Cravo do mato: descrição, plantio e cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Flores despretensiosas e brilhantes - cravos. Durante vários anos, as plantas florescerão abundantemente durante todo o verão, sem exigir cuidados especiais. Flores perfumadas são amplamente utilizadas em paisagismo para realces em slides alpinos ou em um jardim minimalista.

Peculiaridades

O cravo arbustivo é uma planta perene, também chamada de cravo ramificado. Na natureza, ela cresce nos climas quentes da Europa, América do Norte e na bacia do Mediterrâneo, onde floresce o ano todo. Na Rússia central, o tempo de vida costuma ser reduzido para dois anos e os botões aparecem na primavera ou no início do verão.

A altura de uma planta adulta é de 10 a 60 cm, o rizoma está situado a uma profundidade de 10 a 12 cm, caules finos e elásticos de cor verde claro com uma leve floração azulada. As folhas do cravo do jardim são planas e estreitas, alongadas. A floração dura de 3 a 4 meses. As flores têm um aroma perfumado, podem ser de diferentes cores e formas (duplas, simples, semi-duplas). Depois que as inflorescências murcham, os frutos são amarrados - caixas com sementes.

As vantagens da variedade bush:

  • floração longa;
  • se propaga facilmente por brotos e sementes;
  • o arbusto parece decorativo mesmo sem flores;
  • resistência à geada e falta de umidade.

Para um clima mais frio na zona intermediária, foram criadas muitas variedades de cravos arbustivos perenes.

Variedades

Para o plantio no jardim, existe uma grande seleção de espécies e variedades de cravos. Cada um deles difere em tamanho, forma, cor e época de floração.

Tipos de cravos de jardim

Listamos as espécies de jardim mais comuns.

holandês

Uma das espécies de jardim mais populares. Aloque variedades altas para corte, variedades médias e baixas para canteiros de flores. Cresce bem ao ar livre e em recipientes.

Os mais adequados para o cultivo no local são os grupos Grenadines, Shabo, Margarita (surgidos recentemente e pouco conhecidos).

  • Granadina. Derivado de um cravo holandês selvagem. Arbustos com muitos ramos, folhagem abundante, atingem 60 cm de altura, flores duplas perfumadas de cores púrpura, escarlate, rosa e amarelo. Ela floresce uma vez por temporada e é resistente ao frio. A maioria das variedades são cultivadas como bienais, embora sejam perenes, mas começam a florescer menos abundantemente após dois anos.

Os nomes das variedades populares: "Scarlett", "Rose", "Dianthus".

  • Shabo. Os cravos arbustivos decorativos são universalmente adequados para criar buquês e decorar jardins frontais. Caules eretos de até 65 cm de altura, folhas estreitas verde-azuladas. Flores de Terry até 7 cm de diâmetro, monocromáticas, perfumadas. Cultivado como anual.

Quando plantadas em maio, as mudas florescerão de julho até o início do frio. Em seguida, os cravos podem ser transplantados para recipientes e transferidos para a varanda ou sacada, onde a planta continuará a florescer. Variedades comuns: Pikoti Fantasy Mix, Champagne, Mont Blanc.

  • Margarita. Local de origem Itália. A variedade não é muito difundida em nosso país. Difere em um tipo de floração remanescente - novos botões são formados ao longo da estação em intervalos curtos. Ela é cultivada em um ano, no próximo - o plantio de novos arbustos é feito o mais cedo possível.

A altura de uma planta adulta chega a 40 cm, as flores são eretas, até 6 cm de diâmetro, densamente duplas e de aroma agradável.As cores são amarelo, branco, vermelho, lilás, bordô, rosa, tons e combinações diferentes. Para obter botões grandes, os pedúnculos laterais são removidos.

    Plumose

    Uma planta perene que cresce em um canteiro de flores por 3 a 5 anos. Com o tempo, o arbusto cresce em tamanho e ocupa todo o espaço livre ao redor. A altura é de cerca de 30 cm e floresce do final de maio a setembro. As flores podem ser simples e em inflorescências, simples e duplas, rosa claro ou brancas. Pequenas pétalas são dissecadas no meio. Os caules são finos e retos, as folhas são estreitas. Ama o sol, rega abundante, estagnação da água no solo é contra-indicada. Prefere solo de calcário solto.

    Variedades comuns: Double Rose, Nana, Alba.

      Curvy

      Perene, atinge 60 cm de altura.Os rizomas são rastejantes, folhas estreitas e retas, flores de até 4 cm de diâmetro, rosa ou lilás. As pétalas são cortadas em muitas fibras. Flores em meados do verão (junho a julho), possivelmente re-florindo no outono (outubro). Uma planta despretensiosa e resistente à geada, é uma boa planta de mel.

        turco

        Mais frequentemente encontrado em canteiros de flores no jardim. Esta planta forma um arbusto exuberante de até 50 cm, que floresce durante todo o verão, formando um grande número de botões coletados nas inflorescências. Difere em um cheiro picante característico. Os primeiros dois anos florescem abundantemente, no terceiro - os botões raramente aparecem. Um grande número de variedades e híbridos foram criados: "Albus", "Holborn Gloria", "Georgette" e outros.

          Cravo Knapp

          Nativa perene da Hungria e da Romênia. Arbusto com poucos ramos até 45 cm de altura, folhas verdes estreitas, flores amarelas, pétalas serrilhadas, até 2 cm de diâmetro. Cultivado a partir de sementes, floresce na segunda temporada. Resistente à geada, não tolera excesso de água no solo, resistente à seca.

          Espécies raquíticas

          Outro grande grupo de cravos, que se distingue pelo tamanho em miniatura.

            Sandy

            Perene, pertence às variedades de tapetes, com 15 a 20 cm de altura, flores pequenas de até 2 cm de diâmetro, com dentes alongados. As cores variam do branco ao rosa. Floresce de junho a agosto. Uma planta com flores despretensiosas e exuberantes.

              Erva ou deltóide

              Forma um tapete denso cobrindo o solo. Ela cresce até 25 cm, os caules e as folhas verde-escuros são frequentemente avermelhados. Uma planta perene despretensiosa que cresce em um lugar sem transplantar de 4 a 7 anos. Floresce do início do verão a agosto. As flores são pequenas, recortadas ao longo da borda de uma grande variedade de tons e combinações do branco ao rosa e vermelho.

              Difere na floração abundante. Após o amadurecimento, as sementes que se auto-semeiam caem no solo, apresentam alto grau de germinação.

                Alpino

                Um arbusto verde brilhante cresce até 25 cm de altura e caules finos e retos são cobertos por folhas estreitas. Flores com cerca de 5 cm, com pequenos dentículos nas bordas, rosa, escarlate brilhante, vermelho, roxo. Despretensioso, cresce em solos pobres, adequado para regiões do norte com condições climáticas adversas.

                Como plantar?

                Os cravos são plantados com sementes ou mudas. Em regiões com geadas em maio, é melhor preferir a segunda opção.

                As sementes são semeadas para as mudas em março. Solo fértil é colocado em recipientes - uma mistura de húmus, turfa, areia e solo de jardim. O solo é pré-desinfetado com uma solução fraca de permanganato de potássio, as sementes são semeadas, borrifadas em cima com um pouco de terra ou areia, umedecidas e cobertas com uma película. São colocados em local aquecido, após o surgimento dos brotos, são levados para local iluminado.

                Após o aparecimento do segundo par de folhas, são transplantadas para pequenos recipientes separados (cerca de 6-7 cm). O colo da raiz não é enterrado durante o plantio, regado e colocado em uma sala bem ventilada.

                As mudas são transferidas para o canteiro de flores no período de maio a junho, tentando não danificar as raízes e as folhas, são plantadas a uma distância de cerca de 30 cm. Quando o quinto par de folhas aparece, o topo é beliscado para formar um arbusto viçoso devido ao aparecimento de brotos laterais. O cravo começará a florescer no segundo ano.

                Em climas quentes, os cravos-semente podem ser plantados ao ar livre.A uma temperatura de + 15 ... 16 ° C, as sementes são colocadas no solo e cobertas com uma película. O filme é retirado com o aparecimento dos primeiros brotos, as mudas devem ser desbastadas, ficando as mais fortes.

                Cravo ama o sol. Lugares bem iluminados são escolhidos para ela. Não é recomendado fazer os canteiros baixos, pois a água se acumula nas terras baixas. O excesso de umidade no solo leva à morte da planta.

                O cravo prefere solo neutro ou ligeiramente ácido. Se for muito ácido, torna-se mais neutro com farinha de lima ou dolomita. A planta não gosta de solos pesados ​​onde a água fica estagnada. Uma mistura de turfa e areia é adicionada ao solo argiloso para torná-lo mais leve e solto. Também é recomendado adicionar fertilizantes minerais especiais ao solo.

                Como cuidar bem dele?

                Mesmo sem experiência no cultivo de flores de jardim, você pode tentar plantar um cravo em um canteiro de flores. Cuidar dela não exigirá muito tempo e muito esforço.

                A planta precisa de:

                • rega regular;
                • capina;
                • afrouxando o solo;
                • alimentação mensal;
                • poda após a floração.

                O cravo não tolera o excesso de umidade no solo. Solo seco para arbustos é considerado menos prejudicial, mas a falta de água não afeta as plantas da melhor maneira: o crescimento e a floração param, os botões se desintegram.

                Aconselha-se regar os cravos regularmente, mas aos poucos. Uma planta adulta precisa de cerca de meio litro de água. É importante que o solo permita que a água passe bem e que não haja estagnação da umidade nas raízes. A rega é realizada pela raiz à noite.

                Após a rega, o solo ao redor dos arbustos é solto para fornecer oxigênio às raízes. Flores murchas após a floração são cortadas junto com o pedúnculo. Com alimentação regular, os cravos voltam a florescer.

                Na primavera, eles são alimentados com fertilizantes de nitrogênio, por exemplo, uréia, que é aplicada de forma seca no solo.

                Antes do aparecimento dos primeiros botões, são usados ​​curativos de fósforo-potássio, fertilizantes complexos para plantas com flores são adequados para cravos.

                Para o inverno, recomenda-se que os arbustos sejam protegidos da geada com ramos de abetos, colocando-os em forma de cúpula. Em regiões com invernos pouco nevados, os cravos são transplantados para contêineres e transportados dentro de casa. Após o fim das geadas de maio, são plantadas em canteiro de flores.

                Métodos de reprodução

                Diferentes tipos de cravos de jardim reproduzir:

                • dividindo o mato;
                • estacas;
                • camadas;
                • sementes (apenas variedades não híbridas).

                Os arbustos adultos de cravo turco e grama podem ser divididos na primavera ou no outono: a planta é desenterrada, a raiz com os brotos superiores é cortada em vários arbustos novos. Cada um deve ter uma raiz bem desenvolvida e um rebento forte. Eles são plantados em um canteiro de flores em solo pré-preparado.

                Todos os tipos de cravos são propagados por estacas, exceto o anual. O procedimento é realizado na última semana de maio, quando se distinguem os brotos com inflorescências e vegetativos. Para as estacas, são tirados brotos vegetativos de até 10 cm com 3-4 pares de folhas, e os mais longos são adequados para arbustos altos. Corte o rebento sob o nó com folhas, as folhas são removidas dos dois nós inferiores. Os cortes longitudinais são feitos ao longo da parte inferior do broto. Coloque a estaca em um substrato úmido solto e nutritivo. Cubra com papel alumínio ou frasco de vidro. As raízes aparecerão em 2-3 semanas.

                As plantas com rebentos bastante longos são propagadas por estratificação. No rebento vegetativo, é feito um corte profundo por baixo ao longo do entrenó, esta parte do caule é fixada no canteiro (com pinos) e polvilhada com terra. É necessário manter a umidade constante. Se a camada criar raízes, novos brotos aparecerão nela. Após a formação da raiz, o novo arbusto é separado da planta-mãe e transplantado.

                Os híbridos não são propagados por sementes, uma vez que as plantas jovens resultantes não se parecerão com as variedades originais.

                Para sementes, escolha arbustos saudáveis ​​e grandes flores de cravo. Um saco de papel é colocado em um botão desbotado e amarrado firmemente em torno do pedúnculo. Quando o botão está completamente seco, é cortado com o saco.Extraia as sementes da flor e seque por 2-3 semanas. Armazenar em envelope de papel em local seco e escuro até o plantio.

                Doenças e pragas

                As doenças fúngicas são mais comuns em cravos de jardim, muitas vezes causadas por solo alagado.

                  Heterosporia

                  Manchas amarelas e depois marrons aparecem nas folhas. Cortar a área afetada não ajuda a combater o fungo. A planta deve ser tratada com fungicidas.

                    Ferrugem

                    Surge de um excesso de fertilizantes de nitrogênio. Formações semelhantes à ferrugem aparecem na parte inferior das folhas. As folhas secam gradativamente, os caules se rompem no local da lesão. Partes danificadas de plantas e arbustos completamente infectados são cortados e queimados. Recomenda-se fazer calagem do solo, tratar os arbustos e o solo com "Fundazol".

                    Pragas que danificam folhas e botões: tripes, ácaros, pulgões, lagartas de mariposas. Eu uso inseticidas para combatê-los. Quando infectado com um nematóide, o cravo para de crescer e fica amarelo. As larvas dos insetos danificam as raízes. A planta doente é desenterrada e queimada. O solo é tratado com "Fosfamida".

                    Uso em paisagismo

                    A planta despretensiosa e fácil de cuidar é plantada em jardins frontais e em contêineres na varanda.

                    No jardim, o cravo cresce bem com íris, tulipas, açafrões, malmequeres, petúnias, chagas.

                    Vai bem com gypsophila, groundwort, cochia, yarrow, hosta.

                    A planta é adequada para plantios individuais e em grupo.

                    Tipos baixos de cravos são escolhidos para jardins ornamentais, mixborders ou jardins de pedras.

                    Adequado para cultivo em vasos de flores e decoração de bordas e muros de contenção.

                    A seguir, assista ao vídeo sobre cravo de jardim.

                    sem comentários

                    O comentário foi enviado com sucesso.

                    Cozinha

                    Quarto

                    Mobiliário