Plantando hospedeiros e cuidando dela em campo aberto nos Urais
Para o plantio nos Urais, são adequados os hospedeiros que tenham o mais alto grau de resistência às geadas, que não tenham medo de invernos rigorosos com baixas temperaturas. Mas, escolhendo mesmo as variedades mais adequadas, deve-se estudar os meandros do plantio e cultivo de uma planta ornamental nas condições climáticas desta região.
Localizando o local
A escolha do local para o plantio de arbustos nos Urais está associada às características de cada espécie. Para esta zona climática, variedades resistentes à geada, como American Halo, Canadian Blue, Guacamole, Gold Standard são mais adequadas.
Algumas espécies de hosta precisam de muita luz, enquanto outras preferem sombra. Portanto, você deve seguir as seguintes regras para cada grupo de plantas..
- Os hospedeiros de folhas finas não gostam de iluminação excessiva e é melhor plantá-los em sombra parcial.
- As culturas com folhas densas e duras, cuja superfície se assemelha à casca, requerem uma quantidade limitada de radiação ultravioleta por dia. Portanto, é adequado para eles um local que não seja iluminado por muito tempo pelos raios do sol.
- No lado norte da área do jardim, variedades que gostam de sombra são plantadas. O sombreamento adicional por outros arbustos e árvores densos e altos não fará mal. Trata-se principalmente de variedades com folhagem verde e esbranquiçada-azulada.
- Hospedeiros variegados precisam de luz solar em quantidade medida, é aconselhável plantá-los em locais iluminados pela luz do dia pela manhã e à noite, ou seja, o horário mais seguro para uma planta.
Assim, ao posicionar corretamente o hospedeiro, pode-se atingir um alto grau de decoratividade.
Escolha de solo para hospedeiros
Um parâmetro importante para o cultivo de uma cultura hortícola é a composição da terra. Deve-se ter em mente que a planta adora:
- solos soltos e drenados - idealmente, este é um solo argiloso rico em húmus e matéria orgânica;
- solo úmido com uma microflora rica e útil;
- com um nível de acidez na faixa de pH 6-7,5.
Solo pantanoso é considerado um ambiente desfavorável aos hospedeiros, portanto o plantio em terras baixas é indesejável. Solos com predominância de solos de areia ou argila pesada, pouco permeáveis ao ar e à umidade, não são adequados para o cultivo.
O que você precisa saber sobre o material de plantio?
Uma planta ornamental completa só pode crescer a partir de uma muda saudável e de alta qualidade. Ele pode ser adquirido de fabricantes confiáveis em organizações especializadas em horticultura. Ao comprar material para o plantio, é necessário examinar escrupulosamente a planta.
Os especialistas aconselham a compra de mudas sem folhas, com o botão de folha dormente, uma vez que essa planta criará raízes mais cedo. Claro, mudas em vasos com folhas bonitas parecem mais atraentes, mas esses arbustos podem se adaptar às novas condições por muito tempo. O sistema radicular do hosta deve estar limpo - sem danos, apodrecimento ou partes secas.
Rizomas de arbustos de alta qualidade podem ser armazenados em uma sala fria e escura., e mesmo na neve, se você colocar a muda no solo e cobrir cuidadosamente com serragem, turfa ou areia de rio.
Datas de desembarque
O clima dos Urais é temperado continental com transição para continental, portanto a região é caracterizada por precipitações irregulares, verões frescos e alta cobertura de neve, principalmente nas regiões montanhosas. Nessas condições, o jardineiro é aconselhado a plantar na primavera, mas com o solo já aquecido, quando a geada já passou.As datas específicas dependem apenas das peculiaridades do clima da primavera.
Uma cultura leva cerca de 30 dias para criar raízes e, durante esse tempo, é importante manter o solo úmido. É claro que se a temperatura cair para valores negativos à noite, é muito cedo para plantar a planta.
Se o tempo estiver quente no final do verão, é permitido plantar um arbusto no outono, mas não depois de setembro, caso contrário, a muda não terá tempo de formar um sistema radicular antes do frio.
Como plantar?
Antes de plantar plantas com sistema radicular aberto, elas devem ser inspecionadas. Os locais onde é encontrada podridão são limpos e tratados com verduras brilhantes. Os brotos secos são colocados em água morna decantada por 2 horas.
O processo de plantio consiste nas seguintes etapas.
- O buraco é preparado com antecedência. Tendo em conta que o rizoma hosta cresce na camada superficial, a fossa deve ser suficientemente espaçosa.
- A terra escavada é misturada com composto, húmus, turfa e solo frondoso, e um pouco de areia é adicionada para soltá-la. Com uma forte acidez da composição, o solo pode ser diluído com cal apagada. O principal é não exagerar, pois o hosta cresce bem com baixa acidez.
- Ao pousar em solo pesado, a drenagem na forma de pequenas pedras e areia é colocada no fundo do buraco.
- Depois disso, a cova é enchida 2/3 com o substrato preparado e é generosamente regada.
- Tendo colocado a muda no meio, suas raízes devem ser distribuídas uniformemente, não aprofundando o arbusto, e todos os vazios ao seu redor devem ser preenchidos.
- Tendo compactado a terra, a zona próxima ao tronco é regada e, mais tarde, quando a terra diminui, mais solo é derramado para que a superfície fique plana.
A cobertura morta no final do plantio é necessária para reter a umidade no solo, mas a casca, a turfa e as aparas podres também protegem a cultura de pragas e nutrem suas raízes.
Na verdade, o plantio de hospedeiros em campo aberto nos Urais não é muito diferente deste procedimento em outras áreas, mas deve ser realizado exatamente de acordo com as instruções e em condições climáticas favoráveis.
Cuidado correto
Cuidar de uma planta consiste em uma série de procedimentos agrotécnicos familiares a todo jardineiro.
- Regar a planta após o plantio depende da composição do solo. Isso também se aplica a arbustos adultos. Um arbusto de tamanho médio consome pelo menos 10 litros de água. A irrigação é realizada assim que a camada superficial da terra seca. Apenas as raízes são regadas, evitando respingos na parte aérea do hospedeiro.
- O afrouxamento periódico é necessário para que o ar alcance as raízes. O procedimento é executado com cuidado, tentando não tocar em processos raiz localizados próximos. Muitos jardineiros preferem cobertura morta, o que elimina a necessidade de afrouxamento constante. Para isso, utiliza-se madeira picada, mistura de turfa, casca de conífera, disposta sob o arbusto com uma camada de 2 cm.
- A remoção regular de ervas daninhas previne doenças de plantas e infestações de insetos. Junto com isso, no final da floração, é importante retirar os caules secos e as flores murchas.
- A alimentação é realizada três vezes por estação - durante o inchaço dos botões, a formação dos botões e no final da floração. Para isso, utiliza-se tanto matéria orgânica quanto fertilizantes minerais, como nitrato de amônio, sulfato de potássio e "superfosfato". Os aditivos minerais são adicionados ao solo após a precipitação ou irrigação. A última vez que o hosta é fertilizado em agosto, e no outono, apenas palha orgânica é colocada sob o arbusto.
- A poda sanitária, que consiste no corte de pedúnculos e galhos danificados, é realizada no outono. Hosta parte para o inverno. Embora se acredite que seja necessário cobrir a planta com as folhas caídas, sabe-se que nesta última pode ocorrer a reprodução de patógenos, que no futuro causarão uma doença na cultura.
- Jardineiros experientes aconselham cobrir os arbustos com ramos de abetos coníferos e, com o início da primavera, realizar o tratamento preventivo do solo de pragas e fungos com inseticidas e fungicidas.
Um arbusto tão ornamental, como a hosta, enraíza-se bem em qualquer região, e conhecendo as regras para cuidar dele, você pode cultivar esta planta maravilhosa em climas frios.
Veja abaixo dicas sobre o desembarque de hosts.
O comentário foi enviado com sucesso.