Tudo o que você precisa saber sobre braçadeiras de engrenagem helicoidal
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre grampos de engrenagem helicoidal. Eles estão em total conformidade com o GOST especial. É necessário familiarizar-se com a tabela de tamanhos de braçadeiras de metal inoxidável e uma série de outras sutilezas.
Descrição e propósito
Os grampos da engrenagem sem-fim são um dos tipos mais importantes de fixadores. Eles são usados principalmente para fixar tubos à superfície (e à superfície). Você também pode usar esses produtos para aterrar uma mangueira de metal. Eles incluem:
-
fitas;
-
peça do parafuso;
-
fechadura especial.
Como os grampos convencionais, esses projetos têm um GOST específico. Também vale a pena enfatizar que eles têm tamanhos diferentes - e principalmente seções transversais. Esses diâmetros devem ser proporcionais, é claro, aos diâmetros dos tubos. A máxima precisão dos parâmetros é garantida pela pressão, após o que a própria braçadeira é unida ao tubo de derivação. Esta solução garante a confiabilidade e durabilidade de todo o conjunto.
Na maioria das vezes, são necessários grampos de engrenagem helicoidal:
-
Fabricantes de automóveis;
-
fabricantes de dutos de ar;
-
ao criar sistemas de ventilação.
Esses produtos também são fornecidos por empresas russas e alemãs. Ambos os países garantem a qualidade excepcional de seus produtos. Os grampos de engrenagem helicoidal modernos funcionam de forma confiável e fornecem excelente aperto de fixação. A durabilidade muito alta também atesta a favor de tais modelos. O custo dos grampos da engrenagem helicoidal pode variar muito, dependendo das características e da marca.
Os produtos garantem excelente resistência ao estresse estático e dinâmico. Sob carga pesada, esse hardware não abre. São necessárias influências absolutamente extraordinárias para que a pinça sem-fim seja danificada. As características exigidas são garantidas apenas pelo uso de aço extra forte, que é mecanicamente forte, tolera perfeitamente o alongamento e resiste ao desgaste. As bandas tensoras são equipadas com ranhuras de fixação, com a ajuda dessas ranhuras a estrutura é fechada mecanicamente.
Esses furos são sempre retangulares; eles são distribuídos por toda a superfície da correia. Um produto semelhante permite que você se encaixe:
-
fios comuns;
-
cabos elétricos;
-
mangueiras de borracha e outros materiais.
Para a fabricação de grampos você precisa de:
-
aço inoxidável;
-
aço revestido de zinco;
-
metal carbono;
-
ligas passivadas.
Visão geral da espécie
A pinça sem-fim de metal pode ter diferentes dimensões (diâmetros). Além disso, é subdividido em tipos de acordo com o tipo de correia: equipado com dentes ou entalhe. Nesses casos, eles falam, respectivamente, das opções de rolagem e entalhada. 100% dos produtos sem-fim são feitos de aço, mas a composição química desse aço predetermina muito. Portanto, as ferragens de aço galvanizado toleram perfeitamente o contato com produtos químicos agressivos. Este é um produto bastante barato; é ele quem mais frequentemente é comprado para arranjar:
-
abastecimento de água;
-
sistemas de refrigeração;
-
gasodutos de importância local ou local.
Mas os grampos da engrenagem helicoidal também podem ser feitos de aço inoxidável. Eles são divididos em:
-
facilmente magnetizado;
-
antimagnético;
-
tipos fracamente magnetizáveis.
Estruturas à prova de corrosão resistem a processos de corrosão e flutuações significativas de temperatura. Eles podem ser usados em edifícios úmidos e até mesmo ao ar livre com clima úmido. Uma braçadeira de mangueira de aço inoxidável pode ser útil para jardineiros e jardineiros.Mas você tem que pagar uma quantia muito séria por isso. As opções combinadas são mais favoráveis em termos de relação preço e qualidade: o elemento de parafuso é feito de aço carbono e todo o resto é feito de liga inoxidável.
Os tamanhos dos parafusos para grampos de engrenagem helicoidal também são muito diferentes. Isso é determinado pela geometria da cabeça:
-
com 6 arestas;
-
com um sulco reto;
-
com um sulco cruciforme;
-
com uma coleira.
Em alguns casos, um parafuso borboleta de plástico é instalado. Esta solução permite abandonar o uso de chaves de fenda e realizar a instalação ou desmontagem manualmente. O comprimento da fita de fixação determina o diâmetro e pode ser de 0,8 cm ou mais de 16 cm; dentro de toda essa diversidade, grupos distintos se distinguem. Projetos estreitos são usados em condições de forte vibração, projetos mais amplos são usados para mangueiras que não devem ser submetidas a compressão excessivamente poderosa.
Em termos de resistência às cargas, os grampos são geralmente divididos em tipos padrão e reforçados; a presença de dentes ondulados inseridos em um determinado ângulo, que são mais confiáveis do que entalhes perfurados, é bem-vinda.
Dimensões (editar)
Os tamanhos mais comumente usados na vida cotidiana são mostrados na tabela abaixo.
Grupo |
Comprimento total da fita, cm |
Largura da mesma fita, cm |
O nível de carga mais alto permitido, H |
10-16 mm |
2,3 |
0,9 |
1300 |
12-22 mm |
2,3 |
0,9 |
1300 |
20-32 mm |
2,6 |
0,9 |
1300 |
25-40 mm |
2,6 |
0,9 |
1300 |
40-56 e de 40 a 60 mm - comprimento da fita - 2,6 cm, carga - até 1600 N; Para grupos de pinças de 8 a 12 mm e de 16 a 27 mm, o comprimento da fita é de 2,3 cm e a carga máxima é 1300 H. Outras categorias de tamanho:
-
87–112 - 2,6 cm e 2600 H, respectivamente;
-
149-162 - 2,6 cm e 2600 H, respectivamente.
Grampos de tamanho ainda maior são usados ocasionalmente. Mas eles são usados principalmente por profissionais. Ao escolher para uma tarefa específica, em primeiro lugar, deve-se atentar para os menores e maiores diâmetros. Deixar de levar essas propriedades em consideração resulta em compressão fraca ou dificuldades de instalação.
Quanto à carga permitida, é de interesse principalmente para especialistas que criam conexões precisamente normalizadas.
Características de marcação
Obviamente, os grampos da engrenagem helicoidal são marcados com seu grupo de tamanho. Mas não menos importante é a indicação do material utilizado. Se o índice for W1, então o hardware é feito de metal galvanizado. A marcação W4 mostra o uso de aço inoxidável. Mas com W2, tudo é muito mais interessante: a fita é feita de uma liga de aço inoxidável e o parafuso é feito de metal ferroso (mas ao mesmo tempo é coberto por uma camada protetora de zinco).
Se 1L 25-40-6 N estiver escrito no produto, isso significa sequencialmente:
-
na verdade, o tipo de worm (1);
-
pertencentes à série leve;
-
faixa de diâmetros (25-40);
-
largura real;
-
feito de aço inoxidável (no caso de metal ferroso, este índice é simplesmente descartado).
Dicas operacionais
O principal conjunto de requisitos para grampos sem-fim está fixado no GOST 28191, em vigor desde 1989. As recomendações da norma são obrigatórias ao unir uma braçadeira, uma mangueira e qualquer tipo de tubulação. Importante: para produtos de alta qualidade, a união com a fita deve ser no mesmo nível. Este requisito deve ser atendido por todos os fabricantes sem soldas ou rebites adicionais. Se esta posição não for atendida, você pode temer a deformação da mangueira ou manga durante o uso.
As braçadeiras leves são adequadas para aplicações onde não há vibração forte. Mas, ao mesmo tempo, produtos cônicos equipados com parafusos podem ser usados precisamente quando há um risco maior de vibração. Você pode apertar os fixadores usando hexágonos ou chaves de fenda. A faixa de aperto pode variar de 0,6 a 7,6 cm. Cada vez é melhor encontrar informações mais detalhadas diretamente no GOST.
A pinça de carneiro é muito conveniente e prática. Pode ser colocado e retirado sem ferramentas adicionais. Não use fixadores se eles apresentarem rebarbas e outras manifestações de deformações que possam piorar os parâmetros operacionais. Recomenda-se verificar a rotulagem antes de usar.Os tamanhos dos tubos, luvas e outros produtos conectados são selecionados com antecedência.
Por padrão, os grampos da engrenagem helicoidal são projetados para uma pressão operacional não superior a 7 MPa, incluindo prováveis situações críticas. O valor equivalente é de 70 atmosferas (deve ser levado em consideração, pois em várias fontes a pressão é medida em atmosferas). Para tipos de arame de engrenagem helicoidal, a pressão permitida não excede 0,16 MPa ou (caso contrário) 1,58 atmosferas. Colocar o fixador em tubos de aço é aceitável, mesmo se houver sinais claros de corrosão e pequenas rachaduras.
As pinças do tipo sem-fim são muito úteis no caso das chamadas fraturas do duto. Não se trata, é claro, da variedade doméstica, mas de modelos altamente especializados que são montados em paredes e tetos. As braçadeiras podem ser instaladas em tubos feitos de:
-
ferro fundido;
-
concreto reforçado;
-
polipropileno;
-
metais ferrosos e inoxidáveis.
É permitido usá-los para dutos de cobre. É verdade que, neste caso, será necessário realizar um trabalho de soldagem para um encaixe bastante confiável. Os grampos não podem ser usados em uma junta cruzada. É impraticável usá-los em áreas onde os tubos estão dobrados; ainda será ineficaz. A instalação das estruturas sem-fim propriamente dita é realizada após a conclusão da montagem do duto ou da tração da mangueira, e não durante a operação.
Para não cometer erros durante a instalação, as marcações são feitas previamente nos pontos de instalação da pinça. Nesses locais, são feitos orifícios nos quais você pode inserir buchas auto-roscantes e outros fixadores com um determinado diâmetro. As estruturas feitas de carbono ou ligas de aço inoxidável são mais versáteis do que o metal ferroso simples. É aconselhável escolher produtos com vedação de borracha. Eles são menos barulhentos e causam menos danos ao tubo em manutenção.
Para tudo o que você precisa saber sobre braçadeiras de engrenagem sem-fim, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.