O que é um Corydalis e como fazer crescer uma planta?
Corydalis é uma bela flor de primavera que muitos viram em florestas e parques. A planta floresce imediatamente após o derretimento da neve e é considerada um prenúncio do verão. Portanto, muitos ficam felizes em plantá-lo em seus terrenos.
descrição geral
A planta pertence à família Poppy. Na natureza, é mais freqüentemente encontrado em zonas temperadas. A flor cresce em florestas e clareiras. As pessoas começaram a usá-lo para decorar seus terrenos não faz muito tempo. Ao mesmo tempo, ele foi rapidamente amado por sua despretensão e resistência ao gelo.
A flor pode ser anual ou perene. Sua raiz é forte e longa. Ele está localizado em grandes profundidades. As hastes da flor estão eretas. Em sua base, há folhas verde-escuras. Sua forma é alongada.
O período de floração do Corydalis geralmente dura de março a maio. Neste momento, pequenos racemos cilíndricos com flores roxas, rosa claro ou amarelas se formam no topo de cada planta. Por sua aparência, cada flor lembra a crista de um pássaro. É por isso que a planta tem esse nome. Também é popularmente chamado de "ryast" entre as pessoas.
Após o término da floração, pequenas caixas com sementes são formadas nos caules. O material da semente amadurece em junho. Depois disso, o caule corydalis morre.
Tipos e variedades
Agora, existem várias centenas de variedades desta flor. Os mais populares são os seguintes tipos de corydalis.
- Denso. É uma planta baixa com pequenos tubérculos. As flores não aparecem no início da primavera, mas no final de abril. Sua cor é rosa-púrpura. Esses botões parecem muito bonitos contra o fundo de folhagem verde escura.
- Oco. Esta espécie corydalis tem flores mais escuras. Seus lençóis são alongados.
- Tuberous grande corydalis é bom na sombra. Portanto, pode ser plantado em áreas mal iluminadas ou próximo a plantas mais altas.
- Marshall. A principal característica distintiva desta flor é a cor vermelho-esverdeada dos caules e da folhagem. Em altura, esses arbustos crescem até 20-25 centímetros. A folhagem é verde, com tonalidade azulada. Mas as inflorescências são ligeiramente amareladas.
- Duvidoso. A bela Corydalis Azul geralmente floresce em meados de abril. A planta não é alta, mas sempre chama a atenção por sua beleza e graça.
- Nobre. Uma das plantas mais altas. Tem folhas verdes escuras, flores amarelas com uma delicada orla roxa. Eles parecem muito incomuns. Este tipo de coridális rizomatosa enraíza-se bem na maioria das áreas. Portanto, ele pode ser plantado com segurança onde outras flores mais caprichosas não crescem.
- Montanha. Esta flor do jardim cresce em média 20-23 centímetros. Inflorescências com cores diferentes são formadas no caule. Eles geralmente aparecem no final de maio.
- Caucasiano. Esta espécie corydalis floresce cedo. Pode ser reconhecida por suas belas flores rosas de tamanho médio. A planta tem boa resistência à geada e não precisa de abrigo para o inverno.
- Dissecado. A flor alta parece bastante incomum. Em seu caule há folhas semelhantes a samambaias. As flores dessa planta são amarelo claro e muito pequenas.
- Twisty. Este tipo de corydalis cresce em altura até 30-40 centímetros. Na época da floração, seus caules começam a se dobrar. É por isso que o Corydalis tem esse nome.
- Brácteas. Na natureza, a flor é encontrada nas florestas do norte. Em altura, cresce até 20 centímetros. Este corydalis floresce profusamente. Em maio, a planta é coberta por grandes inflorescências cor de limão.
- "Aposta Evans". Na primavera, esses arbustos são cobertos por agradáveis inflorescências rosa-claras. Eles não são muito altos. Mas são fáceis de detectar mesmo entre um grande número de outras prímulas.
- Panda Azul. Esta planta parece muito bonita graças às delicadas flores azuis que a cobrem. Em alguns casos, as inflorescências podem ser azuis ou brancas.
- "Fada da Madeira". A flor é bienal e é perfeita para cultivo ao ar livre. Em altura, cresce até 35-45 centímetros. Suas flores são amarelas brilhantes e as folhas são alongadas e finas.
- Corydalis Bush. Esta flor é comum em Primorye. Suas flores são geralmente rosa ou vermelhas. Suas bordas podem ser ligeiramente acastanhadas. Corydalis Bush geralmente floresce no final da primavera.
- Chinês. Esta espécie de corydalis é mais termofílica do que o resto. Portanto, para o inverno, ele precisa ser coberto com folhagem, ramos de abeto ou qualquer outro material vegetal. O Corydalis chinês parece muito bonito. Não só as inflorescências, mas também as folhas têm um aspecto decorativo.
- Intermediário. Este corydalis cresce em muitas florestas. Ela é uma planta perene. Suas flores são lilases suaves. Portanto, parece muito elegante.
Variedades Corydalis como Blue Heron, Purple Bird, Lutya e Crichton Blue também são adequadas para o plantio na maioria das regiões do país.
Aterrissagem
Cultivar esta flor a partir de sementes está dentro do poder até mesmo dos cultivadores iniciantes. A única dificuldade é que o material de plantio perde rapidamente a capacidade de germinação. Portanto, se uma pessoa quiser usar sementes coletadas em casa, ela precisa começar a semear nos primeiros 3-5 dias após a coleta.
O processo de cultivo de mudas consiste nas seguintes etapas.
- Preparação de embalagens. É mais conveniente plantar mudas em xícaras separadas. Eles precisam fazer pequenos orifícios de drenagem. A primeira camada é colocada com tijolos quebrados ou pequenas pedras. Isso é necessário para que as raízes das plantas jovens não apodreçam.
- Seleção de solo. O solo para a semeadura de sementes jovens deve ser usado leve e solto. O solo é geralmente misturado com areia de rio e húmus de folhas - o que o torna de melhor qualidade. Alternativamente, você pode comprar solo para mudas regular em uma loja de jardinagem.
- Semeando sementes. O material de plantio não precisa ser enterrado no solo. Geralmente está espalhado pela superfície da terra e polvilhado com uma fina camada de areia. Em seguida, o solo é borrifado com água morna de um borrifador. O recipiente com as sementes é coberto com um filme transparente e colocado em local bem iluminado. Será possível remover o filme após o aparecimento das primeiras filmagens.
As mudas se desenvolvem muito lentamente. Mas, na primavera, será forte o suficiente para ser transplantado para um terreno aberto.
O plantio de flores em terreno aberto deve ser feito depois que o solo no local aquece bem o suficiente. Isso geralmente é feito no final de maio. Escolha uma área ligeiramente sombreada para a coridális. É muito importante que as flores sejam protegidas das fortes rajadas de vento. O solo na área selecionada deve ser leve e nutritivo. Como regra, o Corydalis é colocado ao lado de tulipas, açafrões e outras flores primitivas. Nesse caso, o site parece muito bonito já no início da primavera.
Você precisa plantar flores a uma curta distância umas das outras. É necessário aprofundá-los no solo em 5-15 centímetros. Tudo depende das características varietais das flores.
Deve-se notar que as plantas cultivadas a partir de sementes não florescem imediatamente, mas somente após 2-3 anos.
Muitas vezes os tubérculos são usados para o plantio no local. Eles os compram na primavera. Você precisa escolher cuidadosamente o material de plantio. Os tubérculos devem ser suculentos e firmes. É importante que não haja sinais de podridão.
Eles não precisam ser preparados de forma alguma antes do desembarque. Os tubérculos são simplesmente colocados em solo solto, aprofundando 6 a 10 centímetros. Os tubérculos não são plantados em maio, no final do verão ou início do outono. Será possível ver as primeiras flores já no próximo ano após o plantio.
Cuidado
Corydalis é uma planta bastante despretensiosa. Portanto, não é difícil cuidar dele.
Regar e alimentar
Em primeiro lugar, não se esqueça de regar flores. Na primavera, depois que a neve derrete, o solo ainda está suficientemente umedecido. Portanto, o corydalis não precisa de rega adicional neste momento. Mas, uma vez que o solo esteja seco, o jardineiro terá que prestar mais atenção aos cuidados com as flores. Deve-se ter cuidado para que a terra não seque muito. Ao mesmo tempo, a estagnação da umidade no solo não deve ser permitida. É melhor usar água quente para irrigação.
Após a rega, o solo geralmente fica solto. Nesse caso, uma crosta densa não se forma próximo aos caules. Isso significa que o ar e os nutrientes são fornecidos às raízes das plantas. Também é muito importante se livrar de todas as ervas daninhas durante o processo de afrouxamento. Você pode economizar tempo soltando o solo e lutando contra as ervas daninhas cobrindo o local com cobertura morta. Palha ou serragem seca costumam ser usados para esse fim. A camada de cobertura morta precisa ser renovada regularmente.
Não é necessário alimentar o coridális. Se a flor foi plantada em solo fértil, vai deliciar os donos do sítio com sua bela aparência sem ela. Em áreas com solo pobre, matéria orgânica pode ser adicionada ao solo na primavera. Mas na maioria das vezes, o composto é usado como cobertura morta. Ele é colocado no solo em uma camada fina. Os nutrientes do composto entram no solo durante a rega ou após a chuva.
Wintering
Quase todas as espécies de corydalis são resistentes à geada. Portanto, eles sobrevivem bem ao inverno. As variedades que são muito termofílicas devem ser cobertas durante o inverno com uma camada de turfa ou ramos de abeto. Isso será o suficiente para eles sobreviverem ao período de frio.
Reprodução
Corydalis pode ser propagado de várias maneiras. Cada um deles tem suas próprias características que os floricultores precisam lembrar.
- Ao dividir o arbusto. Desta forma, as plantas adultas são propagadas. Isso é feito no final da primavera ou no verão. O arbusto é cuidadosamente cavado do solo. É muito importante que o rizoma não seja danificado no processo. O arbusto escavado é imediatamente dividido em partes usando uma pá ou uma faca afiada. Em seguida, são plantados no solo. Eles são plantados da mesma forma que as plantas jovens.
- Sementes. O material de plantio deve ser coletado com antecedência, quando a casca ainda estiver esverdeada. Do contrário, as sementes cairão diretamente no solo e as formigas as levarão embora muito rapidamente. Se não for possível plantar imediatamente, os grãos são colocados em um recipiente com areia úmida ou musgo. Ele pode ser armazenado por 5 a 7 dias. Se as sementes forem armazenadas por mais tempo, elas vão secar.
Corydalis pode ser transplantado na primavera e no verão. Se a planta já estiver em flor, as inflorescências devem ser removidas com cuidado antes do transplante. Em seguida, o arbusto é cuidadosamente desenterrado. Você precisa tirá-lo do buraco junto com um pedaço de terra. Dessa forma, a flor é transplantada para um novo local.
Doenças e pragas
Corydalis tem boa resistência à maioria das doenças. Portanto, cuidar dela não causa problemas para os jardineiros. A planta fica doente apenas em caso de alta umidade. As doenças a seguir são perigosas para o coridális.
- Ferrugem. É esta doença fúngica que mais frequentemente afeta as delicadas flores da primavera. Você pode reconhecê-lo pelas manchas convexas marrons que cobrem os caules e a folhagem da flor. Com o desenvolvimento da doença, a planta fica amarela e murcha. No final, ele morre completamente. Para evitar que isso aconteça, a flor é tratada com medicamentos como Atlant ou Topázio.
- Podridão da raiz. Esta doença se desenvolve muito rapidamente. As flores desmaiam e morrem. Esta doença é tratada com fungicidas comprovados.
As plantas também infectam doenças virais. Isso acontece muito raramente. Mas se isso acontecer, as plantas devem ser desenterradas e destruídas. O local é então pulverizado com uma solução de "Fitosporin".
Entre as pragas, os principais inimigos do corydalis são as seguintes criaturas.
- Nematóide bulboso. Pequenos vermes danificam os tubérculos das plantas. Este último racha e se solta. Ao mesmo tempo, a planta fica amarela e seca. Tendo notado vestígios da atividade do nematóide bulboso, as flores afetadas devem ser removidas. Nos próximos anos, você não deve plantar nenhum corydalis ou qualquer outra planta bulbosa neste local.
- Scoops. As borboletas pequenas também podem prejudicar as flores jovens. Para que não ponham ovos no local, as flores são borrifadas com infusões de cebola, alho ou copa de tomate. Também é muito importante limpar o local de ervas daninhas. Afinal, é nele que as colheres costumam botar seus ovos.
- Lesmas. Essas pragas costumam atacar o Corydalis. Mas livrar-se deles é muito simples. Basta polvilhar limão ou cascas de ovo esmagadas sobre um canteiro de flores. Isso vai assustar as pragas.
- Ratos e toupeiras. Esses roedores danificam os caules da planta e suas raízes. Por causa disso, a cultura está morrendo. As armadilhas são comumente usadas para controlar pragas. Em vez disso, você pode usar escarificadores ultrassônicos especiais. Você pode escolher o produto certo para uma área pequena ou grande.
Corydalis é uma verdadeira decoração do jardim da primavera. Portanto, uma flor despretensiosa pode ser plantada em qualquer área.
O comentário foi enviado com sucesso.