Tudo o que você precisa saber sobre braçadeiras de metal
As braçadeiras metálicas são parte integrante das tubagens, necessárias para a sua fixação ou reparação fiável em caso de fugas. Reparo e cravação de braçadeiras de aço, braçadeiras de ferro com porca e parafuso resolvem muitos problemas em sistemas de tubulação.
Peculiaridades
As braçadeiras de metal para tubos são onipresentes. Com a ajuda deles, você pode:
- fixar com segurança o tubo à parede ou viga de suporte;
- elimine rapidamente o vazamento pela rachadura na parede do tubo;
- para dar aperto às juntas e acessórios;
- fixe uma mangueira de borracha ou reforçada à conexão;
- consertar mangueiras de encanamento e corrugações;
- remover fístulas em tubos que se formaram devido a correntes parasitas;
- e até mesmo apertar mecanicamente algumas peças.
No entanto, seu objetivo direto é garantir a operação estável dos dutos. Portanto, eles se espalharam em vários campos, tais como:
- doméstico e comunitário;
- estruturas hidráulicas;
- indústria de engenharia;
- construção de motocicletas e automóveis;
- energia;
- instalações de gás;
- design e vários ofícios.
Esses fechos devem ser confiáveis e duráveis. E também - para atender aos padrões de qualidade. Portanto, eles são fabricados de acordo com os requisitos de GOST 24137-80.
Este documento afirma:
- limitar os diâmetros dos tubos para os quais a braçadeira foi projetada;
- diâmetro da rosca (a porca de fixação é selecionada de acordo com ela);
- o comprimento do fio (dele depende a espessura do suporte, ao qual o tubo pode ser fixado);
- peso do produto (também um parâmetro importante, principalmente para transporte);
- precisão de fabricação;
- links para outros documentos (que definem as condições de armazenamento, rotulagem, etc.).
Na hora de comprar um produto padrão, você pode ter certeza de sua qualidade. Mas não será supérfluo pedir um certificado ao vendedor.
Visão geral da espécie
Se tal retentor for escolhido incorretamente, a meta não será alcançada. Portanto, antes de comprar, você precisa se familiarizar com sua classificação. As pinças são divididas de acordo com vários critérios.
Por tarefas
De acordo com o tipo de tarefas a serem resolvidas, as pinças são divididas em 2 grupos - fixação e reparo.
- Prendedores. Sua tarefa é fixar com segurança a tubulação na base de suporte. Portanto, tal grampo deve ser forte, enquanto o aperto da conexão e a velocidade de instalação não são necessários.
Por sua vez, existem 2 tipos de fixadores.
- Montagem. Eles são instalados na parede antes da colocação dos tubos. Eles necessariamente consertam os risers do sistema de abastecimento de água e esgoto.
- Crimp. Eles servem para inserir novas seções de tubo em um sistema já acabado. Por exemplo, eles fixam as mangueiras nos bicos.
Para instalação na parede, os grampos de montagem são equipados com hastes, que incluem:
- uma barra lisa, que é soldada à armadura ou inserida no furo e vazada com concreto;
- haste roscada para cavilhas;
- haste com rosca métrica e contraporca;
- porca soldada;
- furo sem rosca.
Para prender, por exemplo, uma mangueira a uma conexão, não é necessária uma haste. Portanto, os grampos de fixação não possuem, mas ao mesmo tempo mantêm alta resistência e confiabilidade da instalação.
Além dos simples, existem também as pinças duplas de fixação que fixam dois tubos ao mesmo tempo.
Sua vantagem é a instalação mais simples, pois em vez de 2 furos na parede, você só precisa fazer um.
- Reparar. Eles são projetados para selar vazamentos rapidamente. Essas braçadeiras são equipadas com uma vedação de borracha que se ajusta firmemente ao tubo e fecha o vazamento, e braçadeiras convenientes.Esses acessórios não são duráveis e são usados como uma solução temporária. Mas às vezes eles conseguem trabalhar por anos.
Para instalá-los, não é necessário interromper a circulação de fluido no sistema. Eles são adequados para tubos de metal e plástico e podem eliminar:
- fístulas (uma fístula é um orifício na parede causado pelo desgaste do sistema, aumento da pressão do fluido ou corrosão);
- fraturas;
- rachaduras;
- danos mecânicos e outros.
As principais características dessas braçadeiras são o diâmetro calculado do tubo e o comprimento da braçadeira (é escolhido de acordo com a extensão do dano). A braçadeira deve bloquear completamente e "com uma margem" o vazamento.
A desvantagem é que a área a ser reparada deve ser reta. Em curvas e ramos, tal braçadeira não garantirá o aperto.
É aconselhável comprar imediatamente um conjunto de pinças de reparação para que em caso de acidente não tenha que procurar esta peça com urgência.
E esse kit de reparo precisa ser atualizado com o tempo: se nada acontecer com os clipes de ferro, a parte de borracha pode secar.
Por tipo de anexo
A tarefa dos fixadores é fixar com segurança a braçadeira na tubulação. E aqui você precisa levar em consideração os modos de funcionamento do tubo, pois eles precisam de um tipo diferente de fixação.
- Móvel (flutuante). Ele é projetado para mudanças nas condições de operação, como sistemas de aquecimento e água quente. Quando aquecido, o diâmetro do tubo aumenta, se o encaixe for rígido, aparecerão rachaduras. As braçadeiras flexíveis eliminam esse problema, pois podem deformar ligeiramente.
- Duro (imóvel). É utilizado em condições constantes, bem como em dobras e ramos. Não há possibilidade de movimento, mas a fixação é mais forte.
Isso se aplica a modelos puramente de ferro. Se uma almofada de borracha grossa for usada, uma fixação flutuante pode ser obtida independentemente do projeto da braçadeira. Especialmente se você não apertar muito.
Por design
As braçadeiras diferem na forma de seus componentes.
- Em forma de U É um suporte, em cujas extremidades é colocada uma correia. Essa braçadeira é apertada com duas porcas e pode suportar cargas pesadas. Geralmente é usado para consertar tubulações, mas também é adequado para fixação.
- Com um clipe. Basicamente, essas braçadeiras são usadas na instalação de tubos de PVC. Eles vêm com uma cunha ou um bloqueio de pressão para conexão. Eles não são projetados para cargas pesadas, mas são muito convenientes para instalação.
- Anel dividido (tipo unidirecional). Este é um suporte de ferro, cujas extremidades dobradas são conectadas com um parafuso (ou vários). O tipo mais simples, fácil de fazer você mesmo. A desvantagem é que não é universal e só é adequado para um tubo de determinado diâmetro.
- Vários meios anéis (2 lados). A braçadeira consiste em 2 ou mais segmentos aparafusados juntos. O kit inclui arruelas, porcas e, geralmente, uma almofada de borracha. Adequado para diferentes tamanhos de tubos, mas após a instalação, a folga entre os segmentos não deve ser muito grande.
- Com pino de fixação. Esta braçadeira é projetada para proteger os dutos. Normalmente é composto por 2 semi-anéis, um dos quais equipado com uma haste para instalação na parede.
E como o material e a finalidade dos tubos são diferentes, a força de fixação para eles deve ser diferente. Aqui se aplica a regra - quanto mais conveniente for a instalação, menor será a força de fixação. Portanto, você não deve escolher modelos com força de fixação excessiva (eles podem causar rachaduras), às vezes projetos mais simples são suficientes.
Escolha o mecanismo de fixação correto e, como resultado, o tipo de grampo.
- Carregado com mola. Parece um anel de aço com duas mandíbulas (ou suportes). Para instalar, é necessário apertar os grampos com um alicate, colocar no cano e soltar suavemente. A braçadeira será comprimida - você obtém uma conexão confiável e flexível. Além disso, não precisa ser apertado durante a operação.
- Engrenagem sem-fim (fita, braçadeira). É uma tira de metal galvanizada com projeções ou ranhuras (menos confiáveis).Para apertar, você precisa apertar o parafuso ou o polegar. Este tipo tornou-se generalizado devido à simplicidade e facilidade de instalação e fixação confiável dos tubos ramificados. Além disso, o material de fabricação é diferente:
- W1 - a fita é de aço galvanizado;
- W2 - a fita é facilmente magnetizada (enquanto o parafuso é de aço);
- W4 - aço, não passível de magnetização;
- W5 - o grampo é feito de aço não magnético e inoxidável.
Às vezes, em vez de um parafuso, as pinças são equipadas com um clipe excêntrico com um encaixe.
- Fio (espiral). É composto por várias rodas feitas de arame, que são conectadas por um mecanismo de aperto por parafuso. Esta braçadeira é adequada para mangueiras corrugadas e reforçadas. Para mangueiras macias, não use, caso contrário, se bem apertado, o fio pode deformar severamente ou cortar a mangueira.
- Pinça de força. Uma fita metálica com recorte, dotada de uma estrutura de aperto. O grampo é puxado junto com um parafuso e uma porca. Esse tipo é usado para consertar e reparar dutos para diversos fins.
- Reforçado. Ele difere de outros fixadores apenas nas partes estampadas mais grossas. Às vezes, esse grampo é equipado com uma dobradiça de abertura, uma vez que seu corpo robusto não se curva.
- Tubo. Ele se parece com vários semi-anéis iguais, que são apertados com parafusos. Normalmente são de um ou dois lados, mas para tubos de grande diâmetro, o número de segmentos pode ser 3, 4 ou mais. Ao mesmo tempo, os modelos de um lado são mais exigentes no diâmetro do tubo, enquanto os modelos de dois lados são adequados para diferentes tamanhos de tubo.
Ao escolher, lembre-se de que os nomes das pinças em diferentes lojas podem ser diferentes. Então escolha por looks ou catálogos com fotos.
Dimensões e peso
Há um grande número de modelos de grampos no mercado, enquanto a gama de diâmetros possíveis para todos os projetos é diferente.
- Engrenagem helicoidal. O menor diâmetro de fixação é de 8 mm, o maior é de 160 mm.
- Parafuso - 18-76 mm.
- Com mola - 13-80 mm.
- Espiral - 38-500 mm.
Ao mesmo tempo, as pinças sem-fim têm a maior faixa de ajuste. Isso significa que a mesma braçadeira pode ser usada para prender um tubo de 110 mm e 200 mm de diâmetro. Após a instalação, o excesso da braçadeira é simplesmente cortado. Isso é usado ativamente por instaladores.
Os tamanhos de todos os tipos de grampos mudam gradativamente e são prescritos no GOST. Também indica a largura da fita, peso e carga máxima.
Os tamanhos padrão das braçadeiras da engrenagem helicoidal são mostrados na tabela.
O diâmetro das braçadeiras do encanamento (tubo) é geralmente indicado em polegadas (1 polegada - 25,4 mm). Isso é conveniente porque o tamanho dos tubos também é contado em polegadas.
Para modelos de metal com grampo de cabelo, o número de tamanhos padrão é ligeiramente diferente.
Deve-se ter em mente que com o aumento do diâmetro, a largura e a espessura da parede sempre aumentam, principalmente nos modelos de reparo. Isso é importante quando há falta de espaço de trabalho ou comprimento de tubo curto.
A largura dos grampos de fixação é geralmente de 20-25 mm.
A rosca interna das porcas de união geralmente varia de M6 a M10. Não faz sentido colocar porcas grandes, pois o tamanho da pinça aumenta muito.
E se a força de fixação não for suficiente, o número de parafusos aumenta.
Nuances de operação
Por melhores que sejam os grampos modernos, eles exigem uma escolha competente e, mais importante, uma operação correta. Algumas dicas de especialistas certamente serão úteis.
Escolha um meio de fixação na forma transversal do tubo. A maioria das pinças são redondas, mas também existem modelos com perfil quadrado.
Preste atenção nas arestas antes de escolher. Eles não devem ser afiados, caso contrário, a braçadeira cortará a mangueira de borracha durante a instalação. Se as bordas forem afiadas, elas precisarão ser limadas.
Ao fazer o pedido na loja online, é aconselhável indicar o diâmetro do tubo no qual a braçadeira será instalada. Isso é especialmente verdadeiro para modelos unilaterais.
É sempre aconselhável usar grampos de vedação de borracha. Suas vantagens:
- eles reduzem a vibração e o ruído durante a operação da tubulação;
- a probabilidade de danificar o tubo é completamente excluída;
- mesmo com estruturas de braçadeira rígidas, a fixação “flutuante” é mantida.
Recomenda-se lubrificar as conexões aparafusadas com óleo de máquina ou óleo de silicone antes da instalação. Isso não apenas tornará os parafusos mais fáceis de apertar, mas também evitará mais corrosão. Lembre-se de que o óleo industrial corrói alguns tipos de borracha.
Ao montar, sempre meça a força aplicada e as dimensões dos fixadores. Além disso, o clipe de mola pode saltar e voar para o lado quando comprimido. Tome cuidado.
Certifique-se de que nenhuma sujeira ou poeira entre na superfície de trabalho. Não apenas riscará o tubo, mas também pode causar corrosão prematura.
Aperte as conexões de parafuso periodicamente, especialmente se o tubo estiver vibrando. Se a ferramenta for difícil de operar, compre uma braçadeira em vez do parafuso. Nenhuma ferramenta é necessária para apertá-lo.
Não permita que os parafusos fiquem sujos com poeira. Isso não apenas estende a vida útil, mas também permite que a braçadeira seja reutilizada após a remoção. A braçadeira está em boas condições, sem sinais de corrosão e foi projetada para um mínimo de 50 ciclos de montagem-desmontagem.
E sempre siga as precauções de segurança. E também não economize nos fixadores, porque na maioria das vezes o tubo se quebra precisamente nas juntas.
E acessórios de alta qualidade agregam confiabilidade a todo o sistema.
Uma visão geral das ferramentas úteis para trabalhar com grampos da China no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.