Mini-hospedeiro: variedades e tipos, recomendações para cultivo
Hosta, ou funkiya, é uma planta perene pertencente à família Asparagus. Possui cerca de 40 espécies. Na natureza, pode ser encontrada no Extremo Oriente e nas Ilhas Curilas, no Leste Asiático. A planta prefere a umidade, por isso cresce ao longo de corpos d'água e rios. Por tamanho, os hosts podem ser divididos em 6 classes. Os menores são mini-hosts e anões.
Descrição
Os mini-hospedeiros são arbustos ornamentais de bela forma e cor. A altura do arbusto não ultrapassa 15 cm e o anão não ultrapassa 10 cm. Uma folha em um hosta em miniatura geralmente tem uma área de 26 cm2, e em um anão ainda menos - 13 cm2. A planta é bastante popular entre os jardineiros, pois não requer cuidados especiais e ocupa um mínimo de espaço para o plantio. O hospedeiro é despretensioso quanto à composição do solo e à poda, não havendo exigências especiais para o inverno e replantio. A única condição é a presença de umidade. Em qualquer jardim de flores ou jardim, o mini-host parecerá compacto e atraente. Pode ser plantada em um pequeno canteiro de flores ou em vaso na varanda.
A variedade anã tem um crescimento bastante lento. Ele poderá revelar totalmente a beleza de suas folhas apenas no terceiro ano de crescimento. Na composição, variedades anãs são lindamente combinadas com seus irmãos altos e médios, bem como outras plantas com flores. Para não se perderem no canteiro na primavera, é aconselhável plantá-los em vários arbustos em vasos baixos de plástico ou cerâmica.
Cuidar, regar, alimentar
Apesar da simplicidade de cultivo, estas pequenas plantas possuem algumas preferências, cujo cumprimento permitirá ao mato deliciar-se com a sua atratividade durante muitos anos. O host tem um tamanho pequeno e, portanto, um sistema raiz pequeno. Ela é muito sensível à falta de umidade e seu excesso. A rega deve ser feita com frequência, mas com moderação, para que não haja estagnação da humidade. Solo bem drenado ajudará nisso. Use cobertura de cascalho fino ou casca para isso.
Já para o plantio em canteiro, os hospedeiros devem ser plantados em vários arbustos e protegidos com fita plástica cavada. Isso é necessário para que não se percam no canteiro de flores contra o fundo de outras plantas. Além disso, a fita servirá como proteção adicional contra pragas, somente neste caso sua altura acima do solo deverá ser de pelo menos 7 a 10 cm, além de proteger contra a propagação das raízes das plantações vizinhas.
Plante os arbustos no início de junho. Esta é a melhor época para fortalecer o sistema radicular para o inverno. Escolha um local de plantio em uma área ventilada e semi-sombreada. Quanto mais tempo o hosta cresce em um lugar, mais inteligente e forte seu arbusto se torna.
Na preparação para o inverno, os arbustos devem ser cobertos com folhas ou serragem. Na primavera, é bom fazer cobertura morta com uma fina camada de turfa. Além disso, você pode amassar com lascas de madeira ou casca de árvore - isso protegerá contra lesmas e reterá a umidade. Se você decidir propagar o arbusto por divisão, então é melhor fazer isso em agosto. Use plantas com mais de 3 anos e separe cuidadosamente as raízes para não prejudicar o hospedeiro. Os rebentos de pequenos hospedeiros não são cortados no outono, pois são um abrigo adicional da geada e, na primavera, servirão de farol sobre o local de crescimento do arbusto. Assim que os brotos frescos eclodem na primavera, os secos podem ser removidos com segurança.
Você pode fertilizar a planta com curativos granulares balanceados.Uma vez na primavera, quando ainda há neve, você pode simplesmente espalhá-los sob o mato, pela segunda vez - no início do verão. Não deve fertilizar mais tarde, pois pode provocar folhas soltas e ser uma isca para lesmas e caracóis. Não plante hospedeiros entre arbustos e árvores grandes. Quando as folhas das grandes plantações caem, nas primeiras chuvas, as próprias folhas da hosta sob as folhas caídas podem começar a apodrecer e ficar cobertas de manchas.
Entre os hospedeiros em miniatura, existem variedades muito exigentes. Por exemplo, nomes como Itsy Bitsy Spider. Com altura máxima de 5 cm e largura de 18 cm, demora muito para crescer. Sofre se houver excesso de umidade e sofre com o derretimento prolongado da neve. É aconselhável plantá-lo separadamente em um pequeno vaso de 7 cm de diâmetro.
Características distintivas das variedades de mini-hospedeiros
Compartilhe-os para alguns recursos:
- pela cor da folha (de leitoso a verde rico ou celestial);
- forma de folha (lanceolada, oval, ondulada);
- na superfície da folha (de liso brilhante a alto-relevo).
A capacidade de combinar todas essas características em uma sequência variada é simplesmente incrível. A combinação de folhas onduladas e lisas com nervuras amarelas no hospedeiro, folhas ovais com tonalidade azulada, folhas amarelas em forma de taça - tudo isto faz da hosta um arbusto fantástico.
Variedades de hosts em miniatura
- Pequenas Linhas Brancas - é um arbusto esférico de cor profunda. A largura de sua roseta é de 45 cm e a altura de apenas 20 cm, que encanta com o colorido de sua folhagem. Uma folha verde com uma borda branca fica bem em qualquer projeto de jardim. Para manter a decoratividade, deve ser dividido uma vez a cada 4 anos. É melhor que esta variedade crie raízes em um vaso, sem contrapartes agressivas, lá será mais confortável e seguro.
- "Gato e rato". O chefe da família “mouse” é uma variedade interessante - Blue Mouse Ears, que significa “orelhas de rato azuis”. A pequena função ganhou este nome graças ao tom azulado das folhas com um formato que realmente se parece com as orelhas de um rato. Mais notavelmente, um arbusto tão pequeno tem flores extraordinariamente grandes. As flores lilases têm um aroma delicado. Devido à popularidade desta espécie, novas variedades surgiram com alguns acréscimos e mudanças.
- Mini-saia outro representante subdimensionado da "família dos ratos". Uma variedade rara. Hosta pequena e delicada com folhagem verde escura oval em forma de tigela. A borda irregular é emoldurada por uma tela leitosa. Floresce com flores lilás. A altura do arbusto é de 15-25 cm.
- Sparkler - Este é um representante das variedades "listradas". Possui folhas lindas e brilhantes, com alface pintada ou listras brancas.
- Pequeno tesouro - um hosta anão com folhas estreitas, o tamanho do arbusto é 15x20 cm. Uma característica distintiva deste hosta é uma faixa leitosa na folha, que a divide visualmente ao meio.
- Limão - tem folhas onduladas amarelo-esverdeadas. Muda de cor durante o verão. No início, sua cor é predominantemente amarela. Seu crescimento é rápido, as folhas são finas, por isso são suscetíveis a danos por lesmas. No final do verão, a folhagem fica mais verde se crescer em um local ensolarado. Ele é usado em slides decorativos, idealmente combinado com pedras e protuberâncias.
- Olhos de gato - variedade anã. A roseta de crescimento lento tem folhas densas. Seu tamanho é de 15 cm de largura e 5 cm de altura. As folhas são lisas, amarelo cremoso no centro com listras. A flor é roxa. Se houver muito sol, as folhas podem queimar e ficar brancas. Para o desenvolvimento de um sistema radicular forte, é melhor plantar em um vaso.
Os melhores companheiros
Para harmonia no jardim e crescimento confortável de mini-hospedeiros de vizinhos, você precisa escolher plantações que adoram sombra e sombrias que não ofuscarão a beleza dos bebês. Para isso, saxifrage, liverwort, amores-perfeitos, sinos são adequados. Eles podem ficar sentados com segurança entre o hospedeiro, mas de forma que não protejam os arbustos. Não vale a pena plantar plantas maiores, pois elas enfatizam ainda mais o tamanho diminuto dos hospedeiros.
Plante-os com bulbos. Na primavera, enquanto a folhagem do hospedeiro ainda não floresceu, narcisos ou jacintos vão decorar o canteiro de flores ainda verdes. Distribua suas plantações com ênfase na harmonia de cores. Se seus hospedeiros forem plantados em vasos, mude sua posição no jardim. Desta forma, você encontrará um lugar onde eles se sintam mais confortáveis. A variedade de variedades de hosta torna possível plantá-los em qualquer lugar e agradará até o jardineiro mais caprichoso. Eles ficarão ótimos quando plantados na forma de uma borda na frente de coníferas ou samambaias, eles irão decorar escorregadores alpinos e cachoeiras.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de um mini-host, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.