Cravo interno: plantio e cuidado
O cravo distingue-se pela diversidade de espécies e pelo grande número de variedades. Desta variedade, algumas espécies de tamanho compacto são adequadas para cultivo interno como plantio de vasos. Estas são variedades híbridas de baixo crescimento que são cultivadas como cravo doméstico.
Descrição
O cravo de interior ou de interior é um herbáceo anual pertencente à numerosa família dos cravos. O país nativo da planta é a China. O arbusto é compacto em tamanho, há um nó característico de cravos no caule. O cravo interno tem folhas verdes escuras com ranhuras achatadas que crescem do lado oposto. As flores são simples, duplas ou lisas, as cores são muito diversas, exceto o branco, existem vários tons de vermelho, rosa, lilás. Eles têm um aroma agradável. O período de floração é diferente em duração - de junho a outubro.
Para que dure muito tempo, é necessário retirar imediatamente as inflorescências desbotadas, estas últimas são deixadas para amadurecer as sementes.
Variedades populares
Entre a família numérica do cravo-da-índia, várias variedades são mais populares para reprodução como cultura doméstica.
Cravo chinês
No início, os representantes das espécies se distinguiam por pinceladas bordô nas pétalas, mas, a partir da seleção, surgiram plantas com pétalas da mesma cor. Os tamanhos dos cultivares em vaso são de 10–20 cm. As flores são formadas por 5 pétalas formando uma corola, com bordas recortadas ou onduladas. As cores podem ser diferentes. Algumas variedades possuem pétalas de duas cores.
O caule tem uma forma rasteira. As sementes desta espécie são um tanto alongadas, muito frágeis. As variedades mais populares incluem "Diana Mix", sua altura chega a 25 cm. A planta é caracterizada pela despretensão, grandes botões, além disso, pertence ao início da floração. As flores crescem sozinhas, as bordas das pétalas são onduladas, o que as torna ainda mais espetaculares.
Cravo turco
A planta tem caules retos com nódulos característicos. As placas das folhas são verdes ou azul-esverdeadas com uma leve tonalidade avermelhada, alongadas, crescendo de forma oposta. As flores têm um aroma agradável e podem ser simples, semi-duplas ou duplas. Seu diâmetro é pequeno - 1,5–3 cm. A cor é apresentada em uma variedade de tons - creme, rosa, vermelho e branco. Além disso, são monocromáticos, bicolores, coloridos, com olho mágico ou orla.
Os botões são coletados em uma inflorescência em forma de escudo com cerca de 12 cm de tamanho, que floresce por um mês, a partir do final de junho. Em seguida, uma cápsula da semente amadurece no caule, as sementes de cravo turco podem ser armazenadas por até 5 anos sem prejudicar a germinação. Os representantes das espécies se distinguem por sua iluminação pouco exigente.
As variedades mais comuns como planta de casa são as seguintes:
- "Diadema" com folhas verdes escuras com um leve tom vermelho e flores escarlates escuras com um grande olho escarlate e pétalas com bordas recortadas, o tamanho da inflorescência é de cerca de 10 cm;
- Schneebal tem flores duplas brancas com pétalas recortadas com cerca de 11 cm de diâmetro;
- "Ondine" difere em botões roxos com um centro branco como a neve e a mesma borda;
- "Anão" - uma variedade holandesa anã com inflorescências de carmim escuro;
- "Coração de Fogo" - um pequeno arbusto com botões vermelhos brilhantes.
Entre as séries de variedades inglesas, as bastante populares "Willie", "Rondo" e "Roundabout"com um tamanho atarracado, de 15 a 20 cm, destaca-se a variedade "Nigrikans", que apresenta folhas e rebentos roxos escuros, bem como flores de cor escura.
Cravo híbrido
É uma cultura perene, mas na maioria das vezes é cultivada em casa como uma safra anual. O arbusto é compacto em tamanho, a altura máxima pode chegar a 35 cm. Ele difere de outras variedades por suas flores incomuns, que têm pétalas fortemente dissecadas. As inflorescências são simples e terry. Uma característica da espécie é o aroma agradável que as inflorescências emitem.
À noite, o arbusto fica mais saturado. Os botões grandes têm cores diferentes: branco, vermelho, rosa, que são lindamente realçados com folhas verde-acinzentadas. Vale a pena observar as seguintes variedades mais espetaculares:
- Beleza de primavera - um arbusto com botões duplos de delicada cor rosa;
- Sra. Sinkins Branca e Sra. Sinkins Rosa - as variedades mais comuns, flores brancas e rosa têm numerosas pétalas serrilhadas;
- Senhoras brancas distingue-se por flores duplas brancas, sua borda é fortemente serrilhada e o cálice tem uma borda acastanhada;
- Doris com inflorescências duplas rosa que possuem uma mancha escarlate no meio;
- Vovó favorito também tem flores rosa, no centro das quais há uma mancha vermelha, a borda da mesma cor corre ao longo das bordas das pétalas;
- Mostrar Ideal distingue-se por botões brancos semi-duplos, que estão quase no meio decorados com um anel estreito de tom rosa-avermelhado;
- Kersteven Kirkstead tem 15 cm de altura, as pétalas têm borda sólida e formato arredondado, a faringe é branca e ao redor dela um anel vermelho escuro está localizado.
Grenadine cravo
Uma variedade ornamental de cravos de jardim, excelente para uso doméstico. Uma característica distintiva desta espécie são as grandes flores duplas com uma borda ondulada. O diâmetro pode chegar a 6 cm, a cor é diferente, podem haver manchas ou pontos nas pétalas. As placas das folhas são verdes escuras, com uma leve floração azulada. As inflorescências apresentam um aroma picante bastante forte.
Esta espécie se distingue por uma grande variedade varietal, a saber:
- Feuerkenig, Gloria, Carrot King com botões vermelhos;
- "Rozakenigin" com inflorescências rosa;
- "Lady in Black" com flores marrons;
- "Torneio do cavaleiro" com pétalas roxas ricas;
- "Extravaganza" com flores de diferentes cores.
Todas essas variedades têm suas próprias diferenças, mas todas são combinadas em um tipo (convencionalmente) - cravo de interior. O tamanho dos arbustos é compacto, não requerem muito espaço e têm necessidades semelhantes de cultivo e cuidado.
Condições de detenção
O cravo-da-índia caseiro não é muito exigente em termos de conteúdo, mas mesmo assim, na hora de cultivá-lo, vale a pena seguir algumas regras.
Temperatura e umidade
A planta não gosta de altas temperaturas do ar, as mais favoráveis para ela são indicadores na região de + 20 ° C, embora o cravo se sinta bem de +13 a +35 graus. Mudanças repentinas de temperatura podem ter um efeito negativo sobre o estado da flor. Em climas quentes, a planta cresce lentamente e tem floração pobre. Os cravos da sala são adequados para ar com alta umidade, idealmente 65–75%. Deve ser regularmente pulverizado com água fria de manhã ou à noite, mas não deve permitir que a água entre nas flores.
Iluminação
A planta adora luz, mas ainda assim deve ser protegida da luz solar direta. Com a falta de luz, é necessário organizar iluminação artificial adicional, especialmente se a flor for cultivada no outono ou inverno. Uma planta que carece de luz cresce lentamente, perde tamanho e número de inflorescências.
Deve-se ter em mente que algumas variedades têm requisitos especiais de luz e horário diurno.
O solo
Para o cultivo de cravos em um vaso, solo neutro é adequado. A composição ideal é de uma parte de terra frondosa, uma parte de turfa e duas partes de gramado. Você pode usar uma mistura de solo pronta da loja, o cravo cresce normalmente. Além disso, antes do plantio, o solo é tratado com anti-sépticos, pois a flor é muito sensível a microorganismos. Vale a pena colocar a drenagem no fundo da panela para evitar a estagnação da umidade.
Aterrissagem
Ao criar cravo-da-índia de interior, as sementes podem ser semeadas imediatamente em um vaso com solo preparado ou você pode plantá-las primeiro nas mudas. As sementes são plantadas com mais frequência no início da primavera, depois a planta floresce no verão.
Você pode plantá-los antes do inverno, mas os botões só aparecerão no ano que vem.
Cuidado correto
Não é difícil cuidar de um cravo de quarto, mas a flor vai agradecer com botões exuberantes e uma bela vista.
Rega
Os cravos-da-índia caseiros exigem muita rega, por isso não se deve deixar que a terra no vaso seque, mas você não deve deixar a umidade estagnar. Para evitar isso, você precisa derramar uma camada de drenagem no fundo da panela. Água para irrigação deve ser tomada em temperatura ambiente. E também a planta é útil para pulverizar à noite, especialmente em tempo quente. Vale a pena regar a flor de manhã ou à noite.
Top curativo
Vale a pena aplicar fertilizantes regularmente, o que ativa o crescimento dos cravos e o esplendor da floração. A cobertura deve ser administrada na forma líquida, pois os fertilizantes complexos são diluídos em água. Também não vale a pena exagerar, basta borrifar o solo com fertilizantes uma vez a cada duas semanas. A cobertura pode ser aplicada no solo um mês após o plantio. Vale a pena combinar fertilização com rega.
Transferir
Os cravos de interior são principalmente cultivados anualmente, por isso não faz sentido replantar. Mas, se necessário, é melhor fazer isso na primavera. A planta é plantada na mesma profundidade em que crescia antes, você precisa se certificar de que o colo da raiz da flor está alinhado com o solo. Também é necessário retirar as inflorescências desbotadas, cortá-las junto com o pedúnculo, deixando 5 cm, procedimento que ajudará a manter o período de floração mais longo.
Métodos de reprodução
Em um apartamento, é mais fácil propagar o cravo por sementes, pois eles têm uma taxa de germinação muito alta. A semeadura é no início da primavera. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- as sementes são colocadas no solo (adiciona-se um pouco de turfa e areia) com 2 a 3 mm de profundidade;
- 2-3 grãos são suficientes em um vaso de flores;
- bem borrifado com água;
- os recipientes são colocados em um local bem iluminado e cobertos com um filme (arejando regularmente);
- após o aparecimento de cinco folhas nos brotos, belisque a parte superior e lateral dos brotos, tais manipulações estimulam a formação de uma copa mais exuberante.
Se as mudas forem densas, os brotos devem ser mergulhados. Na hora de semear em vasilhame deve-se deixar uma distância entre as sementes de 5 cm, quando os brotos ficam mais fortes, depois de cerca de um mês são transplantados para canteiros.
As plantas bienais podem ser propagadas por estacas ou divisão do arbusto, mas depois que a planta desbotou. As estacas e as estacas são plantadas imediatamente num vaso de flores, onde vale a pena acrescentar um pouco de areia ao solo, não devendo aprofundá-las profundamente no solo. O cuidado com as mudas consiste na irrigação regular e moderada. Você também pode enraizar as mudas na água e, quando as raízes aparecerem, transplante-as no solo.
Doenças e pragas
Os cravos internos, como as espécies de jardim, podem ser danificados por pragas, entre as quais os ácaros, cochonilhas e pulgões. A planta deve ser lavada com água e sabão e borrifada com infusões de tansy ou celidônia. Se esses controles não funcionarem, devem ser usados inseticidas. A planta é bastante resistente a doenças. Mas devido à rega excessiva, as raízes e caules da flor podem apodrecer, tal doença é incurável, a planta deve ser destruída.
Acontece que a planta fica amarela e seca, isso se deve ao solo de má qualidade... Nesse caso, deve ser transplantado para um novo solo, que deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio antes do plantio.
Um cravo crescendo no peitoril das janelas ou em banheiras perto da casa servirá como uma decoração espetacular. Se você também escolher variedades aromáticas, poderá desfrutar plenamente da beleza natural desta flor incrível.
Para obter informações sobre como propagar cravos internos, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.