Como escolher braçadeiras de arame?
A braçadeira é um dispositivo de fixação feito, em regra, de ligas leves de metais. Vamos dar uma olhada mais de perto em como escolher braçadeiras de arame.
Peculiaridades
A braçadeira é em forma de anel. Inclui um mecanismo de aperto em forma de parafuso sem-fim ou rosca métrica. Pode ter uma base de arame ou apresentar-se na forma de uma fina tira de metal. O princípio de funcionamento é um ajuste perfeito da superfície, seguido de aperto e fixação. Uma porca com rosca métrica é usada em versões modernas de grampos de arame, seu aperto fixa de forma capital a superfície de crimpagem na base de trabalho. Apesar de sua ampla gama de aplicações, sua única tarefa é a conexão estanque de mangueiras de borracha, polipropileno e tubos feitos de materiais sólidos.
Uma braçadeira de arame ajudará a conectar a mangueira de irrigação à torneira, garantindo que esteja firmemente no lugar, sem a possibilidade de quebra e permissão para vazamentos. As braçadeiras não apenas fixam superfícies lisas, mas também são usadas na instalação de tubos corrugados, conectando o tubo de escape à chaminé. A versão com fio é um método popular aprimorado de conectar um tubo e uma mangueira usando fio comum, quando é enrolado firmemente em torno da mangueira com um alicate, fixando-a firmemente. A versão moderna possui uma hélice de aço galvanizado com duas roscas cujas extremidades são roscadas. As extremidades são conectadas com uma porca de aperto e uma trava.
Duas voltas aumentam a área de crimpagem e distribuem uniformemente a pressão na superfície.
A principal característica distintiva dos grampos de outros componentes da tubulação, por exemplo, acessórios, é que eles não são montados em um sistema comum, mas são instalados em estruturas prontas. Outra característica importante do dispositivo de fixação é a impossibilidade de deslocamento lateral, com possibilidade de movimentação horizontal... Isso permite que o sistema de abastecimento de água reaja a quedas na rede durante a operação, protegendo sua integridade contra danos. Outra característica dos grampos é a impossibilidade de utilizá-los em juntas cruzadas ou curvas de tubos, caso em que se tornam ineficazes. Os fixadores são usados em tubos de ferro fundido, concreto armado, plástico, aço e cobre, muitas vezes substituindo a soldagem. Como regra, eles são usados ativamente para reparar áreas danificadas - corrosão, rachaduras, fraturas de tubos.
Apesar da simplicidade do dispositivo, a qualidade das pinças é estritamente regulada pela GOST. Isso se deve ao fato dos produtos serem amplamente utilizados para estabelecer comunicações e garantir a robustez de todo o sistema de backbone. Para todos os tipos de grampos, padrões, tamanhos padrão e cargas permitidas foram estabelecidos. Os fixadores de polímero também têm os padrões estabelecidos pela GOST 17679 80, onde existem todos os parâmetros especificados para características de design e desempenho.
Âmbito de aplicação
As braçadeiras são usadas para vários trabalhos de construção e reparo, mas são mais solicitadas durante a instalação de sistemas de encanamento. Sem fechos deste tipo, é impossível obter uma estrutura estática. Além do efeito de fixação, a pinça é capaz de garantir o aperto durante a eliminação de pequenos vazamentos. Para fazer isso, apertamos a área do problema com uma gaxeta e aplicamos braçadeiras.Seu envolvimento uniforme e apertado garante uma ponte de vazamento completa.
A peculiaridade de seu desenho é que podem ser utilizados em tubos horizontais, verticais e inclinados. Para produtos deste tipo, umidade e temperatura não importam, e a presença de uma gaxeta de borracha permite o uso de grampos como aterramento. Um orifício de rosqueamento não utilizado pode ser selado usando as mesmas braçadeiras. Os grampos de arame são muito procurados na indústria automotiva, são usados para conectar as conexões, são usados no sistema óptico e no sistema de refrigeração, naqueles nós onde há uma movimentação de fluido com vibração constante. Eles também são usados em sistemas de irrigação, onde a pressão da água é realizada sob alta pressão. Além disso, a braçadeira de arame é amplamente utilizada na construção, construção de máquinas-ferramenta, agricultura e para fins domésticos.
Braçadeiras do tipo fio são usadas para conectar mangueiras de parede espessa, tubos corrugados, tubos ramificados e outras áreas problemáticas.
Visualizações
A gama de grampos é bastante extensa, existem várias configurações, métodos de fixação, formas, tamanhos e assim por diante. Nesse sentido, os tipos de pinças foram desenvolvidos com características individuais.
- Tipo espiral - esta é uma fita adesiva, em cujo comprimento existem orifícios. Essas braçadeiras são usadas em sistemas principais de alta pressão, hidráulicos e outros sistemas.
- Braçadeira com parafuso 165 mm tipo parafuso sem-fim com calha dentada, equipado com parafusos de aperto, adequado para instalações de aquecimento. Essas braçadeiras são usadas em sistemas de tubulação com vibração constante.
- Tipo de mola ou auto-fixação tem uma especialização estreita, é usado para conectar tubos em sistemas de refrigeração de combustível e automóveis. É constituído por uma tira de aço para molas e tem duas extremidades salientes utilizadas para a fixação.
- Braçadeira de arame consiste em um ou mais anéis de fio de aço em espiral. Possui conexão de travamento e porca de aperto com rosca sem-fim ou métrica. É confortável trabalhar com superfícies onduladas.
- O tipo de tubo é um anel com grampos. Possui uma faixa de fixação de 10 mm a 219 mm.
- Tipo de plástico tem um comprimento de 100 e mais até 400 mm.
Critérios de escolha
Dada a variedade de sortimento oferecida nas gôndolas, o comprador, via de regra, foca no custo do produto e escolhe o mais barato. Na maioria das vezes, uma braçadeira comprada dessa forma não dura muito, quebra rapidamente e oferece uma fixação de baixa qualidade. A principal coisa a se observar ao escolher um dispositivo é a marcação.
Os grampos galvanizados marcados com W1 são de baixa qualidade, pois os entalhes com fenda serão deformados pelo parafuso de fixação após o primeiro uso. Os produtos com a marcação W 2 são muito mais duráveis, são feitos de aço inoxidável e têm um preço superior. Vale a pena atentar para a presença de uma marca no produto - essa marca deve estar presente em uma pinça de alta qualidade.
Além do mais, ao comprar, você precisa entender claramente onde exatamente e para quais propósitos você planeja usar o elemento de fixação. Se o produto for comprado para conectar uma mangueira de irrigação a uma torneira, um produto galvanizado barato será suficiente para uma temporada.
Se, no entanto, para esticar uma tubulação ou redes de troncos, são usados tipos de fixadores reforçados.
Métodos de aplicação
O uso de uma braçadeira de arame requer que várias condições sejam atendidas.
- Esta opção é usada para mangueiras elásticas de parede espessa. Mangueiras de longo prazo com rachaduras que perderam sua maciez e elasticidade não podem suportar a pressão de fios de aço de pequeno diâmetro. Ele destrói a estrutura do material, pode romper, o que pode causar vazamento ou mesmo quebra.
- Ao usar um clipe de arame, é recomendável usar uma gaxeta de borracha.Isso permite uma distribuição mais uniforme da pressão, prolongando a vida útil da mangueira.
- Alguns produtos são inicialmente equipados com vedação, o que dispensa o uso de gaxeta, garantindo o melhor encaixe.
- É permitida a utilização deste tipo de pinça apenas para fixação em bases sólidas - tubos metálicos ou plásticos, pois na junção de duas superfícies de paredes macias, o fio simplesmente as transferirá.
O uso de fio espiral de aço fornece a conexão mais confiável e firme. Além das diferenças de design, os grampos possuem métodos de fixação diferentes. Depende da finalidade para a qual o dispositivo é usado. Nas prateleiras das lojas, você pode adquirir produtos com formato de fixação rígida. Esse tipo é mais conveniente em locais onde o duto se ramifica e dobra.
Nas tubagens de aquecimento, em redes com regime de temperatura elevada, utiliza-se a fixação flutuante.
Exemplos de grampos de arame para tricô
Na maioria das vezes, os dispositivos feitos de arame de tricô com um laço duplo são usados em grande escala na construção ao tricotar o reforço.
Esta é uma ótima opção ao conectar mangueiras corrugadas a uma base sólida.
Outra forma é criar uma empate de arame usando arame de tricô.
Você pode aprender como instalar uma braçadeira de fio em uma mangueira sem braçadeira no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.