Hosta "Natal três": descrição e cultivo
Uma das culturas de folhagens ornamentais populares frequentemente usadas para decoração de jardins é o Christmas Three Hosta.
Tem muitas vantagens - alta robustez no inverno, rápida taxa de sobrevivência, despretensão de cuidar e, claro, a beleza das folhas atingindo tamanhos fantásticos.
Descrição da cultura
Uma variedade ornamental é uma erva perene pertencente à família Asparagus. Em condições naturais, a cultura cresce no Extremo Oriente, na China e no Japão, bem como na ilha de Sakhalin. O arbusto que ama a umidade prefere locais com reservatórios naturais próximos a rios, lagoas e lagos, mas também pode crescer em florestas e nas encostas das montanhas.
As características da planta são as seguintes.
- O sistema radicular hosta é poderoso, de crescimento rápido, ajudando a variedade a sobreviver em geadas severas.
- O arbusto tem 50-60 cm de altura, o comprimento dos pedúnculos é 35-45 cm.
- O diâmetro das folhas do arbusto é impressionante - 70-90 cm, as placas das folhas são em forma de coração, sua superfície se distingue por uma bela textura densa e sulcos em relevo. Acima, as folhas são opacas, a parte inferior apresenta uma floração azulada.
- A cor das folhas é esmeralda profunda, a orla é amarela, eventualmente torna-se branca. As folhas crescem em vários pedaços, formando uma roseta arredondada.
- As flores Hosta são sinos em forma de funil de cor lilás pálido, coletados em lindos pincéis, mas para maximizar a beleza e o tamanho da folhagem, os jardineiros as cortam, direcionando a energia do arbusto para o crescimento das folhas.
- O arbusto floresce na segunda década de junho, e a floração continua até setembro. Os frutos dos hospedeiros da Árvore de Natal são vagens marrons com sementes de 2-3 mm de comprimento.
A variedade é bem adaptada para sobreviver em invernos frios, tolera facilmente geadas de até -30 -40 graus. No centro da Rússia e nas regiões mais ao norte, os jardineiros costumam usar a planta para decorar a área suburbana, sem medo de congelar os galhos.
Aterrissagem
Para o plantio, mudas de hosta, estacas preparadas e brotos tirados após a divisão do arbusto são adequados. Utilizam-se e adquirem-se em centros especializados mudas com sistema radicular fechado, colocadas em substrato nutritivo de turfa e húmus. Nesse caso, deve-se estar atento ao estado das folhas e caules, que não devem ser danificados - é melhor comprar plantas plantadas em vasos. As raízes também devem ser saudáveis, de preferência com comprimento de 10 a 12 cm.
O material de plantio pode ser armazenado até o desembarque no escuro a uma temperatura baixa de +5 +10 graus. Uma adega ou porão bem ventilado é adequado para isso.
As regras de escolha de local para hospedeiros desta variedade prevêem o plantio em sombra parcial e iluminação difusa. Estas são as condições mais favoráveis para uma planta adquirir um aspecto decorativo. Em um espaço aberto, a cultura não é plantada, pois os raios solares podem deixar queimaduras nas folhas.
Vale a pena cuidar para proteger os arbustos dos ventos fortes - suas rajadas podem quebrar a planta.
O solo adequado para os três anfitriões do Natal é uma terra fértil com boa drenagem. A melhor opção é uma mistura franco-arenosa com boa permeabilidade ao ar. Ao cultivar um arbusto, deve-se evitar a estagnação da umidade, pois isso causa doenças nas plantas. Outra característica da variedade é seu amor por solos levemente ácidos. A preparação do local consiste em cavar, remover ervas daninhas e soltar. O terreno deve ser enriquecido com fertilizantes orgânicos e só então as mudas devem ser colocadas em solo aberto.
As principais etapas do plantio são assim.
- O desembarque é realizado em abril ou início de maio, quando o solo está quente e não há geadas.
- Está a ser preparada uma cavidade de aterragem com 30 cm de profundidade, bastante espaçosa para as raízes ramificadas da hosta, que adoram crescer para os lados.
- Se for necessário plantar um grupo de plantas, o intervalo entre as covas é de cerca de 1 m.
- Depois de derramar a fossa com água, os materiais de drenagem são colocados nela - seixos ou areia grossa.
- Mudas com raízes abertas são embebidas em água antes de serem colocadas em terreno aberto e mantidas em um estimulador para enraizamento precoce, sendo cortadas brotações muito longas e secas.
- No topo da drenagem, 2/3 do buraco são cobertos com solo nutritivo (húmus e turfa).
- Ao colocar as raízes, elas são esticadas e enterradas até o colo da raiz, o solo é compactado e regado com um volume de água suficiente para a umidade máxima.
No final, é feita a cobertura morta com turfa e casca de conífera, que possui propriedades desinfetantes.
Cuidado
Os arbustos jovens precisam de um pouco de tempo regularmente para que se desenvolvam e cresçam bem. O cuidado consiste em tais procedimentos agrotécnicos básicos.
- Rega adequada - com solo bem umedecido, a água não deve estagnar. Em uma seca com altas temperaturas, a flor é regada todos os dias, no resto do tempo - até 4 vezes por semana. Apenas o círculo próximo ao tronco é irrigado, evitando a entrada de água na copa.
- Durante a rega, eles também arrancam ervas daninhas do solo, afrouxe e cubra com cobertura morta usando uma mistura de turfa, serragem de coníferas, cones picados e casca.
- O hospedeiro prefere fertilizantes orgânicos. Graças aos aditivos naturais, a sua cor torna-se mais profunda e a coroa torna-se mais espessa. Verbasco (esterco de vaca) é usado em combinação com superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio. Como fertilizante, eles transformam-se em pó, grama fresca, turfa e húmus. A época do enfeite superior é a primavera, o início da floração e o fim da floração.
- Basicamente, não há necessidade do procedimento de poda hosta. Só é preciso cortar galhos com flores e pedúnculos, para que a planta não desperdice energia na formação de sementes. O corte com preservação de brotos encurtados de 5 a 7 cm de comprimento só se justifica se o arbusto estiver afetado por fungos e outras doenças. Essas atividades são realizadas no outono, e a poda é feita com muito cuidado para não enfraquecer o arbusto na véspera do inverno.
- As doenças da cultura são extremamente raras, mas podem surgir devido ao excesso de água. As principais doenças do arbusto são ferrugem, esclerotinia, filostose, podridão cinzenta e lesões virais. A derrota total dos ramos exige a destruição da planta, seguida da queima dos ramos; em caso de infecção parcial, utiliza-se para tratamento a pulverização com soluções de preparações fungicidas. No combate a pragas como caramujos e lesmas, usa-se a isca, outros insetos são exterminados com inseticidas.
- A preparação para a estação fria se resume a cobrir os arbustos com uma espessa camada de lixo e turfa. Graças a isso, o hospedeiro não só não congelará, mas também receberá nutrientes.
O anfitrião decorativo da árvore de Natal é considerado uma valiosa cultura hortícola e, com cuidado mínimo, mas competente, responde com bom crescimento e floração.
É usado para decorar gramados e canteiros de flores, composições de paisagens bizarras e reservatórios. Como planta de cobertura do solo, o arbusto é capaz de criar tapetes luxuosos que cobrem de maneira pitoresca o solo e as encostas de pequenas colinas.
A análise e as características do anfitrião da Árvore de Natal esperam por você em seguida.
O comentário foi enviado com sucesso.