Cravo Shabo: características, tipos, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Como propagar?
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

O cravo comum é conhecido desde a antiguidade. Naquela época, as flores eram usadas na culinária. Afinal, o cravo era o tempero mais acessível que conferia aos pratos sabor e aroma únicos. As épocas mudaram, as especiarias orientais tornaram-se disponíveis aos europeus e os cravos começaram a desempenhar uma função decorativa. Novas variedades foram cultivadas, uma das quais é o cravo Shabo com pétalas inclinadas, aroma delicado e floração longa.

Descrição

Cravo Shabo foi criado no século 19 pelo farmacêutico Shabo de Toulon... O francês cruzou duas espécies resistentes, obtendo uma erva perene de origem híbrida. A flor apaixonou-se imediatamente pelos jardineiros e paisagistas. Até hoje, varandas e canteiros de flores, gazebos e terraços são decorados com cravos Shabo. Ela é usada para decorar os cumes - canteiros retangulares em forma de faixas estreitas ao longo dos caminhos do jardim, cercas ou cercas.

Os cravos Shabo são plantados em limites mistos - canteiros de flores complexos nos quais as plantas são plantadas em várias camadas e florescem do início da primavera até meados de novembro. Os europeus atribuem o cravo Shabo à variedade de jardim. Na Rússia, é considerado um representante independente da família dos cravos. Os especialistas admitem que os dois pontos de vista têm um lugar para estar, pois isso não afeta a beleza da planta.

A planta é usada ativamente em decoração devido à sua gama de cores variada, que inclui tons pastéis delicados e tons saturados brilhantes. Além dos cravos rosados ​​e vermelhos usuais, há amarelo, roxo, bege e branco.

Esta variedade permite criar não apenas vários padrões, mas também composições volumétricas ou imagens temáticas.

Vale a pena conhecer a "anatomia" desta interessante planta. Por exemplo, recebe nutrientes das camadas inferiores do solo, graças a uma longa raiz (encontra-se a uma profundidade de 10-20 cm). Da raiz, há caules longos e fortes (cerca de 30-70 cm), nos quais os botões florescem. O diâmetro deste último é de 6 a 8 cm. O cravo Shabo floresce do início do verão até a geada, e as sementes são formadas um mês e meio a dois meses após o início da floração. A germinação das sementes dura três anos.

Em climas quentes, a flor é salva da seca com a ajuda de finas folhas lineares verde-azuladas coletadas na base do arbusto. Graças a eles, o solo fica na sombra, o que protege de forma confiável contra o ressecamento. O aroma requintado do cravo Shabo não deixa ninguém indiferente. Não é por acaso que as pétalas ganham uma segunda vida após a floração: saquinhos perfumados são feitos de pétalas secas, que são utilizadas como aromatizante natural. Em alguns casos, é permitido usar os sachês de cravo decorados originais como um complemento orgânico para o interior.

Variedades

Esta planta perene é cultivada tanto para o jardim quanto para arranjos de buquê. Grandes variedades são usadas para decorar buquês, e as de baixo crescimento decoram canteiros de flores, canteiros de flores e escorregadores alpinos. Tipos baixos de cravos Shabo são cultivados em vasos e vasos de flores, terraços paisagísticos e gazebos, loggias e varandas com eles. Vale a pena conhecer melhor suas variedades populares.

  • A altura dos arbustos da maioria das espécies é de 30-50 cm, o diâmetro das flores é de até 8 cm. "Aquarela" com flores rosa pálido, brancas, vermelhas e variegadas.É usado para decorar canteiros e canteiros de flores e pode ser cultivado como planta de casa.
  • Amarelo dourado duplo denso champanhe diferencia-se em grande despretensão e boa imunidade. Ela cresce rapidamente, é fácil de cuidar - não é por acaso que os jardineiros novatos simplesmente a adoram.
  • Flores "Cravo-da-índia gigante" agradável aos olhos de agosto a outubro. É decorado com cercas vivas e cercas.
  • Flores amarelas ou roxas Lyon eles se enraízam bem em regiões com clima frio.
  • "A Rainha Rosa" com suas flores rosa brilhante vai adornar qualquer arranjo de flores. Além disso, pode ser um canteiro de flores projetado originalmente ou um vaso de flores colocado em um jardim de flores.
  • Inflorescências grandes "Discoteca" adequado para um buquê. Esta bienal floresce de julho ao final do outono. No entanto, jardineiros experientes sabem prolongar o prazer. Eles escavam a planta do solo, transplantam para um vaso, colocam em uma sala fria e ela floresce até o ano novo.
  • Meio metro Mont Blanc produz até vinte botões, cujo diâmetro é de 6 cm. As inflorescências brancas exuberantes lembram neve branca fervente e cintilante no pico da montanha de mesmo nome.
  • As inflorescências incrivelmente perfumadas diferem "Conto de fadas Pikoti"... As flores duplas grandes desta variedade costumam ter uma cor dupla: branca com carmesim, amarela com rosa. O diâmetro das flores é de 6-7 cm, todas as flores são coletadas em inflorescências exuberantes.

Tanto esplendor - os olhos se erguem. mas jardineiros novatos devem prestar atenção aos tipos de plantas mais despretensiosos... Estes, além de Champagne, Aquarelle e Mont Blanc, incluem Lejeune D Oner com flores de cerejeira escura, Marie Chabot com um rico matiz amarelo brilhante. "Girofle" agrada aos olhos com seu roxo original, "Mikado" - lilás, "Fire King" - um tom laranja. La France é caracterizada por rosetas rosa doce, Nero por preto e vermelho, e rubi carmesim por cores vermelhas profundas.

Condições de cultivo

Será útil para os cultivadores de flores novatos saberem sobre as peculiaridades do cravo para os cravos Shabo. Em casa, deve ser mantido fresco e em um peitoril de janela bem iluminado. Não é fácil criar tais condições em um apartamento abafado na cidade. E se a flor estiver em uma janela voltada para o lado norte, ela também sofrerá com a falta de luz. Para não atormentar a planta, é melhor plantá-la imediatamente em terreno aberto na área mais iluminada. Não é por acaso que se chama jardim.

Cravo é uma planta resistente, mas você terá que tentar obter uma floração luxuosa. No calor, o solo deve ser regado regularmente, mas sem fanatismo. Se o tempo estiver frio com chuvas frequentes, a rega é reduzida ou interrompida. O solo deve ser periodicamente solto e coberto com cobertura morta (coberto com materiais orgânicos naturais, como palha ou feno), e a cobertura deve ser aplicada.

Os cravos são alimentados duas semanas após o plantio em terreno aberto com fertilizantes de nitrogênio e várias vezes durante o período de brotação com fertilizantes minerais.

Graus superiores precisam ser amarrados ou colocados em suporte de plástico. Os botões desbotados devem ser removidos. Com o início da geada, os arbustos floridos devem ser escavados do solo, transplantados para vasos de flores e carregados para uma loggia ou varanda fresca. Então, o período de floração vai durar até os feriados de ano novo.

Após o transplante para um vaso, os cravos devem ser cortados em um terço e o regime de rega deve ser ajustado. No início é regado com freqüência, mas aos poucos, a quantidade de rega é reduzida e a planta é colocada em uma câmara fria. A partir de meados de fevereiro, o cravo deve voltar ao calor e regar abundantemente. Para que o cravo agrade na primavera com sua rápida floração e crescimento, é necessário fazer um enfeite de cobertura para as plantas com flores. Parte dos brotos é cortada para enxertia, os brotos secos são removidos.

Como plantar?

Os cravos-da-índia shabo são tradicionalmente cultivados a partir de sementes. Antes mesmo do Ano Novo, os floricultores começam a preparar tudo o que precisam, e depois das festas de fim de ano começam a plantar as sementes. Preparar o solo, plantar e cuidar das mudas é problemático, mas não difícil, o que até um jardineiro amador novato pode lidar. Você só precisa seguir as instruções e não se desviar das regras.

Preparação e semeadura

Nesta fase, você precisa escolher o solo certo. Um substrato solto com acidez neutra é o mais adequado, que absorve bem e retém a umidade por um longo tempo. Este solo pode ser adquirido em qualquer floricultura. A mistura do solo pode ser feita independentemente de duas partes de turfa, turfa e húmus e uma parte de areia grossa.

A altura dos recipientes de plantio não deve ultrapassar 5 cm. Quaisquer recipientes, potes, tigelas, copos e caixas servem. Para evitar o aparecimento de pragas, os recipientes devem ser enxaguados com uma solução fraca de permanganato de potássio. Imediatamente antes do plantio das sementes, uma camada de drenagem é colocada no fundo dos recipientes selecionados e o solo é umedecido. As sementes dos cravos são colocadas em cima do solo a um passo de 2 cm uma da outra e a seguir polvilhadas com uma fina camada de areia calcinada (prevenção da perna preta).

Em seguida, cada recipiente é fechado com um filme ou tampa transparente.

O substrato deve ser umedecido somente à medida que seca. A rega executa-se de manhã com um borrifador. A condensação deve ser removida para evitar o apodrecimento. Se tudo for feito corretamente, os primeiros brotos aparecem em 10-12 dias. Para protegê-los das bactérias, o solo deve ser polvilhado com carvão triturado. As folhas novas são formadas em um mês. Para que as mudas cresçam e se tornem uma planta forte e saudável, elas são endurecidas abrindo o filme ou a tampa.

No primeiro dia, o tempo de endurecimento será de 10 minutos, no segundo - 15, no terceiro - 20, e assim por diante. A película protetora é removida quando a planta é deixada aberta por 60 minutos. A parte mais difícil de cultivar plantas a partir de sementes é proporcionar boas condições para o seu desenvolvimento. Por exemplo, a sala não deve estar quente (a partir da intensidade de 10-15 graus). A sala ou varanda deve ser bem ventilada. Se o tempo estiver nublado lá fora, é necessário fornecer iluminação artificial às plantas.

Picking

Conforme as mudas crescem, elas precisam ser desbastadas. A primeira colheita é realizada após a formação de um par de folhas verdadeiras, quando as mudas são assentadas em recipientes separados a uma profundidade de 2 cm. A segunda é realizada na terceira década de março, quando quatro pares de plântulas folhas se formaram nas mudas. As plantas jovens são transplantadas para vasos com diâmetros a partir de 10 cm. A profundidade de plantio permanece a mesma - 2 cm.

Quando outro par de folhas aparece, as mudas são pinçadas - isso é necessário para a formação de arbustos viçosos e compactos. Quando esquenta lá fora a 10-12 graus, as plantas em vasos devem ser levadas para a loggia ou na varanda e aí endurecidas por duas horas. Este endurecimento promove um melhor crescimento e uma floração exuberante do cravo. E as plantas endurecidas quase não são suscetíveis a doenças e não sofrem com os caprichos do clima.

Aterrissagem

O local para o futuro jardim de flores deve ser preparado com antecedência. Perfeitamente - desde o outono passado, a terra deveria ser desenterrada com uma mistura de 20 kg de esterco podre e 50 g de superfosfato... Quando a neve derreter, adicione uma mistura de 25 g de sulfato de potássio e 15 g de nitrato de amônio (a quantidade de fertilizante é indicada por 1 m2). Cravo Shabo cresce bem em argila solta. Mas se o solo for ácido e denso no local, deve-se adicionar turfa e farinha de dolomita.

Os cravos jovens devem ser plantados no local apenas na segunda década de maio, quando o solo aquece bem. Cada planta deve ser realocada junto com um torrão de terra. A distância de plantio entre mudas é de até meio metro, o colo da raiz não precisa ser enterrado. Por 1 sq. m não deve ter mais de 16 plantas.

Para evitar que a planta perene congele, ela é coberta com lutrasil - um material fibroso não tecido que passa igualmente bem pelo ar e pela água.

Como cuidar bem dele?

Cravo Shabo é uma planta perene resistente, mas não é fácil de cultivar, pois, como qualquer planta, requer atenção e cuidados. Somente com os devidos cuidados ela se deliciará com uma floração exuberante e longa. É por isso os iniciantes devem se familiarizar com as instruções passo a passo, que descrevem as regras para cuidar dessa beldade.

Rega

A rega deve ser abundante e sistemática. Se for um verão seco lá fora, você pode regar o cravo duas vezes por semana. Se chover periodicamente, o número de regas pode ser reduzido para um. E se for um clima inclemente chuvoso, a planta não precisa ser regada. Solo umedecido deve ser solto imediatamente. Isso protegerá as raízes da falta de oxigênio e a planta crescerá forte e saudável.

Top curativo

Uma semana após o plantio em terreno aberto, a planta deve ser alimentada com fertilizante de nitrogênio (15 g por 1 m²). Quando o primeiro ovário aparece, um curativo mineral é introduzido - uma mistura de nitrato de amônio e sulfato de potássio (15 g por 1 m2).

Fertilizantes

Para manter a floração e a formação de novos botões, fertilizantes minerais complexos devem ser aplicados a cada três semanas.

Nesse caso, não são usados ​​aditivos biológicos. Não há necessidade de fazer misturas orgânicas.

Transferir

Para transplantar uma planta do solo para um vaso, você deve desenterrá-la com cuidado, colocá-la com um torrão de terra em um vaso ou vaso e levar para casa. O cravo Shabo também pode ser localizado em uma varanda isolada, terraço ou loggia. É permitido deixá-lo nas varandas envidraçadas. Não é recomendado colocá-lo no porão - esta planta amante da luz pode não sobreviver ao inverno na escuridão completa. A cada dois anos, a planta é transplantada para outro local, caso contrário, a floração cessa.

Preparando-se para o inverno

Se for para deixar a planta para o inverno no campo aberto, o jardineiro terá que realizar uma série de operações simples. Quando o cravo murchar, deve-se cortar os arbustos em um terço e ao mesmo tempo remover os botões murchados. Os brotos devem ser cuidadosamente inclinados e polvilhados com uma camada de solo (cerca de 20 cm). De cima, cubra os cravos com uma camada de palha ou feno com 50 cm de espessura. Esse “cobertor” ajudará a planta a sobreviver ao frio do inverno. Ele é removido na primavera, após o derretimento da neve. E quando as geadas passarem, você pode liberar os brotos por conta própria. Os arbustos devem ser examinados cuidadosamente e quaisquer brotos danificados devem ser removidos.

O cravo Shabo não é uma cultura fácil de cultivar. Mas o tempo e os custos financeiros não serão em vão: a beleza da planta, as suas flores exuberantes e o aroma requintado farão com que se esqueça de todas as voltas e reviravoltas.

Sim, e a resistência do cravo não demora, porque nem toda planta vai criar raízes em quaisquer condições climáticas.

Como propagar?

Os cravos Shabo maduros florescem abundantemente e formam cápsulas com numerosas sementes. No entanto, não vale a pena coletá-los - as plantas cultivadas a partir de sementes podem ser mais fracas ou de uma cor diferente. É por isso Os cravos shabo devem ser propagados vegetativamente (usando estacas).

  1. O arbusto para propagação deve ser selecionado com antecedência. No outono, deve ser colocado em uma panela, cortado os brotos e levado para casa. A planta deve estar em um local fresco e bem iluminado. A temperatura ideal é de 10-12 graus.
  2. Na primavera, as estacas são cortadas da parte mãe da planta. As seções são tratadas com "Kornevin", as folhas inferiores são removidas.
  3. O caule é plantado em areia pré-calcinada e úmida. Cubra a parte superior com uma jarra de vidro ou garrafa de plástico. Todos os dias, a "estufa" deve ser ventilada e a areia umedecida à medida que seca.
  4. Após cerca de um mês (o tempo depende das condições de cuidado), as raízes aparecem e um arbusto começa a se formar.
  5. Quando aparecem os primeiros brotos, as mudas recebem banhos de ar todos os dias e aumentam gradativamente o tempo. Quando os brotos se acostumarem às condições normais, o pote ou garrafa deve ser removido.
  6. As mudas são plantadas em campo aberto no início de junho.

Os jardineiros argumentam que esse método de reprodução tem uma desvantagem - os arbustos florescem cedo, mas não abundantemente. Existe outra opção: cortar as mudas no outono e cultivá-las em casa. Porém, este método é considerado o mais difícil e quase ninguém o utiliza.

Doenças e pragas

O cravo Shabo se distingue pela saúde invejável. No entanto, também é suscetível a várias doenças. Por exemplo, em dias quentes de chuva, o risco de infecções fúngicas aumenta. Na maioria dos casos, é uma alternariose - é facilmente reconhecível por sua característica mancha marrom ou preta seca nas folhas e nos brotos. O cravo pode sofrer de ferrugem, que pode ser facilmente identificada por manchas claras a marrom-amareladas nas superfícies superior e interna das folhas. As plantas doentes devem ser removidas do canteiro de flores e as plantas saudáveis ​​devem ser tratadas com Bordeaux líquido ou sulfato de cobre.

O cravo Shabo tem folhas suculentas que os pulgões, ácaros e tripes acham muito atraentes. Você pode se livrar de pessoas indesejadas com remédios populares. Uma solução de sabão em pó, tintura de tabaco, uma mistura de cascas de cebola e alho são adequados. No entanto, esses métodos são bons se houver poucas pragas na planta. Se uma grande colônia conseguiu se reproduzir, você deve usar meios químicos de proteção - "Aktellika", "Aktar" ou "Karbofos". Após 4-5 dias, o tratamento deve ser repetido.

Como qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar, vale a pena cuidar da prevenção de doenças. Por exemplo, sementes de cravo devem ser tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Das plantas cultivadas, as inflorescências desbotadas e as folhas murchas devem ser removidas. Após cada rega e após chuvas fortes, o solo deve ser solto. Finalmente, é imperativo inspecionar regularmente as plantas para que o tratamento seja realizado dentro do prazo. Não é proibido pulverizar flores regularmente com uma solução de sabão em pó.

Isso vai mostrar aos besouros que eles não são bem-vindos aqui, e as flores vão deliciar o proprietário com a beleza da floração até o final do outono.

Uso em paisagismo

Hoje está na moda plantar varandas e galerias, criar vários arranjos de flores e organizar escorregadores alpinos. Um belo gramado não é mais um luxo disponível apenas para a elite. Todos podem criar essa beleza. Aqui estão alguns exemplos de canteiros de flores que o inspirarão a criar seu próprio pequeno Versalhes.

  • A estufa mais comum, ao longo da qual os cravos Shabo são plantados. Fundo cinza e flores brilhantes. Nada extra. A melhor opção para uma pequena área suburbana.
  • Um contraste impressionante - pedras ásperas e flores delicadas. A composição lembra as ruínas de um antigo castelo coberto de grama e flores. Uma solução interessante para pessoas românticas.
  • Shabo cravo mixborder. Planta alta, cores ricas. A borda original e decoração do site. Adequado para qualquer área.
  • Uma opção para quem não quer perder tempo e esforço na criação de um canteiro de flores, mas quer plantar uma bela planta: uma ilha rosa pálido se destaca contra a terra cinza. A vegetação circundante realça a ternura das flores e o brilho da cor.
  • O cravo Shabo ficará bem mesmo se não houver outras plantas por perto. Flores delicadas são combinadas organicamente com a cor cinza da terra. Simples e bonito.
  • Você pode nem mesmo estar transplantando uma planta para um campo aberto. Basta colocá-lo em um vasto vaso de flores e expor ao ar fresco.

Uma excelente solução para os mais preguiçosos.

  • Uma decoração luminosa de qualquer varanda, sem fantasia e enfeites. A escolha de quem não tem oportunidade de plantar uma planta em campo aberto fora da cidade.

Características do cravo Shabo no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário