Cravo chinês: descrição, plantio e cuidado
O cravo chinês é uma planta de jardim popular, cultivada como planta anual no clima da Rússia central. Na China, esta espécie da família Clove é cultivada como uma forma perene, encontrada na natureza na China, Coréia, Mongólia. A beleza discreta do cravo chinês vai-se revelando aos poucos devido à inusitada combinação de cores na cor das pétalas. Além disso, esta planta é despretensiosa, amplamente utilizada em projetos paisagísticos e é capaz de resistir ao cultivo em várias zonas climáticas. Muitas pessoas estão interessadas em como plantar sementes de cravo chinês, quais regras devem ser seguidas ao forçar mudas, como as flores são cultivadas em campo aberto, onde é melhor plantá-las, quais variedades são mais adequadas para o clima russo. Para que plantar e cuidar de uma erva perene não se torne um quebra-cabeça difícil, vale a pena estudar com mais detalhes todas as informações necessárias sobre o cravo chinês.
Peculiaridades
Dianthus chinensis ou cravo chinês é uma erva perene muito difundida na Ásia. Tem sido usado no cultivo cultural desde 1702, graças ao qual a variedade de variedades e híbridos podem surpreender até um jardineiro experiente. As tendências de criação moderna visam principalmente a obtenção de arbustos mais compactos, melhorando a duração da floração e expandindo a gama de cores. Na Rússia, esta espécie é cultivada como planta anual ou planta com um ciclo de crescimento de dois anos.
Qual é a aparência de um cravo chinês? A descrição da planta permite que você tenha uma visão bastante completa de suas características. O cravo chinês é caracterizado pela presença de raízes pouco desenvolvidas - começam a crescer e a aprofundar a partir do segundo ano. Quando cultivado na forma de uma planta anual, será simplesmente impossível obter um resultado diferente.
A planta se parece com um arbusto compacto com caules retos, consistindo em seções separadas mantidas juntas por nódulos.
A altura do cravo chinês chega a 10-50 cm, dependendo da variedade e do tipo. As flores são especialmente atraentes, em cujas pétalas esta espécie apresenta listras características e reconhecíveis de cor vinho. Os cravos têm folhas finas e estreitas, pontiagudas nas pontas. Em algumas variedades, eles se enrolam nas pontas.
Pelo tipo de inflorescência, os cravos chineses são divididos em:
- simples - com uma borda de cinco lóbulos e uma borda serrilhada;
- terry - consiste em múltiplas conexões de pétalas;
- semi-duplo.
A cor da espécie é diversa, em grande parte devido ao meticuloso trabalho de criação. As variedades monocromáticas brancas, rosa, azuis, lilases, lilases e vermelhas são complementadas por outras bicolores, em que o meio ou a margem da pétala contrastam. O diâmetro do cálice varia de 1 a 4 cm. O material da semente tem uma forma alongada, uma casca frágil que pode ser facilmente danificada se manuseada sem cuidado.
Variedades
As variadas variedades de cravo chinês se dão melhor em climas quentes, onde podem ser cultivadas como perenes. Nas condições da Rússia central, tanto os híbridos quanto as variedades de plantas são cultivadas como plantas anuais com o plantio anual de novas sementes. Vamos dar uma olhada nas variedades mais populares.
- Diana Blueberry. Uma variedade de um híbrido popular com uma cor incomum. Um copo de flores simples de cinco pétalas é de cor roxa escura. A planta chega a atingir 25 cm de altura, adora o sol e tolera bem as quedas de temperatura a curto prazo. O híbrido floresce ao longo da estação quente, sem interrupção, e é muito decorativo.
- "Menestrel". Espetacular variedade terry, atingindo 45 cm de altura, a rara cor preta e branca das pétalas com borda e borda serrilhadas características tornam a planta popular entre os floricultores. O anual fica bem em bordas, canteiros de flores, colinas alpinas, adequado para cortar em buquês.
- "Vorozheya". Uma excelente variedade de cravo chinês, especialmente impressionante graças à cor original de duas cores das pétalas. O fundo carmesim escuro é emoldurado por uma borda branca fina, o copo de flores é semi-duplo.
A variedade forma abundantemente flores em ramos eretos de até 40 cm de altura, de manutenção despretensiosa, adequada para canteiros de flores.
- Terry mix. Uma variedade muito vistosa, um cravo branco, escarlate, púrpura ou bordô com uma estrutura dupla de pétalas com bordos pronunciados e recortados. A planta é caracterizada por uma quase total ausência de odor característico, com floração prolongada de junho a final de agosto. O diâmetro das flores é pequeno - 1–4 cm; existem vários botões no caule. Este cravo é adequado para cultivo em vasos no peitoril de uma janela ou como decoração para um meio-fio ou rabat.
- "Diana F1 Crimson". Um híbrido em tons de branco, carmesim, escarlate, rosa caramelo, roxo. Pertence ao grupo dos criadouros holandeses, não difere em altura - a altura dos caules é de apenas 20-25 cm. É utilizada para cultivo em contentores, plantações de orla, em canteiros destaca-se pelo grande tamanho de flores, seu diâmetro atinge 5-7 cm, e floração longa com julho a outubro.
- Grace F1 crimson. Híbrido de reprodução holandesa com flores duplas de cor vermelha brilhante, com uma borda branca e estames. A planta atinge uma altura de 25 cm, adequada para cultivo em vasos, plantio na varanda. O diâmetro do cálice da flor é bastante grande - chega a 8 cm.
- "Carrossel". Esta variedade de cravo chinês é anã, com caules angulares compactos e pétalas de flores de cores incomuns. Eles são brancos com um meio escarlate contrastante. O cálice atinge 6 cm de diâmetro e as bordas da flor são serrilhadas, simples. É melhor considerar tal planta como uma planta em vaso, devido ao seu pequeno tamanho, não é muito adequada para o plantio ao ar livre.
Mudas em crescimento
É costume plantar cravos chineses em casa quando é necessário preparar as mudas com antecedência. Técnicos agrícolas experientes recomendam semear a partir de janeiro, se o início da primavera for observado na região. Na faixa do meio para o plantio, é melhor escolher o final de fevereiro. Qualquer recipiente largo serve para a semeadura.
A preparação do recipiente e o plantio das sementes ocorrem na seguinte ordem:
- deitado no fundo da camada de drenagem, excluindo água estagnada;
- enchimento com um substrato - uma mistura pronta para mudas ou uma composição à base de solo de jardim, areia e vermiculita é adequada;
- distribuição de sementes - precisam ser espalhadas uniformemente sobre a superfície do solo sem aprofundamento, borrifadas em cima com vermiculita, que promove a germinação;
- umedecendo o solo - é melhor borrifá-lo de um borrifador com água em temperatura ambiente.
Após a conclusão do plantio, uma caixa ou recipiente é colocado no parapeito da janela, é aconselhável escolher janelas do lado sul ou fornecer iluminação e aquecimento adicionais.
O regime de temperatura ideal para este período deve ser de +20 graus, é importante manter uma boa umidade, mas sem transbordar. Após o surgimento dos brotos, vale a pena levar as mudas para um local mais fresco, mantendo a temperatura ambiente na faixa de + 15– + 17 graus Celsiuspara evitar o estiramento excessivo dos rebentos.
As plantas são transplantadas para recipientes separados após o aparecimento de 2 folhas. Nestes recipientes, eles são cultivados até serem plantados no solo. Para garantir o desenvolvimento adequado, é imprescindível pinçar as plantas no topo, deixando apenas 4 folhas inferiores cada, e cortar o restante com uma tesoura cuidadosamente desinfetada. Assim, o arbusto aumentará a massa dos brotos laterais, ficará mais denso e ramificado.
As mudas só podem ser enviadas para um terreno aberto depois de passar uma série de geadas de retorno. Dependendo da região, esse período cai em maio ou início de junho, quando o cravo chinês pode pegar seus botões e se preparar para florescer. 7 dias antes do transplante, é necessário iniciar o endurecimento colocando as mudas ao ar livre durante o dia.
Como plantar em terreno aberto?
Plantar cravos chineses em campo aberto no campo ou próximo de casa implica na escolha correta de um local onde a planta crescerá e se desenvolverá bem. A melhor escolha seria um local ensolarado ou ligeiramente sombreado, a falta de luz levará ao alongamento do caule e à má formação dos botões. É importante que não haja estagnação da umidade do solo no local escolhido para o plantio, pois isso prejudica muito o sistema radicular. Nas regiões do norte, vale a pena garantir que o solo seja bastante solto - solos franco-arenosos e arenosos são adequados. Para evitar que a planta seque no sul, é melhor plantá-la em terra argilosa.
Recomenda-se começar a preparar o terreno para a formação de um jardim de flores com antecedência. Desde o outono, o solo é desenterrado, húmus ou composto é introduzido em um volume de 10 litros por 1 m². Também será útil usar 0,5 litro de cinza de madeira e turfa alta para melhorar as propriedades férteis. O cultivo do solo é realizado a uma profundidade de 20 cm, no processo de trabalho, as ervas daninhas são retiradas dele.
As sementes são plantadas na área preparada na primavera, maio ou abril, mas não antes do solo aquecer até +15 graus e o ar - até +20. As sementes são enterradas 15 mm. Para aumentar a germinação, é recomendado pré-embeber em uma solução aquosa fracamente concentrada de sulfato de cobre ou uma solução âmbar.
Uma distância de pelo menos 30 cm é mantida entre as tiras de sementes individuais.
Antes do plantio, sulcos são colocados no solo. As sementes são misturadas à agrovermiculita, colocadas no solo e, em seguida, as lavouras são pulverizadas com spray. A germinação demorará cerca de 3 semanas. A auto-semeadura de cravos é possível em regiões onde o clima é moderadamente frio no inverno. Em geadas severas, o material da semente simplesmente não cresce na primavera.
É muito importante proteger as mudas de cravo chinês das influências atmosféricas negativas. Ela precisa de um abrigo na forma de uma mini-estufa, filme, material de cobertura. A cobertura é retirada somente após a brotação das mudas. Em seguida, é necessário desbastar as plantações, poupando-as de brotos desnecessariamente fracos, o material rejeitado pode ser continuado a crescer em vaso ou vasilhame. Com o aparecimento da segunda folha, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 10 cm. Após a emergência do 5º broto, é feito um segundo pico, que permite deixar pelo menos 25–30 cm entre as plantas.
Como cuidar bem dele?
O cravo do cravo chinês é realizado levando-se em consideração as características da própria planta. Beliscar o topo ajuda a estimular o crescimento e a ramificação abundante do arbusto. Após a floração, todos os caules e botões secos devem ser cortados. Este trabalho é feito com poda, com um desvio da base do caule cerca de 15 cm, algum tempo depois o arbusto volta a brotar.
É imperativo ajustar a rega. Normalmente, é realizado semanalmente, no calor, aumentando a frequência em até 2 a 3 vezes por semana. Em caso de forte precipitação, não é recomendado adicionar umidade.A rega é feita exclusivamente pela raiz, não podendo cair nas folhas ou botões, o que pode provocar doenças.
O cuidado adequado também afeta a intensidade da floração. O cravo chinês precisa de manutenção constante do nível de umidade exigido. A cobertura morta da área da raiz da planta ajudará a manter o solo razoavelmente úmido. Capinar as ervas daninhas regularmente também será útil.
O cravo do cravo chinês também é exigido regularmente. A planta precisa de quantidades suficientes de fertilizantes à base de potássio, complexos de suplementos minerais. Além disso, será benéfico introduzir um substrato que melhore a nutrição das raízes. É necessário fertilizar o cravo uma vez a cada 2-3 semanas.
Durante o período de brotação, é necessário adicionar fertilizantes complexos minerais ao solo.
O inverno do cravo chinês é normal apenas em climas quentes. À sua frente, a perene é cortada quase na raiz, não deixando mais de 10 cm no topo do solo. Em seguida, a poda restante com folhagem seca é coberta com cobertura morta, a planta é coberta com ramos de abeto... Assim que a neve cai, o local da invernada do cravo é borrifado com ela para proteção adicional do frio.
Métodos de reprodução
Entre os métodos de criação mais populares para o cravo chinês, você não encontrará apenas o plantio de sementes. Em regiões com climas mais confortáveis do que temperados, é cultivada com sucesso como uma planta perene. Várias maneiras ajudarão a propagar a planta.
- Estacas. Para este procedimento, são selecionados brotos fortes e robustos, sem botões, com 3-4 nós de folhas. O talo é cortado logo abaixo do mais externo. Além disso, todas as folhas são removidas, exceto as de cima. O desembarque é feito em areia pré-calcinada no forno, sob abrigo em forma de mini-estufa. O enraizamento leva cerca de 21 dias.
- Reprodução por estratificação. Este método é adequado para plantas perenes de até 50 cm de altura. O rebento lateral da planta é dobrado ao solo, colocado em um buraco especialmente cavado e fixado com um suporte. O cuidado posterior para ele é realizado como se fosse um arbusto separado. O enraizamento dura cerca de 1 ano, então você pode cortar as estacas do cravo chinês do arbusto-mãe e cultivá-lo separadamente.
- Reprodução por divisão do arbusto. O procedimento é relevante para plantas perenes, garante a herança completa de todas as características da planta-mãe, mas não é adequado para todas as variedades. A divisão só é possível com um sistema de raiz bem desenvolvido e crescido demais. O procedimento é realizado na primavera, antes da floração. A bucha deve ser completamente desenterrada e cortada no número necessário de peças. Uma nova muda deve ter pelo menos 3 brotos.
- Coletando sementes. Para plantas híbridas, nem sempre é relevante, uma vez que exclui a possibilidade de herança completa das qualidades da planta-mãe. Você pode coletar sementes anuais para posterior plantio depois que amadurecerem. As caixas aparecem na segunda década de agosto.
A coleta é realizada após a mudança da cor para o marrom.
Doenças e pragas
O cravo chinês praticamente não é afetado por várias doenças devido à sua imunidade natural. A fonte dos problemas só pode ser uma deterioração significativa das condições de cultivo. Para esta espécie, o espessamento das plantações, o aumento da umidade do solo, o excesso de nitrogênio no solo e a falta de potássio são extremamente perigosos. A fim de prevenir infecções fúngicas, é imperativo excluir o plantio nas proximidades de um cravo de tulipa chinesa. Além disso, é recomendável mudar o local de crescimento da flor a cada 5 anos; durante o cultivo de longo prazo, não negligencie o uso de fungicidas no outono.
Importante! Quando áreas secas ou ferrugem aparecem nas folhas de um cravo-da-índia chinês, as plantas afetadas devem ser destruídas. O restante das plantações é tratado com fungicidas. Os ácaros da aranha e outras pragas devem ser controlados com inseticidas adequados.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, o cravo chinês é amplamente utilizado. Mesmo um canteiro de flores apenas com essas flores não parecerá supérfluo no espaço do jardim. Porém, com muito mais freqüência uma floração linda, mas não possuindo um aroma forte ou brilhante, uma planta adorna as colinas alpinas, serve como parte das bordas que bordejam lindamente os caminhos. Os cravos plantados ao redor do canteiro de flores não parecem menos impressionantes e expressivos. Em vasos, vasos de flores, recipientes e vasos suspensos, os cravos chineses são cultivados para decorar varandas, terraços e fachadas de casas. Distingue-se pela boa adaptação às diferentes condições climáticas e, no inverno, pode contentar-se com a área do peitoril da janela. Variedades e híbridos de Terry combinam perfeitamente com o território do pátio ou a paisagem do quintal.
No caso do cravo chinês, uma plantação de ilha ou buquê é usada em uma moldura de gramado. Uma mistura brilhante de flores ou variedades de dois tons com uma cor original de pétalas ficará especialmente impressionante aqui. Os cravos mais altos, com caules de até 50 cm, podem ser usados em composições multicamadas como plantas de fundo. Em composições de parques, é frequentemente usado como o elemento central de canteiros de flores. O cravo chinês também é plantado em grandes projetos paisagísticos como um componente despretensioso e brilhante do tapete geral de plantas. Quando cultivadas para o corte, são utilizadas variedades altas com um copo grande para flores.
A sofisticação das variedades dos bouquet e a variedade das suas cores permitem obter composições únicas num vaso e no território do jardim.
Para obter informações sobre como cultivar um cravo chinês, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.