Variedades hosta brancas: descrição e recomendações para o cultivo
É impossível imaginar um lote de uma casa privada sem plantas ornamentais interessantes. Cada planta precisa de suas próprias condições para um crescimento favorável: algumas delas gostam de áreas ensolaradas, enquanto outras crescem bem na sombra. Hosta pertence a tais variedades, incluindo o mais frágil e delicado na aparência - branco.
Descrição da cultura
A menção a esta planta remonta ao século XVIII. A partir dessa época, iniciou-se o desenvolvimento de novas variedades e o aprimoramento das existentes. Uma das variedades mais populares é a hosta branca, conhecida como Pena Branca. Este nome prendeu-se à planta devido à cor das folhas jovens.
Muito importante! O hosta branco permanece apenas na sombra ou sombra parcial. Assim que o sol começar a bater, as folhas ficarão verdes.
O tamanho de uma planta adulta pode chegar a 50 cm de altura, o formato do arbusto é bastante exuberante.
Quando o sol atinge as folhas, aparecem listras verdes, que gradativamente colorem toda a folha, como resultado, durante o crescimento da planta, haverá várias opções de cores. Ao sol, muitas vezes aparecem manchas secas na folhagem, o que indica queimaduras da planta.
Regras de pouso
Esta variedade hosta pode ser atribuída a culturas despretensiosas, pois não requer cuidados específicos e não necessita de condições especiais de cultivo, exceto para o plantio à sombra (ou pelo menos sombra parcial). O hospedeiro não requer a seleção de nenhum solo especial ou a seleção de plantas vizinhas. Uma excelente opção seria colocar os hospedeiros próximos a plantas como astilba, zimbro ou samambaia. Esta planta é perfeitamente combinada com arbustos anões.
Se você tem um pequeno reservatório artificial em seu jardim, então a melhor solução seria colocar o hospedeiro ali, ele complementará perfeitamente a composição. Em alguns casos, é possível plantar uma planta em contêineres, e então será possível movimentá-los livremente pelo local. O único critério para o plantio de uma cultura é a correta seleção de um local para posterior crescimento dos hospedeiros, pois vale a pena evitar áreas expostas à luz solar direta.
Via de regra, o plantio é realizado em campo aberto na primavera, no mês de abril. O procedimento não é particularmente difícil. Primeiro, você precisa preparar bem o local para o crescimento da futura planta, a saber:
- desenterrar;
- fertilizar.
A planta começa a crescer ativamente e dentro de 3-4 semanas cria raízes completamente no lugar. A distância que deve ser deixada entre os arbustos é de 50 cm, por apresentarem um sistema radicular bastante desenvolvido. A camada de fertilizante deve ser de 10 cm, o que permitirá que a planta crie raízes rapidamente em um novo local.
O cuidado adicional com a planta é simples, apenas capina, irrigação moderada e alimentação com fertilizantes orgânicos são necessários. O solo para a planta deve conter grande quantidade de húmus e minhocas, e ter acidez neutra. A principal característica da cultura pode ser considerada que é resistente à geada e cresce bem em climas frios. Ao transferir hosts, você deve:
- a cova para plantio deve ter 2 vezes o tamanho do sistema radicular;
- preparar uma camada de drenagem no fundo do poço;
- espalhe as raízes;
- Polvilhe a planta com solo ao nível do sistema radicular;
- regar o arbusto.
Métodos de propagação de plantas
Existe várias maneiras de propagar uma cultura:
- sementes;
- estacas;
- divisão de raiz.
É possível dividir uma planta para propagação pelo método da raiz somente aos 5 anos de idade. A melhor época para este processo é outubro ou março, quando o solo ainda está quente o suficiente ou já aqueceu o suficiente. Para começar, você precisa desenterrar todo o arbusto e depois cortá-lo com uma lâmina afiada para que cada parte tenha uma boa roseta de raiz. Em cada parte separada do local onde as raízes foram cortadas, recomenda-se polvilhar com carvão amassado para evitar o apodrecimento do sistema radicular. Para que as plantas se enraízem em um novo local é necessário um período de 2 semanas, portanto é recomendável não realizar este procedimento antes das geadas de outono, pois as plantas podem morrer.
Ao escolher a propagação de uma planta por meio de estacas, você terá a oportunidade de preservar as características distintivas da variedade. Para esse método, o melhor período é o meio do verão. São usados caules de plantas jovens, nas quais as folhas já floresceram. A folha é cortada ao meio e o próprio caule é plantado em solo fértil, que deve ser constantemente umedecido. Melhor plantar em um local com sombra, onde o arbusto ficará protegido da luz solar direta. Para entender que o talo criou raízes, deve-se observar sua condição. Se externamente o broto for saudável, então ele criou raízes. Mas, no início do inverno, a planta deve ter um bom sistema radicular para sobreviver ao frio.
As sementes para propagação podem ser colhidas por você mesmo após o período de floração. Sem falta, eles devem amadurecer para serem adequados para a semeadura. No entanto, especialistas afirmam que o método de propagação de sementes é ineficaz, uma vez que as características da variedade não são transmitidas com esse método, e a porcentagem de germinação das sementes é mínima. Além disso, este método de criação de hostas brancas é o mais laborioso e meticuloso, requer uma quantidade considerável de paciência.
Para aumentar a taxa de germinação, as sementes são mantidas em uma solução que estimula o crescimento. Em seguida, é preciso preparar o solo, deve ser fértil e leve. Em seguida, as sementes devem ser distribuídas uniformemente sobre a superfície e o solo deve ser umedecido e, em seguida, polvilhado com outra camada de solo. Isso cria um efeito estufa. O recipiente de sementes é colocado em um local quente. Após 2 semanas, os primeiros brotos devem aparecer, e então o recipiente pode ser movido para mais perto da fonte de luz natural.
A terra deve ser umedecida periodicamente, bem como permitir que as sementes germinadas respirem. A seguir ficam aguardando o aparecimento de 2 folhas: este é o período em que será possível fazer a escolha. As plantas são transplantadas para vasos separados e colocadas na mesma bandeja para irrigação.
Sobre pragas
O principal inimigo dessa cultura são as lesmas. Eles roem a folhagem macia e suculenta da planta. O processo de controle de pragas é bastante complexo. Na maioria dos casos, a isca é colocada para pegá-los. As folhas da planta também podem ser atacadas por lagartas. Uma excelente forma de combatê-los seria o uso de inseticidas.
Pequenos roedores podem prejudicar o sistema radicular de uma planta, mas isso geralmente acontece em casos raros. Para combatê-los, são utilizados grânulos tóxicos, que se espalham pela planta. Se durante os meses de primavera não surgirem novos brotos na planta, é muito provável que os insetos tenham danificado as raízes. Outro inimigo são os nematóides.
Dicas de cuidados
Deve aderir a algumas recomendações.
- Se o hospedeiro for plantado imediatamente em solo fértil, a alimentação pode ser evitada durante o verão. Se, no entanto, surge a necessidade de alimentar a planta, então é melhor usar fertilizantes granulados, que são espalhados sob o arbusto antes da rega ou antes da chuva. Os fertilizantes só devem ser aplicados até o meio do verão.
- É necessário desacelerar o crescimento da massa verde.
- É necessário umedecer o solo conforme a necessidade, com a falta de umidade nas folhas as pontas vão secar. Ao regar, você deve evitar molhar a folhagem e regá-la sob a raiz da planta.
- Em plantas adultas, o pedúnculo deve ser removido para permitir que a cultura se desenvolva mais.
Você aprenderá mais sobre como plantar, cuidar e criar hospedeiros brancos no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.