Como plantar um hospedeiro dividindo um arbusto?
Dividir uma hosta adulta é a maneira mais fácil e produtiva de obter uma nova planta desta espécie. A operação é realizada ao longo do ciclo vegetativo, em épocas diferentes, e tem subtilezas próprias, que não farão mal conhecer jardineiros inexperientes.
Quando dividir o arbusto?
Apesar do fato de que quaisquer variedades de hospedeiros podem crescer em um local por mais de 20-25 anos, para rejuvenescer as plantas é necessário dividi-las e plantá-las, além disso, esta cultura de jardim tolera facilmente a separação e o transplante. O primeiro sinal de que a hosta pode ser dividida é a compressão da parte central da copa do arbusto e a cessação de seu crescimento. A reprodução vegetativa de hospedeiros pela divisão do arbusto é preferível se a variedade for de crescimento rápido e formar ativamente filhos. Como resultado, é possível obter um arbusto grande e bem crescido em 1-2 anos.
Mas hospedeiros muito jovens não são adequados para separação e transplante, mesmo que os arbustos hosta tenham ganhado volume - o procedimento de reprodução e transplante só pode ser iniciado aos 4 anos de idade da planta. Além disso, os espécimes adultos são compartilhados a cada 4-6 anos, durante os quais eles têm tempo para ganhar força e liberar rosetas filhas fortes com brotos fortes e saudáveis. Para jardineiros iniciantes, é importante saber quais devem ser as mudas hospedeiras destacadas.
- Delenka é uma parte de uma planta com raízes bem formadas e rosetas de 1-2 folhas. Se houver 3-4 deles nos galhos, a muda é considerada grande. É verdade que não é nem uma questão de tamanho, pois todos os brotos plantados atingem um belo aspecto decorativo aos 2 anos. Mas é mais importante para o jardineiro que a planta atinja rapidamente seu tamanho máximo e, neste caso, é melhor escolher não grandes divisões, mas variedades de crescimento rápido.
- É comum que os especialistas usem soquetes únicos em variedades de crescimento rápido, e aquelas que crescem lentamente são divididas em grandes partes.
- Os arbustos maduros com 5-6 anos de idade são divididos em 4, velhos - em 2-3 partes.
Uma nuance importante ao colocar arbustos separados é o plantio na mesma profundidade em que estavam as raízes do arbusto-mãe. Vale lembrar também que a divisão frequente do hosta leva ao fato de que as características da planta não se manifestam totalmente, portanto, o aspecto decorativo pode não atender aos padrões.
Características de estar em horários diferentes
Hosta pode ser propagado dividindo-se na primavera, talvez esta seja a melhor época para separar os brotos com raízes. Graças a isso, ocorre o rejuvenescimento da mata-mãe, que libera suas forças no crescimento de galhos novos e folhas maiores. O cumprimento exato dos requisitos necessários ajudará a dividir a planta corretamente.
- Você precisará cavar o solo ao redor dos hospedeiros. Para levantar o arbusto, um garfo de jardinagem é usado como alavanca. Com o grande tamanho do arbusto e as dimensões impressionantes do coma de terra, o jardineiro vai precisar da ajuda de mais uma pessoa. Quando a planta é removida, suas raízes devem ser imersas em uma solução de permanganato de potássio, se necessário, remover caramujos e lesmas delas.
- A divisão é realizada com um instrumento cortante pré-tratado com um anti-séptico. A divisão ocorre ao longo dos pontos de crescimento, enquanto os processos lesados, podres ou secos do rizoma são removidos.
- A cova de plantio é feita em ordem de grandeza mais profunda e larga do que o volume das raízes, que devem estar localizadas livremente no solo. Além disso, você pode adicionar fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio, que são especialmente relevantes na primavera.
- Um plantio de alta qualidade permite a eliminação de vazios de ar no rizoma e a compactação do solo. Uma vez que arbustos de crescimento exuberante criam inconvenientes durante a remoção de ervas daninhas, é mais sensato cobrir o solo sob eles. Além disso, evita que o solo seque e o aparecimento de alguns tipos de pragas.
A época ideal para trabalhar é meados de abril, início de maio, já que mais tarde a planta pode ficar suscetível à perda de umidade devido ao calor e à seca, durante o período de cultivo ativo. No outono, as condições climáticas da região devem ser levadas em consideração. Isso é importante para que as plantas jovens possam se adaptar, criar raízes e ganhar força antes do início do frio. Jardineiros experientes acreditam que é melhor transplantar a hosta em setembro, pelo menos um mês antes da geada. As raízes da planta estão dormentes, graças a este hospedeiro, o dano mínimo é causado.
No entanto, é claro que o plantio posterior pode ser perigoso para a saúde e vitalidade do arbusto... Uma característica da divisão do outono é o corte das folhas e a preservação apenas dos caules com não mais de 15 cm de comprimento.
As raízes obtidas no outono toleram perfeitamente o armazenamento se forem colocadas em solo úmido com serragem, envoltas em papel alumínio e mantidas a 3-5 graus de calor em uma adega. Nesse estado, podem ser mantidos até o plantio da primavera.
Como plantar o hospedeiro no verão?
É permitido plantar a hosta no verão, em agosto, após a floração do mato. Mas, ao mesmo tempo, as regras do transplante devem ser seguidas para que não afete negativamente o estado de saúde da cultura.
- Não se usam brotos avulsos, pois demorará muito para que o crescimento cresça. É melhor tirar brotos com 2-3 botões. A folhagem é completamente removida - isso evita a evaporação intensiva da água e contribui para o máximo desenvolvimento do rizoma.
- Antes do procedimento, é necessário regar abundantemente as raízes da mata-mãe.
- Todas as seções durante a separação devem ser feitas com um instrumento desinfetado afiado e, em seguida, são revestidas com verde brilhante e agentes antifúngicos.
- Após o transplante, é muito importante criar sombra para as mudas plantadas e manter o solo úmido o tempo todo. A divisão é feita em dia nublado ou à tarde para que os raios escaldantes não deixem queimaduras nos cortes.
No verão, fertilizantes minerais e matéria orgânica, neste caso, húmus, devem ser colocados na cova de plantio. Ao escolher um local para as divisões, evitam plantá-las em áreas onde outras variedades de jardim já tenham crescido, a fim de evitar infecções acidentais com infecções de raízes da cultura anterior que permanecem no solo.
Separação e ajuste corretos
Os hospedeiros adultos são fáceis de separar, o principal é respeitar as regras estabelecidas.
- Divida a planta em maio, final de agosto ou setembro.
- Use instrumentos afiados e esterilizados (espátula ou faca, dependendo do tamanho do hosta).
- Em um arbusto pequeno, o broto é cortado a uma distância de 10 cm da base, em um grande - 35 cm.
- Antes do processo, o círculo tronco é irrigado e minado.
- Se as raízes não forem visíveis, pode-se lavar o solo delas.
- As mudas não podem ser cortadas ao meio. É necessário dividir o arbusto com cuidado, evitando danificar as raízes.
- Os rebentos grandes e robustos são cortados com uma faca serrilhada afiada.
- A sobrevivência dos rebentos pode ser aumentada cortando a massa verde da folhagem.
- Raízes emaranhadas demais são desembaraçadas com um garfo de jardim.
- As partes danificadas e problemáticas das raízes devem ser removidas, os brotos longos devem ser encurtados e, em seguida, desinfetados com fungicidas.
As mudas são colocadas em covas amplas de plantio, aprofundando-se para que os brotos sem folhas fiquem na superfície.Ao final do procedimento, o solo está compactado e bem regado. Depois disso, é aconselhável cobrir o solo sob as divisões com cobertura morta.
Pode ser dividido sem extração
Se a tarefa não for obter um grande número de divisões, então 2-3 novas plantas podem ser separadas do arbusto original sem escavá-lo completamente, o que, é claro, simplifica o processo. Para separar nitidamente os brotos com 1-4 rosetas, você precisa colocar uma pá afiada no centro do sistema radicular e cortar a parte necessária com raízes e folhagem com um triângulo. Freqüentemente, os ramos secundários são localizados de forma que fique imediatamente claro como separar, é claro, apenas os brotos mais fortes devem ser tirados.
Quando precisar de um corte, você pode simplesmente separá-lo com as mãos, após cavar o tronco pelo lado de fora. Arbustos maduros toleram este procedimento, mas hospedeiros jovens, incluindo espécimes de 3 anos de idade, podem crescer mais lentamente após a divisão tão precoce.
Portanto, para uma reprodução e transplante bem-sucedidos, é importante observar as principais regras relativas à tecnologia agrícola e à idade das plantas.
Para uma ilustração de como os hosts são multiplicados por divisão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.