As sutilezas do cultivo de cravos a partir de sementes

Contente
  1. Coleta e seleção de sementes
  2. Como cultivar mudas em casa?
  3. Pouso em terreno aberto
  4. Cuidado correto
  5. Doenças e pragas

O cravo é uma planta bastante despretensiosa para cuidar com inflorescências viçosas e brilhantes. Para muitos jardineiros, cultivar um cravo da semente é uma ótima maneira de decorar uma área com flores duplas coloridas.

Coleta e seleção de sementes

Antes de começar a plantar cravos, o jardineiro tem uma escolha - compre sementes prontas ou prepare você mesmo.

Comprar sementes prontas é muito mais fácil, mas corre-se o risco de enfrentar um vendedor sem escrúpulos. Portanto, é melhor comprar sementes de fabricantes comprovados em lojas especializadas.

Pode ser difícil semear sua própria semente, pois as sementes de cravo precisam de um clima seco, quente e ensolarado para amadurecer. A floração ocorre na segunda metade do verão e por volta do final de agosto, e então, em vez de inflorescências, aparecem caixas com sementes. Demora cerca de 30-40 dias para as sementes de cravo amadurecerem, então, na ausência de um outono quente e seco, o jardineiro terá que tentar obter sementes de qualidade adequada.

Para melhor preservação das sementes, deve-se envolver a flor com um pano transparente - gaze ou náilon, já que os frutos do cravo, quando maduros, derramam-se no solo das caixas abertas.

Na maioria das variedades de cravos de jardim, as sementes não podem ser coletadas de plantas anuais, mas apenas de representantes perenes ou bienais. Por exemplo, a variedade perene de cravo blue imago permite a colheita de sementes por vários anos consecutivos. Esta variedade distingue-se por arbustos exuberantes com flores únicas azuis e fica bem tanto quando plantada em vasos e caixas de varanda, como ao ar livre. As sementes coletadas podem ser armazenadas em casa por cerca de 3 anos.

Como cultivar mudas em casa?

Antes de plantar as sementes, é necessário preparar recipientes e solo. O solo pode ser comprado em uma loja de jardinagem - adequado para plantas com flores e solo universal.

Ao preparar o solo para o plantio, é necessário pegar solo preto, turfa e metade da areia. Um ambiente neutro é adequado para cravo, portanto, se o ambiente do solo for ácido, podem ser adicionadas cinzas. Para proteger as futuras mudas de doenças fúngicas e parasitas, o solo preparado pode ser congelado no freezer por cerca de 5 dias ou cozido no vapor em banho-maria por cerca de uma hora e meia. Imediatamente antes do plantio, o solo deve ser eliminado com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Qualquer recipiente serve, você pode usar caixas de madeira ou de plástico. O principal é que existem orifícios no fundo do recipiente para a drenagem do excesso de umidade.

Mudas de cravos devem ser semeadas no final de fevereiro e início de março. Alguns jardineiros acreditam que é melhor fazer isso na lua crescente.

Antes de carregar o solo, o recipiente é derramado com água fervente - para reduzir a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas. Como camada de drenagem no fundo, é necessário colocar argila expandida, pedaços de porcelana ou pedaços de espuma. Isso manterá o teor de umidade necessário e também impedirá que sais de metais pesados ​​e substâncias tóxicas penetrem no solo.

No solo umedecido, os sulcos são feitos a uma distância de cerca de 2 centímetros, as sementes não devem ser plantadas com muita freqüência e, em seguida, polvilhadas com terra. As caixas com as sementes plantadas devem ser cobertas com sacos de vidro ou plástico.É desejável que a temperatura na sala não exceda 20 graus.

Geralmente, leva cerca de 2 semanas para as mudas surgirem. Em seguida, deve-se retirar o vidro ou plástico e colocar as mudas sob a fonte de luz. Se a temperatura diferir significativamente do dia para a noite, é melhor cobrir o cravo com polietileno à noite. Após cerca de 3-4 pétalas serem formadas em cada muda, elas devem ser plantadas em recipientes separados.

Para endurecer as plantas, antes de plantar em terreno aberto, você pode expor as mudas por várias horas por dia ao ar livre ou em uma janela aberta.

Pouso em terreno aberto

É possível plantar mudas em campo aberto a partir de meados de maio, mas se o clima estiver frio, é melhor aguardar o início de junho. A folga entre os arbustos deve ser deixada pelo menos 15 centímetros. Se você escolher um local ensolarado para o plantio, as flores nos arbustos serão mais brilhantes, mas o tempo de floração será reduzido e os arbustos em si serão mais compactos.

A acidez do solo precisa ser neutra ou ligeiramente alcalina; condições de solo ácidas devem ser evitadas. Você pode verificar o nível de acidez com o teste de tornassol. A cinza de madeira pode ser adicionada a solo ácido para alcalinização.

Não é necessário cultivar mudas de cravo, pois você pode semear as sementes diretamente em campo aberto em meados de outubro.

É imperativo semear em solo seco, em sulcos com cerca de um centímetro de profundidade, deixar uma distância de pelo menos 15-20 centímetros entre os sulcos. Em seguida, o topo do canteiro de flores deve ser coberto com serragem ou turfa. Remova a camada de cobertura morta após o inverno.

É importante lembrar que com este método de semeadura no primeiro ano, a planta não floresce, mas apenas arbustos com folhas são formados... No segundo ano, o cravo poderá produzir flores e sementes. Para plantas perenes, as sementes não podem ser colhidas, mas as caixas abertas podem ser despejadas no solo para obter a auto-semeadura.

Cuidado correto

O cravo é despretensioso de cuidar, mas no processo de crescimento é importante não permitir extremos. Com a rega excessiva, o apodrecimento do sistema radicular é possível, por isso vale a pena regar no máximo 2 vezes por semana. Deve-se regar pela raiz, não irrigando as folhas e pedúnculos, a fim de evitar queimaduras e amarelecimento da planta.

Cerca de uma semana após o plantio das mudas, pode-se alimentar as plantas com fertilizante contendo nitrogênio, a segunda alimentação deve ser realizada quando os botões das flores estiverem formados com fertilizantes universais. Se desejar, você pode realizar a terceira alimentação já diretamente durante a floração.

Se houver brotos altos, é aconselhável amarrá-los. Rebentos mortos, folhas secas e danificadas devem ser removidos a tempo. Para aumentar o tamanho das flores, você pode cortar os rebentos laterais.

Variedades perenes e bienais de cravo geralmente toleram bem o frio. Mas no caso de uma pequena quantidade de neve no inverno, é melhor cobrir os arbustos com ramos de abeto ou serragem para proteger as plantas do congelamento.

Com o cuidado adequado das mudas de cravo, você pode cultivar plantas com flores viçosas e brilhantes que farão as delícias dos olhos durante a segunda metade do verão.

Doenças e pragas

Normalmente, os cravos raramente ficam doentes. Basicamente, mudas de plantas jovens são mais suscetíveis a doenças. Na maioria das vezes, as plantas ficam doentes devido à rega excessiva e à alimentação excessiva com fertilizantes contendo nitrogênio.

As principais doenças do cravo são as seguintes.

  • Fusarium - uma doença acompanhada de murcha e amarelecimento das folhas, o caule torna-se marrom por baixo e a planta é destruída por dentro. O arbusto doente deve ser removido do canteiro de flores e tratado com qualquer agente fungicida. Como medida preventiva, é importante evitar regar em excesso.
  • mosaico - uma doença em que aparecem manchas nas folhas jovens, o tecido morre no lugar das manchas, o que leva à formação de buracos. As flores tornam-se matizadas.Esta doença não pode ser tratada, os arbustos doentes devem ser descartados.
  • Ferrugem - doença, acompanhada pela formação de manchas convexas enferrujadas na parte inferior das folhas. A doença se desenvolve devido à umidade excessiva com rega excessiva e plantação densa de arbustos, bem como com alimentação excessiva com fertilizantes contendo nitrogênio. Os órgãos doentes das plantas devem ser removidos e a planta deve ser tratada com "Baktofit" ou mistura de bordeaux.

O sistema radicular dos cravos pode ser danificado por parasitas como os ursos que vivem no solo. Infelizmente, você só pode lidar com eles manualmente, recolhendo-os ao cavar ou soltar.

Para a prevenção de doenças fúngicas, as plantas podem ser regadas com agentes fungicidas, mas não mais frequentemente do que uma vez a cada 10 dias.

Para informações sobre como fazer crescer um cravo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário