Cravo "Pink Kisses": descrição, plantio, cuidado e reprodução
O cravo chinês com beijos rosa atrai a atenção dos jardineiros russos com sua floração graciosa. Além disso, esta variedade é bastante despretensiosa no cuidado, ela inverna bem quando cultivada em condições adversas e agrada com sua beleza por muitos anos. Os cultivadores iniciantes devem se lembrar de algumas regras para o cuidado adequado da variedade apresentada.
Descrição
O cravo perene compacto é um arbusto pequeno e exuberante com altura de 10 a 50 cm, dependendo da variedade. A planta tem caules finos e lisos com nódulos. O diâmetro médio das flores individuais é de 2 a 4 cm. Uma característica decorativa interessante é a capacidade das folhas estreitas de se enrolarem. Beijo rosa (ou "Beijo rosa") refere-se aos híbridos anões do cravo chinês. A cultura não ultrapassa os 15 cm de altura e a floração começa em meados do verão e prolonga-se até ao outono. Durante este período, flores elegantes e perfumadas desabrocham, combinando delicadeza e charme atraente. As pétalas são rosa e têm uma borda branca ao redor.
Na maioria das vezes, as flores da variedade apresentada são cultivadas ao decorar bordas, jardins de pedras. E também o método de armazenamento do recipiente é comum. Paisagens particularmente impressionantes são obtidas plantando um grupo de cravos rosa com vibrantes flores laranja e roxas.
Como plantar?
Antes de plantar, é importante escolher o local mais favorável para o cravo chinês. Esta espécie adora o sol, portanto, o canteiro de flores deve ser bem iluminado, embora a planta se desenvolva bem na sombra parcial clara. O principal requisito para o solo é uma boa permeabilidade à água, uma vez que a cultura não tolera a umidade estagnada. Além disso, deve ser uma terra leve e fértil. Época de plantio favorável - início de maio. Neste momento, não é mais muito frio à noite, mas se o frio bater repentinamente, a planta precisará ser isolada com um filme. Antes da semeadura, recomenda-se tratar as sementes com ácido succínico e secá-las sem ressecá-las. O solo também precisa de preparação preliminar - deve ser livre de ervas daninhas e solto.
O pouso é feito em pequenas ranhuras. É importante não engrossar os arbustos futuros - se plantados muito próximos, os brotos murcham rapidamente. Alguns jardineiros misturam a semente com areia e espalham toda a mistura nas ranhuras, polvilhando levemente com terra e umedecendo o local de plantio. O material de plantio se desenvolverá bem se a temperatura na rua for ajustada para +20 graus durante o dia e +15 graus à noite. Os primeiros rebentos podem ser observados após 3 semanas. Se o jardineiro perceber que os caules estão crescendo muito densamente, eles devem ser desbastados.
Crescente
Cuidar de uma planta perene chinesa é fácil. Ao sair, preste atenção aos seguintes pontos.
Rega
Esta planta prefere rega regular, mas com moderação. Costuma-se gastar cerca de 0,5 litro de água por arbusto. É importante não exagerar com o volume - o transbordamento ameaça arruinar a cultura. É aconselhável regar os cravos à noite e realizar o procedimento claramente na raiz. Após cada rega, é necessário soltar o solo e remover as ervas daninhas ao mesmo tempo.
Top curativo
No primeiro ano, a planta precisa crescer massa verde, por isso deve ser fertilizada com misturas contendo nitrogênio (por exemplo, húmus ou uréia). Compostos de cloreto de potássio ou esterco são curativos inaceitáveis para cravos. No caso do nitrogênio, também é importante não exagerar no volume. No segundo ano de vida, costuma-se alimentar a cultura da seguinte forma:
- no início da primavera, a ureia seca é incorporada ao solo;
- durante o período de brotação, são introduzidas misturas compradas para culturas de floração ("Master", "Universal", "Pocon", nitroammophoska e superfosfato serão uma boa adição);
- durante o período de floração, a fertilização mineral complexa é mais adequada.
Doenças e pragas
Um problema comum ao cultivar uma variedade são os danos causados por vírus. O mais comum deles é o fusarium. Esta doença pode ser caracterizada por uma floração amarela suja nas hastes e a secagem gradual dos tecidos das plantas. Não é possível salvar o espécime, mas a doença pode ser prevenida tratando a planta ainda sã com "Baktofit". Se a flor já estiver infectada, é melhor destruí-la para evitar a propagação do vírus para as plantações vizinhas. Todas as ferramentas usadas para eliminar uma planta doente devem ser completamente desinfetadas após o trabalho. Outra doença comum é a podridão parda. Sua ocorrência é indicada por manchas marrons nas folhas. A causa da doença geralmente é a umidade elevada. Você pode combater a doença com produtos químicos especiais.
Quanto aos insetos, o ácaro-aranha afeta mais frequentemente o cravo. Ele ataca a flor durante a seca e altas temperaturas. Os meios "Fitoverm" ou "Iskra" ajudarão a salvar a planta.
Preparando-se para o inverno
Esta variedade chinesa resiste muito bem ao severo clima russo. Para ajudar a planta a sobreviver aos meses de inverno, o caule é podado 10 cm acima do solo no final do outono. Em seguida, o arbusto é coberto com turfa, serragem ou folhas soltas. Após o inverno, a camada de aquecimento de cobertura morta é removida.
Métodos de reprodução
Muitos jardineiros criam Beijos Rosa em casa. Para isso, em março, prepare vasos com bom sistema de drenagem e substrato de uma mistura de areia e terra. Espalhe as sementes por cima, polvilhe levemente com vermiculita e deixe o recipiente do lado claro da janela. Quando os brotos aparecem, o pote deve ser colocado em uma sala onde a temperatura seja mantida de 15 a 17 graus Celsius. Além disso, os brotos mergulham e, após o início de dias e noites de calor estável, as mudas são plantadas em terreno aberto.
O método de propagação por estacas também é comum. Para isso, brotos sem botões com 3-4 nós de folhas são adequados. O pedúnculo deve ser cortado à altura de 1 cm do nó inferior, liberado das folhas, fazer cortes longitudinais no nó, colocado em areia calcinada, regado e coberto com vidro ou filme. Agora é importante manter a umidade constante na "estufa" e não permitir que a areia seque. Já na terceira semana, as raízes estão formadas.
Outro método de criação é dividir o arbusto, mas poucos jardineiros recorrem a ele, pois as variedades chinesas têm uma raiz principal que não pode ser dividida. Se o rizoma estiver bem desenvolvido, você pode tentar este procedimento na primavera. A planta é cuidadosamente removida do solo e o rizoma é dividido de forma que cada lóbulo contenha pelo menos 3 botões vivos. Em seguida, todas as partes são plantadas em covas de plantio preparadas.
Para informações sobre como cuidar adequadamente dos Pink Kisses, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.