Cravo alpino: descrição, variedades, recomendações de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Reprodução
  3. Aterrissagem
  4. Regras de cuidado
  5. Variedades
  6. Doenças e pragas

O cravo alpino distingue-se pela sua despretensão e capacidade de crescer em áreas rochosas com solo pobre. A planta pertence a plantas perenes, tem inflorescências delicadas, principalmente rosa. Adequadas para cultivo são variedades híbridas que são mais adaptadas ao melhoramento doméstico. Eles servem como uma decoração maravilhosa e complementam os escorregadores alpinos e jardins ornamentais. Em condições naturais, a flor cresce nas encostas das montanhas dos Alpes, bem como na Eslovênia e na Áustria.

Descrição

O cravo alpino tem a aparência de arbustos redondos compactos. Os caules numerosos e finos atingem uma altura de 25 cm, as placas das folhas são estreitas e finas, de cor verde acinzentada. No início do verão surgem nos arbustos pequenas flores de aroma agradável, com cerca de 4 cm. Eles consistem em 5 pétalas onduladas com bordas recortadas. A floração é abundante e dura até o final do verão. As cores dos botões podem ser muito diversas.

O sistema radicular é uma haste alongada, que depois de um tempo se expande nas laterais.

Sua tarefa é acumular nutrientes para a parte aérea da planta. Graças a este alimento, o arbusto rapidamente se transforma em uma extensa almofada de grama e pode atingir um diâmetro de até 50 cm.

No final da floração, vagens de sementes alongadas com sementes redondas amadurecem nos caules. Quando a vagem da semente é aberta, as sementes derramam-se sozinhas no solo. Assim, o cravo alpino pode se multiplicar de forma independente, sem intervenção humana. O ciclo de vida de um arbusto é de 4 a 5 anos.

Reprodução

Os cravos alpinos são cultivados principalmente a partir de sementes, mas é mais confiável plantá-los em mudas em casa. E já mudas um pouco mais fortes são plantadas em solo aberto. Quando propagada desta forma, a planta começa a florescer no primeiro ano. Você pode semear sementes para mudas de janeiro a março. Para que as sementes germinem rápida e amigavelmente, elas precisam estar preparadas para isso.

  • Para aumentar a semelhança, eles podem ser mantidos em água morna por 24 horas.
  • O solo é despejado em recipientes ou cassetes especiais e as sementes são colocadas, mantendo uma distância de 2 cm entre eles. A profundidade de plantio deve ser de 1 cm.
  • Polvilhe as sementes plantadas por cima com uma fina camada de areia.
  • Os recipientes são cobertos com papel alumínio ou vidro e colocados em local aquecido, lembrando de ventilar e umidificar.

Após 2 semanas, os brotos devem aparecer, então o abrigo pode ser removido. É melhor preparar o solo com antecedência, para isso, no outono, o solo do jardim se mistura com cinzas e areia. Você também pode usar um substrato comercial pronto, o principal é que ele deve ser neutro e nutritivo. O solo deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio para destruir possíveis microrganismos.

Os brotos devem ser regados com água fria decantada, mas com cuidado para não umedecer em demasia, pois estão sujeitos a doenças fúngicas. As mudas precisam de iluminação por 14 horas para o crescimento normal, por isso vale a pena cuidar da iluminação adicional. Quando 2-3 folhas se formam nos brotos, eles mergulham, mas antes precisam ser bem umedecidos.

    As mudas devem ser endurecidas antes do plantio em solo aberto. Para isso, 2 a 3 semanas antes do plantio, eles começam a deixar gradativamente os recipientes com brotos ao ar livre, aumentando gradativamente o tempo.

    No dia anterior ao desembarque, eles são deixados ao ar livre o dia todo. Pode-se semear imediatamente em solo aberto quando aquece bem, recomenda-se fazê-lo no final de maio. No local são feitos sulcos rasos, a distância entre os quais é de 10 cm. Neles se semeiam esparsamente sementes de cravo-da-índia, previamente misturadas com areia e uma pequena quantidade de fertilizantes minerais secos, cobertas com terra e umedecidas com água morna. De cima, o canteiro deve ser coberto com um filme, e quando aparecerem brotos, recomenda-se usar lutrasil (um tipo de fibra) no lugar dela por mais 2 semanas.

    Você pode regar a planta diretamente através do material. Os brotos endurecidos devem ser pinçados, este procedimento contribui para as formas mais exuberantes do arbusto e a formação de um maior número de gemas. Você também pode propagar um cravo alpino:

    • estacas;
    • camadas;
    • dividindo o mato.

    As estacas são cortadas em ângulo em relação aos rebentos laterais, o comprimento deve ser de 10 cm. Na parte inferior, o caule é cortado e colocado num recipiente com solo húmido. Após cerca de 2 semanas, as raízes se formam nos caules e as plantas estão prontas para serem transplantadas para um local permanente.

    Para cruzar o cravo com estratificação, rejeita-se do arbusto-mãe um caule longo e forte, cortado na parte inferior (uma incisão tem cerca de 4 cm de comprimento), uma pequena depressão é cavada perto do arbusto, a estratificação é colocada ali e borrifada com a terra. No ano seguinte, ele é separado do arbusto-mãe e transplantado separadamente. No início da primavera, enquanto a planta não começou a crescer, você pode usar a reprodução dividindo o arbusto.

    Para isso, a planta deve ser cuidadosamente desenterrada e cortada em várias partes com uma faca afiada, cada uma deve ter pelo menos um ponto de crescimento.

    Os Delenki são plantados no solo, mantendo uma distância para que os arbustos possam crescer.

    Aterrissagem

    Vale a pena plantar cravos alpinos em solo aberto em maio, quando o solo e o ar já estarão bem aquecidos. O local deve ser escolhido bem iluminado, à sombra parcial, a floração não será tão abundante. O solo deve ser não ácido, melhor argiloso, antes do plantio deve ser bem desenterrado e adicionado de húmus. Se o solo for pesado, deve-se adicionar areia de rio. Deve ser mantida uma distância de 25-30 cm entre os cravos: os arbustos têm grande capacidade de crescer. Mudas bem umedecidas são colocadas em buracos rasos, polvilhadas com terra e regadas com água morna.

    Regras de cuidado

    Cuidar de um cravo alpino não é grande coisa, porque a planta não tem requisitos especiais e se desenvolve normalmente com o cuidado normal. A rega da planta precisa ser moderada, ela tolera a seca mais facilmente do que o excesso de umidade. Nos dias quentes de verão, a flor pode ser umedecida todos os dias, de preferência pela manhã ou à noite, e também evitar que a água entre nas inflorescências. Para que a floração seja exuberante e abundante, o arbusto é alimentado com matéria orgânica 1 a 2 vezes por mês. Depois que os cravos desbotam, fertilizantes minerais e húmus são aplicados.

    Devido ao esplendor dos arbustos, o afrouxamento é bastante problemático, a necessidade desse procedimento depende do tipo de cravo.

    Os botões desbotados devem ser removidos, o que contribui para o aparecimento de novas inflorescências mais numerosas. Com o plantio e os cuidados adequados, a planta pode florescer pela segunda vez no final do verão. No final do outono, o cravo é cortado, deixando 10 cm, e coberto com uma camada de cobertura morta de turfa ou folhagem seca. A planta é resistente à geada, por isso não precisa de um abrigo mais denso. Em regiões com invernos rigorosos, você pode isolar os arbustos com fibra agrícola.

    Variedades

    Na natureza, o cravo alpino tem inflorescências carmim predominantemente rosa ou vermelho. As variedades híbridas criadas são diferenciadas por uma gama de cores mais ampla. Além disso, são mais estáveis ​​e podem se adaptar facilmente a quaisquer condições de detenção. O cravo alpino serve de decoração espetacular não só para o jardim, mas também para o apartamento.

    Em áreas abertas, a planta é plantada em jardins ornamentais, em escorregadores alpinos, ao longo de caminhos e em canteiros de flores.

    Plantado em vasos e floreiras, o cravo vai decorar terraços e varandas, e também vai ficar lindo na varanda.

    • "Gramado rosa" - uma variedade perene resistente à geada com botões rosa ou roxo claro e placas de folhas verde-acinzentadas. O arbusto é caracterizado por um crescimento bastante rápido, podendo atingir mais de 50 cm de diâmetro, sendo uma planta muito apreciada pelos apreciadores de cravos.
    • "Weiss" também variedade resistente ao frio, que se distingue por grandes botões brancos. A planta tem cerca de 20 cm de altura, até 50 cm de largura, floresce de maio a junho. Com os devidos cuidados, a flor consegue brotar pela segunda vez em agosto.
    • "Rubi" difere em inflorescências lilases ou carmesins. O arbusto pode atingir uma altura de 20 a 25 cm e seu diâmetro é de 40 a 50 cm. O período de floração vai do final da primavera ao início do outono.
    • "Alvo" tem belos botões brancos que florescem durante todo o verão. Altura da planta 15–20 cm.
    • "Kahori" Destaca-se com flores perfumadas de tamanho médio de tom lilás-rosa. Muitas vezes floresce duas vezes por temporada. As placas das folhas são verde-acinzentadas.

    Doenças e pragas

    Com os devidos cuidados, os cravos alpinos raramente adoecem e não são atacados por parasitas. O excesso de água pode resultar em doenças como o fusarium. As folhas da planta ficam amarelas, com formas inchadas nos brotos. Uma planta doente deve ser removida e o solo deve ser tratado com Karbofos. O mais perigoso para o cravo alpino é a fioforose - uma doença viral, quando infectada com ela, a planta murcha e adquire manchas marrons nos cortes.

    Para evitar isso, você precisa desinfetar o solo e as ferramentas. Dentre as pragas, os arbustos podem ser afetados por lagartas, tripes e nematóides. Como proteção das plantas, utiliza-se o tratamento com os inseticidas "Aktillik" e "Aktar". Para fins de prevenção, você pode processar uma flor com eles uma vez por mês. Quando afetados por nematóides, as placas das folhas doentes devem ser removidas.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário