Quando e como transplantar adequadamente um hospedeiro?
Hosta é uma planta ornamental perene que pertence à família Asparagus. É facilmente reconhecível por suas folhas grandes e densas. Esta flor é freqüentemente usada para decorar terrenos domésticos. Ao contrário de muitas outras, esta planta raramente é transplantada. Se uma flor precisa encontrar um novo canto no jardim, ela deve ser transplantada de acordo com todas as regras.
Para que serve o transplante?
Esta planta ornamental pode ser cultivada em um local por 12 a 18 anos. No processo de crescimento, o arbusto só se torna mais poderoso e mais bonito. No entanto, com o tempo, a terra fica mais pobre e as folhas perdem a atratividade e encolhem. Tudo isso sugere que o hospedeiro precisa de um transplante.
Os jardineiros não recomendam dividir o arbusto no primeiro ano após o plantio. Isso pode ser feito somente após 4–7 anos.
Tempo ideal
Pode-se transplantar uma planta adulta em qualquer época do ano, o principal é não fazê-lo durante a época de cultivo ou durante o período de repouso. Ou seja, é preciso esquecer o transplante dessa planta no inverno e em julho. A melhor época para dividir o mato é considerada primavera e outono. No entanto, isso também pode ser feito no verão, ou melhor, em junho.
Transplante de outono
O mês de outono ideal para o plantio de hospedeiros é setembro. Neste momento, é necessário plantar variedades como "Siebold" e "Tokudama" ou híbridos que foram criados a partir delas. Não será possível fazer isso na primavera porque as raízes dessas plantas não crescem nessa época, o que significa que a hosta não será capaz de criar raízes em um curto período. O processo de enraizamento geralmente leva de um mês a 45 dias. Se chegar atrasado com os prazos e fazer um transplante no final de setembro, o hospedeiro simplesmente não terá tempo de se adaptar ao início do frio, ou seja, de enraizar bem. Isso significa que ela não conseguirá sobreviver ao inverno, mesmo se estiver bem coberta.
Importante! É melhor fazer o transplante em um dia quente, quando a temperatura não cai abaixo de +5 graus.
Transplante de primavera
É a primavera considerada a época ideal para o transplante de uma planta como a hosta. É melhor realizar este procedimento no final de abril ou início de maio. Neste momento, o hosta sai completamente do estado de dormência, aliás, neste momento, o movimento ativo do suco começa por toda a planta. Isso significa que o processo de enraizamento pode ser concluído muito rapidamente. As folhas não perderão seu apelo. Além disso, no início do verão, o arbusto vai deliciar os proprietários com novas pinhas.
Transferência de verão
Às vezes acontece que o transplante de hosta ocorre no verão. Os jardineiros não precisam se preocupar se uma planta pode resistir a esse teste. Você só precisa criar as condições necessárias para sua sobrevivência em um novo lugar. Ou seja, regar regularmente a planta, bem como criar sombra adicional para ela.
Seleção do local e preparação do solo
Você precisa escolher um local para plantar uma planta com sabedoria. Não é necessário plantar na sombra, porque hoje já foi criado um grande número de híbridos que se sentem bem em áreas abertas. Vale a pena considerar os "requisitos" de cada uma dessas variedades exclusivas. Por exemplo, hospedeiros cujas folhas são douradas, amarelas ou brancas devem ser plantados em áreas onde o sol brilhe pela manhã e à noite. Na hora do almoço, quando o sol está mais forte, o hosta precisará ser sombreado, caso contrário, as folhas murcharão rapidamente e perderão sua atratividade.Os hospedeiros com folhas azuis são melhor plantados em sombra parcial, porque se a luz for muito forte, eles ficarão verdes. Os hospedeiros com flores abundantes respondem normalmente ao sol apenas pela manhã. Durante o resto do dia, é melhor que fiquem na sombra.
Além disso, o local deve ser bem ventilado. No entanto, rascunhos devem ser evitados. Solos arenosos e argilosos, bem como muito pantanosos, devem ser evitados, já que o hosta definitivamente não criará raízes ali. O local de pouso deve ser preparado com antecedência. A terra deve ser desenterrada duas ou três semanas antes. Vale a pena cavar o solo a uma profundidade de 35 centímetros, embora seja imperativo adicionar fertilizante a ele.
É melhor usar ração orgânica. Eles definitivamente não irão prejudicar a planta. É melhor dar preferência ao composto já podre, ao invés de estrume fresco. Depois disso, você pode começar a preparar o fosso de pouso. A planta deve ser confortável, por isso deve ter pelo menos o dobro do diâmetro da muda. Bem no fundo, é necessário colocar uma camada de drenagem. Você pode usar cascalho fino ou tijolo quebrado. De cima é necessário encher o substrato e regar bem tudo.
O hospedeiro não deve ser plantado antes de uma hora depois disso, para que a terra fique bem saturada de umidade. Ele é instalado no centro da cava. Então, todos os vazios devem ser cobertos com terra e regados novamente. Se você planeja plantar mais de um arbusto de hospedeiros, a distância entre eles deve ser a seguinte:
- para hospedeiros com folhas pequenas - pelo menos 20 centímetros;
- para uma planta com folhas médias - até 30 centímetros;
- para hospedeiros com folhas grandes - até 40 centímetros.
Ao comprar um host, você precisa prestar atenção ao seu sistema raiz. Deve ser bem desenvolvido. O comprimento das raízes geralmente varia entre 11-12 centímetros. Além disso, deve-se lembrar que cada broto deve necessariamente ter dois botões.
Se o hosta foi comprado muito cedo, pode ser armazenado em um local escuro. Pode ser um porão e uma prateleira inferior na geladeira ou uma varanda.
Como fazer o transplante?
Existem duas maneiras de transferir um host de um lugar para outro. Ambos são muito simples.
Ao dividir o arbusto
Em primeiro lugar, você precisa desenterrar uma planta adulta. Os hosts devem ter pelo menos 5 anos de idade. Para fazer isso, você precisa remover todas as folhas ao redor do arbusto e também remover a camada superior de terra. Isso é feito para expor o sistema raiz. Depois disso, você precisa cavar no arbusto hosta usando um forcado de jardim. Em seguida, a planta deve ser levantada, sacudindo os restos de terra dela.
As raízes do arbusto devem ser examinadas cuidadosamente. Eles não deveriam ter lesmas neles. Em seguida, você precisa mergulhá-los em uma solução de manganês ou apenas borrifá-los. Depois disso, usando uma faca afiada ou pá, você precisa dividir o hosta em várias partes. Além disso, todas as raízes podres ou secas devem ser removidas. Os locais dos cortes devem ser tratados com solução fungicida ou simplesmente polvilhados com cinzas.
Só então o delenki pode ser transplantado para um novo lugar no jardim ou no canteiro de flores. Você pode enraizar todos os soquetes sem exceção, mesmo aqueles que se separaram do arbusto principal sem raízes. Delenki sem raízes deve ser coberto com uma jarra. Não se esqueça de os arejar, aliás, ao mesmo tempo. Isso deve ser feito até que as raízes apareçam.
Alguns jardineiros compartilham o hosta sem cavar. Neste caso, você pode usar uma pá. Com a ajuda dele, é necessário separar parte do arbusto, para depois retirá-lo do solo. O arbusto principal deve ser borrifado com húmus e então regado abundantemente com água. A unidade separada pode ser deixada imediatamente no local selecionado.
Estacas
Para enxertia, apenas brotos jovens devem ser retirados. Será correto levar aqueles com folhas menores. Nos próximos dias, as mudas podem murchar ou ficar no chão, por isso precisam ser regadas regularmente. E também devem definitivamente ser protegidos dos raios brilhantes do sol. Após alguns dias, as mudas transplantadas devem se recuperar totalmente.
Alguns jardineiros estão se perguntando se um transplante de hosta é possível enquanto ele está em flor. A resposta, claro, é sim.
Mas aqui também há uma série de pontos que precisam ser levados em consideração. Durante o transplante, todos os pedúnculos devem ser cortados para que o hospedeiro se enraíze no novo local com mais rapidez, pois a floração priva a planta de toda a sua força. O próprio processo de transplante não é diferente.
Mais cuidados
Depois que os anfitriões pousaram em um novo local, ela precisa prestar atenção extra. Em primeiro lugar, não devemos esquecer a rega oportuna desta planta. É muito útil "mimar" o anfitrião com um banho noturno. Você não deve ser muito zeloso ao mesmo tempo, porque as raízes dos hospedeiros podem simplesmente apodrecer com o excesso de umidade. Em outras horas do dia, é melhor que o anfitrião não regue.
Como qualquer outra planta, a hosta precisa de fertilizantes, que devem ser aplicados três vezes durante toda a temporada. A primeira porção do fertilizante é aplicada no início da primavera, bem no início do crescimento. A segunda alimentação cai no início da floração da hosta. A última porção é aplicada após o desbotamento da planta.
Você pode aplicar fertilizantes orgânicos e minerais. Os primeiros ajudam a melhorar a estrutura da terra e também ativam significativamente o trabalho dos vermes. Folhas podres, casca, composto ou feno podem ser usados. No entanto, apenas a matéria orgânica não será suficiente para a planta, portanto, preparações como "Bazakot" ou "Osmokot" são adequadas como fertilizantes minerais. Ao fazer qualquer fertilizante, você precisa saber que a planta deve ser regada antes do procedimento.
É melhor alimentar o hosta imediatamente após a chuva.
Os fertilizantes podem ser de raiz ou foliar. Os primeiros são curativos granulares, que, na hora certa, são cuidadosamente espalhados no solo previamente solto ao redor do arbusto. Os medicamentos foliares funcionam de maneira diferente. Para fertilizar a planta, o arbusto deve ser pulverizado de baixo e de cima.
Não se esqueça de remover ervas daninhas. No entanto, isso deve ser feito com bastante cuidado para não danificar o sistema raiz. Se o agricultor não tem tempo para soltar o solo com frequência, pode-se usar cobertura morta. Não só salva a planta das ervas daninhas, mas também ajuda a reter a umidade. A camada de cobertura morta não deve ser inferior a 5 centímetros. No entanto, é importante lembrar que pragas como lesmas são freqüentemente encontradas em tal ambiente. Portanto, é necessário espalhar entulho ou concha de rocha próximo ao arbusto, pois isso protegerá o arbusto desses inimigos.
Como a hosta atrai a todos com sua bela folhagem, deve-se tentar mantê-la em boas condições. Para isso, é preciso cortar os pedúnculos, pois eles tiram a resistência do arbusto, o que o deixa solto e desleixado. O cuidado também inclui o controle de pragas e doenças. O hospedeiro pode ser infectado com bolor cinza ou vírus HVX. Você precisa lidar com eles com a ajuda de drogas especiais ou remédios populares.
É importante notar que você pode transplantar o hospedeiro quase a qualquer hora e em qualquer lugar. O principal é seguir as regras e manusear a planta com muito cuidado.
Para obter informações sobre como dividir e transplantar adequadamente o hospedeiro no outono, veja abaixo.
Muito obrigado! Amanhã vou transplantar e possivelmente compartilhar, no vídeo tudo é contado e mostrado com grande detalhe e clareza.
O comentário foi enviado com sucesso.