Erva cravo: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Cada planta atrai com sua forma, cor e floração originais, apenas as melhores espécies são cultivadas e cultivadas como canteiros de flores e ornamentais. A erva cravo é uma planta despretensiosa e interessante que, com os devidos cuidados, pode decorar de forma significativa qualquer paisagem. Os jardineiros que desejam cultivar esta variedade de cravos devem estar bem atentos às características de seu plantio e germinação, caso contrário, o efeito decorativo do arbusto será perdido.

Peculiaridades

A erva dos cravos é uma planta herbácea que cresce tanto em condições naturais como com a ajuda do cultivo humano. Esta cultura é perene, como outros representantes da família dos cravos, distingue-se pela cobertura do solo e, sem os devidos cuidados, perde rapidamente o seu efeito decorativo, crescendo abundantemente no solo. A descrição do cravo-da-índia de ervas possui várias características.

  • Uma variedade de cores de pétalas em diferentes variedades de plantas. Os mais comuns são os representantes branco, rosa e vermelho, além das opções de dois tons.
  • A flor tem 5 pétalas, cujas bordas são serrilhadas, como outras plantas da família dos cravos.
  • As hastes podem ter hastes de flores ou crescer sem elas. A segunda variedade é menor e fica menor que a primeira.
  • As folhas são estreitas e podem ser representadas por toda a paleta de cores verde.
  • O sistema radicular se desenvolve para os lados, e não profundamente no solo, porque as raízes são curtas e podem segurar a planta bem nas encostas de montanhas e colinas.
  • Após a finalização do processo de floração, uma caixa com sementes é formada no lugar da flor.

O nome botânico do cravo herbáceo - Dianthus deltoides - foi formado a partir das palavras latinas "dios" e "antos", cuja tradução significa "flor divina". Estas plantas de cobertura do solo são despretensiosas e muito bonitas, por isso são muito utilizadas em paisagismo, na decoração de canteiros e na criação de jardins originais e decorativos.

Variedades

Devido à popularidade do cravo herbáceo, os criadores estão trabalhando ativamente em sua criação, e no momento, várias novas variedades foram obtidas.

  • "Diamante" - cresce 15-20 cm, tem forma de almofada. Esta variedade apresenta uma alta taxa de crescimento. A floração começa em meados de junho e vai até o final de outubro. O formato das folhas é oblongo, verde escuro, coberto com uma flor branca tênue. Ela floresce com inflorescências vermelhas brilhantes. A variedade cresce melhor em áreas abertas, moderadamente úmidas e bem iluminadas pelo sol. A planta é considerada resistente à geada, pois tolera geadas de até -35 graus.
  • "Toronto" - uma planta com dimensões de 10-15 cm de altura, que cresce em solo não ácido, moderadamente úmido. Esta variedade não é suscetível, portanto é melhor não cultivá-la em regiões frias. Se você remover as flores depois que elas murcharem, isso afetará positivamente o crescimento do arbusto como um todo. O cravo floresce com inflorescências brancas, no centro das quais há uma borda rosa forte. O período de floração começa em junho e vai até o final de agosto.
  • "Alegoria" - uma variedade que cresce até 20-25 cm, tem caules nodosos que se ramificam na parte superior do arbusto.As folhas estão quase totalmente cobertas de flor, as flores são de cor vermelha, com um diâmetro de 1 a 1,5 cm. Após a floração desta variedade, recomenda-se a retirada dos pedúnculos. O arbusto floresce de junho a agosto.
  • "Flash light" - um arbusto alto, atingindo 40 cm de altura. Os caules e a folhagem são cobertos de pêlos, as pétalas têm uma forma de dentes afiados. Recomenda-se plantar a planta em solo argiloso de jardim, que contém argila e areia. Este cravo rosa floresce de junho a setembro.
  • Fogo Ártico - cravo herbáceo de tamanho médio, atingindo 20-25 cm de altura, variedade recomendada para plantação em zona aberta. Cuidar dele é simples, pois a falta de umidade por muito tempo e as fortes geadas no inverno não prejudicam o mato. O cravo floresce em grandes inflorescências branco-vermelhas de junho a setembro.
  • "Branco Vermelho" - uma variedade de baixo crescimento, florescendo com pedúnculos rosa-branco que cobrem o solo como um tapete. Esta é uma planta de cobertura do solo com folhas finas, longas e verdes escuras e pequenas flores brancas, o meio das quais é pintado em um tom rosa profundo.
  • "Kanta libra" - pertence às variedades baixas de cravos-da-índia, que se multiplicam rapidamente, sendo resistentes ao frio. Recomenda-se crescer em solo franco-arenoso com umidade média. A “Kanta-libra” é uma beleza vermelha que surpreende pelo tamanho das suas flores graciosas e brilhantes, que podem ser contempladas desde os primeiros dias de Junho até ao final de Setembro.

A escolha da variedade deve ser feita levando em consideração as preferências de gosto do jardineiro ou do designer, as especificidades do solo, bem como o esquema de cores que é necessário em determinadas condições.

Como plantar?

Plantar um cravo de erva não é muito diferente de qualquer outra planta cultivada, mas há certas características aqui. As plantas perenes geralmente são colocadas no lugar de seu futuro habitat e não se movem para nenhum outro lugar. A tarefa do jardineiro é apenas cuidar do território, regando, podando e fertilizando a própria plantação. No caso dos cravos-da-índia, há a necessidade de mudar a localização dos arbustos, o que deve ser feito a cada 3 ou 4 anos, caso contrário as plantas perderão o efeito decorativo.

Para que o cravo cresça bem, ele deve ser plantado em solo seco e não ácido. Antes, vale limpar todo o território do futuro jardim de flores de qualquer erva daninha, preparando um lugar para uma nova cultura. Para proteger os arbustos da invasão de pragas ou do perigo de infecção com doenças, antes de plantar no solo, é necessário embeber o sistema radicular em uma solução especial.

Um local no jardim deve ser selecionado leve, sem plantas altas que coexistirão com um cravo, caso contrário os arbustos não conseguirão se desenvolver normalmente e florescer lindamente. Como a cultura é uma cobertura do solo e cresce fortemente, os arbustos devem ser colocados a uma distância não inferior a 30 cm um do outro. As mudas são baixadas para um buraco com cerca de 15 cm de profundidade e cavadas, após o que são bem regadas. O procedimento de desembarque é melhor planejado em um horário em que a temperatura do ar alcance +15 graus e não haja risco de geadas noturnas. Com o plantio correto da planta, ela se deliciará com uma floração abundante e muito bonita.

Como cuidar bem dele?

Para que o cravo à base de ervas agrade os olhos com lindas folhas verdes e flores brilhantes, é importante cuidar bem dele. O cultivo desta cultura não é particularmente difícil, mas é importante conhecer as nuances básicas.

  • A rega deve ser oportuna. O início da irrigação deve ser na primavera, assim que a temperatura subir bastante, a quantidade de irrigação aumenta no verão quente. É importante não inundar os arbustos, pois isso provocará o apodrecimento do sistema radicular e o arbusto morrerá.
  • O fertilizante deve ser complexo: na primavera, nitrogênio e fósforo são introduzidos no solo, no verão - magnésio e cálcio, misturas contendo ferro serão úteis.
  • A poda obrigatória não é realizada, o principal é monitorar a forma e o tamanho do arbusto, se necessário, retirar o excesso de galhos. Em algumas variedades, é recomendado aparar as inflorescências após a floração para que o arbusto floresça ativamente na nova estação.
  • Ao plantar em terreno aberto, é importante dar proteção ao mato. de pragas e doenças, usando medicamentos apropriados.
  • A cada 3-4 anos você precisa mudar a localização dos arbustosseleção de território e solo adequados.

O cuidado do cravo não será um incômodo para um jardineiro ou residente de verão, desde que todos os principais pontos de cultivo, plantio e cuidado com a colheita sejam observados.

Métodos de reprodução

Para obter um belo jardim de cravos, você pode comprar mudas, semeá-las e cultivá-las a partir de sementes, ou usar o método de dividir um arbusto e estacas. Se você tiver pelo menos um arbusto adulto saudável, poderá dividi-lo em outros menores. Este procedimento é realizado na primavera, até o momento de crescimento ativo da planta. Para o procedimento, é necessário desenterrar todo o arbusto, dividir o sistema radicular e cortá-lo cuidadosamente com uma faca para que em cada parte haja uma roseta decídua bem formada.

Outra opção é a reprodução dos cravos por estacas, cuja colheita deve começar a partir do primeiro mês de verão. O caule deve ter 10-15 cm de comprimento e pelo menos dois pares de folhas bem desenvolvidas. Para o enraizamento, utiliza-se areia úmida, onde são colocadas as estacas. Para acelerar o processo de crescimento, é melhor cobrir o caule com polietileno ou colocar um recipiente de vidro. Se tudo for feito corretamente, depois de um mês a muda vai criar raízes e pode ser transplantada para o solo.

O cravo também pode ser propagado por sementes que são coletadas de arbustos ou compradas em uma loja. A semeadura do material de plantio é realizada de maio a junho. É importante preparar adequadamente o terreno, que deve ser bastante leve. Você pode comprá-lo na loja ou fazer você mesmo misturando solo de turfa com turfa e areia. Uma solução mais simples é usar pastilhas de turfa, onde as sementes são semeadas.

Para que a semente dê brotos saudáveis, é importante mergulhá-la em uma solução de permanganato de potássio antes do plantio e deixá-la ali por 20 minutos. O solo também deve ser desinfetado por exposição a altas temperaturas. Os grãos não são profundamente aprofundados para que o crescimento seja mais rápido. Não há necessidade de regar o solo, é preciso borrifar com água e fazer uma estufa, que é retirada com o aparecimento de brotos verdes. Para o crescimento dos cravos, as mudas são colocadas em local iluminado e aquecido, onde ficam localizadas até o início da primavera e transplantadas para o campo aberto.

Doenças e pragas

O cravo herbáceo não é muito susceptível ao ataque de doenças e pragas, pelo que não deve haver problemas especiais com o seu cultivo. Com ações preparatórias corretas e oportunas, as plantas são protegidas dos insetos e microorganismos mais comuns. No entanto, na ausência de medidas de proteção, os arbustos podem adoecer ou ser atacados por pragas. O problema mais comum é ursos e tesourinhas que atacam o sistema radicular e os brotos da planta.

Para evitar esse problema, é recomendável desenterrar os canteiros no outono, fazendo com que as pragas morram de baixas temperaturas. Outra opção envolve o uso de esterco, que é colocado em um buraco próximo ao arbusto, depois do qual os ursos vão se reunir no inverno para o inverno. Na primavera, você só precisa destruir o conteúdo da cova - e o problema da praga será resolvido. Se não foi possível destruir o urso, recomenda-se fazer uma solução de sabão em pó e despejar no buraco.

Para eliminar as tesourinhas, você precisa pegar a grama, colocá-la em um lugar escuro e esperar - as próprias pragas encontrarão esse lugar e se esconderão lá do sol escaldante. Depois de um tempo, a grama deve ser destruída junto com os insetos.

Quanto a doenças, então muito raramente um fungo pode se desenvolver em um cravoque afeta arbustos que crescem em um local muito úmido. Outro problema pode ser a ferrugem que aparece na planta. Alternaria é uma doença que pode afetar o cravo. Se aparecerem manchas marrom-acinzentadas, que estão cobertas por uma flor escura, você deve remover imediatamente todas as folhas estragadas e tratar o arbusto com um fungicida. Quaisquer pragas e doenças não serão assustadoras se você cuidar da planta em tempo hábil, monitorar seu aspecto e condições de cultivo.

Uso em paisagismo

O canteiro de flores, onde se localizam plantas de diferentes tamanhos, formas e cores, surpreende a imaginação com sua beleza. A erva dos cravos é considerada uma das flores mais populares e adoradas, usada para decorar jardins ornamentais e criar escorregadores alpinos. A vantagem deste arbusto é que ficará muito bem em plantio em grupo ou sozinho, preenchendo o espaço ao seu redor com folhagens originais e flores variadas de uma grande variedade de cores.

Ao modelar um belo jardim, é importante combinar flores de diferentes tamanhos. Assim, o cravo deve ser colocado ao lado do milefólio, da graciosa gipsófila e da cochia coronal. A combinação de tons de penas de cravos e íris azuis parece muito impressionante, e a solução mais ousada é plantar cravos ao lado de rosas. Ao decorar o território, pode-se colocar cravos ao lado de cereais ornamentais, santolina ou cinzel.

Papoulas, tulipas e delfínios serão vizinhos indesejados.

A planta fica linda como uma cerca viva, ao decorar um jardim de pedras ou uma cerca decorativa. Uma solução muito original é o uso de um cravo de ervas para o plantio ao redor do tronco de uma árvore frutífera. Além do efeito decorativo, esse tipo de plantio permite monitorar as condições do solo próximo à árvore e evitar que resseque demais, o que aumenta a produtividade.

Para obter informações sobre como plantar corretamente um cravo-da-índia de ervas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário