Tudo sobre braçadeiras de aço inoxidável
As braçadeiras são produtos projetados para uma conexão confiável de tubos. São utilizados na construção civil, na instalação e desmontagem de dutos, na reparação de rodovias e em outras áreas. São indispensáveis para a resolução de tarefas cotidianas e profissionais. Entre os trabalhadores, a braçadeira de aço inoxidável é mais popular. Esses fechos têm uma série de vantagens significativas e estão disponíveis em vários tamanhos padrão.
Características e propósito
As braçadeiras de metal são geralmente feitas de aço inoxidável. Na produção, são usados 3 tipos:
- aço inoxidável ferromagnético ou W2;
- W5 (não ferromagnético);
- W4 (difícil de magnetizar).
Os produtos de aço são fabricados de acordo com os padrões regulamentados pela GOST 24137-80.
Uma braçadeira de aço inoxidável é um fixador que fornece uma conexão forte e confiável de tubos de abastecimento de água e sistemas de esgoto. Reduz o risco de corrosão em produtos metálicos, elimina vazamentos nas juntas.
As principais vantagens das braçadeiras de aço inoxidável:
- resistência a influências externas adversas (alta umidade, quedas de temperatura, exposição a compostos ácidos e alcalinos);
- resistência e durabilidade;
- mantendo a precisão de crimpagem em ambientes agressivos;
- multifuncionalidade;
- amplo escopo;
- possibilidade de reutilização após operação de longo prazo;
- extensa programação.
O aço inoxidável não enferruja, não oxida e não entra em contato com outros tipos de metais.
As desvantagens dos fixadores feitos desse material incluem seu alto custo.
A braçadeira de reparo de aço inoxidável é usada nas seguintes situações:
- ao vedar vazamentos causados por corrosão;
- ao reparar rachaduras em dutos;
- quando ocorrem fístulas nas tubulações;
- para selar a chaminé;
- como o fixador básico da tubulação para a superfície da parede.
Os grampos de conexão de aço inoxidável são universais. Eles são usados para tubos de metal e sistemas de tubulação de PVC.
Visão geral da espécie
Os fabricantes oferecem uma ampla seleção de grampos de aço inoxidável com várias características de design. Modelos populares de tais fixadores.
- Minhoca. Seu design inclui um parafuso e uma fita. Promove uma distribuição uniforme da carga. Difere na confiabilidade da conexão.
- Arame. Projetado para a fixação de mangueiras e tubos com paredes espessas. Recomendado para uso em ambientes de alta vibração e alta pressão.
- Acoplamento. Usado para proteger tubos e mangueiras de paredes finas. Conveniente para instalação em locais de difícil acesso.
- Braçadeiras de perna. Este é um fixador projetado para a fixação de tubos de grande diâmetro. Seu design inclui uma haste, um anel e porcas de travamento automático.
- Grampos de parafuso de crimpagem usado para o reparo de sistemas de esgoto e dutos.
- Unilateral. É feito em forma de fita em forma de U com perfurações na parte superior (é fornecido para montagem roscada). Este fixador é recomendado para tubos de pequeno diâmetro. E também os fabricantes produzem modelos de dupla face (2 semi-anéis conectados por pares roscados com parafusos) e produtos de várias peças consistindo de 3 ou mais segmentos de trabalho.
- Com uma trava de bandeira. Esses produtos são recomendados para a fixação de tubos em paredes ou outras superfícies. Devido ao uso de pinças de bandeira, o duto não cederá com o próprio peso, reduzindo assim os riscos de deformações e vazamentos.
As braçadeiras de aço inoxidável com ou sem suporte podem ser equipadas com uma vedação de borracha. Esta é uma junta especial localizada ao longo do diâmetro interno do produto. A vedação de borracha ajuda a reduzir a vibração, amortece o ruído e aumenta a estanqueidade da conexão.
O preço das braçadeiras com gaxetas será mais alto do que sem elas.
Opções
As braçadeiras de aço inoxidável podem ter vários formatos (redondos ou quadrados), designs, com diferentes larguras e comprimentos de fita. Para selecionar o fixador ideal, você precisa saber suas dimensões padrão.
Cada tipo de conexão tem sua própria grade dimensional. Por exemplo, para uma braçadeira sem-fim, o valor mínimo do diâmetro interno é 8 mm, o máximo é 76, para a braçadeira de parafuso - 18 e 85 mm, e para a braçadeira de mola - 13 e 80 mm, respectivamente. As maiores dimensões são grampos com um tipo de conexão em espiral. Os tamanhos de seus diâmetros mínimo e máximo variam de 38 a 500 mm.
Uma visão geral das braçadeiras de aço inoxidável da EKF no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.