante do valor da cultura, por um longo período, as sementes e mudas da hosta foram proibidas de serem exportadas para fora de sua terra natal.
Hosta é uma planta perene que encontrou seu uso em jardins como planta ornamental. As variedades são representadas por culturas com cores diferentes e até multicoloridas da parte aérea, o que afeta positivamente a aparência do hospedeiro. Na maioria das vezes, você pode encontrar espécies e variedades com massa verde clara, azul, cinza, amarela e até branca. Existem variações listradas ou salpicadas. Os tamanhos da folhagem também se apresentam numa grande variedade, sendo que, para enraizar no jardim, pode-se escolher uma planta para todos os gostos. Podem ser culturas com folha redonda ou em forma de coração, plantas decoradas com folhas estreitas, longas ou pequenas variações. Os próprios tamanhos de hospedeiros variam de variedades e espécies muito pequenas a plantações gigantes, que podem atingir altura de um metro e meio.
Em algumas fontes, você pode encontrar outro nome para a planta - funkiya. Não menos notável será a história da classificação botânica dos hospedeiros. Anteriormente, a cultura era classificada entre vários gêneros diferentes - Liliaceae e até mesmo Aspargos, mas hoje a planta foi legitimamente escolhida em um gênero separado com o mesmo nome - Hostovye.
De acordo com o desenvolvimento e aparência das variedades hospedeiras, elas podem ser atribuídas a plantações de rosetas que se desenvolvem na forma de arbustos densos formados a partir de folhas basais. Em média, a altura de uma cultura em campo aberto é de 50 centímetros. Mas os criadores no momento também cultivam safras de anões, que geralmente são plantadas em composições ou vasos... Seu tamanho, via de regra, não excede 5-10 centímetros.
O sistema radicular do hospedeiro é representado por ramos filamentosos que crescem em diferentes direções a partir do caule. A cultura se destaca não só por sua bela e colorida massa verde, mas também por sua capacidade de florescer. As flores do hospedeiro têm uma semelhança externa com os sinos, as inflorescências desenvolvem-se nos pedúnculos crescendo para cima. As safras floridas podem ser adornadas com flores que variam de flores brancas a roxos profundos. As plantas entram na fase de floração de julho a agosto. Em campo aberto, os hospedeiros precisarão de insetos polinizadores. Ao cultivar uma hosta em casa, a polinização é realizada manualmente. No caso de um trabalho bem-sucedido, em 3-4 semanas a cultura começará a formar sementes que se desenvolvem em uma caixa marrom especial.
O diâmetro das folhas da planta varia entre 20-100 centímetros. A superfície da massa verde também pode ser brilhante, fosca, estriada, com um brilho metálico ou revestimento ceroso. Complementadas por cores inusitadas, essas colheitas tornam-se uma verdadeira decoração no jardim.
Ao planejar o cultivo de um hospedeiro em casa ou no campo, vale a pena conhecer as características desse tipo de cultura, que dizem respeito a um efeito tóxico fracamente pronunciado. Para os humanos, a planta não representa perigo, porém, quando animais de estimação comem massa verde, existe uma grande probabilidade de que os animais tenham problemas com o sistema digestivo.
Floristas e jardineiros distinguem as seguintes características dessa cultura.
- Hoje, a cultura é representada por um grande número de variedades e espécies silvestres, além de híbridos, que são resultado do trabalho dos criadores. Tal variedade permite cruzar as variedades que você gosta, resultando em plantas perenes novas, inusitadas e muito atraentes para decorar o jardim.
- A cultura destaca-se por ser pouco exigente na escolha de um local para o enraizamento. Como regra, a maior parte do hospedeiro cria raízes rapidamente no campo aberto e também se adapta facilmente a novas condições após o transplante.
- Hosta é uma planta perene que pode ser cultivada com sucesso em um único lugar sem transplante regular por 10-30 anos.
- O hospedeiro se distingue pela excelente imunidade a muitas enfermidades, além disso, os insetos-praga raramente atacam a cultura. Esse momento facilita muito a tecnologia agrícola da planta.
A cultura cresce bem ao lado de outras plantas de jardim. Este momento permite criar belas composições em campo aberto, usando ativamente diferentes tipos e variedades de hospedeiros.
Classificação
Hoje, a planta está dividida em vários grupos, tendo em conta as várias características externas das espécies silvestres e híbridas representadas. Em primeiro lugar, a gradação das plantas diz respeito ao seu tamanho. Então, de acordo com a classificação americana de hospedeiros, os seguintes grupos de plantas são distinguidos:
- anões - hospedeiros, cuja altura geralmente não excede 10 centímetros;
- miniaturas - variedades que podem crescer até 10-15 centímetros;
- pequenas culturas - este grupo inclui plantas que não excedem 25 centímetros de tamanho;
- médio - inclui plantas cuja altura será de cerca de meio metro;
- grande - hospedeiros com altura de 55 a 70 centímetros;
- gigante - colheitas cujos indicadores de altura excedem 70 centímetros.
Apesar de os cientistas terem feito uma classificação clara do hospedeiro, também existem plantas que são classificadas como grupos intermediários.
Além do tamanho dos arbustos, as seguintes características externas são levadas em consideração na classificação:
- forma de folha - pode ser redonda, oval, estreita ou em forma de coração;
- tipo de superfície da folha - ondulada, fosca, brilhante, ondulada, bronze-metálica etc .;
- a cor da massa verde - neste caso, a hosta apresenta-se numa grande variedade, que é regularmente reabastecida com novas variedades.
Que tipos existem?
O hospedeiro inclui um grande número de espécies, entre as quais vale a pena destacar as opções mais populares para o cultivo em campo aberto.
De borda branca
Um híbrido do Japão que desenvolve uma massa verde na forma de folhas largas lanceoladas de tamanho médio. A cor da cultura será em ricos tons verdes, existindo também um rebordo branco nas folhas, o que aumenta a atratividade da planta. A espécie floresce com flores pequenas, o perianto terá uma cor roxa com linhas escuras. A planta entra na fase de floração em meados do verão, enquanto o arbusto mantém o frescor de suas inflorescências até o final do outono. A espécie tem propriedade de frutificar.
Inchado
Uma hosta verde escura com folhas brilhantes, a bráctea é larga, em forma de coração. A floração da espécie proporciona o desenvolvimento de flores em pedúnculo ereto. A cor das flores será lilás. Entre as variedades desta espécie, existem culturas que florescem na cor lilás. A massa verde terá pequenas ondas.
Ovóide
Uma espécie cuja pátria é considerada os países do Extremo Oriente. Externamente, a perene se destaca pela forma arredondada dos arbustos, as folhas serão ovóides, pintadas de verde. Na fase de floração, o hospedeiro lança um pedúnculo, que pode atingir 50 centímetros de altura. A floração na cultura começa no verão, enquanto as flores são pintadas em tons de azul lilás, o formato da inflorescência será racemoso. Dentre as variedades pertencentes a esta espécie, vale destacar as plantas com superfície rugosa de massa verde, que serão adicionalmente decoradas com listras amarelas.
Ondulado
Outra variedade híbrida hosta obtida por criação no Japão. A bráctea da planta tem forma oval e oblonga com uma onda forte, no centro existem manchas brancas que podem ocorrer ao longo de todo o comprimento. As flores da cultura desenvolvem-se em forma de sino, sua cor será predominantemente roxa em tons claros. A floração ocorre em meados do verão. As variedades deste tipo de hosta são representadas por culturas com folhagem verde, presença de uma faixa branca ou meio claro.
Siebold
A bráctea no hosta terá uma forma oval-oval combinada. Além disso, a massa verde da hosta possui um revestimento ceroso na superfície. A floração envolve o desenvolvimento de flores brancas ou lilases claras no pedúnculo. Um tipo de cultura bastante popular entre os jardineiros, variedades e variedades podem ter uma cor cinza ou azul das folhas, uma massa verde azulada. A cultura muitas vezes atua como uma planta-mãe no decorrer do trabalho de criação para obter novas variedades perenes.
Fortuna
Espécie obtida por meios artificiais, externamente, a planta tem algumas semelhanças com a variedade anterior, mas a hosta Fortune é menor em tamanho. A bráctea se desenvolve com um revestimento ceroso na superfície, em forma de coração. Na fase de floração da cultura, um grande número de sinos em forma de funil, pintados em tons de roxo, são formados no pedúnculo. A espécie floresce nos últimos meses do verão, inclui diversas variedades que diferem na cor das folhas e no tamanho das brácteas.
Bela
O berço da cultura é o Japão, entretanto, a espécie recebeu a distribuição máxima na Europa. Esta é outra variedade hosta criada artificialmente que possui uma estrutura de folha ovóide com uma onda ao longo da borda. A massa verde será uma cor saturada padrão com uma faixa branca ao redor da borda. A inflorescência inclui de 30 a 40 flores, sua cor será em tons roxos. A mata desenvolve-se lentamente, porém, no processo de crescimento, forma matagais bastante densos em campo aberto. A floração ocorre nos meses de verão e continua até o início do frio.
Encaracolado
Hosta é de origem asiática, com folhagem que atinge 15-16 centímetros de comprimento. A forma da folha será ovalada em forma de coração, enquanto a borda é ligeiramente pontiaguda e enrolada. Uma característica notável da massa verde é a diferença na cor dos lados externo e interno - o topo da folha será verde e fosco, quando a parte inferior tiver superfície brilhante, complementada por uma faixa branca ao longo da borda. Os caules das flores da cultura são longos e finos, devido ao seu tamanho são claramente visíveis na folhagem densa. Nas inflorescências, formam-se de 30 a 40 flores, geralmente com comprimento de 4 a 5 centímetros. As pétalas das flores são pintadas de lilás, a superfície é brilhante, enquanto as anteras são amarelas. A cultura cresce lentamente, o hospedeiro entra na fase de floração no final do verão.
Lanceolate
A bráctea da cultura é lanceolada-ovalada, a cor da massa verde é saturada, há manchas marrons na superfície. A floração será média em abundância, a cor dos sinos será roxa, com listras escuras. Esta espécie floresce mais tarde do que todas as outras, mas a planta agrada com sua atratividade até o final do outono.
Tanchagem
Na natureza, a cultura é encontrada na China e no Japão. A massa verde é ovóide e as folhas desenvolvem-se com uma superfície atraente e brilhante. A floração é bastante densa, cai em pleno verão. Os sinos da hosta serão pintados de branco, durante a fase de floração, a planta emite um aroma discreto.
De folhas retas
A planta é encontrada principalmente na parte oriental da Ásia. Khosta forma um arbusto denso, a folhagem cresce verticalmente a partir do solo, tons verdes escuros estão presentes na cor. Flores roxas se desenvolvem em pedúnculos. A floração continua durante todo o verão.
Variedade varietal
A cultura é representada por um grande número de variedades. Dentre as variedades disponíveis, vale destacar a mais solicitada.
"Cereja baga"
Uma planta muito bonita que é procurada pelos jardineiros devido à combinação de vários tons de cores. As cores predominantes serão verdes e leitosas, tornando o hosta a peça central de todo o jardim. A variedade chega a 25 centímetros de tamanho, muitas vezes atua como um componente da composição no jardim. A cultura pode ser plantada à sombra parcial ou a pleno sol.
"Albopicta"
Variedade representada por uma planta em forma de cúpula, que chama a atenção pelas suas folhas amarelas, recolhidas num denso “chapéu”. Usualmente, o hospedeiro desta variedade não se estende em tamanho por mais de 70 centímetros, no entanto, as taxas de crescimento e desenvolvimento da planta serão bastante ativas... Dependendo do local de plantio, o hospedeiro pode alterar a cor de suas folhas. A variedade pertence a variedades resistentes ao gelo que não perdem sua viabilidade mesmo quando a temperatura cai para -30 graus.
"Paizão"
Apesar do nome, o arbusto tem um tamanho médio, que normalmente não passa de 60 centímetros. A cultura é bastante procurada pelos jardineiros, muitas vezes é plantada em canteiros coletivos, próximo a corpos d'água, em jardins de pedras. A variedade apresenta folhagem de cor azulada, em cuja superfície se visualiza nitidamente o ondulado. A cultura gosta muito de umidade, tem boa imunidade, bem como resistência a temperaturas negativas.
"Anjo azul"
Algumas plantas podem crescer até 1 metro. A lâmina foliar desenvolve até 30-40 centímetros, a superfície será ondulada. Um grande arbusto floresce com flores que lembram jacintos, além do atrativo externo do hospedeiro desta variedade, emite um agradável aroma durante a floração.
"Holcedônia"
Arbusto de médio porte, desenvolve-se com densa folhagem azul. A forma da folha lembra um coração.
Junho
Uma planta que pode mudar a cor de suas folhas. As mudanças estão associadas a características climáticas e sazonalidade. Normalmente, a planta será amarela no verão, com uma faixa escura ao redor da borda geralmente presente nas folhas. Com a chegada do outono, a cultura do jardim adquire uma coloração azulada, enquanto o meio da folha permanece em tons claros de verde. A variedade desenvolve-se até a marca de meio metro, a largura da planta é de cerca de um metro. A planta é resistente à geada, não é atacada por lesmas e outras pragas.
Para preservar ao máximo a atratividade decorativa de tal hosta, recomenda-se cultivá-la à sombra, pois perde a saturação de suas cores com a luz do sol.
"Patriota"
Uma cultura popular entre a maioria dos jardineiros. O hosta cresce folhagem verde escura ampla com uma borda ondulada. Uma faixa clara corre ao longo da borda de cada um. Como regra, uma planta adulta se desenvolve até 60-70 centímetros de altura, enquanto a largura do arbusto em campo aberto em alguns casos excede 120 centímetros.A variedade se destaca não só pela beleza decorativa em plantações isoladas ou em grupo, mas também por sua resistência a muitas doenças, resistência às geadas.
A cultura se desenvolve melhor em solo úmido e fértil.
"Penas brancas"
Uma bela pousada, que procura criar composições no jardim à luz da cor invulgar das folhas. Inicialmente, a massa verde é branca, mas com o tempo, a cultura fica verde.
"Mediovariedade"
Uma variedade popular de hosta que é muito procurada devido à atratividade de suas folhas. A massa verde cresce com uma faixa branca no meio, e a própria folhagem tem uma ondulação atraente.
"Aureomarginata"
Variedade relacionada a hospedeiros amarelos. O arbusto se desenvolve bem em altura. Em campo aberto, a planta pode crescer até um metro, mas a cultura cresce não só em altura, mas também em diâmetro. As plantas adultas desta variedade podem crescer até um metro e meio.
"Companheiro de festa"
Uma planta com forma de folha alongada. A massa verde será ondulada. Esta opção terá mais sucesso para o plantio em pequenos jardins frontais, uma vez que a cultura não se destaca pelo seu grande tamanho. Usualmente, a altura dos hospedeiros raramente ultrapassa 20-30 centímetros... A cor da massa verde permite classificar a cultura como hospedeira amarela. As folhas terão um centro amarelo e uma larga faixa de cor esmeralda nas bordas.
"Brim Cap"
Um arbusto de tamanho médio, cuja altura e largura estarão na mesma faixa - 40-45 centímetros. As folhas são em forma de tigela com uma superfície em relevo. A variedade é resistente a temperaturas negativas. Floristas recomendam torcer por tal hospedeiro em lugares onde a sombra prevalecerá na maior parte do dia.
Golden Meadows
Uma planta atraente com folhagem ondulada. Devido à sua superfície dura, a cultura não é do interesse de lesmas e muitas outras pragas. Esta planta deve ser classificada como uma grande variedade, já que a hosta é capaz de se estender por mais de 60 centímetros. Durante o verão, a planta muda a cor de suas folhas várias vezes - de amarelo para verde.
"Striptease"
Planta de folhagem lanceolada e bordo ondulado. A cor da planta é verde profundo com uma larga faixa branca que divide cada folha em 2 partes. A cultura atinge uma altura de 60-65 centímetros com largura semelhante.
"Estilete"
Uma cultura híbrida, que pertence a variedades em miniatura, já que pode crescer em tamanho apenas 30-35 centímetros. As folhas são alongadas, com o bordo ondulado, de cor verde predominante com um rebordo branco nas bordas. A variedade é notável por sua capacidade de se adaptar rapidamente após o transplante e se desenvolver ativamente.
Rosa cigana
Uma variedade popular que se destaca por seu apelo visual. A cor contém tons amarelos e verdes, com orla branca. A cultura entra na fase de floração no meio do verão. A atratividade da cultura neste período é complementada por inflorescências de lavanda.
"Liberdade"
A planta cresce muito rapidamente, portanto, em apenas algumas temporadas, será possível cultivar um arbusto maduro a cerca de um metro de altura de um jovem hospedeiro. A folhagem da cultura tem uma rica cor verde com uma borda amarela ao longo da borda. Durante a estação de crescimento, a cor amarela muda para branco.
"Tiara dourada"
A folhagem é notável pela superfície em relevo. A cor da lâmina foliar será verde, com uma faixa amarela ao longo das bordas. Esta variedade se destaca pela capacidade de mudar de cor durante o desenvolvimento, bem como em função do nível de iluminação do local onde a hosta estava enraizando.
"Grint Fontaine"
A planta se desenvolve até a marca de 50 centímetros, a lâmina foliar tem formato alongado, lembrando penas. Ao mesmo tempo, no processo de crescimento, o arbusto parece uma fonte de folhas caindo do meio.
"Invisível"
Hosta com folhas oblongas com uma orla ligeiramente ondulada. A cor da cultura será verde brilhante. A planta se desenvolve muito rapidamente, a variedade atinge 50-60 centímetros de altura e largura.
Além das variedades hosta acima, as seguintes variedades de plantas novas e já populares são cultivadas ativamente em campo aberto:
- "Albomarginato";
- Atlantis;
- "Mãos Orando";
- Fogo e gelo;
- Fim do arco-íris;
- Festival da cor;
- "Katerina";
- Francis Williams;
- Esplendor real;
- Dream Queen;
- Sam e Substens;
- Robert Frost;
- Mãe do Céu;
- Steind Glass;
- Raio;
- Hulk colorido;
- El Nino;
- Picada;
- "Revolução";
- Guacamole;
- "Netuno";
- Cross Regal;
- Tokudama Flavocircinalis;
- Lakeside Dragonfly;
- Rainforest Sunrise;
- "Pipoca";
- Glória da cor;
- Linha Firn;
- "Paradigma";
- Halo americano;
- "Carnaval";
- Divisão da Lua;
- Whirlwind.
Dicas de Seleção
Os floristas e jardineiros, no processo de escolha dos hospedeiros para o cultivo de uma determinada espécie ou variedade, levam em consideração, em primeiro lugar, as preferências pessoais. mas para conseguir uma planta realmente adequada para decorar o território, deve seguir as seguintes recomendações.
- Um florista novato ou experiente, o paisagista deve saber que o processo de adaptação ocorre mais rápido em variedades hospedeiras de tamanho médio e alto. Isso se deve à sua resistência a fatores externos e imunidade a muitas doenças.
- Se você planeja plantar hospedeiros anões ou em miniatura em campo aberto, em termos de tecnologia agrícola, você deve se preparar para o fato de que as plantas podem exigir a criação de certas condições no local, além disso, essas culturas são às vezes mais prováveis sofrer ataques de pragas de insetos e várias doenças. Recomenda-se a compra de pequenas espécies e variedades para cultivo em jardins de rosas. Com a ajuda dessas plantas, você pode decorar encostas, criar escorregadores alpinos e também podem ser usados como cobertura do solo.
- Quanto à escolha de um hospedeiro para canteiros de flores, então qualquer hospedeiro de cor adequada pode ser usado para o plantio conjunto com hortênsia, spirea ou astilba. A cultura também se desenvolve bem junto com arbustos altos ou árvores.
- Para o plantio em áreas abertas, o hospedeiro em vasos, vasos ou outros recipientes é adequado apenas para variedades baixas. Esses canteiros móveis podem se tornar uma verdadeira decoração, que, se necessário, pode ser transferida para outra parte do jardim.
- Hospedeiros gigantes devem ser considerados para compra apenas se houver espaço suficiente para a cultura no jardim.
Antes de comprar uma planta que goste, vale a pena estudar as características da variedade, levando em consideração a compatibilidade do clima e a capacidade dos hospedeiros de tolerar quedas significativas de temperatura, seca ou excesso de chuvas.
Para os tipos e variedades de hosts, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.