Tudo o que você precisa saber sobre grampos de fita
Braçadeira de fita - prendedores de metal ou plástico projetados para conectar sistemas de tubos com segurança ou fixá-los às paredes. Esses produtos têm diferentes mecanismos de fixação e tamanhos.
Peculiaridades
As braçadeiras são projetadas para serem fixadas em superfícies localizadas horizontal ou verticalmente. Para esses produtos, uma fita de metal ou plástico é usada como base de aperto, o que proporciona uma circunferência maior da área em comparação com os tipos de arame.
Essas braçadeiras são fabricadas de acordo com GOST 28191-89.
O design do produto inclui fita dentada e parafuso, projetado para apertar a braçadeira no tamanho desejado. Um dispositivo simples determina a confiabilidade do fixador.
Devido ao desempenho especial e às características técnicas, os produtos em aço inoxidável ou galvanizado são muito procurados. Suas principais vantagens:
- Instalação simples e rápida - o trabalho não requer conhecimentos e habilidades especiais do mestre;
- confiabilidade - a ação do mecanismo é baseada no princípio de uma conexão espaçadora, em que são excluídos os riscos de abertura ou deformação dos fechos;
- compacidade - os grampos de fita são pequenos em tamanho, tornando-os adequados para uso em espaços confinados;
- ampla faixa de temperaturas de operação (- 45 ... +120 graus);
- resistência à radiação ultravioleta;
- a possibilidade de uso reutilizável;
- durabilidade.
A braçadeira de metal é feita de materiais duráveis, porém flexíveis, que são resistentes à ferrugem, álcalis, ácidos e altas temperaturas. Essas braçadeiras são usadas apenas para vedação de juntas e tubos de fixação., eles não são adequados para reparar tubulações podres ou danificadas.
Áreas de uso
As braçadeiras de fita são amplamente utilizadas para resolver tarefas domésticas e em vários setores industriais. Eles são aplicados:
- em engenharia mecânica;
- na agricultura;
- na indústria alimentar e química;
- para fixar sistemas de aquecimento;
- para fixar tubos em condições de vibração aumentada;
- na casa.
Com a ajuda deles, eles conectam, fixam e vedam dutos e mangueiras flexíveis, fixam estruturas metálicas aos suportes das linhas de energia.
Esses tipos de fixadores são capazes de suportar cargas pesadas.
Os produtos de metal não estão sujeitos a esticamento ou rasgo. Eles são altamente resistentes a vários tipos de cargas de energia, para lidar com qualquer tarefa.
Visão geral da espécie
As braçadeiras de metal estão disponíveis em vários tamanhos. Dependendo da finalidade, os produtos são divididos em 2 grupos.
- Crimp. São fitas estreitas ou largas, apertadas com um parafuso de um lado.
- Aço de montagem. São fixadores que incluem 2 tiras semicirculares, apertadas em ambos os lados com conexões aparafusadas.
Neste caso, a fita de fixação nas braçadeiras pode ter saliências nos dois lados, saliências unilaterais na parte externa com uma superfície interna lisa.
Os grampos de metal com trava possuem um mecanismo de fixação ou esfera. A primeira envolve a fixação das bordas do produto com um alicate especial. Essa mesa deve ser selecionada estritamente de acordo com as dimensões dos tubos. O mecanismo da bola é universal. Para fixar a braçadeira, você precisará apertar manualmente a tira de metal no tamanho necessário.
Os produtos também são classificados de acordo com o material de que são feitos. Para a produção são usados:
- aço inoxidável;
- Cink Steel;
- aço inoxidável anti-magnético e magnetizável;
- plástico.
As amarras de plástico são descartáveis, reutilizáveis, com vários orifícios de montagem, com almofadas de marcação ou reforçadas. Os últimos são equipados com dentes de metal. À venda estão produtos plásticos feitos de polietileno e náilon.
O polietileno é barato, frágil e se decompõe rapidamente.
A gravata de náilon é mais confiável e durável.
Dimensões (editar)
Os grampos de fita estão disponíveis em tamanhos padrão e personalizados. Betonilhas mais populares:
- 8-12 mm (o primeiro número é o diâmetro mínimo, o segundo é o máximo);
- 10-16 mm;
- 12-22 mm;
- 20-32 mm;
- 32-50 mm;
- 70-90 mm;
- 120-129 mm;
- 149-161 mm.
Produtos com esses parâmetros padrão são usados com mais frequência na vida cotidiana. Os fabricantes também produzem gravatas de grande diâmetro, mas raramente são usadas em residências.
Além de grampos, você pode encontrar tiras de aperto com travas em lojas de ferragens e ferragens. Seu comprimento é de 30 metros. Graças a essa fita de metal, você pode fazer uma mesa "faça você mesmo" com as dimensões necessárias sem dispositivos adicionais.
Dicas operacionais
É fácil instalar e apertar a braçadeira de banda na tubulação ou mangueira, mas é importante seguir a sequência e usar uma ferramenta especial para amarrar.
Para a instalação, você precisará de:
- Chave de fenda;
- Alicates ou alicates para apertar grampos de plástico ou atilhos com fechadura;
- tensor para pinças.
O primeiro passo é escolher uma braçadeira adequada para o diâmetro do tubo. Para afrouxar a braçadeira, você precisa desapertar o parafuso com uma chave de fenda (em alguns modelos, parafusos ou polegares são fornecidos em vez do parafuso). A braçadeira é cuidadosamente esticada para um tamanho ligeiramente maior que o diâmetro do tubo. Os fechos são movidos para o local onde os tubos são conectados. Para apertar, o parafuso é apertado com uma chave de fenda.
É permitida a instalação de grampos de fita em qualquer tipo de tubulação: concreto armado, ferro fundido, aço, PVC. Não é recomendado fixar as amarrações nas seções curvas da tubulação e nas juntas transversais. Nesse caso, o uso de pinças será ineficaz.
O vídeo abaixo contará mais sobre grampos de fita.
O comentário foi enviado com sucesso.