Características de acabamento de pregos
Para completar o acabamento final da carpintaria, são utilizados os chamados pregos de acabamento. São utilizados no caso em que é necessário cobrir a superfície de trabalho com contraplacado ou ripa, bem como para a ligação imperceptível de dois elementos decorativos entre si. Além disso, os pregos de acabamento são muito procurados quando é necessário fixar contas de vidro em caixilhos de janelas ou revestimento de varandas ou sacadas.
A indústria moveleira também não passa por essas ferragens - os pregos são usados para prender estofados de móveis, para fixar paredes de compensado na parte de trás de armários, na instalação de elementos decorativos. Para fazer esse trabalho de acabamento de forma ordenada e estética, ajuda a ferragem especial, em que, em comparação com os pregos comuns, a cabeça tem um tamanho muito menor. As tampas invisíveis são capazes de reter com segurança o material a ser unido, ao mesmo tempo que praticamente não se destacam no fundo geral do material.
O que é isso?
Se compararmos a ferragem de marcenaria comum com os pregos de acabamento, os últimos parecem de tal forma que você pode notar a diferença em sua tampa. Na ferragem de acabamento, o chapéu tem um diâmetro pequeno, mas uma altura grande. De acordo com os padrões GOST, a altura da cabeça é do mesmo tamanho que o diâmetro da unha. Além dos modelos usuais dessas ferragens de acabamento, também estão disponíveis opções com uma pequena depressão localizada no meio da tampa. Esse recesso é necessário para encostar a extremidade do punção contra ele e, com a ajuda deste dispositivo, enfiar a haste do hardware de acabamento profundamente no material.
Hardware de acabamento, além das vantagens, também apresenta algumas desvantagens:
- se for necessário retirar esse prego de acabamento do material, não será mais possível;
- Em comparação com pregos de construção, o hardware de acabamento cria uma conexão mais fraca.
A liberação das ferragens de acabamento é realizada de acordo com as condições técnicas, ou seja, de acordo com a TU, embora os desenhos para este produto sejam regulamentados pela GOST. Os fabricantes modernos fazem hardware de acabamento de acordo com os padrões GOST apenas com fio-máquina de aço não endurecido.
As características dos produtos de acabamento de hardware são as seguintes:
- erros admissíveis no tamanho da seção, regulamentados pela norma;
- o ângulo de corte da ponta da unha deve ser de pelo menos 40 °;
- é permitida a deflexão do produto por um determinado fator do comprimento total da barra.
A verificação da qualidade do hardware na fábrica é realizada por meio de testes de laboratório. Muitos pregos podem ser considerados adequados se a porcentagem de desvio dos padrões não exceder 0,5% do peso total da ferragem.
Áreas de uso
Em alguns casos, o trabalho de carpintaria de acabamento requer a união de duas superfícies da maneira mais precisa para que a cabeça do prego não prejudique a aparência do produto. Essa necessidade pode surgir nos seguintes casos:
- criação de fixação para forro;
- fechos para platibandas de portas interiores;
- para imitar madeira de madeira;
- para instalação de rodapés de piso;
- ao instalar tiras de canto de acabamento;
- no processo de assentamento de tábuas de parquete;
- para fixação de ripas estreitas;
- no processo de fabricação de produtos móveis;
- para efeitos de instalação de elementos decorativos.
Na maioria das vezes, as peças de madeira são fixadas com ferragens de acabamento, onde são menos usadas para placas de aglomerado ou compensado. Ao trabalhar em superfícies que são vastas em área, essas ferragens de acabamento podem ser aplicadas ao pregador. - dispositivos na forma de uma pistola de pregos pneumática, algo que lembra o grampeador de um carpinteiro. As ferragens com revestimento anticorrosivo podem ser utilizadas para trabalhos ao ar livre, bem como em ambientes com elevado teor de humidade, enquanto os seus homólogos que não apresentam tais propriedades aplicam-se apenas a ambientes secos. Os pregos resistentes à corrosão são considerados ferragens feitas de aço inoxidável ou com revestimento galvanizado.
Os pregos de aço inoxidável são considerados os mais resistentes à umidade, e os pregos revestidos de zinco são recomendados apenas para uso interno.
Visão geral da espécie
A produção de ferragens de acabamento é realizada em máquinas automáticas especiais. O material para os produtos é fio-máquina de aço com baixo teor de carbono. Os produtos são feitos por forjamento a frio. Para a fabricação de pregos de acabamento, também podem ser utilizadas barras de latão, bronze ou latão. Os pregos de acabamento em latão têm uma tonalidade amarela agradável e são mais frequentemente usados na fabricação de móveis. As unhas de latão não precisam de proteção contra corrosão, portanto, o zinco não é aplicado a elas.
As ferragens galvanizadas e os pregos de acabamento em aço inoxidável são sempre brancos e também podem ser distinguidos uns dos outros pela sua aparência. Hardware de aço inoxidável tem um brilho prateado pronunciado. Esses pregos, utilizados para acabamento, são valorizados por sua durabilidade e alta resistência de fixação.
Pelo tipo de revestimento protetor, o hardware de acabamento é dividido em:
- galvanizado - têm uma tonalidade prateada acinzentada e são usados com baixa umidade;
- banhado a cobre - têm cor vermelho-avermelhada e são utilizadas em condições de alta umidade;
- cromado - têm cor prateada brilhante e são utilizadas em ambientes com alta umidade;
- banhado a latão - têm uma tonalidade amarelo claro e são utilizados nos casos em que o resultado do trabalho deve ter um aspecto limpo e esteticamente agradável, podendo ser utilizado em ambiente húmido.
Além disso, os pregos de acabamento podem ser feitos sem qualquer revestimento - são ferragens de aço comuns, sua cor é cinza escuro, enquanto o metal é suscetível à corrosão e, portanto, não possui alta resistência.
Dimensões e peso
Uma vez que a função dos pregos de acabamento é imperceptível, seu tamanho pode estar na faixa de 20-90 mm, e o diâmetro varia na faixa de 1,6-3 mm. Por exemplo, para fixar o tecido de estofamento a um móvel, pode-se usar o menor hardware de diâmetro, ou seja, 1,6 mm. Se você quiser fixar o forro, podem ser usados pregos de 6x40 mm, onde 6 mm é o diâmetro e 40 mm é o comprimento do prego. O comprimento máximo desses produtos chega a 90 mm, mas o comprimento de 70 mm raramente é usado, pois ao martelar uma perna tão comprida, a ferragem entorta e causa muitos transtornos no trabalho.
Quanto maior for o tamanho e o diâmetro do prego de acabamento, maior será o seu peso. Nos pontos de venda, o peso dos produtos de hardware é medido em quilogramas e é contado levando-se 1000 peças. unhas de um certo tamanho. A tabela mostrará claramente a relação entre os parâmetros de diâmetro e comprimento e o peso do produto de hardware.
Comprimento em mm | Diâmetro, mm | Peso da ferragem em kg (1000 unidades) |
20 | 1,6 | 0,36 |
30 | 1,6 | 0,46 |
40 | 1,8 | 0,83 |
45 | 1,8 | 0,95 |
55 | 1,8 | 1,10 |
60 | 2 | 1,38 |
70 | 2 | 1,57 |
80 | 3 | 4,7 |
90 | 3 | 4,9 |
No local de produção, o hardware é embalado. Para atacado, podem ser embalados em caixas, o peso dos produtos será de 5 a 25 kg, e para varejo, os pregos de acabamento são embalados em 200 g ou 10 unidades, e há também uma embalagem em pequena escala que faz não exceda 1 kg.
Recursos de instalação
Para evitar o fato de que, durante a martelagem, o prego fino de acabamento se entortar repentinamente, artesãos experientes não recomendam pegar ferragens cujo comprimento exceda 60-70 mm. É importante lembrar que a perna de uma unha fina, junto com sua cabeça alta, deve estar totalmente enterrada no material. Para cumprir essa condição, é importante escolher o tamanho correto do hardware antes de iniciar o trabalho. É fácil fazer isso - determine a espessura da peça a ser fixada e acrescente mais 5-7 mm ao resultado obtido para confiabilidade de fixação. Ao realizar o trabalho de acabamento, uma ferramenta devidamente selecionada ajudará a lidar com a tarefa.
Seleção de ferramentas
O trabalho de acabamento parece esteticamente agradável apenas se a cabeça do prego de acabamento estiver completa e uniformemente recuada no material, deve ser praticamente invisível contra o fundo geral do material. Você pode obter esse resultado se usar dispositivos para direcionar o hardware de acabamento.
- Doboinik - é uma haste feita de metal e em forma de cone. Uma das pontas da haste de metal é fina, é com essa parte que o doboin é conectado à pequena cabeça do prego. Os Doboiniki são produzidos em 2 tipos. Existe uma opção com um recesso especial para a cabeça do prego - isso é conveniente porque a ferramenta não desliza durante o processo de martelagem. A segunda versão do doboiner também tem um aprofundamento, mas é feito com ranhuras. Esta forma permite que você fixe firmemente o hardware com reentrâncias na cabeça. A cravação do prego de acabamento é realizada pelo lado estendido do doboinik, é sobre ele que são executados todos os golpes de martelo.
- Neiler - Esta é uma espécie de pistola pneumática, que se destina a martelar em ferragens de acabamento. Esses dispositivos para cravar pregos devem ser selecionados, com foco no tamanho da cabeça e no diâmetro da perna do prego. O processo de martelar em ferragens de acabamento com uma arma de montagem pneumática é mais rápido do que martelar pregos com um martelo convencional. Freqüentemente, os profissionais de unha podem chamar a palavra "grampeador", que, de acordo com o princípio de funcionamento, é a mesma coisa.
Para realizar um trabalho de acabamento de maneira correta e precisa, é necessário conhecer e observar a tecnologia deste processo.
Tecnologia
Para garantir que o prego de acabamento tenha uma aparência bonita e esteticamente agradável ao executar o trabalho de acabamento, ele deve ser martelado estritamente no centro da tábua e com passo uniforme para cada um desses detalhes. É necessário cravar o prego de acabamento lenta e cuidadosamente, enquanto se certifica de que a ferragem penetre no material sempre estritamente no mesmo ângulo, igual a 90 °. Se você enfiar um prego de acabamento em um ângulo de 45 ° ou em ângulos diferentes sem controlar este ponto importante, então, de acordo com muitos especialistas, o resultado estragará a aparência do trabalho acabado, pois a cabeça do prego de acabamento irá ser afundado desigualmente no material.
O processo de acabamento da instalação não requer muita experiência, e a habilidade de martelar tal hardware vem muito rapidamente. Em sua mão esquerda, você precisa pegar o hardware de acabamento e segurá-lo com os dedos. Em seguida, o hardware é preso ao local pretendido para o martelo. Eles seguram um martelo na mão direita e dão golpes simples, mas precisos na cabeça do prego. Durante a condução, o trabalho do martelo deve ser controlado - a força de impacto não deve ser muito grande, para não entortar um prego fino.
Segurando a ferragem de acabamento com a mão esquerda, a mão direita com um martelo continua a enfiá-la até que a tampa afunde no material. Se a princípio for difícil fazer isso, você pode usar um doboiner - ajudará a afundar qualitativamente a cabeça do prego no material e não danificará o acabamento com golpes de martelo. Se todas as etapas do trabalho forem realizadas de forma correta e precisa, o resultado será uma fixação confiável dos elementos decorativos com uma aparência elegante e estética.
Como cravar pregos de acabamento na plataforma, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.