Cravo: descrição e variedades, plantio e cuidados
O cravo é uma flor popular com aproximadamente 300 espécies. A planta perene é conhecida por sua beleza e cores pitorescas. Ficam bem tanto em canteiros de jardim como em ramos delicados. Vamos considerar neste artigo como cuidar adequadamente dessas flores e em quais variedades elas estão subdivididas.
Peculiaridades
Cravo (latim Dianthus, "dianthus") é uma planta herbácea perene da família do cravo-da-índia. Pode ser cultivada como planta anual em climas temperados (variedade popular de "Breath of Love" anual). O sistema radicular desta flor é uma espécie de haste com ramos modestos nas laterais. Os rizomas penetram no solo por não mais de 20 cm. Os rebentos são ligeiramente ramificados e geralmente localizam-se na parte superior. O comprimento pode atingir os 15-75 cm, podendo ser colocados na vertical ou deitados. Nos representantes perenes, a base do pedúnculo é gradualmente lignificada, com a qual se forma um subarbusto sólido e viçoso.
Ao longo de todo o comprimento dos rebentos, ocorrem espessamentos nos nós. As folhas lanceoladas ou subuladas "assentam" firmemente no caule da planta. Eles diferem em arranjos opostos, crescem em pares. As bordas das lâminas das folhas são sólidas e crenadas. Seu fim é afiado. A superfície da folhagem é lisa e áspera. Há uma polinização característica de tonalidade cinza ou prateada.
Perto do final da estação da primavera, flores grandes e isoladas começam a se formar nas seções superiores dos brotos dos cravos. (até 5 cm de diâmetro). Em flores de variedades decorativas, elas podem diferir no arranjo do grupo em guarda-chuvas ou escudos complexos. Bem na base da flor, você pode ver um cálice cilíndrico com sépalas lisas. Acima dela, florescem flores, que têm 5 pétalas de largura perceptível.
A superfície das pétalas dos cravos não é apenas lisa, mas também ondulada. A profundidade de corte das arestas também varia. As flores exalam um aroma ácido muito agradável. No centro há 10 estames, que mal se projetam das taças, e com eles um par de colunas de ovário.
Existem tais subespécies de cravos que não têm apenas folhas verdes, mas também roxas ou laranjas. Quanto às cores naturais das plantas em questão, costumam ser feitas em tons rosados e branco neve. Os representantes culturais das espécies são mais diversos: eles crescem cremosos, lilases, azuis, escarlates e até multicoloridos.
A polinização é realizada por insetos. No final desta fase, a vagem da semente começa a amadurecer. Em sua parte interna há um grande número de pequenas sementes achatadas com a parte superior escura e protuberante. Quando está finalmente maduro, a caixa abre 4 portas.
Tipos e variedades
Existem muitos tipos e variedades diferentes de cravos. Cada representante tem suas próprias qualidades, propriedades e características de aparência distintas. Vamos conhecê-los melhor.
Folha de agulha
A planta especificada é uma planta perene, que possui um sistema radicular em forma de bastonete. Os rebentos são ricos, espalhando-se horizontalmente. A planta forma semiarbustos em forma de almofada com rebentos vegetativos, cuja altura pode atingir 10-30 cm. Em seu habitat natural, a beleza de folhas agudas normalmente se enraíza exclusivamente nas terras do sul dos Urais.
Os cravos desta variedade distinguem-se por placas de folha rígida, que podem ter até 30 mm de comprimento. Sua largura média é de apenas 1 mm. A estrutura é triangular, estreita. As flores crescem volumosas e elegantes, consistem em 5 pétalas. A cor branca é característica. Os botões começam a aparecer na 2ª quinzena de maio. A fase de floração ocorre no início de junho e dura 47 dias.
Freqüentemente, os jardineiros escolhem esta variedade particular de cravos para decorar seus terrenos com decorações espetaculares. As variedades populares e populares são consideradas "Baddenia" e Sooty.
Alpino
As plantas desta subespécie são reconhecidas como perenes. O parâmetro de altura de seus caules é geralmente de 20 a 25 cm. Os arbustos crescem em forma de almofada. Cravos semelhantes crescem nas montanhas austríacas, Eslovênia e Itália. Eles têm placas de folha alongadas com uma estrutura estreita e uma cor cinza-esverdeada característica.
As inflorescências de cravo alpino são caracterizadas por tamanhos grandes. Eles são caracterizados pela cor púrpura escarlate, malva ou carmesim. As margens das pétalas são cobertas por pequenos dentes e o ápice é ondulado.
As variedades de cravos alpinos florescem de junho a julho. Se as flores crescerem nas condições mais favoráveis, podem florescer novamente em agosto. Estas plantas são adequadas tanto para plantios isolados como em grupo. Algumas das variedades mais relevantes e freqüentemente encontradas são reconhecidas como Albus, Nefertiti, Alpine Rose.
Armeriiforme
Uma espécie de cravos herbáceos. O comprimento das hastes é de 10 a 50 cm. Na natureza, esses cravos crescem nas bordas da floresta. Eles têm folhas verdes alongadas. Eles são caracterizados por uma forma curva e lanceolada. O parâmetro de comprimento varia de 20 a 106 mm.
As flores desses representantes são formadas por 5 pétalas rosa-avermelhadas, decoradas com pontos brancos como a neve. Eles podem ser únicos ou dispostos em inflorescências umbeladas de 2 ou 6 elementos. A floração desses animais de estimação começa em junho e termina no início de agosto. Na maioria dos casos, essas flores são cultivadas como flores decorativas anuais.
Esta subespécie não fornece variedades de "raça pura", mas existem representantes híbridos muito populares - "Noite de Nova York", "Karamelnaya", "Zoryanka".
turco
Os cravos desta subespécie são comuns e surpreendentemente comuns. Estas são flores bienais resistentes à geada. Eles podem ser plantados no jardim. Eles têm caules, cuja altura pode chegar a 0,35 ou 0,75 m. As folhas não são largas, lanceoladas, verdes, verde-azuladas ou verde-avermelhadas.
A beleza turca é popularmente chamada de "barbuda", pois se distingue pela estrutura inusitada das folhas, recobertas nas bordas por uma espécie de "cílios". As flores contam em muitas peças, exalam odores muito delicados e perfumados. Eles podem ser simples ou terry. Eles são pintados em uma variedade de cores - do branco neve ao vermelho. As inflorescências têm formato tireoidiano, de diâmetro podem atingir a marca de 12 cm.
A variedade especificada é plantada para diversos fins. Ela poderá iluminar não só o jardim, mas também parques, becos da cidade. Populares reconhecidas são variedades famosas como Newport Pink, Pink Beauty, Scarlet Beauty, Holborn Glory, White Queen, Hollandia.
Shabo
Arbusto, variedade de jardim. Distingue-se pelas raízes bem desenvolvidas, um caule nodoso, cuja altura pode ir de 0,3 a 0,6 m, as folhas são estreitas, têm uma cor verde acinzentada. Seu comprimento médio é de 12 cm.
Esta planta se sente muito bem em terras férteis e drenadas.As flores crescem soltas e grandes. Existem tipos de terry e semi-duplo.
A cor das pétalas dos representantes das espécies em consideração é variada. Eles podem ser pintados em diferentes tons de branco, amarelo, vermelho, rosado ou bege. Os rebentos são plantados não apenas com o propósito de ajardinar canteiros de flores, mas também como decoração de bordas. Com esses acréscimos, o jardim ou pátio adquire uma aparência mais viva e vibrante.
chinês
Espécies de arbustos perenes. Os caules são nodosos, com 15-50 cm de comprimento e as folhas são longas, estreitas, por vezes retorcidas. Em muitos casos, essas flores são usadas como decoração de design para paisagens, vielas e parques.
As flores das variedades chinesas são grandes e simples. Pintado em cor branco neve, vermelho escuro ou rosado. A estrutura das flores pode ser comum ou dupla. As placas de pétalas são distinguidas por áreas marginais acidentadas. Eles têm lindas bordas
Variedades dos mencionados representantes das espécies como menestréis negros e brancos, Snezhana, Imperial, Telstar, Super Parfait, Geddeviga são muito bonitas e brilhantes.
Sizaya
Perene de baixo crescimento, com lâminas estreitas lineares ou linear-lanceoladas. A flor se distingue por um tom interessante e incomum de folhagem - azul-azulado. O nível de altura do caule em casos raros é superior a 25 cm. As flores crescem duplas, fofas, formando pequenas inflorescências de cor branca, rosa claro ou carmim. Mesmo no final da floração, o considerado animal de estimação não perde suas propriedades estéticas devido à coloração da folhagem.
Existem muitas outras subespécies de cravos. Existem variações ampelous, rastejantes, de campo, de floração longa, herbóreas ("erva"), Ural, remontant, Kartusian e muitas outras. Essas belas plantas adornam com freqüência invejável tanto os lotes pessoais quanto as praças da cidade, parques ou vielas bem cuidadas.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de plantar esta criatura popular e bonita, ela precisa encontrar um local adequado e preparar o solo primeiro. Deve-se ter em mente em quais ambientes o cravo se sente o mais confortável possível.
Se você planejou plantar independentemente a flor em questão em um terreno aberto, você precisará encontrar cuidadosamente um bom local no local. Dianthus são "animais de estimação" amantes da luz. Eles se sentem mais confortáveis em áreas onde há luz solar suficiente. Ao mesmo tempo, não deve haver água subterrânea estagnada nesses locais. A mistura de solo deve ser leve. Um nível de acidez neutro é recomendado. As misturas de argila arenosa devem ser significativas.
Se o solo for mais duro e com alto nível de acidez, pode-se adicionar turfa e farinha de dolomita. Solo argiloso também é adequado.
Ao preparar os canteiros para o plantio de flores, é necessário formar uma camada de drenagem de alta qualidade. Protege as plantas da podridão das raízes devido à alta umidade, que os cravos não toleram. É necessário garantir que não haja estagnação de líquido. Se você não seguir esta regra, a planta logo ficará gravemente doente e morrerá.
O local alocado para o plantio deverá ser escavado completa e completamente, e então podem ser adicionados fertilizantes complexos de alta qualidade (você pode comprar produtos prontos ou prepará-los você mesmo).
Como plantar?
Tendo escolhido e preparado um local adequado, é permitido proceder ao pouso direto. Este procedimento depende muito da variedade específica de plantas selecionadas. Os cravos mudos geralmente se movem para terreno aberto na forma de mudas no início de maio. Se estamos falando de variedades anuais, elas podem ser semeadas na forma de sementes.
O processo de plantio de cravos consiste em várias etapas.
- Se você está semeando em terreno aberto, isso deve ser feito em maio, quando o solo finalmente descongela e o perigo de geada já passou.
- Pequenos sulcos devem ser feitos na base preparada com antecedência. Profundidade de até 0,3 cm é suficiente.
- Em seguida, eles precisam ser bem umedecidos.
- Se, ao cultivar a terra, nenhum fertilizante foi adicionado a ela, então eles devem ser adicionados durante o plantio. É melhor usar formulações minerais complexas, mas o estrume fresco não funcionará.
- Agora você pode semear as sementes com cuidado. Não vale a pena semeá-los muito densamente.
- Polvilhe terra sobre as ranhuras.
- As mudas aparecerão em 2-3 semanas. Eles serão muito frágeis e vulneráveis, precisarão de cuidados competentes, abrigo obrigatório para o inverno.
- Se você estiver plantando mudas crescidas, no jardim você precisará fazer pequenos buracos para o plantio. Deve haver cerca de 20 cm entre as mudas, assim como entre os canteiros.
- Antes do plantio, é necessário colocar uma camada de drenagem nos buracos, especialmente se você estiver plantando representantes de variedades perenes. Os cravos não toleram a estagnação da umidade nos rizomas. Na função de drenagem, é permitido o uso de cascalho ou seixos pequenos.
- Os cravos plantados desta forma florescerão no mesmo ano.
Como cuidar bem dele?
Não basta plantar corretamente os cravos, é importante cuidar bem deles. Somente um bom cuidado permitirá que você cresça plantas saudáveis e bonitas. Nenhum dos procedimentos a seguir deve ser negligenciado.
Afrouxamento
Cravos delicados prosperam em solos leves e soltos. Você deve sempre ter cuidado para garantir que nenhuma crosta seca apareça ao redor das plantas. É melhor soltar o solo no dia seguinte após a rega. Este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado e cuidado possível para não danificar os caules das flores. Durante o afrouxamento, é necessário remover as ervas daninhas formadas, pois podem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento dos cravos, principalmente quando se trata de mudas jovens.
Rega
Os cravos reagem muito mal a uma longa estagnação de líquido nas raízes, portanto, regá-los deve ser moderado, mas frequente. Um bom guia é o solo ao redor das flores. Tente não levar ao ponto em que o solo esteja completamente seco. Existe uma boa solução - regar as plantas com menos frequência, mas com grandes volumes de água. Durante a rega, é importante garantir que o líquido não entre nos botões - desta forma, pode prejudicar gravemente o animal verde.
Poda e suporte
Os floricultores experientes aconselham cortar os botões após a floração e, às vezes, cortar os brotos com eles (por 10-15 cm). Essas ações estimularão a formação de novos brotos e o desabrochar de novas flores. Também é permitido apertar os arbustos para aumentar sua ramificação.
Os arbustos altos devem ser amarrados com cuidado durante o período de floração - caules frágeis correm o risco de quebrar com o peso das inflorescências.
Fertilizante
Os cravos não devem ser fertilizados com estrume fresco. Devido a esses curativos, muitas vezes as flores morrem. É melhor usar fertilizante podre. Deve ser introduzido a uma profundidade não superior a 15-20 cm, misturado com terra. Todas as variedades de cravos respondem positivamente à adição de curativos minerais complexos.
Os cravos precisam de quantidades adequadas de nitrogênio, potássio e fósforo. A primeira alimentação deve ser adicionada 3-4 semanas após o plantio. A adição final de fertilizantes deve ser feita em meados do outono. Neste momento, os componentes do potássio serão relevantes.
Wintering
Algumas variedades de cravos são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Isso é especialmente verdadeiro para a temporada de primavera, por isso é recomendável cobrir as flores jovens no outono com ramos de abeto e removê-los somente depois que a geada parar.
Para o inverno, as plantações também são isoladas com materiais de cobertura especializados. Remova os revestimentos de proteção em abril ou maio.
Crescendo em casa
O cravo, que é cultivado em vaso, não requer condições especiais de conservação. Mesmo um florista novato pode cultivar uma flor em tais condições.
Vamos dar uma olhada em como cultivar corretamente um cravo em casa.
- Iluminação. A flor precisará de iluminação suficiente. É aconselhável colocar o pote no lado leste, sul e sudeste. No outono e no inverno, quando os dias estão encurtando, as flores devem receber iluminação adicional, pelo menos algumas vezes.
- Temperatura. Os melhores indicadores de temperatura para cravos domésticos são de + 20 ... 25 graus Celsius. Mas as flores toleram o frio da luz normalmente (+ 15 ... 20 graus), bem como o calor (+ 30 ... 35 graus).
- Mistura de solo. Os cravos precisam de solo arenoso ou franco-arenoso, e as variedades chinesas crescem bem em substratos argilosos. A mistura do solo pode ser preparada por você mesmo, introduzindo componentes orgânicos no solo - húmus, grama, turfa, cinza de madeira. Ingredientes minerais também são adequados. Você pode comprar uma mistura universal pronta de alta qualidade na loja.
- Rega. Como flores de jardim, os cravos de interior não toleram sobrecarga de umidade. Eles precisam ser regados enquanto a terra seca. Não borrife animais de estimação com líquido.
- Top dress. Variedades internas precisam ser alimentadas. As primeiras adições são necessárias quando o caule da planta atinge 9-10 cm, as segundas coberturas são necessárias quando os primeiros botões são formados.
Evite colocar tachos internos no banheiro ou em qualquer outro cômodo com alta umidade. A flor em questão tolera muito pouco essas condições.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar um cravo.
- Sementes. Este método é relevante para qualquer variedade de cravos.
- Por divisão. Método adequado para flores de raiz rasa. Realizado no início da primavera. Para fazer isso, um arbusto é cavado, a terra é sacudida das raízes e os elementos danificados são removidos. Em seguida, um arbusto é cortado com uma faca de modo que haja 2-3 soquetes em cada parte. Delenki são plantados no solo e regados.
- Estacas. O corte do cravo é recomendado nos últimos dias de maio. As estacas (comprimento ideal - 5-6 cm) são cortadas a partir de rebentos jovens e sem pedúnculos. Com uma faca, divida o talo da estaca entre o nó inferior e o médio. O material de plantio deve ser aplicado em areia de rio úmida, mas limpa, ou perlita. Os galhos são cobertos com uma jarra ou garrafa de plástico. As raízes se formarão em 20-25 dias, após os quais as mudas podem ser transplantadas.
- Camadas. Adequado para flores com rebentos longos. No verão, 1-3 rebentos jovens são escolhidos. Mais perto das raízes, é feita uma incisão na haste. Com uma incisão para baixo, o broto é pressionado contra o solo, fixando-o com um grampo de cabelo. O local deve ser coberto com areia limpa. Necessita de rega regular. As raízes aparecerão na filmagem dentro de um mês. A muda pode ser separada do arbusto principal e transplantada.
Doenças e pragas
O cravo, como qualquer outra planta, está sujeito a ataques de pragas e a várias doenças.
- Fialoforose. Doença devido à qual os caules inevitavelmente murcham e ficam amarelos. Algumas folhas e rebentos correm o risco de se tornarem avermelhados. Se tal doença aparecer, é necessário remover arbustos doentes, para processar a terra com uma solução de permanganato de potássio. Flores saudáveis devem ser pulverizadas com Topsin para profilaxia.
- Fusarium murchando. Sintomas da doença: primeiro placas foliares amarelas, depois marrons e desbotadas. Nas superfícies acima do solo do arbusto, manchas rosadas e convexas (esporos de cogumelos) são formadas. A flor doente deve ser removida e o restante das plantas deve ser tratado com fungicidas.
- Thrips. Pragas que se alimentam de sucos vegetais. Por causa disso, a flor começa a se deformar, fica coberta por uma flor esbranquiçada e perde sua bela aparência. Se a planta estiver muito danificada, precisará ser removida o mais rápido possível.Se a flor for ligeiramente afetada, deve ser tratada com meios especiais - inseticidas. Arrivo ou Zolon servirão. A pulverização da planta deve ser realizada 3-4 vezes a cada 5 dias.
- Nemátodo galha. Uma praga perigosa que infecta as raízes dos cravos e forma galhas inchadas neles. Por causa disso, a planta deixa de crescer normalmente, as placas das folhas começam a mudar de cor para o amarelo, as flores caem. Os arbustos infectados precisarão ser removidos e queimados sem falha. Uma vez que a praga consegue permanecer nos botões durante anos, o solo deve ser regado com água a ferver, após o que deve ser tratado 3-4 vezes com soluções de Aktara ou Rogora.
- Rhizoctonia. Doença que leva ao apodrecimento do arbusto no colo da raiz. Como resultado, os nutrientes e a umidade necessários param de fluir para a flor. Os cravos ficam amarelos e ressecam. Muito provavelmente, não será possível salvar uma planta doente, mas para fins preventivos, a flor deve ser regada e borrifada com o líquido bordeaux.
- Colher de lagartas. Parasitas perigosos que atacam os cravos na fase de floração. As pragas deste tipo se alimentam da folhagem das flores e das flores que ainda não desabrocharam. Populações mais impressionantes são capazes de "comer" o desembarque em apenas uma noite. Como as lagartas vão “caçar” ao anoitecer, durante este período podem ser destruídas mecanicamente ou o mato pode ser pré-tratado com meios eficazes como “Actellika” ou “Fitoverma”.
Uso em paisagismo
O cravo é frequentemente escolhido com o propósito de decorar um jardim ou uma área de casa. Estas flores podem parecer muito impressionantes quando combinadas com outras plantas. Podem ser flores de tons neutros - estão em grande harmonia com cores variadas.
Cravos plantados com vizinhos sob o nome:
- jacarandá bicolor;
- Yarrow;
- gypsophila;
- cochia.
Os cravos podem ser plantados em grupos de uma ou várias cores. Eles ficam lindos em belos canteiros de flores, dispostos de forma interessante no jardim ou no local. Essas plantas serão capazes de decorar bem a área em frente da casa. Os cravos são ótimos como meios-fios decorativos. Eles geralmente são complementados por caminhos e caminhos no site.
Você pode aprender mais sobre as variedades de cravo no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.