O que é uma braçadeira de sprinkler e onde ela é usada?
A braçadeira do sprinkler tem o nome da palavra em inglês sprinkle, que se traduz como "pulverizar" ou "pulverizar". Acontece que já no próprio nome deste tipo de produto está colocada a sua finalidade - a instalação de várias estruturas de abastecimento de água.
Peculiaridades
A braçadeira do sprinkler é feita de tiras estreitas de aço galvanizado. Externamente, lembra um laço em forma de pêra, uma vez que é ideal para instalação de tubos. Também pode ser chamado de grampo de loop para sistemas de sprinklers.
A principal característica desses produtos é a possibilidade e praticidade de ajuste da altura da suspensão dos dutos por meio de uma porca especial no plano horizontal.
Além disso, os lados distintos dos fixadores são:
- rapidez e facilidade de instalação devido ao design simples e a presença de uma montagem ajustável;
- a capacidade de coordenar a altura durante a instalação de sistemas de tubulação e depois;
- resistência anticorrosiva;
- a capacidade de pintar em qualquer cor a pedido do cliente;
- após o término do trabalho, os tubos nas braçadeiras não são fixados rigidamente, mas podem ser movidos se necessário, isso pode ser muito útil em locais sujeitos a vibrações;
- conformidade total com os requisitos de segurança contra incêndio, devido à resistência ao fogo do material.
Deve-se prestar atenção especial ao fato de que essas travas são de uma peça só. Ao instalar tubos ou mangueiras, eles deverão ser empurrados através das braçadeiras, pois não será possível colocá-los em um sistema pronto. Apesar da carga, a distância entre as pinças não deve ser superior a 400 cm.
Formulários
O fogo descontrolado é um fenômeno perigoso e sua propagação em áreas residenciais ou industriais causará enormes danos. Isso destruirá completamente a propriedade e, o pior de tudo, pode tirar a vida de pessoas. Para evitar que isso aconteça, sistemas automáticos de segurança contra incêndio são instalados em muitos edifícios. Um dos elementos importantes de tais estruturas é a braçadeira do sprinkler. Seu objetivo principal é apoiar tubos ou mangueiras suspensas que são projetadas para fornecer água ou outro líquido para extinguir um incêndio. Antes de iniciar a instalação de sistemas de extinção de incêndio, você precisa calcular o número de fechos que serão necessários para a instalação e primeiro colocá-los no teto.
Para manter a possibilidade de ajustes no futuro, é melhor fixar as pinças na conexão roscada. Mas se essa possibilidade estiver ausente ou não for necessária, você pode instalá-los nos pinos. O tamanho dos fixadores é selecionado de acordo com o diâmetro dos tubos que neles serão instalados. Além disso, você precisa calcular o nível de carga máxima nesses fixadores e prestar atenção ao tamanho do perfil da placa de fixação. A fixação e ligação com uma estrutura resistente ao fogo é a principal área de utilização das pinças splinker, mas devido aos seus excelentes parâmetros técnicos, também são utilizadas na instalação de sistemas de ventilação e irrigação.
O que eles são?
As pinças em forma de pêra são normalmente encontradas em quatro versões:
- sem noz;
- com uma porca longitudinal;
- com uma porca ranhurada;
- pinça splinker MSS.
Para fixadores simples, a conexão rosqueada ou os pinos deverão ser adquiridos separadamente, com base nas tarefas que serão atribuídas a eles. Todos os fixadores devem estar em conformidade com GOST 24140-80. Este documento regulamentar especifica todos os requisitos para braçadeiras de sprinklers.
Para o aço usado em sua fabricação, há também GOST 52246-2004.
Uma vez que essas pinças são utilizadas em vários tipos de instalações, inclusive aquelas em condições desfavoráveis, existe a necessidade de um revestimento anticorrosivo. Para isso, o zinco fundido é aplicado em fina camada sobre uma tira de aço, com espessura de 8 a 10 mícrons. Existem muitos tamanhos padrão de grampos de sprinklers, com diâmetros de 20 a 275 mm. A espessura da tira de aço, dependendo da carga prevista, é de 1 ou 1,5 mm, a largura da tira é de 25 mm. O diâmetro dos furos para os fixadores também depende das possíveis forças que os fixadores sofrerão, e são 10,5, 13 e 17 mm.
O mínimo desses fixadores é capaz de suportar uma carga de 3 k / N (kilonewtons) e um máximo de 44. Todos os outros parâmetros podem ser encontrados estudando GOST 24140-80, que foi prorrogado por um período ilimitado em 1994.
No próximo vídeo, você encontrará a instalação de tubos em pinças anti-fogo.
O comentário foi enviado com sucesso.