Cravo turco: variedades, plantio, cuidado e reprodução
O cravo turco é uma planta bonita que muitas vezes pode ser encontrada em canteiros de jardins frontais ou jardins de vilas. Na primavera, os arbustos desta planta se transformam em um tapete espesso e rico, efetivamente destacando o verde do gramado e arbustos de baixo crescimento. Neste artigo, examinaremos mais de perto a aparência dessa flor popular e como cuidar dela adequadamente.
Descrição
Cravo turco é planta ornamental perene, que possui belas e grandes inflorescências, caracterizadas por uma espetacular forma esférica. A flor exala um aroma muito delicado, agradável e picante. Este tipo de cravo é incrivelmente popular e é encontrado em muitas áreas locais. A maioria dos jardineiros prefere esta flor como ela é despretensioso em questões de cuidado.
Uma planta herbácea pode ter uma variedade de pétalas. Eles podem ser monocromáticos ou variados, duplos ou lisos. Os espécimes mais comuns são considerados como tendo gorros "fofos" em tons de branco, escarlate, carmesim ou rosa. Inflorescências em que várias cores saturadas diferentes são combinadas, por exemplo:
- rosa e branco;
- branco, rosa e carmesim;
- carmesim e vermelho;
- rosa, cinza e branco;
- roxo, branco e vinho;
- branco e carmesim / roxo.
O cravo turco é um dos mais brilhantes representantes da família dos cravos. Distingue-se pelo grande tamanho das belas inflorescências umbeladas - podem atingir 15 cm de diâmetro e a altura das plantas pode ir de 15 a 60 cm, dependendo da variedade específica. Existem variedades pequenas e altas.
No primeiro ano após a semeadura, arbustos densamente crescentes são formados a partir das ricas rosetas verdes da folhagem basal. As plantas bienais são caracterizadas por uma floração abundante - produzem pedúnculos eretos.
O cravo turco de jardim tem lâminas de folhas lanceoladas. Eles são caracterizados por uma haste reta de tipo nodoso. Esta flor decorativa cresce em um lugar alocado por uma média de 4-5 anos. Além disso, sua reprodução pode ocorrer pelo método de semeadura.
Esta famosa planta tem outro nome popular, "folk" - Cravo "barbudo". Ela foi tão apelidada pelo que ela tem uma borda desgrenhada em torno das bordas das pétalas, ligeiramente semelhante a uma pequena barba.
Deve-se ter em mente que o cravo turco não é o perene mais durável.
Normalmente é plantado por alguns anos. A floração mais abundante da planta ocorre justamente no segundo ano de vida.
O período de floração do cravo turco cai em junho-agosto do segundo ano. Uma flor pode consistir em 30-40 inflorescências. Os cestos de flores têm 5 pétalas.
Variedade varietal
No jardim, o cravo turco é normalmente cultivado como um híbrido interessante, obtido pelo cruzamento dos cravos cartuxo e chinês. A principal característica distintiva da maioria das variedades são as taxas de crescimento. Subespécies anãs e altas geralmente possuem flores maiores e mais luxuosas, que são intensamente coloridas.Freqüentemente, os cravos de dois anos são multicoloridos. Você também pode encontrar espécimes mais interessantes cobertos com lindas manchas.
Existem muitas variedades de cravos turcos. Os representantes de cada um deles têm suas próprias características distintas e características de aparência. NSVamos examinar mais de perto os exemplos mais populares e difundidos.
- Albus. Uma bela planta com flores brancas como a neve. Representantes desta variedade são perfeitos para o plantio em jardins rochosos clássicos como meio-fio para caminhos e caminhos.
- Olhos auriculares. Este nome carrega uma flor de aparência espetacular, que tem um meio característico e bordas brancas como a neve das pétalas. Esta planta está disponível em várias cores: salmão, framboesa, rosa e roxo.
- Nigrikans. Uma maravilhosa variedade escura. Possui hastes eretas, duras e fortes. A altura normal destas plantas é de 40-50 cm.Os caules e as nervuras nas placas das folhas são realçados por uma cor bordô. As inflorescências crescem sólidas e densas, com flores de veludo púrpura-carmesim. Estas últimas apresentam manchas brancas contrastantes na base de cada pétala.
- "Diabunda F-1". Perene híbrido curto resultante do cruzamento de cravos chineses e turcos. É caracterizado por uma forma compacta. Atrai nesta variedade e no facto de os seus representantes poderem orgulhar-se não só de longa, mas também de floração abundante. A altura média dos arbustos é de 20 a 25 cm, podendo ser plantadas com segurança não só em terreno aberto no local, mas também em vasos caseiros ou caixas especiais de varanda.
- Newport Salmon Pink. Os representantes desta variedade pertencem à categoria de médio porte. Eles diferem em formas modestas. Em altura, podem atingir cerca de 40-50 cm.Os caules são elásticos, cobertos por placas de folhas lanceoladas de uma rica cor verde. As flores são muito pequenas, distinguem-se por uma espessa tonalidade rosa-salmão. As bordas finamente dentadas das pétalas aparecem. As inflorescências têm estrutura arredondada e, no pico da floração, cobrem todo o arbusto com gorros rosa claro.
- Glória de Holborn. A variedade popular pertence ao tipo alto. É caracterizada por arbustos fortes e eretos, com altura média de 60 cm. Tanto os caules como a folhagem apresentam uma cor verde rica e característica. As flores são perfeitas, arredondadas. Seu diâmetro é de 1,5 a 2 cm. As flores são coletadas em exuberantes escudos de até 12 cm de diâmetro. A cor das pétalas é vermelho bordô com franjas brancas e olhos da mesma cor.
- "Florença". Arbusto delicado e atraente de pequena altura, que se distingue por belas inflorescências rosa pálido. Representantes dessa variedade podem se tornar uma decoração chique de um jardim ou de uma área local.
- "Arrancada". Essa variedade é anual. Distingue-se por toda uma mistura de cores. As plantas desta variedade florescem em junho e a polpa floresce até setembro.
Seleção do local e preparação do solo
O cravo turco é um perene não caprichoso e pouco exigente, que é muito fácil de cuidar. Mesmo um jardineiro novato que não tem muita experiência nessas questões pode facilmente lidar com isso. Mas você precisa saber exatamente em que condições essa flor pode crescer. É por isso é muito importante escolher o local certo para isso no site.
Vamos considerar em detalhes a que coisas você precisa prestar atenção ao procurar um lugar para plantar a flor em questão.
- Iluminação e localização. O cravo turco cresce melhor em áreas ensolaradas. Áreas abertas e bem iluminadas são a melhor solução onde as plantas crescerão e se reproduzirão bem. Não é proibido plantar um cravo à sombra parcial do jardim.
- O cultivo requer apenas solo fértil, mas os solos argilosos ou pantanosos não funcionam de todo. O local de plantio deve ser seco - o excesso de umidade no solo pode causar o apodrecimento das raízes das flores.Você não deve plantar cravos turcos sob árvores ou arbustos, mas canteiros de flores perto de uma cerca, portão ou casa serão úteis.
- Temperatura. Ao escolher o local ideal para a planta em questão, é necessário levar em consideração seus requisitos para as condições de temperatura. Os cravos turcos não têm medo das baixas temperaturas, das geadas da primavera e do outono. As sementes podem ser plantadas com segurança em abril, quando o solo esquenta levemente sob a influência dos primeiros raios de sol. Mas também existem variedades decorativas que não são resistentes à geada. Eles devem ser cobertos com materiais especiais ou ramos de abeto se houver risco de geada.
- Priming. No local onde se pretende plantar cravos turcos, deve haver solo solto, bem fertilizado e fértil. Solo franco-arenoso com acidez ligeiramente alcalina ou neutra é adequado.
Antes de plantar um cravo turco em um local encontrado no local, você precisa recorrer a uma escavação com uma pá (para 1 baioneta). É imperativo remover todas as ervas daninhas e raízes. Você não pode negligenciar esses procedimentos preparatórios se quiser cultivar plantas perenes realmente saudáveis e bonitas.
Como plantar?
Os cravos turcos devem ser plantados de acordo com todas as regras. Vamos considerar como isso deve ser feito usando o exemplo de um método de muda para o transplante de uma flor.
Para obter mudas saudáveis e fortes, é necessário colocar o material de semeadura em substrato previamente desinfetado. Na maioria dos casos, a desinfecção é realizada com uma solução rosa escura de permanganato de potássio.
O substrato deve ser extremamente fértil. Muitas vezes é feito de húmus de areia e folhas.
O cultivo de cravos turcos por meio de mudas é realizado dessa maneira.
- Primeiro, enxágue o tanque de mudas completamente com água quente. Em seguida, você precisará colocar uma camada de drenagem na parte inferior e colocar um substrato ligeiramente umedecido na parte superior.
- Você pode semear as sementes colocando-as em uma profundidade rasa - 1 cm será o suficiente. A distância entre as sementes deve ser de cerca de 2-3 cm.
- Agora o recipiente deve ser cuidadosamente coberto com folhas de papel não muito densas e mantido a uma temperatura de + 16- + 18 graus. De vez em quando, o substrato precisará ser moderadamente hidratado.
- Quando os primeiros brotos rompem, o reservatório com eles precisará ser transferido para o local iluminado. O regime de temperatura precisará ser reduzido em pelo menos alguns graus.
Algumas semanas antes de transplantar flores para um campo aberto, você precisará de procedimentos para endurecê-las. Será necessário levar os jovens todos os dias para o ar fresco. O tempo de exposição deve ser aumentado a cada dia. Após 2 semanas, as mudas se acostumarão completamente às novas condições. É desejável que na hora especificada eles possam passar a noite com a janela aberta.
Você também pode recorrer à semeadura de cravos turcos diretamente em campo aberto, sem recorrer ao procedimento de transplante. Os especialistas aconselham recorrer a este procedimento em 3-4 décadas de maio, quando você não pode ter medo das geadas noturnas, e a terra será aquecida.
É aconselhável plantar sementes para um lugar ensolarado Localização ativada. Algumas semanas antes da semeadura, você precisará cavar um canteiro de jardim a uma profundidade de 20 cm, onde será necessário adicionar uma mistura de cinza de madeira e composto. Também será útil fertilizar a terra com composições minerais para plantas com flores. Em seguida, o local preparado deverá ser coberto com polietileno e deixado assim por cerca de 10-15 dias.
Depois disso, você pode ir diretamente para o plantio de um cravo.
- No solo, você não precisará fazer ranhuras muito profundas. Entre eles é necessário fazer um recuo de 15 cm. Eles precisarão ser regados.
- As sementes das plantas devem ser colocadas em cada uma das ranhuras preparadas. Deve haver uma distância de 2-3 cm entre eles.
- De cima será necessário derramar o substrato, e então o solo será compactado. De cima, as plantações precisarão ser cobertas com um material não tecido especial.
- Quando os primeiros brotos aparecem, o material de cobertura pode ser removido.
Cuidado correto
O cravo turco é completamente despretensioso, mas isso não significa que não precise de cuidados adequados. Vamos dar uma olhada em como cuidar desse popular animal de estimação verde.
Rega
O cravo turco não gosta de regar com muita frequência e abundância. Você não pode preenchê-lo. Basta regar os arbustos se o tempo estiver seco. O suficiente 2 vezes por semana. A rega é recomendada de manhã ou à noite. Apenas 15-20 litros de líquido são necessários por metro quadrado do local - uma quantidade semelhante de umidade será mais do que suficiente para os cravos.
Não exagere em regar, uma vez que as raízes de um cravo turco estão sujeitas a apodrecer.
Em nenhum caso a água deve ser derramada sobre a planta de cima - ela deve cair exclusivamente sob a raiz da flor e apenas na forma de um riacho difuso.
Top curativo
Se você alimentar os cravos turcos corretamente, eles serão bonitos e saudáveis. Alguns jardineiros acreditam que esta flor não precisa ser fertilizada de forma alguma, mas esta opinião está errada - os procedimentos mencionados não devem ser negligenciados.
A planta perene descrita pode ser fertilizada com matéria orgânica e composições minerais complexas. O primeiro curativo de cobertura deve ser aplicado sob os arbustos quando o nível de sua altura atingir 12 cm e o segundo curativo é necessário durante a formação das gemas.
Cravo perene de jardim precisa de alimentação no outono. Se esta planta não tiver nutrientes suficientes, não será capaz de florescer bem.
O que fazer após a floração?
Quando um cravo turco murcha, é muito fácil cuidar dele. Os arbustos só precisam ser aparados com cuidado. Eles são cortados quase rente ao solo. Após a conclusão deste procedimento, as flores devem ser regadas, arrancadas e então removidas da terra que as circunda. Já um mês depois, o arbusto dará novos brotos, que podem ter tempo de florir no outono.
Como se preparar para o inverno?
O cravo turco é uma planta resistente à geada. Porém, apesar disso, ainda é recomendável cobri-lo com um material de cobertura para o período de inverno. Para isso, são adequados ramos de abeto ou aterro com uma mistura de turfa. Com a chegada da primavera, não é necessário abrir imediatamente os arbustos, pois nesta época do ano existe o perigo de geadas noturnas.
Quando a flor cresce na primavera, o material protetor pode ser removido. Os rebentos jovens devem ser sombreados. Deve ser lembrado que o cravo-da-índia tem uma atitude negativa em relação ao excesso de água e umidade, portanto, no inverno, se cair muita neve, é melhor removê-la imediatamente.
Se esse requisito for atendido, na primavera, o solo não será excessivamente úmido e perigoso para as flores em questão.
Métodos de reprodução
O cravo turco pode ser propagado de várias maneiras. Vamos descobrir em detalhes o que precisa ser feito em diferentes casos.
A variedade de cravos turcos de que você gosta pode ser propagada de maneira popular - por camadas. Para fazer isso, você precisará executar as seguintes etapas.
- Primeiro, você precisa pegar um talo, pressioná-lo contra o solo, prendendo-o com um fio em forma de V. Isso deve ser feito no topo da planta.
- Em seguida, você precisará remover o pedúnculo.
- Polvilhe o caule com solo ligeiramente umedecido.
- Um mês depois, chegará a hora do enraizamento do broto. As camadas podem ser plantadas com segurança em seu lugar permanente no local.
- As flores propagadas de maneira semelhante repetem as características do arbusto-mãe.
Muitos jardineiros escolhem estacas como método de propagação de cravos. As estacas são cortadas do caule da planta no segundo ano de vida. Em seguida, o elemento selecionado deve ser plantado em solo solto e úmido, formando uma pequena sombra. Após 3 semanas, as mudas vão crescer - isso pode ser visto pelo aparecimento das primeiras folhas.
Em agosto, eles precisam ser replantados. O material plantado só poderá florescer no ano que vem.Se esses procedimentos forem realizados em uma estufa ou estufa, as mudas criarão raízes muito mais cedo - você não terá que esperar muito.
Este método é usado se você quiser manter a variedade de flores que você gosta.
A reprodução de cravos turcos a partir de sementes não é menos popular. Recomenda-se recorrer a este método em junho. É verdade que, na maioria dos casos, assim, o cravo se reproduz sozinho, sem o envolvimento de uma pessoa. Nos anos seguintes, a floração geralmente desaparece e se torna menos abundante.
Doenças e pragas
O cravo turco é uma planta robusta, resistente à maioria das doenças conhecidas. A forte imunidade torna esta planta ainda mais popular. Em casos raros, esta cultura pode sofrer de doenças graves, como:
- fusarium - os principais sintomas aqui são o torcer das lâminas das folhas e, em seguida, o ressecamento da flor;
- ferrugem - uma doença muito grave que se manifesta na formação de esporos alaranjados bem visíveis;
- molde cinza - doença não menos perigosa que pode se manifestar se a flor for cultivada em áreas excessivamente úmidas;
- manchado - uma doença viral, geralmente ativada na primavera e que se manifesta pelo aparecimento de manchas de formas incompreensíveis na folhagem.
Fusarium pode ser tratado com uma solução de oxicloreto de cobre ou 0,1% de suspensão de Foundationol. Mas antes disso, você precisará se livrar de todas as áreas da planta afetadas pela doença. A podridão cinzenta é tratada da mesma forma, mas antes disso, todas as áreas podres da flor são removidas. Se o cravo estiver enferrujado, todos os arbustos infectados devem ser destruídos o mais rápido possível.
Quando a planta fica manchada, como no caso da ferrugem, o arbusto também precisa ser destruído. O uso de medicamentos não surtirá efeito.
O cravo turco pode sofrer ataques de pragas. Ela é frequentemente atacada pulgãoo que pode drenar gravemente a planta e torná-la altamente suscetível a infecções fúngicas perigosas. Você pode se livrar dos pulgões tratando a planta com agentes inseticidas, como Arrivo, Intavir ou Fitoverm. Essas formulações são usadas várias vezes, com intervalos de 5 a 7 dias.
A planta pode sofrer e dos ácaros da aranha. Se esta praga atacou uma flor, grãos esbranquiçados característicos aparecerão na metade inferior das placas das folhas. Você pode ver uma teia de aranha branca voadora. Preparações de matricária ou enxofre podem ser meios eficazes na luta contra os ácaros.
Medvedki também costumam atacar o cravo turco. Eles podem danificar gravemente as flores, os brotos e as raízes das plantas. Você só pode se livrar deles cavando o solo no outono. Assim, forma-se uma espécie de armadilha cheia de esterco. As larvas se mudam para lá durante o inverno e podem ser facilmente destruídas na primavera.
Perigoso para flores e tesourinhas. Eles também prejudicam flores, mudas e brotos jovens. Para essas pragas, as armadilhas são feitas de grama úmida, coberta com pequenas tábuas. Os parasitas vão se esconder lá durante o dia em busca de fuga do calor do verão.
À noite, armadilhas podem ser coletadas.
Dicas e sugestões úteis
Muitos jardineiros escolhem cravos turcos para crescer em seus terrenos. Antes de escolher a variedade que você gosta e correr para começar a plantá-la, vale a pena armar-se com recomendações úteis de floristas experientes para não enfrentar muitos problemas comuns.
- Se você plantar esta planta em forma de muda, deve-se ter em mente que em condições de altas temperaturas as mudas podem se esticar fortemente.
- A semeadura em campo aberto pode ser realizada no outono (outubro), mas não podemos esquecer que tanto o solo como o material de plantio devem estar secos. Após a conclusão das atividades de semeadura, o local pode ser isolado com serragem ou turfa. Na primavera, a camada de cobertura morta deve ser removida.
- A planta considerada precisa de alimentação correta e oportuna. Devem ser inseridos exclusivamente de acordo com as instruções indicadas na embalagem (se você usar produtos comprados prontos).
- Você precisa ter cuidado com suplementos de nitrogênio para cravo. Se você exagerar na introdução, isso pode levar ao desenvolvimento de muitas doenças.
- Todos os botões de cravo desbotados devem ser removidos. Este procedimento é necessário para estimular o crescimento da flor.
- Os cravos turcos podem ser cultivados não apenas para decorar um terreno ou jardim, mas também para o corte posterior. A planta não perderá sua aparência original por 2 semanas.
- Depois da rega ou da chuva que já passou, é imprescindível soltar o solo ao redor da flor, retirando todas as ervas daninhas e inflorescências ressecadas.
- Ao plantar um cravo em terreno aberto, você não pode aprofundar a semente mais do que 1,5 cm. Se você cobrir as plantações com uma camada de terra mais densa, eles podem simplesmente não romper.
- As plantas podem facilmente hibernar, estando sob uma camada de neve, a menos que você exagere com cobertura morta. Uma fina camada de turfa é o suficiente. Colchas mais grossas podem ser feitas nas regiões do norte, onde o solo pode congelar a uma profundidade maior.
- É necessário monitorar de perto a condição das plantas plantadas. Se houver suspeita de que as flores estão sofrendo de algum tipo de doença ou praga, é necessário agir o mais rápido possível para tratá-las. Não perca tempo em vão - você precisa agir rapidamente.
- O melhor de tudo é que o cravo turco se propaga por sementes, por meio de mudas. As variedades mais valiosas e variedades híbridas são principalmente cortadas ou material obtido para o plantio dividindo um arbusto perene.
- Para cultivar mudas de cravo com sucesso, você precisa preparar com competência uma mistura de húmus, areia, solo de jardim e turfa. Todos os componentes devem ser combinados em partes iguais. Você pode comprar um substrato pré-fabricado comprado em loja para mudas não só de flores, mas também de vegetais.
- Ao regar as plantações consideradas, é importante não deixar cair água nas placas das folhas ou botões. Se este requisito for negligenciado, podem surgir queimaduras na planta.
- Ao cultivar esta planta em mudas, é preciso lembrar que não se deve guardar o material para a semeadura em uma sala escura, onde faz calor o tempo todo. Nessas condições, os brotos dos cravos esticarão muito, tornar-se-ão fracos e finos.
- Se as sementes forem plantadas no outono, o material de plantio não precisa ser encharcado. As ranhuras também devem estar secas e não devem ser regadas previamente.
Uso em paisagismo
Há uma razão pela qual o cravo turco é tão comum. Os jardineiros são atraídos por ela não apenas por sua despretensão e facilidade de tratamento, mas também por sua bela aparência. Esta planta pode ser uma decoração maravilhosa para qualquer local.
As flores ficam bem em combinação com outras culturas de cores diferentes.
Freqüentemente, os cravos são plantados como planta de freio. Pode decorar caminhos de jardim de forma eficaz. Para fazer isso, você pode escolher variedades monocromáticas e multicoloridas.
Essas flores costumam ser plantadas perto da casa. Mesmo nos edifícios mais simples e discretos, estes bichinhos verdes podem decorar, torná-los mais estéticos e atraentes.
Para o cultivo e cuidado de cravos turcos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.