Pinças de aterramento: características e seleção

Pinças de aterramento: características e seleção
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Escolha
  4. Aplicativo

Os grampos de aterramento são usados ​​em muitos casos e, além disso, de forma muito ativa. Entre eles estão as opções de fita e de fixação, uma braçadeira com uma braçadeira para tubos e outros tipos. Você precisa saber sobre as características dos produtos de diferentes diâmetros.

Característica

O próprio nome "pinça de aterramento" caracteriza eloquentemente a essência deste produto. É necessário não apenas para consertar o tubo, mas também para desviar a corrente elétrica dele. A montagem geralmente é feita na parede ou no teto. A principal função dos elementos de aterramento é evitar choques elétricos nos usuários. Ao mesmo tempo, a prevenção da degradação eletroquímica da tubulação também é alcançada.

A peça é organizada facilmente - é apenas uma mesa de metal, complementada por um bloco de terminais.

Visualizações

O grampo de aterramento universal (abreviado como UHZ) definitivamente merece atenção. Esta unidade de metal é feita de aço inoxidável da categoria correspondente AISI 201. O terminal é feito de aço galvanizado. A largura da braçadeira da chave de aterramento UHZ é de exatamente 12 mm. A maior seção transversal do fio de contato é de 6 mm².

A fixação pode ser realizada:

  • em um tubo de aço;

  • manga de aço;

  • tubo de cobre;

  • manga de cobre.

Um cabo pode ser colocado dentro das comunicações atendidas. Mas você também pode usar a braçadeira em tubos que transportam líquido ou gás. O redutor de rosca sem-fim UHZ garante o melhor ângulo de rosca e a folga necessária entre o parafuso e a fita. Como resultado, a força de compressão é distribuída uniformemente por todo o perímetro e o torque máximo de aperto aumenta. O aperto em si é suave e contínuo.

O UHZ foi projetado de forma que pudesse ser colocado e removido várias vezes. As bordas da fita foram alisadas deliberadamente. Isso protege a mão e a superfície de montagem contra ferimentos. Normalmente, a embalagem contém 3 peças desses produtos. E sim, este é um produto totalmente nacional que atende a todos os requisitos dos padrões russos.

O grampo de banda 927/0 também é um bom exemplo. É ideal para risers de água fria e quente. Este já é um desenvolvimento alemão de alta qualidade da OBO Bettermann. Um pacote contém 10 dessas braçadeiras por padrão. Seus corpos de latão são revestidos com uma camada protetora de níquel; uma combinação de latão e níquel também é usada para parafusos, e a fita é feita de aço inoxidável.

Os grampos de fixação para aterramento são produzidos pela empresa "KBT". Esses produtos são projetados para aterrar, zerar e equilibrar os potenciais elétricos que surgem na tubulação de aço. Tanto a braçadeira como seu terminal no caso do modelo THZ são feitos de aço galvanizado. A largura da ferragem chega a 2 cm. A maior seção transversal do fio utilizado é de 6 mm².

Outros parâmetros:

  • a seção dos tubos servidos - de ½ a 2 polegadas;

  • fixação em tubos com um par de parafusos (mantendo pressão uniforme em todo o perímetro);

  • cálculo para múltiplas instalações e desmontagens;

  • superfície de borda suavizada.

Produtos de 25 mm a ¾ polegadas são populares. Esses produtos podem ser apresentados, por exemplo, pela empresa DKC. O aço possui uma camada externa de zinco que é aplicada a um banho de galvanoplastia. A conexão de condutores de até 16 mm² é permitida. O produto é perfeitamente compatível com tubos de aço.

Se for necessário utilizar uma estrutura com diâmetro variável de 10-50 mm, vale considerar que neste caso o terminal chegará a 16 mm². Compatível com fiação longitudinal e transversal. A braçadeira se encaixa facilmente em tubos de cobre.Também pode ser usado em dutos de aço galvanizado. Excelentes exemplos de tais produtos são fornecidos, por exemplo, pela Werit.

Para tubos de 5 a 48 mm, o modelo EBS1 é ideal. É representado pelo F-Tronic. O principal material de construção é o aço inoxidável. Como sempre, é fornecida a conexão de um condutor de até 16 mm².

O parafuso de fixação garante que a braçadeira seja apertada com mais força.

Escolha

O esforço de aperto é fundamental. Mas é preciso entender que um nível excessivo de tal esforço é indesejável. Ele não pode compensar totalmente a má qualidade do material em modelos individuais. As modificações modernas de alta tecnologia requerem relativamente pouca aplicação de forças e permitem que você atinja resultados excelentes. Extremamente importante: não tente "economizar dinheiro" usando uma pinça convencional em vez de uma amostra de aterramento.

É útil ouvir as recomendações dos fabricantes diretos, é claro. O papel decisivo aqui será desempenhado pela seção transversal dos produtos. Definitivamente, não é necessário selecioná-lo "back to back". É imperativo verificar se o hardware tem defeitos mecânicos - a presença de tais deformações significa que o uso do produto é perigoso.

E, é claro, você deve entrar em contato apenas com grandes fornecedores confiáveis ​​e estudar cuidadosamente as avaliações.

Aplicativo

Braçadeiras especiais para tubos - tanto de metal quanto de plástico - são fixadas de duas maneiras principais. Em um esquema rígido, o aperto é o mais apertado possível. Ao mesmo tempo, a mudança do pipeline que está sendo criado é completamente excluída. O sistema flutuante significa que a braçadeira não está totalmente apertada. Não há necessidade de depender de estabilidade mecânica especial, mas há garantia contra danos devido a mudanças de temperatura.

Cópias correspondentes estão em demanda:

  • na indústria do petróleo;

  • na extração de gás natural;

  • nas instalações de refino de petróleo e processamento de gás;

  • no setor habitacional e comunal.

Você pode descobrir como aterrar tubos não metálicos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário