Tanchagem Hosta: descrição, variedades, plantio e cuidados
O habitat da hosta banana é o Extremo Oriente, a China, as ilhas japonesas. O nome da planta está associado à sua aparência - suas folhas têm certa semelhança com as folhas da bananeira. A cultura foi introduzida no continente europeu mais cedo do que outras espécies desta planta e foi apreciada pelos jardineiros por sua despretensão e aparência decorativa.
Várias de suas variedades são especialmente populares e procuradas por criadores de plantas em todo o mundo.
Descrição da espécie
A banana-da-terra Khosta prefere locais com alta umidade, portanto, na natureza, seus matagais podem ser encontrados nas margens de reservatórios naturais - lagos, riachos e rios. mas a planta pode crescer em espaços abertos de floresta, encostas de montanhas.
A cultura pertence ao grupo da família Asparagus. Pode crescer em um só lugar, deliciando-se com a visão de suas pitorescas folhas por muito tempo.
Características da cultura.
- O arbusto ornamental tem uma copa densa e poderosa, que atinge uma altura de 50-70 cm.
- Suas folhas verdes são brilhantes, grandes, 7-9 pares de nervuras são claramente visíveis nelas. Eles são dispostos horizontalmente em longos pecíolos.
- Vale ressaltar que esta espécie se distingue por belas flores tubulares longas. São as maiores do mundo em comparação com as flores de outros hospedeiros e podem atingir o tamanho de 15 cm.
- O período de floração da cultura começa no final do verão, às vezes em setembro, e as belas flores brancas abrem suas pétalas mais perto do anoitecer. Seu cheiro maravilhoso e aparência específica tornaram-se o motivo pelo qual a planta se chama Lírio (dependendo do continente, agosto e banana).
Esta espécie (em latim Hosta plantaginea) é o ancestral de todas as variedades perfumadas de hosta.
A planta não tem medo das geadas de inverno, além disso, em temperaturas extremas, surgem gomos substitutos. A cultura pode crescer parcialmente à sombra e ao sol, mas quando exposta à luz ultravioleta, suas folhas brilham. No entanto, existem variedades híbridas que crescem e florescem em espaços abertos. Em um local sem transplante, o hospedeiro pode crescer até 20 anos.
Variedades
Algumas variedades de hosta de banana são bem conhecidas e populares:
- Variedade de jardim "Grandiflora" tem folhas longas e lindas flores brancas que não produzem sementes, que simplesmente não têm tempo de amadurecer na faixa do meio. A casta distingue-se pelo seu crescimento lento, aroma agradável, que lembra o cheiro a violetas e lilases.
- Variedade híbrida Royal Standard é resistente à geada e não precisa de abrigo para o inverno. A planta tem flores brancas grandes com cheiro de jasmim, o arbusto atinge uma altura de 60-70 cm e uma largura de 120 cm.
- Hosta "Afrodite" - arbusto anão estético com folhas em forma de coração e flores duplas brancas até 12 cm de comprimento. Prefere um pouso ensolarado. Na faixa do meio, ela floresce muito raramente e, quando a temperatura cai, ela pode perder sua folhagem.
- Variedade Honey Bells difere na incrível cor lilás das pétalas da flor. O arbusto tem folhas arredondadas pontiagudas nas pontas. A massa verde da planta tem a capacidade de crescer rapidamente, a floração ocorre em setembro. Esta espécie prefere locais sombreados onde rapidamente se enraíza e cresce.
Uma característica distintiva de todas as variedades de hosta de banana são as flores grandes com um aroma maravilhoso.
Como plantar?
A planta adora solos soltos e bem drenados, nos quais não há estagnação de água. O terreno deve ser fértil, rico em nutrientes e ligeiramente acidificado. - a cultura se sente especialmente confortável nisso.
Como mudas, você pode usar estacas coletadas no final da primavera e junho, ou estacas obtidas de arbustos jovens em abril ou agosto.
Alguns jardineiros plantam as sementes da planta no início do verão diretamente no solo, mas este método permite o crescimento a longo prazo do tipo ornamental de hosta - por 4 anos.
O plantio é feito antes do aparecimento das folhas na primavera ou no outono, no final da floração.
- A terra é preparada com antecedência, limpa de ervas daninhas, cavada e preparada buracos largos para as raízes crescerem em largura.
- A camada de drenagem pode ser feita de areia grossa, seixos e argila expandida. Então você deve colocar um substrato nutritivo no buraco - solo de jardim, turfa, um pouco de areia e estrume.
- A planta é colocada em linha com o solo.
- Se vários arbustos forem plantados, uma distância de 40-50 cm é deixada entre eles.
Após o plantio, você precisa socar o solo pelas raízes, regá-lo e cobri-lo com serragem, turfa e casca de coníferas.
Cuidados com a planta
Hosta é um visual decorativo despretensioso, mas arbustos jovens precisam de cuidados.
- Mudas recém-plantadas devem ser regadas duas vezes ao dia. Nesse caso, a água não deve atingir as folhas.
- A adição regular de cobertura morta ajudará a reter a umidade.
- O enfeite superior é realizado 1 vez em 3 anos. Na primavera e até meados do verão, os aditivos minerais são adicionados ao solo na forma líquida, e no outono eles são fertilizados com húmus antes do inverno que se aproxima.
- As folhas doentes e secas são regularmente removidas da planta. Quando o arbusto cresce, sua copa é pressionada contra o solo e praticamente não precisa de cuidados, a não ser uma rega cuidadosa.
- Entre os principais inimigos dos hostas da banana-da-terra estão as lagartas e as lesmas. Eles podem ser colhidos manualmente e, em grandes quantidades, podem ser aplicados inseticidas.
- As doenças fúngicas podem ser evitadas com a realização de um tratamento preventivo anual com fungicidas.
No final da floração, jardineiros experientes são aconselhados a cortar hastes murchas e secas para que a planta não desperdice sua força e energia com a antecipação do inverno. No outono, realizam podas sanitárias, retirando caules velhos, cobrem a planta com grama, serragem, uma mistura seca de turfa e cobrem com um pano de cobertura.
Para cultivar uma luxuosa hosta de banana-da-terra, você precisa aprender algumas regras importantes. - é necessário plantar parcialmente à sombra, regar apenas em climas quentes, remover as ervas daninhas do solo em tempo hábil e polvilhar com palha.
A cultura, despretensiosa e bela em sua aparência, fica melhor na composição de composições que decoram slides alpinos, em forma de borda, em canteiros retangulares de flores, inclusive no uso para seu espetacular enquadramento.
No próximo vídeo, você aprenderá os segredos da criação de hospedeiros.
O comentário foi enviado com sucesso.