Cravo de jardim: variedades, plantio e cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Vamos dar uma olhada nas variedades populares.
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

O cravo de jardim é uma planta perene com elevadas qualidades decorativas. É usado tanto para a criação de buquês quanto para a decoração de jardins. Uma flor de aroma pronunciado convive perfeitamente com outras plantas, pelo que é frequentemente utilizada em paisagismo. Para que os botões bonitos agradem aos olhos do início da primavera ao final do outono, você precisa conhecer alguns dos meandros do plantio, reprodução e cuidados com esta flor perene.

Descrição

Cravo de jardim perene (latim Dianthus caryophyllus) ou cravo holandês é uma planta ornamental da família do cravo. A flor prefere solos úmidos férteis, ela é encontrada no clima temperado da Europa central. A espécie-tipo é uma planta de tamanho médio, a altura do caule é de até 80 cm, as folhas são inteiras, simples, cobertas por uma flor cinza-esverdeada clara. O comprimento das folhas é de 12-15 cm Flores - botões únicos ou coletados em guarda-chuvas de 38-40 cm de diâmetro até 5 pcs. Floração abundante durante 2-3 semanas. O período de floração vai do início de junho ao final de outubro.

A planta parece um pequeno arbusto. O caule é forte, as folhas são quase sempre estreitas. Após a floração, as vagens das sementes aparecem nas axilas dos caules. Os frutos são de cor castanha ou castanha. Dependendo das condições climáticas, a planta pode florescer em um local por 2-3 temporadas, após o que deve ser replantada. O rizoma do cravo do jardim é pouco desenvolvido; ele fica no solo a uma profundidade não superior a 10–20 cm.

Todos os Dianthus são plantas herbáceas. Dependendo do clima e das condições de cultivo, podem dar dois tipos de rebentos: com pedúnculos e vegetativos. Os cravos diferem em cor, número de botões e tipos de pétalas. Variedades cultivadas de jardim são apresentadas em uma ampla paleta de cores - do rosa claro ao vermelho brilhante ou roxo.

Tipos e variedades

Existem várias centenas de variedades e tipos de cravos de jardim. Todas são cultivadas como plantas ornamentais, inclusive híbridas. Os nomes de muitas espécies vêm da aparência da flor ou de onde ela cresce.

  • Turco ou barbudo. Ela pertence às variedades mais despretensiosas, tolera bem o frio. Esta planta tem tamanhos diferentes - em média, a altura dos rebentos atinge 55-60 cm, mas também existem subespécies de tamanho inferior. Uma característica distintiva da espécie são grandes inflorescências, nas quais flores com pétalas iguais ou duplas são coletadas.
  • Cravo Cirrus. Esta espécie perene é a mais popular entre os jardineiros. A planta de tamanho médio é usada para decoração de paisagens e é cultivada em canteiros de flores. Independentemente da variedade, a altura do cravo pinado não ultrapassa os 30 cm. Uma característica distintiva da espécie é a sua capacidade de crescimento. Uma planta perene pode florescer várias vezes por ano, graças ao qual é usada para decorar terrenos pessoais e territórios adjacentes. Ele fica bem no corte e mantém o frescor e o aroma em buquês por até 2 semanas.
  • Jardinagem perene ou holandesa. A planta é amplamente cultivada e usada para cortar e organizar buquês. Pertence à estufa e é cultivada em todos os lugares durante todo o ano. A espécie se distingue por um grande número de subespécies de diferentes cores e alturas.O comprimento do caule das variedades altas é de 60-100 cm, variedades médias - 30-60 cm, compactas ou decorativas - até 30 cm.
  • Erva. Uma espécie selvagem que cresce em todos os lugares. A altura das hastes é de 38–40 cm. Esta espécie se distingue por pequenas flores, coletadas em pequenas inflorescências. A cor dos botões é diferente, tons de rosa e vermelho são mais comuns. A espécie não requer manutenção cuidadosa e pode ser cultivada para o paisagismo do local, em vez de grama nos gramados.
  • Indiano. Uma planta ornamental de interior raramente encontrada na natureza. Prefere um clima quente e úmido e cresce ao ar livre principalmente na Austrália, América do Sul e África. Uma característica desta espécie são as grandes flores brancas coletadas nas inflorescências. O florescimento das ondas dura até dois meses.

Vamos dar uma olhada nas variedades populares.

  • "Shabo". A planta perene tem flores grandes de vários tons. Botões brancos, amarelos e escarlates são freqüentemente encontrados. Uma característica distintiva da variedade é um aroma forte e folhas estreitas e curtas de cor saturada brilhante. As inflorescências aveludadas em um pequeno arbusto são adequadas para a jardinagem decorativa.
  • "Granadina". Esta variedade é cultivada principalmente para corte. Cravo com flores grandes é encontrado em uma grande variedade de tons. O Mediterrâneo é considerado o berço da "Grenadina", mas cria raízes bem em climas mais frios. A variedade despretensiosa e resistente ao frio fica bem em canteiros de flores.
  • Cravo de Andrzheevsky. Uma característica distintiva da variedade são os caules cinzentos sem folhas. As pétalas dos botões são cobertas por vilosidades e pequenos dentes, por isso costuma ser chamado de terry. A cor das flores é geralmente vermelha, raramente rosa. O cravo de Andrzheevsky tolera quedas de temperatura, falta de umidade e alimentação. A planta é fotófila e não tolera bem a sombra.
  • Híbrido. A variedade popular é representada por flores de vários tons. É amplamente cultivado por jardineiros. Uma característica distintiva é uma cor variada - há espécimes com pétalas listradas, manchas e manchas.

Os floristas costumam usar cravos de cores sólidas brilhantes. Graças à ampla paleta de cores, diferentes variedades de cravos de jardim podem ser usados ​​para criar diferentes composições. Vamos examinar mais de perto as melhores variedades para cultivo no jardim.

  • Champanhe. As pétalas douradas de Terry emitem um aroma agradável e delicado. Flores de 5 a 7 cm de diâmetro são coletadas em inflorescências, que podem ter até 20 a 25 peças. Os caules baixos formam um arbusto bem cuidado. A variedade é adequada para a decoração de canteiros de flores e para o corte em buquês. Depois de uma longa floração de botões (de junho a outubro), recomenda-se trazer as plantas para dentro.
  • "Aurora" (Aurora). Os arbustos de tamanho médio têm altas qualidades decorativas. Em brotos longos e eretos, botões rosados ​​são localizados, coletados em inflorescências. As densas pétalas duplas se abrem no início do verão e continuam a florescer até o final de outubro. A variedade resistente ao frio é adequada para climas temperados e, nas regiões do sul, pode decorar canteiros de flores com botões brilhantes duas vezes por temporada. As flores ornamentais toleram o bem estar adjacentes a outras espécies de cravo.

Como plantar?

O cravo-da-índia é de origem meridional, por isso prefere áreas ensolaradas. Na hora de escolher um local deve-se prestar atenção na acidez do solo - deve ser neutro, senão a planta vai doer. Arbustos e árvores altos podem dar sombra às mudas, por isso é aconselhável escolher uma área livre e aberta. Ao plantar cravos em terreno aberto, será necessário baixar a acidez. É melhor usar farinha de dolomita. O plantio dos cravos é realizado no início da primavera (início ou meados de março), quando o solo aquece o suficiente e a temperatura do ar atinge os + 15 ° C.

As sementes das mudas são plantadas em caixinhas, levemente umedecidas com água morna e cobertas com filme (vidro). Os primeiros tiros aparecerão em cerca de 2-3 semanas. As caixas com sementes germinadas devem ser expostas ao sol e o papel alumínio deve ser aberto. Quando a segunda folha verdadeira aparece, uma escolha é feita. As plantas são plantadas no solo a uma profundidade de 1–2 cm - o colo da raiz não deve ser muito profundo. Para o cravo criar raízes bem, é necessário plantar mudas a uma distância de 30-40 cm de outras plantas.

Interessante! O cravo de jardim não tolera ruído. A pesquisa mostrou que as flores crescem melhor longe das estradas e outras áreas onde há muito barulho.

Como cuidar bem dele?

Sujeitas a regras simples de tecnologia agrícola, algumas variedades podem crescer em um local por até 5 anos. As regras básicas de cuidado podem ser divididas aproximadamente nas seguintes etapas:

  • rega;
  • soltando o solo, limpando ervas daninhas;
  • curativo superior;
  • poda;
  • preparação para o inverno.

A rega deve ser frequente, mas a planta não deve ser inundada. A umidade estagnada pode causar doenças e até a morte da flor. Após a floração, é necessário cortar os botões, encurtar os caules. Isso ajudará a planta a se recuperar mais rapidamente. Será capaz de florescer pela segunda vez em uma temporada. Para preservar uma flor perene no inverno, o cravo deve ser embrulhado e a raiz coberta com um material de cobertura.

Em condições climáticas adversas, a planta pode ser desenterrada, transplantada para um vaso de flores e levada para dentro ou para uma varanda coberta. Todas as variedades são adequadas para o inverno dentro de casa.

    A cobertura deve ser realizada de acordo com o seguinte esquema:

    • 1 ano - fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados;
    • 2 anos - fertilização complexa e mineral.

    Métodos de reprodução

    Os cravos de jardim não são recomendados para serem cultivados em um local por mais de 2 anos, portanto, os arbustos precisarão ser plantados. Existem várias maneiras de propagar uma planta.

    • Estacas. O transplante com cortador ajuda a preservar todas as características varietais da cor, o que é mais aceitável para espécies cultivadas e híbridas. Estas variedades enraízam-se bem noutro local, depois de alguns meses estão em condições de florir. É aconselhável fazer cortes no início do verão. Cortam-se do arbusto pequenos rebentos com 10–12 cm de comprimento.Na parte inferior é necessário fazer um corte oblíquo e visitá-lo num substrato arenoso. Para o enraizamento, são regadas e cobertas com filme, como no plantio de sementes. Os brotos criam raízes em 20–25 dias e estão prontos para serem plantados em um novo local.
    • Divisão do mato. Para o enraizamento posterior do cravo de jardim, este processo deve ser realizado preferencialmente na primavera ou no outono, após a finalização da floração. Um arbusto saudável destinado à propagação é cuidadosamente desenterrado e o rizoma é cortado em pedaços. Cada parte deve ter pelo menos 3 botões de crescimento. Cada corte é plantado em terreno aberto e tratado como uma planta jovem.
    • Camadas. Flores com rebentos vegetativos ainda podem ser propagadas por estratificação. Em cada internodo, uma pequena incisão longitudinal deve ser feita com uma faca afiada. Abaixe a parte inferior da haste com o entalhe para baixo e cubra com terra. Para o enraizamento, é necessário manter constantemente a umidade do solo. Após a formação da raiz, aparecem brotos jovens, de forma que a planta pode ser cuidadosamente separada da mãe e transplantada para qualquer lugar.

    Doenças e pragas

    Uma das causas mais comuns de infecções fúngicas é o alagamento do solo. Para proteger o local de doenças fúngicas, é necessário adotar medidas preventivas. No início e no meio da estação de crescimento, os caules e as folhas do cravo-da-índia devem ser pulverizados com preparações fungicidas.

    Vamos dar uma olhada mais de perto nas micoses.

    • Alternaria Esta doença é uma infecção fúngica das folhas e flores que murcham e caem. O aparecimento nos caules e folhas de manchas marrons com flor escura deve servir como um sinal de que a planta necessita de tratamento urgente.
    • Fusarium. Esta doença muitas vezes passa despercebida, manifestada por uma desaceleração no crescimento das flores.
    • Ferrugem. Freqüentemente, é transmitido de outras fábricas. Os sinais da doença são manchas marrons no caule e nas folhas da planta. As partes doentes devem ser removidas, os cravos devem ser tratados com fungicidas Actellik, Aktara e Mospilan.

    Se considerarmos as virose, vale destacar várias doenças.

    • Mosaico. Os sintomas da doença são pequenas estrias ou manchas que ressecam a folha com o tempo. Nas flores com pétalas vermelhas e rosa, aparece como listras finas e claras.
    • Manchado. Se alguns dos botões não florescerem durante o período de floração e aparecerem manchas de cloro nos brotos jovens, provavelmente a planta está infectada. Com o tempo, a flor seca completamente e morre.
    • Bushiness. Ramificações fortes e um grande número de rebentos jovens podem ser um sinal de doença. O crescimento desacelera, não há botões.

      Vale a pena prestar atenção às medidas de controle.

      • Poda e descarte de plantas afetadas. Destruição de pragas e ervas daninhas de vetores. Para destruí-los, é necessário tratar o solo e as plantas com inseticidas. Os jardineiros preferem o uso de remédios populares, como infusões de cascas de cebola ou topos de batata. Você também pode plantar calêndula ou hortelã entre as fileiras.
      • Particularmente perigosos são o nemátodo da concha, o tripes e o verme da raiz. Se a planta for atacada por um nematóide, deve ser imediatamente desenterrado e queimado. O solo no lugar da flor doente deverá ser tratado adicionalmente com água fervente e, em seguida, com qualquer inseticida.

      Uso em paisagismo

      As flores do gênero Caryophyllaceae são freqüentemente usadas para decorar canteiros de flores. Pode ser plantada em lotes individuais, em grupos combinados e mistos. Devido ao florescimento em ondas de diferentes variedades, os arbustos irão decorar o território por 2-3 temporadas. Perenes formam blocos macios e coloridos de folhas finas e estreitas e começam a florescer no início de junho. Variedades de baixo crescimento são adequadas para decorar jardins rochosos.

          Em plantações mistas, o cravo se sente bem rodeado de cochia groundwort, yarrow e vassoura. Uma gipsófila elegante será uma combinação de sucesso. É aconselhável recusar a vizinhança com tulipas - elas podem infectar flores delicadas com doenças fúngicas. Variedades ornamentais criam raízes bem em estufas e podem florescer por um longo ano. As flores podem ser usadas para decorar terraços abertos e varandas; em combinação com flores silvestres, eles vão decorar um jardim rochoso. O sistema radicular de um cravo é raso, então flores decorativas também podem ser plantadas em vasos e vasos pendurados.

          Para obter informações sobre como cultivar um cravo pinado de jardim a partir de sementes, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário