Tudo sobre cavilhas e unhas
Ao escolher uma fixação forte e confiável de uma estrutura a uma superfície monolítica de uma parede, teto ou piso, buchas são usadas com mais frequência. Este tipo de fixador, em termos de suas propriedades para suportar grandes cargas de estruturas, com a escolha certa, é comparado em termos de confiabilidade com os chumbadores. Os fixadores de pino são produzidos hoje em várias modificações e têm diferentes parâmetros em termos de diâmetro e comprimento. Focalizando o tipo de prego, os métodos de sua instalação também são diferentes.
O que é e para que serve?
A fixação por pino é uma forma de montar vários objetos ou estruturas em superfícies sólidas - esse é o seu propósito. Funciona muito bem em superfícies de concreto, tijolo ou pedra e também pode ser aplicado em drywall e cerâmica. Externamente, a cavilha-prego parece um dispositivo que combina 2 componentes: uma cavilha em plástico e um parafuso. A construção de certas variedades de armação de bucha tem um limitador feito em forma de um punho, que é necessário para que quando a bucha é cravada na parede, o dispositivo não afunda no orifício preparado. O limitador pode ter várias modificações - redondo, na forma de um cilindro ou do tipo escareado.
É possível instalar parafusos de fixação no interior da parede usando um martelo, enquanto o processo de instalação é simples e não leva muito tempo. Esta opção de montagem é usada para montar sistemas de drywall, para instalar um pedestal ou canal de cabos, prateleiras suspensas, gabinetes e muito mais. O pino-pino realiza uma fixação confiável apenas em estruturas monolíticas sólidas; não é apropriado usá-lo para concreto aerado ou tijolos ocos.
Isso é explicado pelo fato de que a cavilha-prego não tem um componente espaçador que a ajudasse a se firmar no material solto.
Especificações
A qualidade dos fixadores de bucha é regulamentada pelas normas GOST, mas durante a sua fabricação, este regulamento permite uma alteração em alguns parâmetros técnicos. Por exemplo, é possível alterar o diâmetro, estrutura, comprimento ou peso deste produto. Apesar dessas tolerâncias, existem normas que devem ser rigorosamente seguidas por cada fabricante.
- A cavilha é produzida a partir de uma barra de aço, cujo tipo de liga é resistente aos esforços mecânicos. A dureza Rockwell do material é de pelo menos 54-56 HRC.
- A curvatura é permitida na haste do corpo do parafuso. Normalmente, se a haste do parafuso for menor que 50 mm, a curvatura pode ser de 0,1 mm, e se a haste for maior que 50 mm, a curvatura permitida pode ser de até 0,15 mm.
- A opacidade da ponta afiada do prego não pode ser superior a 0,8 mm, enquanto a ponta do parafuso deve passar uniformemente no corpo da haste, sem formar rachaduras, entalhes ou pores do sol.
- A presença de traços deixados pelos dispositivos de fixação durante o processamento é permitida para um prego na superfície de trabalho da haste. A ponta do produto pode ter várias arestas.
- Se houver corrugação no pino, o passo entre as bordas será de até 0,8 mm, e a profundidade entre as bordas não deve ultrapassar 0,15 mm.
- Alguns modelos de buchas de prego possuem uma arruela, que se encaixa perfeitamente no corpo do produto, enquanto a força de cisalhamento dessa arruela não deve ser inferior a 0,3 kN.
- Os fixadores são feitos com revestimento de zinco, cuja espessura deve ser de pelo menos 6-7 mícrons.A aplicação de uma camada de zinco na superfície da unha é feita pelo método catódico.
Quanto às demais características, suas modificações somente podem ser realizadas de acordo com os regulamentos técnicos razoáveis e acordados.
Visão geral da espécie
As opções para a confecção de uma bucha de prego podem ser com ou sem rosca, sua bucha é confeccionada em caixa de plástico com colar secreto ou de formato cilíndrico. A própria unha está equipada com uma cabeça, que na maioria das vezes tem um contorno em forma de cogumelo. Ao longo do comprimento da haste, o prego tem uma rosca em espiral e, se o prego for cravado, sua superfície pode ser lisa e não há cilindro de plástico no desenho do fixador. Este tipo é classificado como resistente ao fogo, pois o metal, na ausência do plástico, não suporta combustão. Alguns modelos do passador são produzidos com arruelas encaixadas. O próprio espaçador em forma de arruela está inicialmente localizado na extremidade do corpo do prego e, durante a instalação, ele se move em direção à cabeça - esses fechos são os mais resistentes aos efeitos das cargas.
Os pregos-cavilhas são classificados de acordo com o método de instalação.
- Instalação usando um martelo convencional - este método é manual. O corpo do prego é rosqueado - depois é aparafusado com uma chave de fenda ou com uma peça de trabalho lisa - depois é martelado com um martelo. Um prego roscado, se necessário, pode posteriormente ser desaparafusado e desmontado, e é muito difícil desmontar um produto sem fio, às vezes é simplesmente impossível.
- Instalação usando uma arma de construção e montagem - neste caso, a estrutura da unha distingue-se pela presença de uma braçadeira especial, mas não possui cilindro expansor de plástico. Esse produto permite uma instalação rápida e pode suportar cargas pesadas.
Existem muitos tipos de fixadores de acordo com o material de aplicação.
- Para paredes de concreto aerado - o desenho da bucha é dotado de nervuras em forma de espirais, que se cunham no momento em que os fixadores são cravados no orifício preparado.
- Para alvenaria ou monólito de concreto - as buchas de náilon são utilizadas para trabalhar concreto ou tijolo, podem suportar até 450 kg de carga. Esses modelos podem ter buchas com ou sem rosca, o diâmetro está na faixa de 2 a 16 mm.
- Para fenda com vazios ou massa sólida - esses fechos têm um grande comprimento, que é 60-360 mm. O desenho do elemento espaçador no pino é feito de tal forma que, ao entrar na base oca, o pino do prego pode enganchar várias pontes dentro do material, proporcionando assim um forte engate.
- Para tornear - tais buchas são chamadas de buchas de distanciamento e permitem fixar a estrutura do torneamento com um pequeno deslocamento da superfície da parede. Essa distância varia de 1-30 mm. O passador é dividido em 2 partes, uma das quais se destina ao trilho da estrutura e a outra à parede. Ambas as partes são conectadas com um parafuso.
Com este método, é possível obter a compensação das irregularidades da parede e obter uma fixação uniforme da estrutura.
- Fechos universais - seu dispositivo é capaz de autodeterminação no interior da superfície durante a instalação. Se a fixação ocorreu em material denso, então o corpo da bucha se expande, e se a instalação for feita em material oco, então, ao entrar no vazio, a estrutura se projeta e se junta ao suporte.
- Para superfícies finas - para este efeito, são utilizadas estruturas de cavilhas de metal. Ao montar um prego de aço, a estrutura de metal incha e adere firmemente à área das paredes finas do material.
- Para guias de cremalheira e pinhão, pedestal de piso, torneamento de parede - um tipo de pino de prego é usado. É indispensável nos casos em que é necessária a montagem múltipla de fixadores. O prego de fixação de tal dispositivo está equipado com uma serrilha especial.Durante o processo de instalação, a parte útil do parafuso é inserida junto com o pino no orifício preparado através da caixa ou trilho, e então este par é martelado com um martelo.
Após completar o fixador, não será possível desmontá-lo se necessário.
- Para estruturas de teto suspenso - é utilizado um fixador especial, denominado "borboleta", que funciona sobre uma superfície com vazios. Quando montado, passando o primeiro nível denso do material, sob a ação de um mecanismo de mola, o pino abre seu sistema, apoiando-se assim na estrutura de revestimento por dentro. O passador em forma de borboleta é fornecido com saliências em forma de gancho e tem uma rosca.
- Para produtos pendurados pesados - a estrutura do passador é utilizada para trabalhar superfícies de concreto e tijolo em situações que requeiram portas pesadas ou outros produtos a serem fixados na superfície de trabalho. Esses fixadores de bucha de ancoragem serão capazes de suportar uma carga de várias toneladas.
- Para concreto aerado e placa de gesso - são produzidos os tipos de náilon e metal, que têm a ponta da peça útil em forma de broca, e também há uma rosca na haste do corpo. Esses acessórios de pino não requerem furos. Por exemplo, quando é necessário fixar o material acústico, toda a estrutura é aparafusada com uma chave de fenda ou chave de fenda.
- Para concreto endurecido ou para fixação de isolamento térmico - para o uso de bucha, não são feitos furos no material previamente e os próprios fechos são martelados sem prego.
- Para tijolos com espaços vazios - o tipo de injeção de parafusos de fixação é usado. Ele funciona com uma âncora de malha inserida no orifício preparado, no qual um pino é então inserido, após o que um composto de endurecimento é introduzido nele usando um dispositivo de seringa. Sob a influência do adesivo, a malha de âncora é destruída e uma âncora redonda é formada neste ponto.
De acordo com o formato da lateral ou da cabeça, a unha-cavilha é de 3 tipos:
- cilíndrico;
- com tipo de cabeça escareada;
- forma de cogumelo largo.
Vários materiais para trabalhar superfícies de parede ou teto requerem uma abordagem completa na seleção do dispositivo de fixação. Além disso, o tamanho da cavilha em si depende do tipo de trabalho executado.
Dimensões e peso
Para facilidade de uso, os fabricantes produzem fixadores de pino em vários tamanhos. Os parâmetros deste produto são marcados com dois números. Por exemplo, 10 por 80, bem como 30 por 6 ou 8 por 160 - o primeiro número neste caso mostra o tamanho do diâmetro em milímetros, e o segundo número indicará o comprimento do pino. Os parâmetros do tarugo em diâmetro estão na faixa de 5 a 23 mm, já o comprimento varia de 10 a 160 mm, embora existam produtos com comprimento de 200 mm, por exemplo, um tarugo. prego 10x200 mm.
As dimensões mais comuns para uso doméstico são fixadores 6x40, 5x50 ou 5x60 mm, bem como 6x60 mm. Para uso industrial, buchas de 8x160 mm são freqüentemente usadas. Na hora de adquirir um prego, o consumidor se depara com o fato de que muitas vezes são vendidos a peso, e a massa de produtos para venda no atacado ou em pequena escala é indicada não para 1 unidade de fixadores, mas para 1000 buchas.
O peso do produto depende diretamente do seu diâmetro e comprimento, embora em muitas lojas de ferragens o pino-pino seja vendido individualmente ou em pequenos lotes.
Dicas de Seleção
Para escolher a cavilha correta, você precisa entender que tipo de carga o fixador deve suportar e para que será destinado. Na maioria das vezes, os fixadores de cavilha são usados para trabalhar com material de concreto na forma de um monólito denso. Considere as recomendações de especialistas para a seleção de fixadores.
- Se você precisar pendurar armários de cozinha ou outros itens com um peso bastante grande, será necessário estocar um suporte, cujo comprimento será de pelo menos 85 mm.
- Na confecção de fixadores para rodapé, canaleta, para isolamento de paredes com um ou outro material, bem como para fixação de estruturas localizadas horizontalmente, o comprimento da bucha de fixação é escolhido de 30 mm, e seu diâmetro é de 6 a 10 mm.
- Para a instalação de tectos falsos, bem como para estruturas de PVC ou instalação de dispositivos de iluminação - enfim, para os produtos em que a carga provém da parte inferior da estrutura, utilizam-se passadores, que possuem antenas espaçadoras ou entalhes aplicados à caixa de trabalho.
- Se você precisar escolher um fixador de bucha para um furo pronto no material, então deve ser lembrado que o tamanho do diâmetro do furo e do fixador de bucha deve ser igual. No caso em que o diâmetro do furo é maior do que o do tarugo, fixadores de alta qualidade e confiáveis não funcionarão, pois o tarugo se soltará e sairá com o tempo.
- Em paredes feitas de espuma de concreto, a fixação por pino pode se tornar uma espécie de material de amortecimento amaciante. Nesse caso, é necessário que tais fechos sejam firmemente fixados no material, e a carga de peso da estrutura suportada seja uniformemente distribuída sobre todos os nós de fixação, ou seja, sobre o resto das buchas.
Instaladores experientes acreditam que é melhor usar um tipo universal de fixação para uma parede de concreto velha, uma vez que vazios não preenchidos podem ser encontrados inesperadamente em um monólito de concreto. Quanto ao tamanho e diâmetro da cavilha, quanto mais implícita a carga, mais grossos e longos devem ser os fechos.
Recursos de montagem
É bastante simples usar fixadores na forma de um prego com habilidades mínimas para trabalhar com uma furadeira elétrica e um martelo. É perfeitamente possível instalar fixadores para as necessidades domésticas por conta própria, sem convidar artesãos contratados para realizar esses trabalhos. Antes de começar a fixar, você precisa calcular o número de buchas, seu diâmetro e tamanho. Para completar o trabalho, você precisará usar um martelo, uma furadeira elétrica com uma furadeira vitoriosa ou um perfurador com uma furadeira, além de preparar o número selecionado de cavilhas-pregos. Para usar os fixadores corretamente, você precisa saber se os fixadores de bucha precisarão ser apertados ou martelados.
Para materiais diferentes, as características de fixação do passador serão diferentes.
Em um tijolo
É feito um furo no trecho pretendido da superfície da parede, e, para evitar a formação de fissuras no corpo do tijolo, passam-se a perfurar nas baixas velocidades da broca, aumentando-as gradativamente, mas somente quando a profundidade do furo atinge 8-10 mm. Antes de instalar o passador, a poeira e pequenos fragmentos de tijolo são removidos do orifício e, em seguida, o passador é cravado com um martelo.
Em concreto
A área para o furo é marcada com um punção central, após o qual eles pegam um perfurador e perfuram o furo até a profundidade necessária. O diâmetro da broca ou broca de perfuração deve ser igual ao diâmetro do fixador de bucha. Quanto ao comprimento do furo, ele é 5-6 mm mais longo do que o pino escolhido. Além disso, poeira e fragmentos de material são removidos do orifício usando um aspirador de pó doméstico. Em seguida, o pino é martelado no orifício com um martelo e o próprio parafuso é aparafusado ou martelado na estrutura do pino. Ao martelar um parafuso, você precisa deixar 3-5 mm de sua borda livre da cabeça para suspender a estrutura montada.
Em drywall
Ao trabalhar com este material frágil, é necessário muito cuidado por parte do instalador. Primeiro, um orifício do comprimento e diâmetro necessários é feito na parede de gesso e, em seguida, os fixadores de bucha são inseridos por todo o caminho, batendo levemente em sua cabeça com um martelo, após o que é necessário aparafusar o parafuso na estrutura de bucha com uma chave de fenda. Ao trabalhar com superfícies de gesso cartonado, você precisa medir a massa da estrutura anexada a elas.
Se for muito grande e pesado, não é recomendado o uso de cavilha, pois este tipo de fixação irá destruir o material sob a influência do peso da estrutura a ele fixada.
Em ladrilhos cerâmicos
Durante os trabalhos de instalação, o material cerâmico deve ser tratado com cuidado, pois apresenta maior fragilidade. Na superfície do ladrilho é marcado um local para a furação, em seguida é feita uma broca metálica e feita uma depressão de 0,5 mm, ou seja, é retirada uma camada de esmalte. Em seguida, pegue uma furadeira de choque elétrico e faça um orifício com a profundidade necessária. A estrutura do pino de fixação é colocada no orifício até que pare e o parafuso seja apertado.
Os métodos de instalação listados implicam que o prego será aparafusado ou martelado no orifício de trabalho. Mas, além dessas opções, existe outra forma de montar o acessório de bucha. Para realizá-lo, você precisará levar uma arma especial de construção e montagem, com a ajuda da qual a estrutura é "atirada" para a superfície monolítica de trabalho. Isso é mais comumente usado para concreto. Na obra, é utilizada uma bucha especial, que é dotada de uma arruela especial, que é responsável pelo encaixe firme dos fechos na parede. A arma de construção e montagem possui um dispositivo peculiar que, após pressionar o gatilho, atira o pino na parede, e esta ação move a arruela da extremidade do fixador do pino para sua cabeça, fixando com segurança o suporte na parede.
Para obter informações sobre como instalar o prego na parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.